A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DECISÃO Pr. Argenildo Carvalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DECISÃO Pr. Argenildo Carvalho."— Transcrição da apresentação:

1 DECISÃO Pr. Argenildo Carvalho

2 Pv. 16.33 - A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda decisão.
Joel Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do Senhor está perto, no vale da Decisão.

3 Dt a “Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; 16 se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, ande nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la. 17 Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires,

4 18 então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres. 19 Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, 20 amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade”. Sl “Eu escolhi o caminho da fidelidade e tenho dado atenção às tuas ordens”.

5 INTRODUÇÃO Por que pessoas tomam decisões na vida e não conseguem levar adiante? Outras não conseguem colocar em prática aquilo que decidiram. Por que pessoas tomam a decisão de mudar de vida e continuam com a mesma vida? Algumas decidem que irão servir a Deus, mas de repente decidem voltar atrás. Porque muitos tomam a decisão de orar mais, ler mais a palavra, ser um dizimista fiel e até congregar mais, e as vezes não conseguem?

6 Muitas pessoas, quando são impactadas pela palavra ou por uma experiência com Deus decidem que irão mudar e se aplicar mais nas coisas de Deus, mas de repente fazem outra coisa, por quê? Seja na área material, sociológica, espiritual e etc.

7 POR QUE ALGUMAS PESSOAS FRACASSAM EM SUAS DECISÕES?

8 1. PORQUE TOMAM AS SUAS DECISÕES BASEADOS NA MAIORIA
1.PORQUE TOMAM AS SUAS DECISÕES BASEADOS NA MAIORIA. Porque é a onda do momento, porque está na moda e a maioria está fazendo. 2.PORQUE TOMAM DECISÕES EXCLUSIVAMENTE BASEADAS NA VONTADE. A vontade é uma das faculdades da alma mais perigosas na vida humana. 3.PORQUE TOMAM DECISÕES EXCLUSIVAMENTE BASEADAS EM SENTIMENTOS. Tomar decisões baseando-se em sentimentos e emoções também é perigoso.

9 4. PORQUE SÃO INDECISOS E NÃO SABEM O QUE QUEREM NA VIDA
4.PORQUE SÃO INDECISOS E NÃO SABEM O QUE QUEREM NA VIDA. Mudam de decisão de acordo com as circunstâncias ao seu redor. 5.PORQUE QUEREM QUE DEUS DECIDA ONDE ELAS TÊM QUE DECIDIR. Deus nos deu o poder de fazer as escolhas certas e tomar decisões na vida. Em questões de família, em questões de negócio, em questões pessoais.

10 6.PORQUE QUEREM QUE OUTROS DECIDAM O QUE ELES TÊM QUE DECIDIR.
Pais que vivem tomando decisões que os filhos devem tomar para si. Líderes não podem tomar decisões pela vida de ninguém dentro da igreja. Muitos pais castram os seus filhos tirando deles o poder de tomarem decisões

11 7.PORQUE VOLUNTARIAMENTE DECIDEM FAZER ESCOLHAS ERRADAS.
Não é por falta de aviso, muitos decidem ver no que vai dar a sua escolha errada. IMPORTANTE: Escolhas erradas, decisões fracassadas. Escolhas erradas, conseqüências traçadas.

12 POR QUE AS PESSOAS NÃO QUEREM TOMAR DECISÕES NA VIDA?
1.PORQUE NÃO QUEREM ASSUMIR RESPONSABILIDADES Muitas pessoas querem receber privilégios, mas não querem responsabilidades 2.PORQUE NÃO QUEREM CORRER O RISCO DE FRACASSAR As pessoas querem vitórias e glórias, mas não querem derrotas e fracassos.

13 Os homens e mulheres que mudaram a sua história, de sua família, e de sua nação foram pessoas que aprenderam com os seus erros; erraram muitas vezes, mas foram capazes de tomar seus erros como escola para acertar na decisão e fazer o que é certo.

14 ELEMENTOS FUNDAMENTAIS QUE PODEM NOS AJUDAR A TOMAR A DECISÃO CERTA
Dn. 1.8 “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se”. Outra tradução diz: “Daniel assentou em seu coração”. Coração aqui é a alma. A mente é a sede da alma, e tudo passa pelo processo mental.

15 Fl.4.8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Tudo começa com um pensamento, que gera um sentimento, e que provoca uma reação. É na mente que eu analiso, eu reflito, eu julgo, eu tenho discernimento, faço inferência, eu comparo.

16 1.PENSE BEM ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO.
Faça uma análise minuciosa dos prós e dos contras. Tudo passa primeiro pelo processo mental.

17 2.ESTEJA COMPLETAMENTE CONVÍCTO E FIRME NA DECISÃO.
A mente informa aos sentimentos que aquela escolha é boa de fazer. Daniel estava convicto daquilo que ele queria, e da escolha que tomaria.

18 3.TOME UMA ATITUDE CONCRETA DE NÃO TOMAR DECISÃO ERRADA.
Daniel pediu ao chefe dos eunucos, ele praticou uma ação concreta.

