A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO"— Transcrição da apresentação:

1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO
PROJETO CURRICULO GLOBAL PARA A SUSTENTABILIDADE SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2011

2 CONFLITO É BOM E EU GOSTO COMPONENTE CURRICULAR
SEQUENCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO SÉRIE: 7ª QUANTIDADE DE ALUNOS: 35 (90 no total) POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES Artes, Ed. Física, História, Geografia. PROFESSOR RESPOSÁVEL Débora Maria Macedo COMPONENTE CURRICULAR Língua Portuguesa NÚMERO DE AULAS: 8 aulas

3 Conteúdo central e eixos para desenvolvimento de habilidades
SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA Conteúdo central e eixos para desenvolvimento de habilidades NOTÍCIA/ REPORTAGEM LEITURA PRODUÇÃO ESCRITA ASPECTOS LINGUÍSTICOS ESCUTA E PRODUÇÃO ORAL

4 PROBLEMA GERADOR LOCAL DIMENSÃO GLOBAL: CONFLITOS NO REINO UNIDO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA PROBLEMA GERADOR LOCAL INTERVENÇÕES NÃO POSITIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR E VIOLÊNCIAS NO HORÁRIO DO INTERVALO DIMENSÃO GLOBAL: CONFLITOS NO REINO UNIDO

5 CONCEITO DA DIMENSÃO GLOBAL
SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” – EMEF GUILHERME DE ALMEIDA CONCEITO DA DIMENSÃO GLOBAL RESOLUÇÃO DE CONFLITOS POTENCIAL CRIATIVO DO CONFLITO SOLUÇÕES NÃO VIOLENTAS HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO

6 Sensibilização com fotos e poemas; Mapeamento da realidade local;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA : CONFLITO É BOM E EU GOSTO CONEXÃO DO PROBLEMA LOCAL E GLOBAL Sensibilização com fotos e poemas; Mapeamento da realidade local; Construção coletiva dos conceitos de CONFLITO e VIOLÊNCIA, diferenciando-os; Levantamento das causas externas e internas das ações não positivas relacionadas ao espaço físico e da violência no horário do intervalo; Comparação entre as causas dos conflitos na escola e as causas dos conflitos no Reino Unido. Protagonismo juvenil

7 SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS Eu vivo num tempo de guerra Eu vivo num tempo sem sol

8 Para as cidades vim em tempos de desordem, quando reinava a fome.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS Para as cidades vim em tempos de desordem, quando reinava a fome.

9 SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS Misturei-me aos homens em tempos turbulentos e indignei-me com eles.

10 SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS Que sábio é o que consegue
SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS Dizem crenças antigas que viver não é lutar. Que sábio é o que consegue ao mal com o bem pagar.

11 SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS Mas evitar a violência, retribuir o mal com o bem, não satisfazer os desejos, antes esquecê-los é o que chamam sabedoria. E eu não posso fazê-lo. Realmente, vivemos tempos sombrios

12 SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS E, contudo, sabemos que também o ódio contra a baixeza endurece a voz.

13 SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS Vós, porém, quando chegar o momento em que o homem seja bom para o homem, lembrai-vos de nós com indulgência.

14 SEQUÊNCIA DIDÁTICA : CONFLITO É BOM E EU GOSTO
Roda de conversa HABILIDADES DE PRODUÇÃO ESCRITA HABILIDADES DE ESCUTA E PRODUÇÃO ORAL

15 HABILIDADES DE LEITURA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA QUESTIONÁRIO Duas colegas gostam de uma mesma pessoa Duas colegas brigam pela mesma pessoa O seu professor pede que colabore com o silêncio justo na hora em que tem algo importante para falar ao seu colega. O seu professor lhe manda calar a boca. Você não quer, mas sua ajuda na organização da sala de aula é muito necessária. Alguém quebra e suja as dependências da escola de propósito. HABILIDADES DE LEITURA

16 SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO
HABILIDADES DE ESCUTA, PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA

