A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DA PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DA PESQUISA
CIENTÍFICA 2009

2 METODOLOGIA DA PESQUISA
“Método é o conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigação dos fatos ou na procura da verdade”(RUIZ, 1993)

3 METODOLOGIA DA PESQUISA OBSERVAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO
Importância do Método OBSERVAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO A observação é feita de tal modo que não fique faltando nenhum requisito para a perfeita realização da tarefa:( isto é o que significa = “de modo sistemático”).

4 METODOLOGIA DA PESQUISA
Ensinar METOLOGIA CIENTÍFICA é ensinar MÉTODOS? Não existe ciência sem o emprego de métodos científicos.

5 METODOLOGIA DA PESQUISA
Pode-se atribuir o seguinte itinerário como resumo de uma metodologia científica: Identificação do problema; Delimitação do problema; Identificação de conhecimentos e de instrumentos relevantes ao problema;

6 METODOLOGIA DA PESQUISA
Continuando...: Tentativa de soluções para o problema, supondo hipóteses; Criação de novas idéias, fruto de avaliações das possíveis soluções; Obtenção da solução mais adequada ao problema;

7 METODOLOGIA DA PESQUISA
Continuando...: Investigação das conseqüências da solução definida; Comprovação da solução; Correções de teorias, procedimentos, leis ou dados empregados quando da existência de solução incorreta.

8 METODOLOGIA DA PESQUISA
Método “ é uma forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, quer seja para estudá-lo, quer seja para explicá-lo”. (OLIVEIRA, 1999).

9 METODOLOGIA DA PESQUISA
Método Indutivo: do particular para o geral. Ex.O gato tem sangue quente. O cachorro tem sangue quente. Logo todos os mamíferos tem sangue quente.

10 METODOLOGIA DA PESQUISA
Método Dedutivo: do geral para o particular. Ex.Todo mamífero tem sangue quente. Logo o gato é um mamífero. O cachorro é um mamífero

11 CONHECIMENTO O que é CONHECIMENTO? É a apreensão do objeto pelo sujeito. O conhecimento leva o homem a apropriar-se da realidade e, ao mesmo tempo, penetrar nela” (GALLIANO,1986).

12 CONHECIMENTO Tipos de CONHECIMENTO? (LAKATOS, 1991) Teólogico: apóia-se em doutrinas que contém proposições sagradas.É um conhecimento sistemático contudo, suas evidências não são verificáveis

13 CONHECIMENTO Tipos de CONHECIMENTO? (LAKATOS, 1991) Filosófico: caracterizado na própria razão humana, ou seja, procura discernir entre o certo e o errado, tendo esta razão humana como fundamentação.

14 CONHECIMENTO Tipos de CONHECIMENTO? POPULAR: é o acúmulo de tradições e experiências vividas.

15 CONHECIMENTO Tipos de CONHECIMENTO? CIENTÍFICO: conhecimento sistemático que se caracteriza pela capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar, de induzir e de predizer (RUIZ,1996).

16 DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Existem três níveis básicos de saber que podem ser definidos segundo o grau de elaboração utilizado para se apreender, estruturar e dar sentido ao que é produzido através de observações e experimentações. .

17 DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
1) Dados - são registros daqueles aspectos do fenômeno sendo estudado que um determinado investigador pode captar. Correspondem a uma anotação bastante direta das observações, ou seja, pouca elaboração ou tratamento.

18 DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
2) Informação - é o resultado de uma organização, transformação e/ou análise de dados, ou seja, seu tratamento de modo a produzir deduções e inferências lógicas confiáveis.Constitui uma leitura daquilo que o conjunto dos dados parece indicar.

19 DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
3) Conhecimento - argumentos e explicações que interpretam um conjunto de informações.Trata-se de conceitos e raciocínios lógicos essencialmente abstratos que interligam e dão significado a fatos concretos

20 PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
OPERAÇÕES LÓGICAS INTERPRETAÇÃO DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO Trata-se de caminho que forma a ponte entre o empírico e o teórico com o fenômeno: os dados gerando informações e as informações gerando ou confirmando um conhecimento abstrato.

21 DESIGNAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES PRÓPRIAS PARA DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Hipótese Cientifica - Um conjunto estruturado de argumentos e explicações que possivelmente justificam dados e informações, porém, que ainda não foi confirmado ou desconfirmado empiricamente.

22 DESIGNAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES PRÓPRIAS PARA DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Achados Científicos - Informações produzidas a partir de dados coletados em estudo científicos. São narrativas científicas de acontecimentos.

23 DESIGNAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES PRÓPRIAS PARA DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Tese Cientifica - È uma hipótese ou conjunto ordenado de hipóteses que tenham sido confirmadas pela observação ou experimentação. È o resultado da junção de uma Hipótese com Achado que lhe dê credibilidade.

