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MINI-CURSO PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

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Apresentação em tema: "MINI-CURSO PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 MINI-CURSO PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Em Busca de Novos Domínios e Novos Públicos Através da Educação a Distância 2 a 5/09 – Curitiba - PR MINI-CURSO PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Bernadétte Beber, Dra Janae Gonçalves Martins, Dra 02/09/2007 Bernadétte & Janae

2 DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO
Escolher um objeto pessoal e permitir que o mesmo fale sobre você. A personalização faz a diferença 02/09/2007 Bernadétte & Janae

3 Design e cenarização pedagógica em EaD
Introdução: princípios pedagógicos para a EaD O texto didático impresso para EaD Recursos e dicas para a produção de material impresso Estratégias de produção textual Considerações finais ROTEIRO 02/09/2007 Bernadétte & Janae

4 ALGUNS QUESTIONAMENTOS
1. QUAL A DIFERENÇA ENTRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM PRESENCIAL E A DISTÂNCIA? 2. QUE CARACTERÍSTICAS DEVEM TER OS MATERIAIS IMPRESSOS PARA A OFERTA DE DISCIPLINAS/CURSOS A DISTÂNCIA? 02/09/2007 Bernadétte & Janae

5 02/09/2007 Bernadétte & Janae

6 QUESTIONAMENTOS Como o design (e a cenarização) dos cursos e
materiais didáticos podem contribuir para a eficácia da aprendizagem ao mesmo tempo em que atenda as necessidades e peculiaridades do indivíduo que aprende remotamente Como produzir conteúdo “sob medida” em quantidade industrial e/ou para uso massificado com qualidade ? 02/09/2007 Bernadétte & Janae

7 DESIGN INSTRUCIONAL Metodologia para o Desenho da Instrução -
Didática - planejamento do processo ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos, recursos e materiais instrucionais.. “Ação intencional e sistemática de ensino” “Processo sistemático e reflexivo de traduzir princípios de cognição e aprendizagem para o planejamento de materiais didáticos, atividades, fontes de informação e processos de avaliação” Smith & Ragan (1999) 02/09/2007 Bernadétte & Janae

8 OBJETOS DE APRENDIZAGEM (GRANULARIZAÇÃO DE CONTEÚDO E OBJETIVOS PEDAGÓGICOS)
Esses pedaços de conteúdo que vão formar o percurso pedagógico - UM CENÁRIO de acesso a um objetivo pedagógico 02/09/2007 Bernadétte & Janae

9 MATERIAIS E OBJETOS PEDAGÓGICOS?
Um conteúdo (material ou recurso digital), sem dúvida senão tiver, de maneira intríseca e/ou extrínseca, uma intenção ou objetivo pedagógico ou se inserir em um cenário de aprendizagem não é Pedagógico. Têm que ser acompanhado das indicações/condições/identificadores de uso ou de inscrição em um cenário de formação Daí a noção de Objetos de Aprendizagem (ou grãos pedagógicos!) 02/09/2007 Bernadétte & Janae

10 OS OBJETOS PEDAGÓGICOS
Grãos de Conteúdos Que se revertem nas possibilidades tecnológicas e pedagógicas de reutilização, atualização, customização e distribuição on line e/ou off line; Minimizam os custos de produção utilizados nos diversos modelos pedagógicos e nos formatos de entrega dos conteúdos Que possibilita conteúdos: adaptáveis, abordáveis, avaliáveis, acessíveis, duráveis, intercambiáveis, interoperáveis, geráveis, confiáveis, reutilizáveis. 02/09/2007 Bernadétte & Janae

11 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA EaD
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: O indivíduo não é apenas ativo, mas interativo, porque constrói conhecimentos e se constitui a partir das relações intra e interpessoais. Aquisição do Conhecimento pela interação com o meio. (Vygotsky) 02/09/2007 Bernadétte & Janae

