A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tutorial Fly Higher V AVIÕES NO AR: Como é que os aviões ficam no ar!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tutorial Fly Higher V AVIÕES NO AR: Como é que os aviões ficam no ar!"— Transcrição da apresentação:

1 Tutorial Fly Higher V AVIÕES NO AR: Como é que os aviões ficam no ar!
Oportunidades para todos

2 Voar: uma carreira Muitas são as pessoas que se sentem atraídas pela ideia de trabalhar com aviões – o desafio de trabalhar com tecnologia de ponta, a sensação de liberdade, a possibilidade de viajar…

3 Mas… que tipo de piloto gostarias de ser?
Será que a tua carreira passa por pilotar aviões? Mas… que tipo de piloto gostarias de ser? Fotografia do lado esquerdo: Piloto de Companhia Aérea (Fonte: | Jetstar pilots in A320 flight deckJetstar pilots in an Airbus A320 flight deck.) Fotografia Central: Piloto de Helicópteros (Fonte: | Apache Helicopter Pilot in CockpitAn Apache pilot of 673 Squadron is pictured looking at the Longbow Radar screen aboard his Apache Attack Helicopter. Photographer: Graeme Main Image jpg fromwww.defenceimages.mod.uk Fotografia do lado direito: Piloto de Caças ou Aviões de Combate(Fonte: Piloto de Companhia Aerea Piloto de Helicópteros Piloto de Caças ou Aviões de Combate

4 As vidas destes três tipos de pilotos são bastante diferentes…
Que tipo de piloto queres ser? As vidas destes três tipos de pilotos são bastante diferentes… Em grupos, define…. Cinco atributos pessoais que todos podem ter em comum. Pelo menos três diferenças significativas relativamente à vida profissional.

5 Mas...ser piloto NÃO é fácil!
De uma forma geral, os pilotos devem: Ter formação específica cuidada e abrangente bem como treino e aperfeiçoamento constantes Possuir um diploma da Força Aérea ou de uma escola de aviação. Ter conhecimentos sólidos de ciências e matemática Ter um forte conhecimento dos princípios aeronáuticos Ser capazes de compreender informação complexa de instrumentação Ter uma saúde de ferro Ser altamente coordenados Possuir uma excelente visão Ser calmos, lógicos e com uma personalidade serena.

6 Ou então…talvez prefiras ser assistente de bordo?
Mas…que tipo de assistente? De curta ou longa distância? Fotografia do lado esquerdo: Assistente de Bordo de longa distância: Companhia PanAm (Fonte: Fotografia do lado direito: Assistente de Bordo de curta distância: Companhia Germanwings | Vôo de Hannover para London-Stansted with Germanwings. (Fonte: Assistente de bordo de curta distância Assistente de bordo de longa distância

7 Que tipo de assistente de bordo?
As vidas deste dois tipos de assistentes de bordo são muito diferentes! Em grupos, define…. Cinco atributos pessoais que todos podem ter em comum. Pelo menos uma diferença significativa relativamente à vida profissional.

8 MAS, há muito mais do que isto!
A tripulação de cabine são o “rosto” da companhia aérea – são as pessoas que os passageiros vêm, se relacionam e associam à companhia aérea Há uma enorme variedade de carreiras…literalmente para todos os gostos! No seu conjunto, cerca de 45 milhões de pessoas estão empregadas no setor de aviação. E outros 8.6 milhões estão envolvidos no design e na engenharia dos aviões. Esta é uma indústria com um ENORME POTENCIAL E COM OPORTUNIDADES PARA TODOS!

9 A indústria Aeronáutica em números
Em 2012 registou-se: 1.568 companhias aéreas em todo o Mundo Que operaram uma frota total de aviões Deslocando-se entre aeroportos E transportando mais do que 3 biliões de passageiros. E representando cerca de 35% da carga Mundial O valor global da indústria de aviação estima-se em 2.600 mil milhões de Euros … e, todos os dias, estes números aumentam! Uma taxa de ocupação total das companhias aéreas totalizou cerca de 78% (mais do que qualquer outro tipo de transportadora de passageiros). Se analisarmos uma viagem de carro, por exemplo, normalmente envolve apenas uma pessoa – o condutor – o que significa que a taxa de ocupação é cerca de 25% no máximo. Apesar do preço da carga ser frequentemente alto, normalmente o que é expedido é consideravelmente pequeno e leve. E certamente saberão porquê! €2.600 mil milhões de Euros é aproximadamente US$ mil milhões de dólares ou GB£ mil milhões de libras.

10 A Indústria Aeronáutica Europeia
O Setor Aeronáutico providencia cerca de 4.5 milhões de empregos a nível Europeu. É um dos setores mais tecnológicos da União Europeia. E com o crescimento económico dos países Europeus e o estreitamento das relações de negócios, o acto de viajar torna-se cada vez mais importante.