24 DESIGNAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES PRÓPRIAS PARA DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Teoria Científica - È o conjunto ordenado de teses que explica um determinado fenômeno de interesse

25 DESIGNAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES PRÓPRIAS PARA DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Lei Científica - Uma relação entre fenômenos, uma seqüência de acontecimentos, um mecanismo natural, que se manifesta sempre da mesma forma em inúmeros estudos independentes, com grande precisão e sem exceções. Essa lista representa uma hierarquia do saber científico, onde as hipóteses representam o nível básico e as leis a suprema realização da Ciência.

26 “Uma coisa é aprender pela imitação, outra pela pesquisa
“Uma coisa é aprender pela imitação, outra pela pesquisa. Pesquisar não é somente produzir conhecimento, é sobretudo aprender em sentido criativo. É possível aprender escutando aulas, tomando nota, mas aprende-se de verdade quando se parte para a elaboração própria, motivando o surgimento do pesquisador, que aprende construindo”(FRANCHI apud DEMO).

27 São questões referentes aos fins da investigação e à natureza do
O que caracteriza um trabalho científico? Qual a relação entre conhecimentos científicos e outros tipos de conhecimentos? São questões referentes aos fins da investigação e à natureza do conhecimento produzido

28 Como julgar o que é uma boa pesquisa? Quem define esses critérios?
São questões relativas aos critérios de avaliação da qualidade dos trabalhos científicos

29 São questões voltadas aos pressupostos dos métodos e técnicas
Que procedimentos devem ser seguidos para manter o rigor na coleta e análise dos dados? São questões voltadas aos pressupostos dos métodos e técnicas de investigação, tanto em situações que focalizam problemáticas locais quanto nas que abordam um grande número de observações

30 O homem descobre caminhos por diversas razões....
temáticas problemática DIVERSIDADE enfoques TIPOS métodos contextos Planejamento da pesquisa Sistematização e controle dos dados Análise densa e fundamentada Relatório descreva claramente o processo e os resultados

31 Mudar para avançar nas descobertas.....
PARADIGMAS validade plausabilidade fidedignidade credibilidade generalização transferência único método triangulação de método, sujeitos e perspectivas Relevância científica e social; definição do objeto, objetivos e questões claramente definidas, metodologia adequada aos objetivos, procedimentos metodológicas bem descritos e justificados, conhecimento gerado pela pesquisa, qualidade do texto produzido, impacto na prática do pesquisador. QUALIDADE

32 TAREFAS BÁSICAS DO PESQUISADOR
observação modificação descrição FENÔMENO explicação prognóstico RELATÓRIO DE PESQUISA

33 Conhecimento do assunto a ser pesquisado Curiosidade Criatividade
QUALIDADES PESSOAIS DOS PESQUISADORES Conhecimento do assunto a ser pesquisado Curiosidade Criatividade Integridade intelectual Sensibilidade social Perseverança e paciência Confiança na experiência

34 VOCÊ SE CONSIDERA UM PESQUISADOR?

35 PROCESSO DE PESQUISA CONCEITOS FINALIDADES CARACTERÍSTICAS TIPOS

36 PESQUISA: conceitos e definições
O que é pesquisa? “Pesquisar, significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.” (SILVA; MENEZES, 2001). “Pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência.” (RUIZ, 1991)

37 PESQUISA: conceitos e definições
O que é pesquisa? “A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.” (GIL apud SILVA; MENEZES, 2001)

38 PESQUISA: conceitos e definições
O que é pesquisa? “Pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos.” (ANDRADE, 2001)

39 PESQUISA “A pesquisa científica é um produto de uma investigação, cujo objetivo é resolver problemas e solucionar dúvidas, mediante a utilização de procedimentos científicos. A investigação é a composição do ato de estudar, observar e experimentar os fenômenos.” (BARROS;LEHFELD apud PEDRON)

40 PESQUISA “[...]é um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento humano.” (ANDER-EGG apud MARCONI; LAKATOS)

41 FINALIDADES DA PESQUISA
explicar os fenômenos do mundo existencial; verificar como esses fenômenos ocorrem; a função e estrutura do fenômeno; as mudanças provocadas; por que e como esses fenômenos ocorrem; até onde esses fenômenos podem ser controlados e quais as influências que podem sofrer;

42 FINALIDADES DA PESQUISA
a pesquisa visa responder uma pergunta, um questionamento, uma necessidade de conhecimento sobre algo. (MARCONI; LAKATOS).

43 SITUAÇÕES LIGADA À PESQUISA
No dia-a-dia, nas ações mais corriqueiras; No desenvolvimento da ciência; No avanço tecnológico No progresso intelectual de um individuo; No desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

44 “atividade´básica da ciência”(DEMO,1999,p.22)
PESQUISAR: qual o seu significado? Tomada num sentido amplo, pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, investigação, inquirição da realidade; é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta realidade e nos oriente me nossas ações(PÁDUA,2000,p.31). “atividade´básica da ciência”(DEMO,1999,p.22)

45 PESQUISAR: qual o seu significado?
“objetiva estabelecer a realidade de um fato no contexto do conhecimento humano”(MARINHO,2003) “ investigação feita com o objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso(BAGNO,2000) “investigar problemas gerados e especificados no contexto das práticas vivenciadas”(MARINHO,2003)

46 PESQUISA CIENTÍFICA Atividade intelectual que pode ser caracterizada como atividade intelectual intencional que visa responder às necessidades humanas.

