A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“O Raio X do Caranguejo-uçá – Conhecer para Protegê-lo”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“O Raio X do Caranguejo-uçá – Conhecer para Protegê-lo”."— Transcrição da apresentação:

1 “O Raio X do Caranguejo-uçá – Conhecer para Protegê-lo”.
Campanha Educativa: “O Raio X do Caranguejo-uçá – Conhecer para Protegê-lo”. A Ecobiologia do Caranguejo-uçá (Ucides cordatus) que todos devem saber. Para protegê-lo você deve conhecer a sua forma de vida e o seu comportamento reprodutivo. Esta campanha está direcionada para os pescadores, os consumidores e os gestores públicos e privados relacionados com a cadeia produtiva do caranguejo-uçá no Estado do Pará.

2 Vamos tirar um raio x dos caranguejos para conhecer melhor o seu comportamento e assim entender os motivos de sua proteção.

3 Como se reproduzem? No período de dezembro a abril as fêmeas adultas ou conduruas ou condessas fazem a cópula com os machos adultos, saindo da “toca” ou “galeria” para o “namoro”. Esse fenômeno é denominado de SUATÁ ou ANDADA, momento em que os caranguejos ficam vulneráveis aos pescadores de má fé. Logo após o acasalamento, as fêmeas estocam os “espermatozóides” do macho nas “espermatecas” das fêmeas, até que suas “gônadas”(aparelho reprodutor) se desenvolvam e ocorra a exteriorização dos ovos, nesse momento fica visível o “casco” cheio de ovos. Os “espermatóforos” dos machos podem ser estocados por longos períodos. O desenvolvimento embrionário da espécie dura 18 dias com uma temperatura da água na faixa de 27°C, enquanto o desenvolvimento larval leva 60 dias, a uma temperatura da água na faixa de 25°C.

4 Como é a “lavagem” ? Após o tempo passado (18 dias depois do acasalamento) e a temperatura ideal da água as fêmeas liberam as larvas do abdome, denominadas de “zoeas”, principalmente antes da maré vazante de sizígia (maré lançante), facilitando sua dispersão para o mar aberto, sendo esse fenômeno conhecido como “lavagem”. Por isso que é importante observar a “Tábua de Marés” para determinar o período da “Lavagem”, que deve ocorrer no período de janeiro até maio. Como é o recrutamento ? As larvas dos caranguejos, após serem lançadas na onda da maré, se desenvolvem em áreas oceânicas, mar aberto, sendo descritos sete estágios larvais para a espécie ucides cordatus. As zoeas (minúsculos caranguejinhos na forma de larva) permanecem longe dos manguezais por três (03) a quatro (04) semanas (um mês após a lavagem), completando seu desenvolvimento em águas costeiras marinhas próximas dos estuários.

5 Essas larvas um pouco mais crescidas e com outro formato iniciam uma migração (ajudadas pelas correntes marinhas) para dentro dos estuários, já na forma de “recrutas” ou megalopas, que consiste num estágio intermediário entre a larva planctônica (superfície da água) e o juvenil bentônico (fundo da água). O retorno dessas larvas crescidas (juvenil bentônico) ao manguezal ocorre durante as marés enchentes de lua cheia e nova, tendo passado mais ou menos 60 dias (dois meses após a lavagem). De volta ao manguezal os caranguejinhos, já totalmente formados, completam o seu desenvolvimento até a fase adulta. É no estuário que começam a crescer as suas patinhas e unhas dando forma visível ao caranguejo que vai crescendo até a idade adulta. Qual é a idade que eles estão prontos para o acasalamento ? A idade reprodutiva é alcançada após 08 a 09 anos de vida e nesse tempo ele atinge de 03 a 05 cm de largura de carapaça (dorso do encefalotorax). Atinge a idade de comercialização após 10 a 12 anos, onde pode alcançar de 6 a 7 cm de tamanho.

6 Os primeiros estágios juvenis são encontrados associados ao sedimento removido das galerias (buracos ou covas) pelos caranguejos de maior porte, aproveitando sua menor compactação para escavar suas próprias galerias. Quando isso ocorre significa que aquele manguezal já foi povoado por indivíduos juvenis. Como é a “muda” da casca ? Todos os anos o caranguejo para crescer troca de casco (ecdise) denominada como “período da tapa ou muda ou fase do leite”. Nos meses de setembro a outubro os caranguejos maduros se fecham na galeria, tampando-a totalmente, para trocar o ‘esoesqueleto’ e nesse momento ele libera o magnésio e o cálcio de coloração branca semelhante ao leite de vaca. Após a ecdise os caranguejos ficam vulneráveis a captura, estocagem e o transporte, pois com a casca mole e frágil quebram fácil e o desperdício é muito grande e a conseqüência é o aumento da taxa de mortalidade e baixo rendimento da produção. Qual a diferença entre machos e fêmeas ? A fêmea deve ser preservada, para isso que todos devem conhecê-la e saber a diferença do macho. No Pará é proibido capturar as fêmeas.