12 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA EaD
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Ato educacional: processo interativo que envolve aluno/objeto do conhecimento / professor e pressupõe Interatividade Cooperação Autonomia 02/09/2007 Bernadétte & Janae

13 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA EaD
Por meio de textos impressos ou digitalizados e de outras mídias 02/09/2007 Bernadétte & Janae

14 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA EaD
Relação Professor X Aluno do Professor Papel Definir as ferramentas disponíveis adequando o uso à proposta do curso e/ou da disciplina Organizar, orientar e avaliar o processo ensino-aprendizagem 02/09/2007 Bernadétte & Janae

15 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA EaD
Relação Professor X Aluno Planejar atividades e trabalhos, entre outros, divulgando-os em templo hábil Papel do Criar situações de aprendizagem problematizadoras e reflexivas Professor O QUE MAIS????? 02/09/2007 Bernadétte & Janae

16 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA EaD
Relação Professor X Aluno Aluno Papel do Aprender a aprender Auto-organizar-se: tempo e espaço de estudo Demonstrar autonomia Manter comunicação entre os colegas O QUE MAIS??? 02/09/2007 Bernadétte & Janae

17 PLANEJAMENTO DOS MATERIAIS PARA EaD ENVOLVE
Grupo de trabalho Perfil do aluno Perfil do curso 02/09/2007 Bernadétte & Janae

18 PLANEJAMENTO DOS MATERIAIS PARA EaD ENVOLVE
GRUPO DE TRABALHO Especialistas das disciplinas (conteudistas) Especialistas na elaboração de materiais (pedagogo, revisor, diagramador) 02/09/2007 Bernadétte & Janae

19 Habilidades no uso das tecnologias a serem empregadas
PLANEJAMENTO DOS MATERIAIS PARA EaD ENVOLVE Interesses preocupações dificuldades Perfil de leitura PERFIL DO ALUNO Conhecimento prévio em relação aos conteúdos Habilidades no uso das tecnologias a serem empregadas 02/09/2007 Bernadétte & Janae

20 PLANEJAMENTO DOS MATERIAIS PARA EaD ENVOLVE
PERFIL DO CURSO/DISCIPLINA Definir os objetivos do curso/disciplina; Identificar e selecionar os núcleos temáticos, conceitos e relações conceituais principais; 02/09/2007 Bernadétte & Janae

21 PLANEJAMENTO DOS MATERIAIS PARA EaD ENVOLVE
Definir as principais referências bibliográficas dos textos a serem elaborados; definir tipos e organização dos materiais. 02/09/2007 Bernadétte & Janae

22 “Saber tirar o maior proveito da escrita é essencial para quem quer crescer em um mercado de trabalho extremamente competitivo e exigente” (OLIVEIRA & MOTTA 2004, p. 5) 02/09/2007 Bernadétte & Janae

23 TRABALHO DE GRUPO 2 Quais diferenças e semelhanças existem entre um material impresso utilizado nas aulas presenciais e um material impresso para EaD? 02/09/2007 Bernadétte & Janae

24 O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: No texto que você produz TUDO se torna evidente: seus valores seu envolvimento suas crenças sua criatividade sua formação sua proposta de trabalho seu conhecimento sua capacidade de organização sua metodologia sua forma de informação e comunicação porque não dizer sua personalidade 02/09/2007 Bernadétte & Janae

25 POR ISTO O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
Sua forma de informação e comunicação tem que ter credibilidade Que o leitor, o aprendente CONFIE EM VOCÊ 02/09/2007 Bernadétte & Janae

26 O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
Nenhuma informação, TERÁ VALIDADE, SE TORNARÁ CONHECIMENTO se não atender às necessidades do aprendente. PORQUÊ???? 02/09/2007 Bernadétte & Janae

27 O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
Porque deve estar focada no OBJETIVO PROPOSTO e atender de forma clara, precisa, interessante e convincente as necessidades dos sujeitos envolvidos. 02/09/2007 Bernadétte & Janae