11 Então que outro tipo de carreiras existe no setor aeronáutico?
Em grupos, lista todas as carreiras que conseguires (além de piloto e assistente de bordo) e que sejam relevantes para: Operar ou controlar um aeroporto

12 Carreiras para operar ou controlar um aeroporto
A seguinte lista é quase interminável! Conseguiste identificar algum dos seguintes? Verificar passageiros, bilhetes e bagagem Handling – enviar as bagagens para o destino certo Segurança no aeroporto Policiamento de fronteiras e alfandegas Planeamento e gestão de voos Controlo de voos Abastecimento de combustível e manutenção dos aviões Supervisão e controlo Serviços de emergência Marketing the airport and renting its retail outlets Manutenção de sistemas de computadores Gestão de pessoal Gestão de contas Limpeza de espaços públicos…...

13 E onde encontramos estas carreiras?
Estas carreiras estão em todo o lado! Deixamos-te um desafio para levares para casa! Qual é o Aeroporto Internacional mais próximo da tua escola ou da tua casa? A que distância fica? Pesquisa no Google sobre esse aeroporto e tenta descobrir toda a informação que conseguires sobre este aeroporto! Por exemplo – quantos passageiros passam por lá anualmente ou quantas pessoas trabalham neste aeroporto? No teu país, há mais Aeroportos Internacionais? Onde se localizam? Quais são os maiores Aeroportos Europeus? Compara-os com o que fica próximo de ti e descobre as principais diferenças!

14 E onde encontramos estas carreiras?
Sim, sem dúvida! Mais desafios para investigares! Qual é o Aeródromo que fica mais próximo da tua casa ou da tua escola? Certamente sabes que nestes aeródromos podes voar em aviões mais pequenos – as aeronaves ou helicópteros. Faz uma pesquisa sobre este Aeródromo e descobre quais são as principais atividades que organiza. Tem algum clube de aeronáutica? Quantas pessoas emprega? Que tipo de atividades promove? Se quisesses ter umas lições de voo simples, por exemplo numa avioneta ou helicóptero, onde é que irias?

15 Quem constrói os aviões?
Em grupos, identifica todas as carreiras que consideras relevantes para: Engenharia e manutenção de aeronaves

16 Construção de aviões Mais uma vez, apresentamos uma lista bem longa, e também mais especializada! Investigação científica, eletrónica e de engenharia Inovação e desenvolvimento Teste de prototipagem Design Planeamento e processos de produção Sistema de computadores fabris Montagem de partes mecânicas Sistemas de computador a bordo Controlo de qualidade Inspeção e verificação de segurança Certificação Marketing e Vendas Fitting out and badging in customer’s colours Agendamento de oferta e procura Même un marché de l’occasion!!! … algo para todos!

17 A produção de cada avião
É um ENORME negócio …e um que gera IMENSO interesse para toda a gente!

18 Criador de empregos na maioria dos países da União Europeia
Por favor, para mais informações, visite a página: Mais informações em

19 Tantos tipos de carreiras…..
Infelizmente neste tutorial não podemos ver todas as carreiras que existem no setor Aeronáutico! Mas vamos ver algumas bastante interessantes: 1. Controlador de Tráfego Aéreo 2. Mecânico de Aviões 3. Pintor de Aviões O Controlador de Tráfego Aéreo normalmente opera na Torre de Controlo ou no Centro de Operações de Voo; o Mecânico pode trabalhar praticamente em qualquer local onde está um avião e o Pintor de Aviões trabalha numa oficina de uma fábrica de aviões.

20 TORRE DE CONTROLO DO AEROPORTO E COMANDO DE VOO
Controlador de Tráfego Aéreo TORRE DE CONTROLO DO AEROPORTO E COMANDO DE VOO PERFIL DE SAÍDA Assegurar a fluidez e segurança do tráfego aéreo Dar instruções para apoiar os pilotos durante os seus movimentos Recolher, analisar e proporcionar informação aos pilotos A Alexandra tem um trabalho muito exigente a nível mental! Por favor visualize o Vídeo 1 – Controlador de Tráfego Aéreo

21 ATIVIDADES PRINCIPAIS
Controlador de Tráfego Aéreo Identificar os aviões que voam no espaço aéreo Orientar os aviões durante as operações de decolagem e aterragem Manter contacto via rádio Rastrear os aviões presentes no espaço aéreo com o radar Lidar com os contratempos, emergências e voos de última hora Tomar decisões críticas atempadamente de acordo com as condições meteorológicas, os planos de voo e também a trajetória e posição do avião (incluindo a altitude e velocidade de cada avião no espaço aéreo) Trocar informação com os controladores de trafego vizinhos ATIVIDADES PRINCIPAIS

