A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS Curso EFA – Sec. Turma C / 2013 Módulo 788- Administração de Servidores Web Ano letivo Docente: Ana Batista

2 Servidores web ou web servers
Os computadores que contém informação no sistema e que estão disponíveis para serem acedidos por outros computadores são chamados servidores web ou web servers.

3 Web browser Para aceder aos servidores da web e abrirmos páginas web, precisamos de um programa cliente de web, neste caso, um web browser.

4 Para que serve um servidor web?
Um servidor Web serve essencialmente para albergar sítios de Internet. Um servidor web pode suportar diferentes tecnologias/linguagens de programação: php; asp.net; CGI, HTML; python, etc… Um servidor Web pode correr em vários Sistemas Operativos: Linux, Windows, Unix..

5 RESUMO… Para que a World Wide Web possa funcionar é necessária a existência de dois tipos de programas: Um programa “cliente”, que é utilizado para aceder aos sítios Web. • Exemplos: Internet Explorer e Mozilla Firefox. Um programa “servidor”, que envia ao utilizador as páginas/dados por este solicitados. • Exemplos: Apache e Internet Information Services.

6 ACESSO ÀS PÁGINAS WEB ATRAVÉS DE UM BROWSER
Do lado do computador que acede ao sistema, este começa por enviar um pedido de um documento HTML a um servidor, através do envio para a rede de um endereço URL. O pedido é canalizado pela Internet, até ao servidor indicado no endereço. O servidor ao receber o pedido, procura a página indicada (no caso de esta não ser indicada, é aberta a página principal ou home page do servidor).

7 ACESSO ÀS PÁGINAS WEB ATRAVÉS DE UM BROWSER
Em seguida, a página correspondente à resposta é enviada para a Internet e daí, conduzida até ao computador que fez o pedido. Por fim, o browser apresenta a página recebida.

8 Alguns exemplos de servidores web
Outras empresas: XAMPP, WAMPServer (Windows), LAMP (Linux), etc… Apache HTTP Server – Apache Software Foundation Internet Information Services (IIS) –Microsoft Sun Java System Web Server – SunMicrosystems Zeus Web Server – Zeus Technology NCSA httpd – NCSA Xitami – iMatix Corporation OmniHTTPd – Omnicron

9

10 Funcionalidades Embora os diversos Servidores Web que existem no mercado sejam diferentes em alguns detalhes, partilham as características básicas. Todos os programas servidores Web funcionam segundo o princípio da recepção de pedidos HTTP de uma rede (Internet ou Intranet), e do fornecimento de uma resposta HTTP.

11 funcionalidades A origem do conteúdo fornecido pelos servidores Web aos clientes/browsers pode ser: • Estático – quando é proveniente de um ficheiro de “texto” existente em disco (normalmente com a extensão .htm ou .html). • Dinâmico – quando é gerado por um programa ou script que é invocado pelo servidor Web (por exemplo páginas PHP, ASP.NET, JSP, …)

12 Servidor apache O Apache é o servidor web mais conhecido e utilizado que pode ser obtido gratuitamente em

13 XAMPP Xampp é um sw livre (pacote), que permite criar um servidor virtual no seu computador para testar os seus sites antes de os publicar online. O Xampp consiste principalmente na base de dados MySQL, o servidor web Apache, PHP e Perl. O programa está sob a licença GNU e atua como um servidor web livre, fácil de usar e capaz de interpretar páginas web dinâmicas. XAMPP atualmente suporta o Microsoft Windows, Linux, Solaris, e MacOS X.

14 IIS IIS (Internet Information System) é o servidor web da Microsoft.
O IIS é o segundo Servidor Web mais usado, a seguir ao sobejamente conhecido Apache. O nome do servidor web IIS foi traduzido para Português como “Serviços de Informação Internet”, sendo que a usar o acrónimo em Português seria SII, no entanto, usa-se o Inglês que é o mais generalizado.

15 Para instalar o IIS basta ir ao “Painel de Controlo”, “Programas”, clicar em “Activar ou desactivar Funcionalidades do Windows” (necessita de privilégios administrativos), depois na lista que aparece navegar até “Serviços World Wide Web” e seleccionar na checkbox, por defeito são marcados os componentes básicos ao funcionamento do IIS que na maioria dos casos é o suficiente, no entanto devem também seleccionar a “Consola de Gestão Web” que está em “Ferramentas de Gestão Web” de forma a ter uma interface gráfica para “mexer” nas configurações do IIS.

16 WAMPSERVER O WAMP (que significa Windows, Apache, MySQL, PHP5) é um pacote de programas que instala automaticamente o Apache, PHP5, MySQL Database, PHPmyadmin e SQLitemanager.


Carregar ppt "Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google