28 O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
Passamos pela era agrícola em que a troca era suficiente; Passamos pela era industrial que produzir em série era unicamente necessário; Estamos na era do conhecimento que requer o saber, um saber qualificado, que atenda as necessidades individuais e do mercado. PARA ISTO PRECISAMOS 02/09/2007 Bernadétte & Janae

29 O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: combinação entre as estratégias de comunicação adequadas e o perfil do aluno seus interesses, seus conhecimentos anteriores, suas preocupações, suas dificuldades; organização das unidades textuais a partir das habilidades e competências que se espera desenvolver; 02/09/2007 Bernadétte & Janae

30 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS:
O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: Recursividade e Flexibilidade : a escrita se organiza de forma hipertextual o aluno/leitor estará sendo desafiado a todo momento a quebrar a ordem linear do texto, através de links, glossário, dicas de leitura complementar, ... fazendo a sua própria caminhada, de modo a construir os sentidos de forma diversa e personalizada. 02/09/2007 Bernadétte & Janae

31 O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: que transmita ao aluno a idéia de que ele é o interlocutor permanente do professor e que ambos participem de maneira conjunta da construção do conhecimento linguagem clara, direta e expressiva “Uma linguagem clara e expressiva não significa banalizar o conteúdo ou suprimir a complexidade dos desenvolvimentos conceituais” (SOLETIC, 2001) 02/09/2007 Bernadétte & Janae

32 Tornar a informação mais visual; Utilizar linguagem atualizada;
Que os recursos digitais sejam mais inteligentes; Que as informações sejam claras, simples, dinâmicas, personalizadas e objetivas. 02/09/2007 Bernadétte & Janae

33 linguagem assessível; elementos essenciais para bom entendimento;
UM BOM TEXTO REUNE.... imagem certa; linguagem assessível; elementos essenciais para bom entendimento; seleciona as informações adequadas de forma quanti e qulitativamente; conduz o aprendente a ação. 02/09/2007 Bernadétte & Janae

34 Saiba o que escrever; Para quem escrever; Como escrever.
ANTES DE COMEÇAR A ESCREVER ORGANIZE-SE... Saiba o que escrever; Para quem escrever; Como escrever. LEMBRE-SE... 02/09/2007 Bernadétte & Janae

35 PARA CADA TIPO DE FESTA EXISTE UM TRAJE ADEQUADO;
PARA CADA TIPO DE REUNIÃO EXISTE UM PROTOCOLO ORGANIZADO; PARA CADA TIPO DE CONHECIMENTO EXISTE UMA ESPECIFICIDADE. 02/09/2007 Bernadétte & Janae

36 O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
POSSÍVEIS DIFICULDADES DO PROFESSOR: compreender esse novo gênero de texto: natureza, organização e características (oral x escrito); estabelecer com clareza os critérios de ordem e hierarquia a partir dos quais se organiza um material escrito do tipo expositivo; superar a visão de que o espaço destinado à EAD é um espaço para publicação científica 02/09/2007 Bernadétte & Janae

37 O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
POSSÍVEIS DIFICULDADES DOS ALUNOS: erros de compreensão pelo emprego equivocado de certos termos técnicos e científicos Diferenciar idéias principais e secundárias de um texto (superestrutura) falta de preparo para estudar a partir do próprio esforço 02/09/2007 Bernadétte & Janae

38 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Motivar a aprendizagem; Procurar manter um diálogo e orientação de forma permanente; Estabelecer recomendações para o melhor aprendizado; Controlar e avaliar o aprendizado; 02/09/2007 Bernadétte & Janae

39 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Usar linguagem simples, clara, objetiva e direta; Dar indicações ao estudante sobre como ler, apontando leituras complementares; Utilizar fotos, figuras, desenhos, gráficos, charges, ilustrações... 02/09/2007 Bernadétte & Janae

