A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XIX JORNADA DOCENTE DO SERVIÇO PHÝSIS DO IMH

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XIX JORNADA DOCENTE DO SERVIÇO PHÝSIS DO IMH"— Transcrição da apresentação:

1 XIX JORNADA DOCENTE DO SERVIÇO PHÝSIS DO IMH
I SIMPÓSIO MINEIRO DE HOMEOPATIA 2008 XIX JORNADA DOCENTE DO SERVIÇO PHÝSIS DO IMH ÉTICA E EXPERIMENTAÇÃO Antônio Carlos G. Cruz

2

3 DA AUTO-EXPERIMENTAÇÃO (AE) COMO NECESSIDADE DO MÉTODO HOMEOPÁTICO (MH) PARA MEDIAÇÃO DA SAÚDE.

4

5

6 1796: Aparição da Homeopatia (momento) Jenner e Hahnemann
- Experimentação em terceiros. - Auto-experimentação.

7 AUTO-EXPERIMENTAÇÃO (AE)‏
Pro-cura do um medicinal. - do um de medição, de mediação, de remediação. - - um de medida: da medicação, do médico e do medicado: como UM - comUM - comUNhão. Inclui o medidor na mediação do melhor semelhante: individualização da re-mediação. Resulta em reconhecimento: comUNIcação ou moderação de representação.

8 Pro-cura do UM medicinal
Reflexão ética tornada em método homeopático de mediação e re- mediação do transformismo saúde. Resulta na busca do UM de todas as coisas que ocasionalmente são: filosofia moral. Fundamento da moderação que se traduz em democracia de medição: todos podem auxiliar e a ajuda é sempre possível, como o que convém, com suspensão do juízo (epoché).

9 MODERAÇÃO UM das coisas várias (temporais) como ser do meio parido (partid0) aí: PAI. Pai: saúde – Parricídio: doença. Parricídio: aparição: origem mítica gemelar. Coisa vária: varão de vara, de (pro)porções (porcões) e de justiça. Meio entre contrários: Éter – manifestação do parricídio (vazio?).

10 AUTO-EXPERIMENTAÇÃO Experiência dO UM. Contínuum.
AUTO-EXPERIMENTAÇÃO Experiência dO UM. Contínuum. Singularidade / universalidade. Democracia / equidade. Mediação - Semelhança. Disponibilização aporética de modos. Mito hahnemanniano da mão. Certeza suficiente para assimilação. Base da individualização na medição. Ética otimista: moderação do dano. Mediação representativa: pharmakós.

11 EXPERIÊNCIA DO UM RESULTA EM
Compreensão de Phýsis e Dynamis. Comunhão ou semelhança – democracia Verossimilhança: certeza suficiente que se perfaz. Continuum – conexão e tratamento da distância (extensão - gravidade). Necessidade médica do quantismo? Física do pequeno – Physiologia do infinitesimal.

12 1843 1755

13 DA AE COMO NECESSIDADE DO MH PARA MEDIAÇÃO DA SAÚDE.

14 SAÚDE - VITALISMO Grandeza fluídica que representa a vida: movimento susceptível de ser medido. (VIDA: representação da emanação dO UM: realização dO SUBSTANCIAL ou SIMPLES. Parição dO UM. Totalização doO UM: C-ONE)‏ Saída reflexiva: rotação e translação espiral: r-espiro. Doença: impedimento ao fluxo da vida: violêmcia.

15 SAÚDE - DOENÇA Saída possível. Ilusão de entrada. Perfeição.
Composição. Organização. Integração. Sensação para UM. Medida de mundo. Ilusão de entrada. Imperfeição. Decomposição. Desorganização. Fragmentação. Sensação para a parte. Necessidade médica.

16 SAÚDE Movimento ou Motivação. Motor / Alma.
- Mudança para melhor ou pior, favorável ou desfavorável – Ética. Emanação: experiência - manejo (fora) evocativo do UM (suposto) – MODOS. Força vital: forma fora e transforma - energia. Experiência: hermenêutica, discurso, tradição – quatro empedocleano. Discurso: fala representativa - (re)verbo . C-ONE: intuição supondo a razão: meio.

17 SAÚDE Objeto de moderação. Manifestação de semelhança.
Expressão hermenêutica de potência em permanente atualização. Saída reflexiva: espiral fenomenológica de re-subjetivação (C-ONE).

18 SINGULARIDADE reconhecimento representação assimilação comunhão
mooderação ética política estética poética

19

20 HOMEOPATIA H medicina da experiência, do meio, do quatro ou força conversiva, do tempo ( horas, minutos e segundos) miniistra da natureza. Enigma de Heráclito aos médicos. Ho-miniminização ? NARCHOMEOPATIA: Saúde médica. ? ECHOMEOPATIA: Saúde cosmo-polita Tratamento da distância

21 AUTO-EXPERIMENTAÇÃO (AE)‏
pharmakós hypocrités

22 DA AE COMO NECESSIDADE DO MH PARA MEDIAÇÃO DA SAÚDE.
DA AE COMO NECESSIDADE DO MH PARA MEDIAÇÃO DA SAÚDE.

23 MEDIAÇÃO Medição, remediação, moderação.
Recondução do substancial ponto do meio. Parto do meio (PAI): par “sujeito e objeto”. Dynamis se reconduzindo em Força ou Princípio Vital; em Energia Vital; em Organismo e em Sintomas: poder empedocleano de quatro manifestando a oponência entre amor e ódio. Dynamis como TEMPO (exame histórico)‏ Suspensão de juízo. Medicina (comunhão).

