A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transformações químicas e sua representação Reacções de combustão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transformações químicas e sua representação Reacções de combustão"— Transcrição da apresentação:

1 Transformações químicas e sua representação Reacções de combustão
Reacções químicas Transformações químicas e sua representação Reacções de combustão

2 Reacções químicas Transformações químicas – Ciências Físico-Químicas º ano Que transformações químicas ocorrem à nossa volta?  As reacções químicas fazem parte do nosso dia-a-dia. Assistimos à ocorrência de reacções químicas, por exemplo... … quando um fósforo arde. … quando há fogo de artifício. … quando os alimentos são cozinhados. … quando os frutos apodrecem. … quando as folhas das árvores amarelecem.

3 Reacções químicas Transformações químicas – Ciências Físico-Químicas º ano Que transformações químicas ocorrem à nossa volta?  Numa transformação química ou reacção química formam-se novas substâncias.  É através dos sentidos que detectamos as transformações químicas. Mudança de cor. Libertação de um gás. Formação de um sólido. Cheiro característico. Formação de chama. Variação da temperatura. Desaparecimento de substâncias iniciais.

4 Reacções químicas Transformações químicas – Ciências Físico-Químicas º ano Mas porque se transformam as substâncias?  Por acção do calor.  Por acção da luz.  Por acção mecânica.  Por junção de substâncias.  Por acção da corrente eléctrica.

5 Reacções químicas Transformações químicas – Ciências Físico-Químicas º ano Como se representa uma transformação química?  Uma transformação química pode ser traduzida por um esquema de palavras. Substâncias que se transformam: reagem Novas substâncias: formam-se

6 Reacções químicas Transformações químicas – Ciências Físico-Químicas º ano Como se representa uma transformação química?  Exemplo 1: Electrólise da água por acção da corrente eléctrica Água (l) Oxigénio (g) Hidrogénio (g)

7 Reacções químicas Transformações químicas – Ciências Físico-Químicas º ano Como se representa uma transformação química?  Exemplo 2: Fotossíntese Dióxido de carbono (g) por acção da luz Água (l) Glicose (s) Oxigénio (g)

8 Reacções químicas Reacções de combustão – Ciências Físico-Químicas º ano O que é uma combustão?  Uma combustão é uma reacção química que ocorre entre um combustível e um comburente.  O combustível é o material que arde. Carvão Madeira Gasolina Butano  O comburente é a substância que reage com o combustível. - Oxigénio (um dos principais constituintes do ar); - Cloro gasoso;

9 Reacções químicas Reacções de combustão – Ciências Físico-Químicas º ano O que é uma combustão?  Como se trata de uma reacção química, também pode ser traduzida por um esquema de palavras.  Exemplo: o carbono da madeira de uma fogueira. por combustão Dióxido de carbono (g) Carbono (s) Oxigénio (g) Energia  Todas as reacções em que o oxigénio é um reagente são reacções de combustão.  Existem combustões vivas, combustões explosivas e combustões lentas.

10 Reacções químicas Reacções de combustão – Ciências Físico-Químicas º ano Combustões vivas  Há formação de chama e são importantes fontes de calor e luz. As combustões da madeira, do carvão, do gás butano e do gás natural são fontes de calor. As combustões do petróleo, do gás butano e da parafina são fontes de luz.  Na combustão de combustíveis fósseis forma-se dióxido de carbono e água. por combustão Dióxido de carbono (g) Butano (g) Oxigénio (g) Água (g)  Os incêndios são outro exemplo de combustões vivas que é necessário evitar.

11 Reacções químicas Reacções de combustão – Ciências Físico-Químicas º ano Combustões explosivas  São muito violentas e ocorrem com formação de chama e enorme estrondo. A explosão da dinamite usada nas pedreiras é uma combustão.

12 Reacções químicas Reacções de combustão – Ciências Físico-Químicas º ano Combustões lentas  Não se forma chama. Respiração celular. Oxidação do ferro.  A respiração celular é um exemplo de uma combustão lenta essencial à vida.  A oxidação dos metais contribui para a sua corrosão. É uma combustão lenta que é necessário evitar.  A corrosão pode evitar-se recobrindo a superfície dos metais com tinta ou verniz, para impedir o contacto do metal com o oxigénio.

13 FIM Reacções químicas Ciências Físico-Químicas 8.º ano Aprendi que…
 Ocorre uma reacção química sempre que: uma só substância, por acção de certos agentes, se transforma noutras diferentes; do contacto entre duas ou mais substâncias resultam outras diferentes das iniciais.  As substâncias iniciais, que se transformam, chamam-se Reagentes.  As substâncias novas, que se formam, chamam-se Produtos da reacção.  As equações de palavras são esquemas que traduzem as reacções químicas.  Nas equações de palavras: o sinal + que se escreve entre os reagentes lê-se reage com; o sinal + que se escreve entre os produtos lê-se e; a seta → indica o sentido da reacção e lê-se originando; FIM


Carregar ppt "Transformações químicas e sua representação Reacções de combustão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google