40 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL IMPRESSO Apresentação geral Sumário Seqüência das unidades - numeração das páginas Títulos e subtítulos 02/09/2007 Bernadétte & Janae

41 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
claros Precisos elucidativos escritos de forma simples e de fácil compreensão Os objetivos de aprendizagem de cada unidade devem ser Fotos Figuras Desenhos tabelas... Recursos visuais: 02/09/2007 Bernadétte & Janae

42 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
O uso desses recursos e outros tipos de linguagens facilitam, e motivam o aprendizado, auxiliando o aluno na relação teoria-prática. LAASER(1997) 02/09/2007 Bernadétte & Janae

43 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Por quê ? Torna a mensagem mais clara; Quebra a monotonia do texto corrido; Ajuda os alunos a lembrar mais facilmente as informações; Motiva; 02/09/2007 Bernadétte & Janae

44 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Torna o impresso mais atrativo; Aumenta a atenção; Ajuda a tornar a aprendizagem mais real; Permite a universalização da comunicação. 02/09/2007 Bernadétte & Janae

45 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Caixa de texto (Box), hipertextos ou links são recursos que possibilitam a inserção de fatos, informações adicionais e exemplos que ilustram o conteúdo, sem “quebrar” a idéia principal que vem sendo desenvolvida no texto. 02/09/2007 Bernadétte & Janae

46 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Textos como cartoon e charge são recursos informativos que auxiliam na interpretação crítica de determinadas situações e conferem uma “leveza” ao texto, situação desejável para a auto-aprendizagem 02/09/2007 Bernadétte & Janae

47 02/09/2007 Bernadétte & Janae

48 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Referências Bibliográficas e Citações Observar as instruções sistematizadas nas normas da ABNT Cuidado com o plágio 02/09/2007 Bernadétte & Janae

49 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
a disciplina e o conteúdo SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR Isso significa que as fontes utilizadas para sua organização devem ser sempre indicadas. Quando se tratar de texto adaptado, sugere-se que no início do texto utilizado, seja dado crédito ao autor original. 02/09/2007 Bernadétte & Janae

50 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Em lugar de notas de rodapé dispor de recurso da caixa de texto e outros Referência deve aparecer no final de cada unidade Bibliografia comentada e complementar 02/09/2007 Bernadétte & Janae

51 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Diagramação e Editoração O professor é o RESPONSÁVEL pelo conteúdo Os diagramadores e editores procuram dar um “ganho visual” na organização do texto, a partir das ferramentas de comunicação. Os especialistas em EaD auxiliam com estratégias que favoreçam a auto-aprendizagem 02/09/2007 Bernadétte & Janae

52 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Diagramação e Editoração Um material didático deve trabalhar com equilíbrio os elementos disponíveis. Não será uma página muito enfeitada, colorida (poluída) que vai chamar à leitura. Isso, na verdade, pode afugentar o leitor, o aluno que se dispõe a aprender a distância; 02/09/2007 Bernadétte & Janae

53 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Diagramação e Editoração Para facilitar o processo de editoração, o professor deve encaminhar os textos, fotos e quadros de forma organizada para que a diagramação seja facilitada; 02/09/2007 Bernadétte & Janae

54 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Diagramação e Editoração É extremamente importante que o professor acompanhe a elaboração do material, pois algumas idéias sobre a organização do texto são de sua responsabilidade. 02/09/2007 Bernadétte & Janae

55 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Exercícios e Atividades são importantes e possibilitam avaliar e auto-avaliar o processo de ensino-aprendizagem 02/09/2007 Bernadétte & Janae

56 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Exercícios e Atividades devem estar disponibilizados, preferencialmente no AVA, possibilitando maior participação e acesso aos alunos. Desta forma, o professor não precisa disponibilizar exercícios no impresso, e sim orientar o acadêmico na busca destes no ambiente. 02/09/2007 Bernadétte & Janae