24 DYNAMIS Princípio de Semelhança. Ponto do meio.
Tempo: “melhor remédio”, brevidade (cronólise), ocasião, (com)temporização, tornação (conversão, substituibilidade), minimização (Ho-minimização), sincronia (ressonância), com-senso (espelhamento), epoché. Princípio antrópico: ética.

25 PRINCÍPIO DE SEMELHANÇA
Constitutivo universal: “como um” das coisas que são, enquanto são. Princípio de oponência: modos e mãos. Continuum. Arché de presença: momento - éter. Foco de representação: Eu Sou. Singularidade: denominação do todo. Átimo que modera a medição e pacifica tensões do discurso fenomenológico.

26 DA AE COMO NECESSIDADE DO MÉTODO HOMEOPÁTICO PARA MEDIAÇÃO DA SAÚDE:
PARA MEDIR SENSAÇÃO: Fratricídio do semelhante pelo mais forte semelhante

27 DA AE COMO NECESSIDADE DO MH PARA MEDIAÇÃO DA SAÚDE:
DA AE COMO NECESSIDADE DO MH PARA MEDIAÇÃO DA SAÚDE: PARA MEDIR REGIME: Força de conversão - Dialética como método ou caminho da saúde.

28 MÉTODO HOMEOPÁTICO Racionalização de brevidade: cronólise ou agudização do crônico, (com)temporização. Caminho de promoção de saúde: auto-cura. Roteiro de assimilação: moderação. Medição e mediação do discurso emanativo dO UM. Compreensão do empirísmo: da experiência dO UM. Curva do com-senso fenomenológico. Solução de Édipo (parricídio e reificação).

29 CONHECER OU RECONHECER? De-cifrar enigma?

30

31 AUTO-CURA Cura como saída reflexiva: anagnórisis.
Medicina do suave e simples semelhante como parteira de saúde. Cura da representação de doença ou da sensação de doença. Compreensão dos sintomas como linguagem da natureza. Fratricídio do semelhante / cura suficiente.

32 RE-PRESENTAÇÃO . DE SAÚDE . DE DOENÇA

33 ANAGNÓRISIS Representação: singularidade supondo a totalidade – “oponência do polegar”: por minimização o UM supõe a força do quatro. Fundamento de contágio, comunicação e promoção de saúde. Comportamento de pharmakós ou de hypocrités.

34 REPRESENTAÇÃO DE DOENÇA
. Re-presentação: parricídio como descomedimento (démesure, hýbris). . Ferida do modo: imoderação. . Ferida do tempo: violência. . Assimilação de representações semelhantes: artificial e natural. . Reconhecimento: passado e futuro.

35 DA AE COMO NECESSIDADE DO MH PARA MEDIAÇÃO DA SAÚDE.

36 AE leva a Matéria Médica, que se reduz a Memória Sintética Experimental (MSE). A assimilação da representação de doença [artificial (MSE) e natural] leva à moderação (promoção de saúde).

37 MATÉRIA MÉDICA Primária. Secundária. Terciária.
Registro de memória experimental: registro de sensação. Curva de singularidade: relação com auto-experimentação, que inclui a clínica. Produto histórico, atualizável.

38 MSE Síntese atualizável da MM. Representação de singularidade.
Representação de ho-minimização: reminiscência. Instrumento de mediação, de representação que se perfaz.

39 Cesium choratum AE de junho de 2006 MSE: representação artificial de doença.
Consciência ampliada de Silêncio: oponência de barulho e silêncio como representação de doença (hýbris). - relação entre fala e mudez. Relação com familiaridade e estranheza.

40 AE de Cesium chloratum CH30
Início 01/06/2008 CH30 1/10 18 ... ao falar ao telefone com conhecido os sintomas mentais se abrandaram (As,31º Dia, Passiva). Comecei a tentar enfrentar a situação ao invés de fugir (Sa 33º Dia, Passiva) -... evitando lugares com desconhecidos ...(Sa 45º Dia,Passiva). .. .ponderei muito nos últimos dias sobre o valor do silêncio(Cr 2° dia, Passivo).

41 CESIUM CHLORATUM Caso: representação natural de doença.
1- Gestos e falas de sofrimento por ruídos; não se desgruda da avó. Evolução com localização de representação de doença no ouvido (otites) e moderação. 2- Respiração bucal (ruidosa). Medo de estranhos e de barulhos. Mudez a principio e loquacidade depois. Evolução com diarréia, melhora respiratória e moderação dos medos. Contágio em gêmeo fraterno que positivou diarréia e moderação de temperamento afetuoso. 3- Cólicas biliares. Dificuldade para falar de seus problemas, transtornos por mudanças, sofrimentos por ruídos. Evolução com cólicas menstruais leves e moderação.


Carregar ppt "XIX JORNADA DOCENTE DO SERVIÇO PHÝSIS DO IMH"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google