A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Powerpoint seguinte insere-se num conjunto de propostas de trabalho, no âmbito da temática, O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO, e está direcionado para as turmas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Powerpoint seguinte insere-se num conjunto de propostas de trabalho, no âmbito da temática, O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO, e está direcionado para as turmas."— Transcrição da apresentação:

1 O Powerpoint seguinte insere-se num conjunto de propostas de trabalho, no âmbito da temática, O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO, e está direcionado para as turmas do 7º ano de escolaridade. Surgem associadas à exploração deste Powerpoint propostas de trabalho que pretendem facilitar a consolidação das aprendizagens: Proposta de trabalho 1 – A vida na savana e suas consequências Proposta de trabalho 2 – A importância da bipedia na evolução física e intelectual do Homem Proposta de trabalho 3 – A importância do domínio do fogo para o Homem Proposta de trabalho 4 – Organizo ideias-chave

2 Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações
Tema A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO O HOMEM ANTES AGORA

3 “África foi o berço da Humanidade”
Onde apareceram os primeiros hominídeos? “África foi o berço da Humanidade”

4 , sucedeu um período de clima seco
Mas algumas alterações climáticas modificaram as condições de vida existentes… Ao clima húmido , sucedeu um período de clima seco Floresta tropical Savana Exploração do diapositivo Enquanto que na floresta tropical existia abundância de alimento, já na savana, os primatas tiveram que abandonar as árvores para procurar comida. Lentamente foram adquirindo uma posição vertical, caminhando sobre os dois pés e libertando as mãos – bipedia. Utilização da proposta de trabalho 1 “A vida na savana – consequências”.

5 Houve também uma evolução física… Observa as figuras.
Mão do homem. Mão do chimpanzé. Utilização da proposta de trabalho 2 “: A importância da bipedia na evolução física e intelectual do Homem” .

6 Mas afinal o que é o processo de hominização?
Hominização é o processo lento e longo de evolução física e intelectual do Homem, que deu origem à espécie humana. Iniciou-se há 4 milhões de anos a. C. e continua a desenvolver-se nos dias de hoje. Observa a figura. Exploração do diapositivo -Explorar os pormenores (tamanho do cérebro, instrumento que manuseiam, aparência física) . Colocar aos alunos a seguinte questão: podemos ou não afirmar que o Homem atual é o resultado de um conjunto de transformações? Australopiteco Homo habilis Homo erectus Homo sapiens Homo sapiens sapiens

7 Vamos então analisar as várias fases que constituem este processo…
Volume de cérebro: c. de 500 cm3  Quando? Há cerca de 4 milhões de anos a.C. (Paleolítico Inferior). Como vivia? O australopiteco vagueava pela savana. Características: Tinha cerca de 1,20 m de altura e a sua locomoção era bípede. A sua fronte era baixa, os olhos encovados, o nariz achatado e os maxilares bastante salientes. Australopiteco

8 HOMO HABILIS Desenvolvimento da inteligência.
Volume de cérebro: c. de 800 cm3 Quando? Há cerca de 2 milhões de anos a.C. (Paleolítico Inferior) Como vivia? O Homo habilis vivia em grupo. Características: Tinha cerca de 1,20 m/1,50 m de altura. Fabricava instrumentos em pedra lascada, caçava e pescava.

9 Os instrumentos Seixo quebrado. O Homo Habilis foi o primeiro a conseguir fabricar instrumentos, embora inicialmente fossem muito simples (seixos quebrados). E como os fabricavam? Técnica da lascagem. Os instrumentos eram fabricados através da técnica da lascagem. O Hominídeo usava uma pedra ou osso, para bater na pedra a que queria dar forma.

10 HOMO ERECTUS Descoberta e domínio do fogo.
Volume de cérebro: c. de 1000 cm3 Quando? Há cerca de 1,8 milhões de anos a.C. (Paleolítico Médio), surgia na Europa e na Ásia o Homo erectus. Características: Tinha cerca de 1,30 m/1,50 m de altura, posição ereta. O queixo era recuado e as mandíbulas possuíam fileiras arredondadas de dentes. A comunicação era semelhante ao de um recém-nascido. Como vivia? O Homo erectus deslocava-se à procura de alimentos que recolhia na Natureza – ECONOMIA RECOLETORA.

