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Pesquisa SMS MARKETING.

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Apresentação em tema: "Pesquisa SMS MARKETING."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa SMS MARKETING

2 Introdução O desenvolvimento da Internet tem produzido mudanças na forma de comunicação das empresas com o Mercado. A comunicação empresarial têm se modificado em busca de agilidade e eficiência. A WBI Brasil, em parceria com a Focal Pesquisas, Vola Brasil e A2C Internet, realizou a pesquisa “SMS MARKETING” com a intenção de oferecer ao mercado brasileiro informações de como as empresas estão trabalhando com esta ferramenta, quais as expectativas e ações planejadas bem como entender como o cliente (consumidor) percebe e reage a este tipo de ação.

3 Organização da pesquisa
Objetivo: Identificar como as empresas utilizam o SMS marketing como ferramenta de comunicação junto ao seu público-alvo e a percepção do consumidor com relação a este tipo de ação. Universo da Pesquisa: Empresas brasileiras Amostragem: 487 respostas Coleta de dados: Realizada em agosto e setembro de 2004

4 Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi formatada com nove perguntas, divididas em duas partes: a primeira relacionada ao uso do SMS marketing pelas empresas, a segunda relacionada à percepção do cliente ao ser contatado pelas empresas através de mensagens no celular .

5 PERFIL DA AMOSTRA

6 Perfil da Amostra Cargo Diretor/Sócio/Proprietário Gerente/Supervisor Outros Analista/Consultor Técnico Coordenador/Assessor Auxiliar/Assistente TOTAL CIT. No. cit. Freq. 184 38,98% 85 18,01% 66 13,98% 49 10,38% 34 7,20% 31 6,57% 23 4,87% 472 100% 38,98% dos entrevistados ocupam cargos de Diretor, são Sócios ou Proprietários das empresas. Em menor número de citações aparecem Gerentes/Supervisores (18,01%) e Analistas/Consultores (10,38%).

7 Perfil da Amostra

8 Perfil da Amostra Ramo de atividade Indústria Comércio Serviço
TOTAL CIT. No. cit. Freq. 30 6,17% 64 13,17% 392 80,66% 486 100% A maioria das empresas que respondeu à pesquisa é do ramo de serviços (80,66%)

9 Perfil da Amostra

10 Perfil da Amostra Grande parte das empresas (73,35%) tem até 50 funcionários

11 Perfil da Amostra

12 Perfil da Amostra Estado RS SP SC RJ MG PR Outros TOTAL CIT. No. cit.
Freq. 158 33,62% 144 30,64% 47 10,00% 31 6,60% 23 4,89% 12 2,55% 55 11,70% 470 100%

13 Perfil da Amostra

14 ANÁLISE DOS DADOS

15 Estamos planejando utilizar
Sua empresa utiliza o SMS (mensagens curtas no celular) para se comunicar com os clientes? Empresa utiliza SMS Não Estamos planejando utilizar Sim TOTAL CIT. No. cit. Freq. 305 62,63% 95 19,51% 87 17,86% 487 100% Obs.: Os percentuais são calculados com base no número de citações Mais da metade das empresas (62,63%) não utiliza o SMS para se comunicar com os clientes

16 Sua empresa utiliza o SMS (mensagens curtas no celular) para se
comunicar com os clientes?

17 Se sim, como a sua empresa envia os SMS ?
Através do site/sistema disponibilizado pelas operadoras de telefonia celular Através do aparelho celular Através de ferramentas/sistemas de um fornecedor especializado Total de citações No. cit. Freq. 87 33,33% 261 100% O número de citações é superior ao número de observações devido às respostas múltiplas (3 no máximo). Os percentuais são calculados com base no número de citações As empresas se dividem na forma como enviam as mensagens no celular: “Através do site/sistema disponibilizado pelas operadoras de telefonia celular” (33,33%), “Através do aparelho celular” (33,33%) e “Através de ferramentas/sistemas de um fornecedor especializado (33,33%).

