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Diferenciação e Posicionamento (II)

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Apresentação em tema: "Diferenciação e Posicionamento (II)"— Transcrição da apresentação:

1 Diferenciação e Posicionamento (II)

2 Cadeia de Comunicação Etapas Anunciante Agência Mídia Mercado
I II III IV V Etapas

3 Diferenciação Diferenciação através de pessoas Pessoal qualificado;
Atendimento diferenciado; Competência Cortesia Credibilidade Confiabilidade Responsividade Comunicação

4 Diferenciação Diferenciação através de canal
Canal diferenciado para chegar ao cliente. Ex. Avon, Dell.

5 Diferenciação Diferenciação através de imagem
Como o público percebe a empresa e os produtos. Diferente da identidade. Essencialmente abstrato.

6 Desenvolvimento de uma Estratégia de Posicionamento
Critérios Importância Distintividade Superioridade Comunicabilidade Previsibilidade Disponibilidade para compra Rentabilidade

7 Desenvolvimento de uma Estratégia de Posicionamento
Posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distinta e significativa nas mentes dos consumidores-alvo. O resultado final do posicionamento é a criação bem-sucedida de uma posição de valor focada no mercado, uma declaração simples de porquê o mercado-alvo deve comprar o produto.

8 Quais diferenças promover?
“Ser o número 1” Posicionamento único de produtos Destaque para o primeiro. Exemplos: Melhor qualidade Melhor serviço Preço mais baixo Melhor valor Mais seguro Mais veloz Mais personalizado.

9 Quais diferenças promover?
Ter múltiplos valores Indica concorrência entre mesmos atributos entre empresas. Difícil de ser explicitado e mantido. Necessita de harmonia entre as diferenças.

10 Tipos de posicionamento
Posicionamento por atributo Ocorre quando uma empresa posiciona-se em um atributo como tamanho, anos de existência, etc. Posicionamento por benefício Ser líder um determinado benefício.

11 Tipos de posicionamento
Posicionamento por uso/aplicação Envolve posicionar o produto como o melhor para algum uso ou aplicação. Posicionamento por usuário O produto é posicionado como o melhor para algum grupo de usuário.

12 Tipos de posicionamento
Posicionamento por concorrente Melhor em relação aos concorrentes. Posicionamento por categoria de produto O produto é líder em determinada categoria. Posicionamento por qualidade /preço O produto oferece o maior valor.

13 Problemas de Posicionamento
Subposicionamento Algumas empresas descobrem que os compradores têm apenas uma vaga idéia da marca. Ex. mercado muito concorrido / saturado (sabão em pó). Superposiocionamento Os compradores podem ter uma visão muito restrita da marca. Ex. lojas que transparecem muito requinte (jóias).

14 Problemas de Posicionamento
Posicionamento confuso Os consumidores podem ter uma imagem confusa da marca, resultante de inconsistências de comunicação ou freqüentes mudanças de posicionamento. Posicionamento duvido Os compradores podem constatar que é difícil acreditar nos apelos de propaganda da marca, tendo como vista suas características, preço ou fabricante. Ex. Monange e Xuxa


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