11 E a descoberta e o domínio do fogo pelo Homo erectus, como foi?
Fabrico do fogo O Homem aprendeu a produzir e a manter o fogo: friccionando dois pedaços de madeira de dureza diferente e fazendo girar um sobre o outro - fogo por fricção… ou batendo com duas pedras uma na outra - fogo por choque. Exploração do diapositivo: - Referir as vantagens da descoberta e do domínio do fogo. Poderá explicar-se que o facto de os hominídeos passarem a cozinhar os alimentos, permitiu que as suas mandíbulas se tornassem menos salientes, uma vez que a carne cozida exigia menos esforço. - Utilização da proposta de trabalho 4 :”A importância do domínio do fogo para o Homem”. Ainda hoje existem comunidades que produzem o fogo deste modo.

12 HOMO SAPIENS Ritos mágicos e culto dos mortos.
Volume de cérebro: c. de 1200 cm3 a 1500 cm3 Quando? Há cerca de 100 mil anos a. C. (Paleolítico Médio), surgia, na Europa, Ásia, América e Oceânia, o Homo sapiens. Características: Tinha cerca de 1,50 m/1,70 m de altura. Comunicava através de sons. Semi-nómada, era RECOLETOR E CAÇADOR de animais de grande porte. Como vivia? O Homo sapiens vivia em grupo e habitava em acampamentos temporários ou em grutas. Fabricava instrumentos variados e aperfeiçoados. Este hominídeo enterrava e prestava culto aos seus mortos.

13 Sepultura de um Homo sapiens
Além de sepultar os mortos (característica exclusivamente humana), colocava-os na posição fetal (semelhante aos bebés, no ventre materno), com alimentos e com objetos pessoais. A justificação para este tipo de prática era o facto de o homo sapiens parecer acreditar na vida após a morte.

14 HOMO SAPIENS SAPIENS Arte móvel e rupestre.
Volume de cérebro: c. de 1500 cm3 Quando? Há cerca de 100 mil anos a. C. (Paleolítico Superior), o Homo sapiens sapiens surgia em todos os continentes. Características: Tinha cerca de 1,60 m/1,85 m de altura, face e maxilares semelhantes aos do Homem atual. Como vivia? Fabricava instrumentos em diversos materiais já com um elevado nível de aperfeiçoamento técnico e praticava ritos mágicos.

15 As manifestações artísticas do Homo sapiens sapiens.
No final do Paleolítico, o Homem decide representar, nos locais onde permanecia mais tempo, imagens do seu dia a dia, nomeadamente cenas de caça. Existem dois tipos de arte: Arte móvel: Arte rupestre: Vénus de Willendorf – Áustria. Gravura rupestre – Vila Nova de Foz Côa. Pintura rupestre – Lascaux.

16 Sintetizando: O homem surge em África (Australopiteco e Homo habilis);
Devido ao crescimento da população e à falta de alimentos, expandiu-se por diversas áreas; Assim, depois de passar de África para a Europa e Ásia (Homo erectus e Homo sapiens), desloca-se também para os restantes continentes – América e Oceânia (Homo sapiens sapiens).

17 Pré-História: Paleolítico e Neolítico
Sintetizando: Paleolítico (inferior, médio, superior) – período da vida da Humanidade caracterizado pelo uso técnica da lascagem no fabrico de instrumentos (do grego paleos = antigo e lithos = pedra). Neolítico - período da vida da Humanidade caracterizado pelo uso da técnica da pedra polida no fabrico de instrumentos (do grego neo = novo e lithos = pedra.

18 Sintetizando: Sugestão de trabalho:
Utilização da proposta de trabalho 4 “Organizo ideias –chave”.

19 Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações
Tema A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO O HOMEM ANTES AGORA


Carregar ppt "O Powerpoint seguinte insere-se num conjunto de propostas de trabalho, no âmbito da temática, O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO, e está direcionado para as turmas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google