17 SEQUÊNCIA DIDÁTICA : CONFLITO É BOM E EU GOSTO HABILIDADES DE ESCRITA
O que é conflito? O que é violência? “A diferença entre conflito e violência é que conflito pode ser apenas um debate, uma discordância, um problema ou apenas opiniões opostas, diferentes. Já a violência se baseia em fatos como a agressão, o desrespeito, o descontrole e a raiva como um elemento forte. Violência é uma coisa que o ser humano escolhe e conflito é uma coisa que sem ele não existiria humanidade.” Ariel Oshiro, 7ª D HABILIDADES DE ESCRITA

18 CAUSAS INTERNAS E EXTERNAS DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO CAUSAS INTERNAS E EXTERNAS DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA INTERNAS Disputas amorosas Intransigência Intolerância Desafeto (falta de carinho) Julgamentos Insegurança pessoal Questões a respeito da estrutura física da escola EXTERNAS Desigualdade social Tráfico de drogas Bebidas alcóolicas Falta de acesso à cultura diversificada Feiura do bairro Insegurança social Desrespeito Desinteligência Intolerância Fofoca Brutalidade

19 SÍLVIO CACCIA BAVA NA GLOBONEWS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO SÍLVIO CACCIA BAVA NA GLOBONEWS VIDEO

20 LEITURA DE JORNAIS E REVISTAS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO LEITURA DE JORNAIS E REVISTAS

21 SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO
ELABORAÇÃO DE UM JORNAL MURAL

22 SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO
GUERRILHA POÉTICA

23 AGENTES DA PAZ Desenvolvimento de um projeto de formação de Agentes da Paz, facilitadores em situações do conflitos. Iniciativa proposta depois da participação da escola nas oficinas de Processos Circulares, ministradas por Kay Prains, promovidas pelo CECIP em parceria com a Palas Athena, com o apoio da Petrobrás.

24 DADOS 1. Uma palavra para CONFLITO CONFLITO SIM, VIOLÊNCIA NÃO ASSUNTO
DEBATE CONVERSA INDECISÃO CONFLITO SIM, VIOLÊNCIA NÃO DIÁLOGO CALMA RESPEITO RESOLUÇÃO DIFERENÇA JUSTIÇA IDEIAS DIFERENTES SOLUÇÃO OPINIÃO DE CADA UM SIM AO CONFLITO DÚVIDA DISCORDÂNCIA PODE SER RESOLVIDO TREMENDA BOSTA FALTA DE OPINIÃO DISCÓRDIA BRIGA SKATE BOARD MOTO BIKE

25 MÁ RESOLUÇÃO DE CONFLITO
DADOS 1. Uma palavra para VIOLÊNCIA BULLING AGRESSÃO INJUSTIÇA DISCUSSÃO MÁ RESOLUÇÃO DE CONFLITO BRIGA DEPRESSÃO VIOLAÇÃO VANDALISMO DESACORDO LIBERDADE NÃO À VIOLÊNCIA PAZ GROSSERIA PRECONCEITO SOCO DESRESPEITO SANGUE RAIVA BATER RACISMO FOFOCAS DIFERENÇAS XINGAR CALMA NÃO SABER CONVERSAR AGRESSIVIDADE

26 DADOS EM UMA ESCALA DE 1 A DEZ, ATÉ QUE PONTO A REALIDADE DOS JOVENS ENVOLVIDOS NOS CONFLITOS DO REINO UNIDO SE APROXIMA DA MAIORIA DOS JOVENS BRASILEIROS?

27 DADOS EM UMA ESCALA DE ZERO A DEZ, ATÉ QUE PONTO ESSE ESTUDO SOBRE RESOLUÇÃO PACÍFICA DE CONFLITOS CONTRIBUIRÁ PARA O EQUILÍBRIO EM NOSSA ESCOLA?

28 AVALIAÇÃO Muitas atividades planejadas para o tempo da sequência. A fim de não comprometer a qualidade dos textos das notícias, reduzimos o ritmo de trabalho e, como resultado, elas ainda não foram editadas; A dinâmica provocou muitas intervenções orais, foi trabalhoso fazer com que as normas do debate fossem seguidas, os alunos tinham muitas opiniões e queriam externá-las todos ao mesmo tempo; Acreditar que somente uma sequência como essa pode resolver os problemas de violência em um espaço dinâmico como a escola, essa deve ser uma prática contínua.


Carregar ppt "SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google