A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resultante de um sistema de forças

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resultante de um sistema de forças"— Transcrição da apresentação:

1 Resultante de um sistema de forças

2 é o conjunto das forças que actuam, em simultâneo, sobre um corpo.
CFQ Sistema de forças é o conjunto das forças que actuam, em simultâneo, sobre um corpo. é uma força única cujo efeito é equivalente ao das várias forças aplicadas no corpo. Resultante de um sistema de forças O vector que representa a força resultante é soma dos vectores que representam as várias forças.

3 CFQ Como se determina a intensidade da força resultante de um sistema de forças? 1º Caso: Sistema de duas forças com o mesmo ponto de aplicação, a mesma direcção e o mesmo sentido. A força resultante tem o mesmo ponto de aplicação, a mesma direcção e sentido das forças componentes e a intensidade é igual à soma das intensidades das forças componentes.

4 CFQ Como se determina a intensidade da força resultante de um sistema de forças? 2º Caso: Sistema de duas forças com o mesmo ponto de aplicação, a mesma direcção e sentidos opostos. A força resultante é uma força com o mesmo ponto de aplicação e a mesma direcção. O sentido é o da componente com maior intensidade e a intensidade é igual à diferença das intensidades das forças componentes.

5 CFQ Como se determina a intensidade da força resultante de um sistema de forças? 3º Caso: Sistema de duas forças com o mesmo ponto de aplicação mas com direcções diferentes. A força resultante é uma força que tem o mesmo ponto de aplicação; a direcção e o sentido é diferente das componentes e a intensidade é igual à raiz quadrada da soma dos quadrados das intensidades de cada uma das componentes.

6 CFQ Quando a resultante de um sistema de forças concorrentes, que actuam num corpo, é igual a zero, diz-se que o corpo está em equilíbrio.


Carregar ppt "Resultante de um sistema de forças"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google