A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA"— Transcrição da apresentação:

1 DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
UFMG DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Pesquisas Eleitorais Institutos versus Acadêmicos: a desconsideração dos erros não amostrais Apresentação Roberto Quinino

2 Como os institutos realizam as pesquisas?
Para economizar/viabilizar os custos e o tempo de realização, os institutos usam o sistema de amostragem por cotas, mais simples de ser construído: tudo pronto em dois/três dias no máximo. Apresentação

3 Crítica Fundamental dos Estatísticos
É impossível calcular dois dos principais indicadores utilizados pelos institutos para avaliar a consistência dessas pesquisas: a margem de erro e o nível de confiança. Isto só seria possível em pesquisas do tipo probabilística. Apresentação

4 Crítica Fundamental dos Institutos
Estima-se que uma pesquisa com cerca de 1000 eleitores do tipo probabilístico levaria pelo menos um mês para ser feita. Apresentação

5 Réplica dos Estatísticos/Acadêmicos
É possível realizar uma pesquisa do tipo probabilístico com custo e tempo semelhantes a pesquisa por cotas. Só não é assim pela evidente incompetência dos institutos. Apresentação

6 Réplica dos Estatísticos/Acadêmicos
Estudos realizados pelos apontam que o desempenho citado nas pesquisas (erro=3% e confiança de 95%) não é observado (é pior). Logo o que os institutos fazem não reflete o erro e nível de confiançã. Apresentação

7 Réplica dos Institutos
A avaliação desconsiderou os erros não amostrais: 1. Possível influência dos entrevistadores; 2. Elaboração do questionário; 3. Posição da pergunta no questionário; 4. Erro dos eleitores ao votar; 5. Boca de Urna. Apresentação

8 Posição dos Institutos
É necessário mostrar na prática. Os acadêmicos/Estatísticos são bons em criticarem mas seria interessante ver uma pesquisa perfeita realizada por alguma Universidade ou Associação. Apresentação

9 Nós fazemos ou apenas criticamos?

10 Nós fazemos ou apenas criticamos?

11 Nós fazemos ou apenas criticamos?

12 Nós fazemos ou apenas criticamos?

13 Nós fazemos ou apenas criticamos?

14 Nós fazemos ou apenas criticamos?

15 Conclusão É necessário mostrar na prática. Infelizmente não vejo isto acontecerá nos próximos 10 anos. O sistema de avaliação acadêmico não exige que a pesquisa seja transformada em um produto que possa, inclusive, ser testado.

16 Dá para mostrar algum trabalho real de grande porte realizado pelos Acadêmicos?
Naswwww


Carregar ppt "DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google