19 CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O LIVRE ARBÍTRIO E AS DECISÕES
Será que eu tenho que orar para tomar todas as decisões? 1.EXISTEM DECISÕES E ESCOLHAS QUE ESTÃO DENTRO DA PERMISSIVA VONTADE DE DEUS Deus permite escolhermos o que queremos e o que não queremos; por exemplo: a casa, o carro, a faculdade.

20 2.EXISTEM DECISÕES SOBRE AS QUAIS EU JÁ TENHO O CONHECIMENTO SOBRE O CERTO E O ERRADO
Por exemplo: Sobre a escolha para casar; sobre entregar os dízimos; sobre amar as pessoas, etc.

21 QUANDO É QUE EU TENHO QUE ORAR PARA TOMAR DECISÕES?
1.QUANDO EU TENHO DÚVIDAS SOBRE CERTAS DECISÕES O Espírito Santo fica esperando a nossa permissão para dirigir nossas escolhas e a nossa vida.

22 2.QUANDO EU SEI O QUE FAZER, MAS NÃO SEI OU NÃO TENHO COMO FAZER Neemias orou pedindo que Deus o ajudasse em sua decisão de restaurar Jerusalém.

23 3.QUANDO QUERO QUE A MINHA DECISÃO ESTEJA BASEADA NA PERFEITA VONTADE DE DEUS
I Jo.5.14 “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”.

24 FATOS FUNDAMENTAIS SOBRE O PODER DE TOMAR DECISÕES
1.A MAIORIA E AS MAIS IMPORTANTES DECISÕES TÊM UM CARÁTER PESSOAL Nós é que decidimos. Você é quem decide o que vai fazer e ninguém mais. Dt ª Deus disse: “Escolhe, pois a vida” (Deus dá até a dica para tomarmos a decisão) Deus pode até dar a dica, mas somos nós que devemos decidir o que vamos fazer.

25 2.POR TODA DECISÃO EXISTE UM PREÇO A PAGAR POR MENOR QUE SEJA
Todos os que estão na lista dos heróis da fé tiveram que pagar o preço pela sua decisão. 3.POR TODA BOA DECISÃO EXISTE UMA GLÓRIA A SE RECEBER POR MENOR QUE SEJA ELA Luc “Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória”?

26 EXEMPLOS DE PESSOAS QUE TOMARAM UMA BOA DECISÃO
DANIEL tomou a decisão de não se contaminar, e se tornou um dos três maiores ministros do império babilônico e um dos maiores profetas da bíblia. Dn.1.8 NOÉ tomou a decisão de construir a arca e de obedecer a Deus, e se tornou herdeiro da justiça na terra e por ela condenou o mundo. Hb.11.7

27 ABRAÃO tomou a decisão de sair da sua terra para ir a um lugar que ele não conhecia e se tornou o pai da nação de Israel e o nosso pai da fé. Hb.11.8 JÓ tomou a decisão de não blasfemar contra Deus e recebeu o dobro do que ele possuía antes. DAVI tomou a decisão de não tocar no ungido do Senhor, mesmo que ele o perseguisse de forma implacável, e se tornou o maior rei da história de Israel.

28 MOISÉS tomou a decisão de não ser chamado filho da filha de Faraó para ser contado junto com o povo de Israel e se tornou o maior profeta da bíblia. Hb ISAÍAS tomou a decisão de atender a grande incumbência de Deus, (Is.6.8) e se tornou o maior profeta messiânico e da história cristã. PEDRO tomou a decisão de obedecer a Deus mesmo sob ameaça de morte, (At.5.29) e se tornou um dos mais proeminentes apóstolos da igreja do Senhor Jesus.

29 PAULO tomou a decisão de não mais viver a sua vida para que Cristo vivesse nele, (Gl.2.20) e se tornou o maior apóstolo dos gentios e teve revelações exclusivas de Deus. JESUS tomou a decisão de morrer por nós, negando a sua vontade, (Jo.6.38) e está assentado a direita de Deus Pai, exaltado soberanamente, com um nome que está acima de todo nome, para que toda língua o confesse como Senhor e Salvador para Glória de Deus Pai. Fl

30 CONCLUSÃO Há pessoas aqui, que precisam tomar a decisão de entregar a sua vida para Jesus, para garantir a certeza da vida eterna. Há pessoas aqui que precisam parar de levar uma vida cristã apenas de aparências, consertar a sua vida com Deus e levar mais a sério as coisas de Deus. Há pessoas aqui que precisam urgentemente se reconciliar com Deus, antes que seja tarde demais, e para não ser apanhado de surpresa na vinda do Senhor ou pela morte física.

31 Não deixe para amanhã as decisões que você deve tomar agora; hoje você está no vale da decisão. Tome a decisão certa! Escolha Cristo! Escolha a Salvação!


Carregar ppt "DECISÃO Pr. Argenildo Carvalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google