A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dinâmica de Grupos ou Trabalho em Equipa?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dinâmica de Grupos ou Trabalho em Equipa?"— Transcrição da apresentação:

1 Dinâmica de Grupos ou Trabalho em Equipa?
Organização Conselho Pedagógico/GEP

2 Organização Conselho Pedagógico/GEP
EQUIPAS Organização Conselho Pedagógico/GEP

3 Organização Conselho Pedagógico/GEP
O que é uma equipa? Um conjunto de pessoas (com ligação sócio-afectiva) cujos esforços colectivos são orientados para a realização de trabalho ou para alcançar um objectivo claro para todos e pretendido por todos. Organização Conselho Pedagógico/GEP

4 Vantagens do trabalho em equipa (para a empresa)
Produtividade de uma empresa aumenta em 77%, qualidade melhora em 72%, desperdicio reduz-se a 52%, satisfação no trabalho melhora 65% e satisfação dos clientes aumenta 55% (estudo da Sociedade Americana para a Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos) Horários e objectivos de produção melhoram Maior capacidade de resolução de conflitos interpessoais entre os trabalhadores Organização Conselho Pedagógico/GEP

5 Vantagens do Trabalho em Equipa (para os elementos individuais)
Adquirem conhecimentos nas reuniões de equipa Têm de activar os seus conhecimentos (para os expor aos outros) Identificam lacunas nos seus conhecimentos Aprendem de forma activa Acedem a mais informação do que se trabalhassem sózinhos Organização Conselho Pedagógico/GEP

6 Group Development Model Bruce Tuckman
Forming – Formação da Equipa/Inclusão (“Lua de Mel”) Storming – Afirmação das Diferenças/Confrontação Norming – Encaixe das Diferenças/Regulação do Funcionamento da Equipa Performing – Relações estabilizadas. Enfoque no resultado. Performance optimizada Organização Conselho Pedagógico/GEP

7 Organização Conselho Pedagógico/GEP
Processo de Inclusão “Um investimento de tempo com um retorno inestimável” A qualidade é imprescindível para desenvolver um trabalho eficaz e produtivo Exige-se actividade e presença 100% Exige-se abertura, sem juízos acerca dos outros e sem auto-censura Confrontação: os factos, as consequências, os meus sentimentos Organização Conselho Pedagógico/GEP

8 Características de uma equipa eficaz
Acorda numa visão, missão e estratégia como equipa Funciona como uma unidade em auto-gestão, com liberdade para decidir e para levar a cabo tarefas progressivamente mais complexas e mais motivadoras A comunicação é fluida e assegurada pela partilha de experiências Podem ser necessários encontros fora do local de trabalho, mas sem confundir os registos pessoal/profissional Organização Conselho Pedagógico/GEP

9 Características de uma equipa eficaz
Pequeno número de elementos (7±2; melhor nº ímpar) Qualidade da ligação interpessoal (identidade, sentido de pertença, cultura comum) Envolvimento pessoal Constitui uma unidade, um todo Intencionalidade comum Limitações que envolvem uma perca relativa de liberdade individual Organização de papéis e distribuição de tarefas Organização Conselho Pedagógico/GEP

10 Funcionamento de uma equipa eficaz
Designação de um coordenador do processo Certificação de que a tarefa é correctamente entendida por todos os elementos da equipa Identificação e remoção de pressupostos inválidos: redefinição da tarefa Desenvolvimento de opções para completar a tarefa (“brainstorming”) Tomada de decisão Implementação Avaliação Organização Conselho Pedagógico/GEP

11 Barreiras ao trabalho em equipa
Barreiras culturais/organizacionais Exemplos: excessiva focalização na tarefa e negação dos aspectos afectivos, pensamento estratégico pobre, competição (por oposição a cooperação) Organização Conselho Pedagógico/GEP

12 Barreiras ao trabalho em equipa
Barreiras individuais Exemplos: liderança ineficaz da equipa, falta de aptidões técnicas dos elementos da equipa, localização física da equipa com dispersão, equipa excessivamente grande, elementos da equipa não assumem responsabilidade pelas tarefas que lhes foram atribuídas Organização Conselho Pedagógico/GEP

13 Organização Conselho Pedagógico/GEP
Sinergia x Negargia A sinergia pode ser criada pelo líder num relativamente curto espaço de tempo. Uma das diferenças mais marcantes entre um grupo de indivíduos e uma equipa de trabalho é que o grupo produz “negargia” ao passo que a equipa produz “sinergia”. “Negargia” significa que os valores gerados colectivamente pelo grupo são menores do que os que teriam sido gerados se os elementos tivessem trabalhado individualmente. Por isso tanta gente diz que trabalha melhor quando está sozinha. Organização Conselho Pedagógico/GEP

14 Organização Conselho Pedagógico/GEP
Sinergia x Negargia “Sinergia” acontece só quando se dá uma descoberta no grupo. As interacções dos indivíduos nos grupos produzem o desenvolvimento de novos conhecimentos, “insights”, soluções que nenhum dos elementos sozinhos poderiam ter produzido. São criados valores que aumentam os desempenhos da organização. Se conseguir criar um ambiente onde se dá tal descoberta, terá criado uma equipa de trabalho. Organização Conselho Pedagógico/GEP

15 Encontros de Trabalho da Equipa
Os objectivos do encontro devem estar bem definidos (“plan your flight, fly your plan”) Ajuda distribuir tarefas (processuais) aos vários elementos do grupo: quem é o líder, quem controla o tempo, quem toma notas, quem sumariza,… Ajuda começar com o “ponto da situação”: Onde estamos? Onde queremos estar no fim da reunião? O que fazemos para lá chegar? Organização Conselho Pedagógico/GEP

16 Fases do trabalho em equipa
Análise do problema: qual é o problema? porque é um problema? quais as exigências da tarefa? (especificar) Condições-Fronteira: planeie o trabalho, defina tempos para a realização da tarefa, identifique os recursos (espaço, referências, peritos a que pode recorrer), avalie as disponibilidades dos vários elementos da equipa Desenho de soluções possíveis: identifique as várias soluções, seleccione a melhor, registe as razões da escolha, trabalhe a solução ao detalhe Organização Conselho Pedagógico/GEP

17 Fases do trabalho em equipa
Conclusões: reúna e organize todos os dados do projecto do grupo, certifique-se de que o resultado final cumpre todos os requisitos definidos na fase 2 Relatório e apresentação do projecto: escreva o relatório no formato exigido, certifique-se de que o trabalho faz sentido (i.e. que ligou as várias partes do mesmo), prepare a apresentação do grupo, definindo o porta-voz Certifique-se de que cada elemento do grupo está preparado para defender/explicar o que foi feito! Organização Conselho Pedagógico/GEP

18 Competências na promoção do trabalho em equipa
Saber fazer questões abertas (por oposição a questões fechadas) Saber fazer escuta activa Saber comunicar assertivamente Saber resolver problemas Saber pensar criativamente Saber evitar a monopolização do grupo por um ou dois elementos: promover a inclusão Saber evitar as conversas “paralelas” Manter os objectivos da equipa sempre presentes Promover a responsabilização dos vários elementos da equipa Organização Conselho Pedagógico/GEP

19 Organização Conselho Pedagógico/GEP
O impacto do Líder Organização Conselho Pedagógico/GEP

20 Organização Conselho Pedagógico/GEP
“Discussion in a group does for thinking what testing on real objects does for seeing” Abercrombie Organização Conselho Pedagógico/GEP


Carregar ppt "Dinâmica de Grupos ou Trabalho em Equipa?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google