A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Juntos na prevenção dos riscos profissionais Campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis» 2012-13 Nome e título do orador Data | Título do evento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Juntos na prevenção dos riscos profissionais Campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis» 2012-13 Nome e título do orador Data | Título do evento."— Transcrição da apresentação:

1 Juntos na prevenção dos riscos profissionais Campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis» Nome e título do orador Data | Título do evento

2 A dimensão do problema Porque é que a segurança e saúde é importante?
É boa para as empresas, para os trabalhadores e para toda a sociedade; registaram-se melhorias consideráveis na UE nas últimas décadas, mas … todos os anos mais de pessoas perdem a vida em consequência de acidentes no local de trabalho, pessoas morrem em consequência de doenças relacionadas com o trabalho (estimativas da OIT), o custo dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais ascende a 490 mil milhões de euros, para a economia da UE.

3 Vantagens de uma segurança e saúde de boa qualidade
Redução dos riscos e dos custos taxas mais baixas de absentismo dos trabalhadores e de rotatividade do pessoal, acidentes menos numerosos, menores custos com seguros de acidentes; aumento da produtividade; diminuição do risco de procedimento judicial ; melhor reputação junto de fornecedores e parceiros.

4 Mais vale prevenir do que remediar
A prevenção é a pedra angular da abordagem europeia da gestão dos riscos. Prevenir é gerir os riscos relacionados com o trabalho, tendo como objetivo último a redução do número de acidentes de trabalho e de doenças profissionais e a sua eliminação.

5 Na prática, o que significa prevenção?
Gestores e trabalhadores a trabalhar em conjunto na prevenção dos riscos; A principal responsabilidade recai sobre os gestores e os empregadores, no entanto….. a participação ativa dos trabalhadores é vital para se ter êxito.

6 Princípios fundamentais da prevenção de riscos
Evitar riscos; avaliar os riscos que não podem ser evitados; combater os riscos na origem; adaptar o trabalho ao indivíduo; adaptar as condições de trabalho ao progresso técnico; substituir o que é perigoso pelo que é isento de perigo ou menos perigoso; desenvolver uma política de prevenção global e coerente; conferir às medidas de proteção coletiva prioridade sobre as medidas de proteção individual; dar instruções adequadas aos trabalhadores;

7 Objetivos estratégicos da campanha
Promover a mensagem central de que os trabalhadores e os gestores devem trabalhar, em conjunto, na prevenção dos riscos profissionais; fornecer orientações claras aos empregadores, para gerirem riscos específicos relacionados com o trabalho, em parceria com os representantes dos trabalhadores; fornecer orientações práticas para promover uma cultura de prevenção dos riscos; lançar as bases de uma cultura de prevenção dos riscos mais sustentável na Europa.

8 A gestão na liderança A gestão tem o dever legal e moral de assumir a liderança em matéria de segurança e saúde no local de trabalho. Na prática, isto significa: Empenhamento claro e ativo por parte da gestão, interação com os trabalhadores e os seus representantes, comunicação eficaz no sentido «descendente» e comunicação «cruzada», utilização da avaliação dos riscos para orientar as decisões, integração de uma boa gestão da segurança e saúde em toda a empresa, promoção destas ideias em toda a cadeia de abastecimento, acompanhamento, exposição e avaliação do desempenho em matéria de segurança e saúde.

9 Participação dos trabalhadores
A participação dos trabalhadores é crucial. Entre as vantagens dessa participação contam-se: Redução das taxas de acidentes; soluções económicas; trabalhadores mais satisfeitos e mais produtivos (taxas de absentismo mais baixas); maior sensibilização para os riscos no local de trabalho e maior controlo dos mesmos.

10 Consulta dos trabalhadores
Os empregadores têm o dever de consultar os trabalhadores/representantes dos trabalhadores sobre segurança e saúde. Isto significa, na prática: Um diálogo aberto e eficaz; a resolução conjunta de problemas e a tomada conjunta de decisões; ouvir o que se diz e agir em conformidade; a participação na localização de perigos, avaliação dos riscos e descoberta de soluções; a participação na implementação de soluções e na promoção de condições de trabalho seguras; a plena cooperação dos trabalhadores com os empregadores; a adoção de disposições que permitam que tudo isto aconteça na prática.

11 Sobre a campanha Como funciona a Campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis» Ajudamos a criar locais de trabalho mais seguros e mais saudáveis em benefício de todos, mas não podemos fazê-lo sozinhos… precisamos que nos ajudem a fomentar e promover a segurança e saúde no local de trabalho.

12 Campanha baseada em redes
Principais pontos fortes: pontos focais nacionais e redes tripartidas. Mas também … envolvimento de outras partes interessadas/parceiros Parceiros oficiais da campanha (organizações pan-europeias e internacionais) incluindo parceiros sociais, ONG, federações e redes setoriais, empresas privadas, etc.; instituições da UE, incluindo Comissão Europeia, Parlamento Europeu, representações da UE, agências da EU e Rede Europeia de Informação às Empresas.

13 Como participar? A campanha é aberta a todos os indivíduos e organizações. Pode participar: Divulgando informação e materiais da campanha; aderindo a um dos muitos eventos - conferências, concursos, campanhas publicitárias – que se realizam durante a campanha; organizando as suas próprias atividades.

14 Proposta de parceria para a campanha
As organizações pan-europeias também podem candidatar-se a parceiros da campanha. A Agência oferece: Certificado de parceiro; pacote de boas-vindas; promoção a nível da UE e nos meios de comunicação social; plataforma de Comunicação em linha; secção web para parceiros.

15 Prémios Europeus de Boas Práticas
Reconhecem contributos notáveis e inovadores; incentivam a colaboração entre gestores e trabalhadores; reforçam a segurança e saúde no local de trabalho. Estados-Membros da UE, EEE, Balcãs Ocidentais e Turquia. Duas categorias: locais de trabalho com menos de 100 trabalhadores, locais de trabalho com 100 ou mais trabalhadores. Vencedores selecionados de entre as candidaturas submetidas pelos pontos focais nacionais.

16 Recursos Guia da campanha;
guias práticos para trabalhadores e gestores; exemplos de boas práticas; notícias sobre eventos da campanha; apresentações e videoclips animados. Todos disponíveis em 24 línguas

17 Datas importantes Lançamento da campanha: 18 de abril de 2012
Semanas Europeias para a Segurança e Saúde no Trabalho: outubro de 2012 e 2013 Cerimónia de Atribuição dos Prémios de Boas Práticas: abril de 2013 Cimeira Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis: novembro de 2013

18 Informações complementares
Visite o sítio web da campanha Para saber mais acerca de eventos e atividades no seu país, contacte o seu ponto focal nacional


Carregar ppt "Juntos na prevenção dos riscos profissionais Campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis» 2012-13 Nome e título do orador Data | Título do evento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google