57 RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Exercícios e Atividades Contextualizados; Problematizados; Ter clareza no que se quer, no que se pretende; Enfatizar a pesquisa e a construção de novos conhecimentos DEVEM SER : 02/09/2007 Bernadétte & Janae

58 ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Antes de começar, faça a si mesmo(a) as seguintes perguntas: O que se pode dizer do tema? Por que escrevo sobre ele? Para quem escrevo? Que tipo de texto vou utilizar? 02/09/2007 Bernadétte & Janae

59 ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
adote um estilo claro, conciso, preciso, fluido e facilmente compreensível; dê preferência às frases curtas, na ordem direta (sujeito, verbo, complemento). Intercale-as com frases maiores — porém não muito longas; 02/09/2007 Bernadétte & Janae

60 ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
adote um estilo claro, conciso, preciso, fluido e facilmente compreensível; dê preferência às frases curtas, na ordem direta (sujeito, verbo, complemento). Intercale-as com frases maiores — porém não muito longas; 02/09/2007 Bernadétte & Janae

61 ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
explique todos os termos técnicos e as siglas (utilize o hipertexto) evite o uso excessivo do “que” prefira verbos ativos e diretos, evite voz passiva e uso do gerúndio 02/09/2007 Bernadétte & Janae

62 ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
use palavras concretas. Corte os adjetivos que não informam faça sugestões bibliográficas e de links na Internet evite o uso excessivo de palavras impessoais como “este”, “isso” ou “o qual” 02/09/2007 Bernadétte & Janae

63 ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
seja coloquial: use “você”, “eu” e “nós”; evite clichês, frases feitas e jargão acadêmico evite o uso excessivo de negações 02/09/2007 Bernadétte & Janae

64 ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
ao adaptar textos complexos, alterne trechos abstratos com formas mais simples de exposição use analogias, repetições, exemplos e comparações 02/09/2007 Bernadétte & Janae

65 ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Os parágrafos devem apresentar apenas uma ou duas idéias relacionadas Coesão Textual Os subtítulos são úteis para que os alunos possam ver que você está Apresentando uma idéia nova A construção de “pontes” é importante, pois representam elementos de transição entre as seções ou parágrafos As idéias principais devem ser recapituladas ao final de cada módulo 02/09/2007 Bernadétte & Janae

66 Etapas para a construção do projeto de material impresso para EaD
1. Decidir sobre o assunto do curso 2. Definir o perfil do público alvo 8. Desenho dos storyboards: cada página definida no mapa conceitual é projetada 3. Descrição do módulo: pré-requisitos para participar do curso conteúdo, objetivos, avaliação Etapas para a construção do projeto de material impresso para EaD 7. Decisão dos recursos e das ferramentas, de acordo com as necessidades do curso e do público alvo Projeto EaD 4. Listagem dos recursos: recursos humanos, tecnológicos, materiais e de infra-estrutura física 6. Descrição da seqüência do módulo: definição do mapa conceitual, se será linear ou não 5. Definição do estilo de curso: padrão de design, layout, ergonomia... 02/09/2007 Bernadétte & Janae

67 CONSIDERAÇÕES FINAIS O material didático impresso é um dos recursos
para aprendizagem significativa na modalidade EaD, e pode tornar-se ainda mais interessante se aliado a outras estratégias de aprendizagem. 02/09/2007 Bernadétte & Janae

68 O material impresso tem sido utilizado de forma
CONSIDERAÇÕES FINAIS O material impresso tem sido utilizado de forma cada vez mais integrada com outras mídias na EaD, aumentando as exigências por qualidade em sua elaboração. 02/09/2007 Bernadétte & Janae

69 Janae Gonçalves Martins, Dra
OBRIGADA !! Bernadétte Beber, Dra (47) Janae Gonçalves Martins, Dra (47) 02/09/2007 Bernadétte & Janae


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