22 COMPETÊNCIAS E CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS
Controlador Aéreo Conhecimentos de matemática e física Capacidade de tomar decisões críticas atempadamente e de forma eficaz Utilização e monitorização rápida e exata de equipamento com utilização de computador. Conhecimento de regulamentos de segurança de trafego aéreo. Responsabilidade e compromisso. Capacidades de comunicação (orais e escritas) Boa condição física Rapidez de reação Mente analítica Capacidade de tomada de decisão COMPETÊNCIAS E CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS QUALIDADES

23 ESTAÇÃO DE REPARAÇÕES, HANGAR E AERÓDROMO
Mecânico de Aviões ESTAÇÃO DE REPARAÇÕES, HANGAR E AERÓDROMO PERFIL DE SAÍDA Assegurar que o elemento a ser verificado está adequado às suas funções Detetar avarias e falhas (potenciais) Reparar e/ou substituir elementos avariados e dúbios O trabalho da Laura é mais físico mas também requer competências técnicas e uma enorme responsabilidade. Por favor visualize o Vídeo 2 – Mecânico de Aviões

24 ATIVIDADES PRINCIPAIS
Mecânico de Aviões Realizar inspeções aos sistemas hidráulico, eletrónico, aviónico e mecânico utilizando ferramentas e equipamento de medição Controlar e diagnosticar a conformidade do avião com os padrões de qualidade e segurança Desmontar, verificar o estado e voltar a colocar elementos do avião, caso tudo esteja em condições Manter e reparar a estrutura e elementos do avião, utilizando esquemas, desenhos e documentação técnica do fabricante Substituir peças gastas e com defeito por peças certificadas/verificadas Realizar manutenção agendada Registar o relatório de intervenções numa ficha de operações ATIVIDADES PRINCIPAIS

25 COMPETÊNCIAS E CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS
Mecânico de Aviões Equipamento do avião Medir e reparar ferramentas Conhecimento em eletrónica e mecânica Conhecimento em qualidade e segurança Métodos de manutenção Conhecimento sobre partes do aviões Boa condição física Rigor Habilidades Manuais Precisão Curiosidade em relação a novas tecnologias e processos COMPETÊNCIAS E CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS QUALIDADES

26 Pintor de Aviões PERFIL DE SAÍDA Preparar a superfície a ser pintada
OFICINA PERFIL DE SAÍDA Preparar a superfície a ser pintada Pintar o corpo do avião, decorações e partes internas e externas Dar os “retoques finais” Um pintor de aviões necessita de um entendimento sólido sobre pinturas, naturalmente, contudo o seu trabalho também é artístico. Por favor visualize o Vídeo 3 – Pintor de Aviões

27 ATIVIDADES PRINCIPAIS
Pintor de Aviões Selar portas, janelas e para-brisas… e cobrir as partes da superfície que não vão ser pintadas Lixar a superfície já pintada – utilizando ferramentas ou soluções químicas – para retirar a tinta velha Polir e limpar o corpo ou parte do avião para assegurar que está perfeitamente liso e sem qualquer resíduo Aplicar primários como uma base para a tinta futura Preparar a mistura para a tinta e as soluções químicas tendo em atenção a utilização do macacão e máscara de proteção Aplicar uma camada espessa de tinta no corpo ou parte do avião ATIVIDADES PRINCIPAIS

28 COMPETÊNCIAS E CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS
Pintor de Aviões Processos de aplicação de tinta Mistura de cores e Arte Conhecimentos de Química Ferramentas de decapagem e métodos Conhecimentos sobre Qualidade e Segurança Adição de logos, decorações… Boa condição física Rigor Atenção aos detalhes Trabalhar bem em equipa Capacidade de trabalhar em locais elevados COMPETÊNCIAS E CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS QUALIDADES

29 Tantas carreiras e tão diferentes…
Neste tutorial apresentamos alguns aspetos das várias carreiras e perfis do setor aeronáutico. TALVES TU SEJAS…. Um génio informático…. So become an aircraft software engineer! Mathematical and logically minded, but not an engineer …. So become an air logistics technician or a planner/scheduler Keen on making BIG things….. So become an aircraft manufacturing engineer or a sheet-metal worker! Desejoso de trabalhar em Marketing… So become an airport or airline business development manager! Podíamos continuar durante muito tempo porque… O CÉU É O LIMITE!

30 Tantas carreiras e todas tão diferentes!
Agora que te mostramos algumas carreiras convidamos-te a consultar o website do Fly Higher e vê mais carreiras do setor aeronáutico DESCOBRE JÁ QUAL É A CARREIRA MAIS ADEQUADA PARA TI!

31


Carregar ppt "Tutorial Fly Higher V AVIÕES NO AR: Como é que os aviões ficam no ar!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google