18 Se sim, como a sua empresa envia os SMS ?

19 Outra forma. Qual ? Aplicação em comunicação com o Vola (3 citações)
Atraves de um sistema desenvolvido em parceria com empresas de telefonia celular CycleLogic celular por software desenvolvido internamente (4 citações) ’s estamos planejando utilizar Ferramentas próprias usando serviços disponibilizados pelas operadoras Gateway de mensagens R2 Sistemas Internet Não sabemos informar Possível desenvolvimento de Serviço SMS próprio. Software do celular instalado no micro

20 Clientes com celular No. de citações Frequência
Da base total de clientes de sua empresa, quanto você estima que possui telefone celular? Clientes com celular No. de citações Frequência Entre 25% e 50% 35 7,19% Entre 50% e 75% 80 16,43% Mais que 75% 355 72,90% Menos que 25% 17 3,49% Total de citações 487 100% Os percentuais são calculados com base no número de citações As empresas estimam que, da base total de clientes, mais de 75% deles possui telefone celular (72,90% das citações).

21 Da base total de clientes de sua empresa, quanto você estima que
possui telefone celular?

22 Empresa coleta o celular ?
Sua empresa coleta o número do telefone celular dos clientes? Empresa coleta o celular ? No. citações Frequência Sim 335 68,79% Não 77 15,81% Está planejando coletar 75 15,40% Total de citações 487 100% Os percentuais são calculados com base no número de citações Grande parte das empresas (68,79% das citações) informou que coleta o telefone celular dos clientes.

23 Sua empresa coleta o número do telefone celular dos clientes?

24 Comparando com outras formas de contato (voz, e-mail, mala-direta, etc
Comparando com outras formas de contato (voz, , mala-direta, etc.), na sua opinião, quais são as principais vantagens para a sua empresa usar o SMS para se comunicar com os clientes? Receptividade Agilidade e abrangência A certeza de que a mensagem será lida e abordagem diferenciada (inovação). Mobilidade A mensagem se torna mais pessoal, mais ainda que o , pois o celular é um aparelho de uso exclusivo Rapidez, a certeza do recebimento e a facilidade da comunicação Acesso imediato Personalização Alta disponibilidade Aumentar a comunicação, aproveitando a facilidade e rapidez deste meio. Automação na comunicação direta com os meus clientes Fortalecimento de campanhas promocionais Imagem de modernidade

25 A PERCEPÇÃO DO CLIENTE

26 Você já recebeu ofertas ou comunicados de empresas via SMS ?
Ofertas ou comunicação SIM. Somente ofertas da minha operadora de telefonia celular Sim, da minha operadora de telefonia celular e também de outras empresas Nunca recebi TOTAL CIT. No. cit. Freq. 277 57,00% 145 29,84% 64 13,17% 486 100% Os percentuais são calculados com base no número de citações Mais da metade dos entrevistados (57%) respondeu que recebe somente ofertas da própria operadora de telefonia celular, via SMS

27 Você já recebeu ofertas ou comunicados de empresas via SMS ?

28 Se sim, você já assinou algum serviço, comprou algum produto, fez uma ligação, acessou algum site ou tomou alguma atitude após receber um SMS ? Os percentuais são calculados com base no número de citações Dentre os entrevistados que já receberam alguma oferta ou comunicado via SMS, a maioria (61,93%) não tomou nenhuma atitude após receber a mensagem, como assinar algum serviço, comprar algum produto ou acessar um site.

29 Se sim, você já assinou algum serviço, comprou algum produto, fez uma ligação, acessou algum site ou tomou alguma atitude após receber um SMS ?