7 Qual a diferença entre machos e fêmeas ?
A fêmea é pequena e apresenta um abdome semicircular e alargado totalmente diferente do macho. Afastando com o dêdo o abdome da região ventral, nota-se a presença de quatro pares de apêndices chamados de pleópodos, finos tentáculos que servem de apoio para carregar os ovos. Suas patas locomotoras apresentam poucas cerdas ou pêlos. Já o macho possui muitos pêlos e é maior que a fêmea, tem o abdome estreito, alongado, no formato triangular e dentro dele encontram-se os dois gonopódios, estruturas pontiagudas utilizadas para fazer o acasalamento com as fêmeas.

8 Foto: Caranguejo-uçá fêmea.
Fêmea ovada: poucos pêlos, tamanho menor, abdome liso e inteiro. Foto: Caranguejo-uçá macho Macho: muitos pêlos, tamanho maior e abdome repartido.

9 Ocorrência dos principais fenômenos sazonais:
1) Período do Acasalamento (Suatá ou Sauatá ou Andada): dez - jan – fev – mar - abr 2) Período da Lavagem (Soltura dos ovos fecundados): jan – fev - mar - abr – maio 3) Período do Recrutamento (Povoamento do Manguezal): mar – abr – mai - jun – jul 4) Período do Crescimento (Tapa ou Muda ou Ecdise): ago - set – out Obs. Em vermelho os meses de maior intensidade.

10 FRASES DE EFEITO EDUCATIVO “ANTES DE PROIBIR É MELHOR CONHECÊ-LO” “Haverá um dia em que o cidadão protegerá o caranguejo e o manguezal de forma espontânea, sem norma restritiva e sem punição” “A fiscalização ambiental e as penalidades são para as pessoas que resistem as normas de proteção do caranguejo”

11 “Se você é pescador, não capture durante o SUATÁ para o caranguejo recrutar...”
“Se você é consumidor de toc-toc, não compre durante o SUATÁ para o caranguejo não faltar e continuar a saborear...” “Cumpram essa rima que certamente haverá mais caranguejos nos próximos anos”

12 “O cidadão que vive da pesca do caranguejo deve ser o primeiro a lutar pela conservação ambiental dos manguezais e dos caranguejos, pois paralisando duas semanas nos três meses de defeso do SUATÁ ele terá o seu sustento garantido para o ano todo”

13 “A proteção do SUATÁ é importante, mas a observação do tamanho de 07 cm da largura do caranguejo é tão quanto” “Consumidor, observe o tamanho de 07 cm de largura antes de comprar o caranguejo” “Não compre os caranguejos de tamanho inferior a 07 cm, mesmo que seja mais barato. Caso contrário vai custar caro para o consumidor, pois o tamanho vai diminuir cada vez mais”

14 A fêmea deve ser preservada !
“Não compre as fêmeas de caranguejo, elas são a garantia de reposição do estoque natural”

15 b) de 17 a 22 de janeiro; b) de 15 a 20 de fevereiro ;
FAÇA CUMPRIR O DEFESO DO SUATÁ NÃO COMPRE CARANGUEJOS EM: JAN - a) de 02 a 7 de janeiro; b) de 17 a 22 de janeiro; FEV -a) de 31 de janeiro a 05 de Fevereiro; b) de 15 a 20 de fevereiro ; MAR - a) de 2 a 7 de Março; b) de 17 a 22 de Março; ABR – a) 31 de Março a 05 de Abril. “Caso o SUATÁ ocorra fora destas datas de defeso o pescador não deve capturar o caranguejo”

16 FAVOR REPASSAR A MENSAGEM
REPASSE PARA OS SEUS AMIGOS E PARENTES QUE GOSTAM DE CARANGUEJO. SE VC REPASSAR PARA TODOS DA SUA CX DE NADA VAI ACONTECER COM A SUA VIDA, MAS ALGUMA COISA VAI MUDAR NOS MANGUEZAIS PARAENSES E VC VAI CONSUMIR OS CARANGUEJOS POR MUITO TEMPO. PROCURE NÃO CONSUMIR DURANTE O SUATÁ.


Carregar ppt "“O Raio X do Caranguejo-uçá – Conhecer para Protegê-lo”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google