A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que saber sobre Doação de Medula Óssea.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que saber sobre Doação de Medula Óssea."— Transcrição da apresentação:

1 O que saber sobre Doação de Medula Óssea

2 UMA EM UM MILHÃO: Se um de nós precisar de um transplante de medula óssea, essa é a chance de se encontrar um doador de medula óssea compatível.

3 Saiba que um doador de medula óssea pode salvar uma vida.
QUALQUER PESSOA ENTRE 18 E 55 ANOS DE IDADE, COM BOM ESTADO DE SAÚDE E QUE QUER AJUDAR ALGUÉM, PODE SER UM DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA. Saiba que um doador de medula óssea pode salvar uma vida. A doação de medula óssea é um dos procedimentos mais simples entre aqueles relacionados com doação de órgãos e tecidos.

4 O transplante de medula óssea é a esperança de cura para milhares de portadores de leucemias e outras doenças do sangue. FAÇAMOS A NOSSA PARTE

5 VEJAMOS COMO SE TORNAR UM DOADOR DE MEDULA ÓSSEA

6 É necessário ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde.

7 2 Ir a um Hemocentro, preencher um cadastro e fornecer uma simples amostra de sangue...

8 3 ... sangue esse, que passará por um teste de laboratório para identificar sua tipagem HLA.

9 4 A tipagem HLA será cadastrada no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

10 5 Quando aparecer uma pessoa com uma medula compatível com outra cadastrada no REDOME, esta será chamada.

11 6 Serão necessários novos testes sanguíneos para a confirmação da compatibilidade.

12 7 Se a compatibilidade for confirmada, o potencial doador será consultado para decidir sobre a doação.

13 8 Quer ser um doador? Procure um Hemocentro ou entre em contato conosco:

14 Perguntas & Respostas Quem precisa de um transplante de MO? São pessoas com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, como, por exemplo, leucemias. Além de portadores de aplasia de medula ou pessoas cuja medula tenha sido destruída por irradiação, etc.

15 Perguntas & Respostas Como a medula é removida? Existem duas formas de doar medula: 1) A punção direta da medula, realizada com agulha, na região da bacia quando se retira uma quantidade de medula("tutano") equivalente à uma bolsa de sangue, em um procedimento que dura em média 40 minutos e 2) a coleta pela veia, que é realizada pela máquina de aferese. Neste caso, o doador recebe um medicamento por 5 dias, que estimula a proliferação das células mãe, que migram da medula para as veias onde são filtradas. Este processo dura em média 4 horas.

16 Perguntas & Respostas Por que doar é importante? É muito difícil encontrar um doador de medula compatível, mesmo na própria família. No Brasil, a mistura racial é muito grande, e isso dificulta ainda mais a procura pelo doador ideal. Portanto, a existência de um número cada vez maior de pessoas interessadas em doar, facilita a busca por um tipo de medula compatível.

17 Perguntas & Respostas Exite algum risco para que doa? Os riscos são praticamente inexistentes para os doadores. Até hoje não há relato de nenhum acidente grave devido a este procedimento.

18 Perguntas & Respostas O que acontece se não existe um doador compatível entre os familiares do paciente? Procura-se um doador compatível em um banco de medula óssea. Por esta razão o banco (REDOME) necessita de um número elevado de voluntários para aumentar a possibilidade de encontrar um doador compatível.

19 Perguntas & Respostas Qual a quantidade de medula óssea é extraída do doador? Menos de 10%. Dentro de poucas semanas a medula do doador será totalmente recomposta.

20 Perguntas & Respostas Se um doador compatível é encontrado, qual é o procedimento adotado? O próximo passo é ter certeza de que ele quer fazer a doação e para isso ele será consultado.

21 Perguntas & Respostas Como as pessoas que precisam do transplante recebem a medula óssea do doador? Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Em duas semanas, a medula transplantada já estará produzindo células novas.

22 Perguntas & Respostas O que acontece com o doador antes da doação? Ele passa por um exame clínico para certificar seu bom estado de saúde. Não há nenhuma exigência quanto a mudanças de hábitos de vida, de trabalho ou alimentação.

23 Para saber mais entre em contato:
Perguntas & Respostas Para saber mais entre em contato: ADOTE – Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos Rua Sete de Setembro, 274 sala 705 Pelotas, RS Rua 13 de Maio, 47 sala Rio de Janeiro, RJ


Carregar ppt "O que saber sobre Doação de Medula Óssea."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google