30 Se você recebesse um SMS de uma empresa sem a sua autorização, qual seria o seu comportamento?
Os percentuais são calculados com base no número de citações Em relação a receber uma mensagem via SMS de uma empresa sem a autorização, 48,15% dos entrevistados responderam que não se importariam, se o assunto fosse do seu interesse. Já 38,27% (soma das três citações de não concordância) dos entrevistados considerariam uma invasão de privacidade ou tomariam alguma atitude para excluir o número do celular do cadastro.

31 Se você recebesse um SMS de uma empresa sem a sua autorização, qual seria o seu comportamento?

32 Das informações abaixo, quais você autorizaria receber em seu celular?
O número de citações é superior ao número de observações devido às respostas múltiplas (6 no máximo). Os percentuais são calculados com base no número de citações. Os entrevistados aceitariam receber todos os tipos de informações abordadas na pesquisa: “Promoções com ganhos diretos” (16,71%), “Notícias e novidades” (16,67%), “Cumprimentos por uma data especial (16,67%), Alerta sobre atrasos de pagamentos (16,67%), “Oportunidades de emprego” (16,64%) e “Lembretes de eventos importantes” (16,64%).

33 Das informações abaixo, quais você autorizaria receber em seu celular?

34 Outras Informações citadas:
Agenda de compromissos Alerta sobre usos do cartão de crédito ou débito Atualizações sistêmicas da gestão da empresa. Avisos da operadora, mensagem de amigos e clientes e fornecedores. Boletins específicos: Direito, Economia, Finanças, etc... Convites para eventos, cursos, palestras Dicas como assessoria on line de um assunto específico Entregas de encomendas Resultados de loteria e agendas de eventos rj e sp Informações culturais, do tempo, cotação da bolsa Notícias esportivas Noticias nacionais importantes Promoções de informática Promoções em boates e pratos do dia em um restaurante que frequento Saldo Bancario Serviços de Proteção, seguros, (Ex: Proteção 30 Horas) Sexo Turismo.

35 CONCLUSÃO Observa-se que a maioria das empresas (62,63%) não envia nenhum SMS Marketing para seus clientes, apesar de 68,79% informarem que coletam o número do celular de seus clientes. 72,90% (ou a grande maioria) das empresas estimam que mais de 75% da sua base total de clientes possui telefone celular. Este dado mostra uma grande oportunidade de explorar desde já o SMS como um canal de comunicação com o cliente. 57% das pessoas que responderam a pesquisa informaram que recebem SMS Marketing somente de sua operadora de telefonia celular e que 38,07% já assinaram algum tipo de serviço após receberem um SMS Marketing, mostrando a eficiência da ação; A exemplo do que acontece com o recebimento de marketing, 48,15% informaram que não se importam em receber SMS Marketing desde que o assunto seja de seu interesse.

36 AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO
Autorizamos a publicação da pesquisa desde seja citada a fonte (empresa e endereço do site), conforme abaixo: Empresa: WBI Brasil Site:

37 REALIZAÇÃO

38 Core Business WBI Brasil
A WBI BRASIL atua como consultoria em Estratégias Digitais junto aos seus clientes buscando desenvolver as melhores soluções no mercado Internet. A WBI Brasil oferece para as empresas, o potencial da Internet como ferramenta geradora de negócios, integrada com a estratégia de comunicação e os objetivos de mercado da mesma. A WBI Brasil caracteriza-se por integrar o conhecimento necessário sobre Internet e Tecnologia com as últimas tendências de Comunicação. Essa é a Visão da WBI Brasil sobre e-business: encontrar formas mais eficientes de resolver os problemas comerciais típicos, mediante a integração da Web com a Tecnologia da Informação.

39 Porto Alegre – Rio Grande do Sul - Brasil
Contatos Av. Érico Veríssimo, 960 Porto Alegre – Rio Grande do Sul - Brasil (51) Paulo Kendzerski Diretor de Marketing (51)

40 PARCEIROS NA PESQUISA www.focal.com.br Gustavo Campos
Diretor Comercial Rodrigo Leal Diretor de Marketing Anderson Andrade Diretor de Marketing

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