47 PESQUISA CIENTÍFICA Busca sistemática de soluções, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a qualquer área do conhecimento humano

48 PESQUISA CIENTÍFICA É uma forma de produção de conhecimento que se caracteriza pela combinação entre especulações lógicas abstratas e verificações práticas

49 PESQUISA CIENTÍFICA É um conjunto de paradigmas para a observação, identificação, descrição, investigação experimental e explanação teórica de fenômenos;

50 PESQUISA CIENTÍFICA Envolve técnicas exatas, objetivos e sistemáticas, implementadas através de regras fixas para a formação de conceitos, para a condução de observações e de experimentos, e para a avaliação de hipótese explicativas;

51 PESQUISA CIENTÍFICA O objetivo maior não é saber como as coisas realmente são, mas sim o de desenvolver explicações que auxiliem na interação com o mundo, ou seja:previsão(o que vai acontecer) e controle(como se pode intervir) Lógica Objetividade Verificabilidade

52 PESQUISA Finalidades (ANDRADE, 2001):
Pesquisa pura (básica): satisfação do desejo de adquirir conhecimentos, sem que haja uma aplicação prática prevista Pesquisa aplicada: os conhecimentos adquiridos são utilizados para aplicação prática voltados para a solução de problemas concretos da vida moderna

53 PESQUISA Tipos de pesquisa, classificados segundo: A área da ciência;
A natureza; Aos objetivos; Aos procedimentos; Ao objeto; A forma de abordagem.

54 TIPOS DE PESQUISA Classificação quanto: À área da ciência Pesquisa teórica Pesquisa metodológica Pesquisa empírica Pesquisa prática

55 TIPOS DE PESQUISA À natureza Trabalho científico original Resumo de assunto Aos objetivos Pesquisa exploratória Pesquisa descritiva Pesquisa explicativa

56 TIPOS DE PESQUISA Aos procedimentos Pesquisa de campo Pesquisa de fonte de papel Ao objeto Pesquisa bibliográfica Pesquisa de laboratório

57 Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa
TIPOS DE PESQUISA À forma de abordagem Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa

58 TIPOS DE PESQUISA Quanto à ciência Pesquisa teórica – dedicada a estudar teorias Pesquisa metodológica – se ocupa dos modos de fazer ciência Pesquisa empírica – dedicada a codificar a face mensurável da realidade social Pesquisa prática – voltada para intervir na realidade social (pesquisa-ação)

59 TIPOS DE PESQUISA Quanto à natureza
Trabalho científico original – pesquisa realizada pela primeira vez e que contribui para a evolução do conhecimento da ciência Resumo de assunto – dispensa a originalidade, sem contudo, abrir mão do rigor científico

60 TIPOS DE PESQUISA Quanto aos objetivos Pesquisa exploratória Proporcionar maior familiaridade com o problema; Levantamento bibliográfico ou entrevistas; Pesquisa bibliográfica ou estudo de caso;

61 TIPOS DE PESQUISA Quanto aos objetivos Pesquisa descritiva Fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem interferência do pesquisador; Uso de técnicas padronizadas de coleta de dados (questionário e observação sistemática).

62 TIPOS DE PESQUISA Quanto aos objetivos Pesquisa explicativa Identificar fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos; Ciências naturais – método experimental; ciências sociais – método observacional

63 TIPOS DE PESQUISA Quanto aos procedimentos Pesquisa de campo – observação e coleta de dados diretamente no local da ocorrência dos fatos; Pesquisa de fonte documental – pesquisa bibliográfica e documental;

64 TIPOS DE PESQUISA Quanto ao objeto Pesquisa bibliográfica/documental – elaborada a partir de material já publicado (livros, artigos de periódicos, etc.)

65 TIPOS DE PESQUISA Quanto ao objeto Pesquisa de laboratório – pesquisador procura refazer as condições de um fenômeno a ser estudado, para observá-lo sob controle

66 TIPOS DE PESQUISA Quanto ao objeto Pesquisa de campo Construção de um modelo da realidade Formas de observá-la Campo da pesquisa Formas de acesso a esse campo Participantes

67 TIPOS DE PESQUISA Quanto à forma de abordagem Pesquisa quantitativa Traduz em números as opiniões e informações para serem classificadas e analisadas; Utilizam-se técnicas estatísticas.

68 TIPOS DE PESQUISA Quanto à forma de abordagem Pesquisa qualitativa
É descritiva; As informações obtidas não podem ser quantificáveis; Os dados obtidos são analisados indutivamente; A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa.


Carregar ppt "METODOLOGIA DA PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google