A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fluidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fluidos."— Transcrição da apresentação:

1 Fluidos

2 “ Todo fenômeno edifica, se recebido para enriquecer o campo da essência.
Quanto a nós, porém, estejamos fiéis à instrução, desmaterializando o espírito, quanto possível, para que o Espírito disponha a brilhar.” (Emmanuel)

3 Fluidos

4 LEMBRETES Todo universo é constituído desse fluido;
O fluido cósmico universal é energia condensada em estado muito sutil; Em todos os estágios, os fluidos sofrem modificações, as mais variáveis; O perispírito reveste o Espírito; é constituído de fluido cósmico universal, retirado da matéria do planeta onde o Espírito vive; São a atmosfera dos seres espirituais; São o veículo do pensamento, assim como o ar é o veículo do som; São modificados pela vontade e pelo pensamento; Determinam as vestes e aparências dos Espíritos (transfiguração); Os pensamentos manipulam os fluidos, produzindo formas-pensamento, as quais se refletem no corpo espiritual e deste para o corpo material do homem; Maus pensamentos corrompem os fluidos; Bons pensamentos purificam os fluidos; Perispírito - fluido condensado - plasticidade - (lobo, ovóide e transfiguração); Espírito - foco inteligente;

5 PRINCÍPIOS ENERGÉTICOS Esquema Gráfico - Simplificado
DEUS Fluido Universal Princípio Espiritual Princípio Material Espírito Matéria Corpo Físico Perispírito Fluido Cósmico

6 Violetas na janela... A janela estava aberta, dando a visão bonita da parte direita do jardim. Possuía um delicado beiral de madeira clara e nela estavam vários vasos de violetas. Vasos floridos, com violetas coloridas e lindas. Lembranças vieram-me à mente. Recordei os vasos de violetas de minha mãe, que enfeitam os vitrôs de nossa cozinha. Pareciam as mesmas. -E são! -disse vovó. - Anézia plasma com muito amor as violetas para você. São réplicas das que enfeitam a cozinha do seu lar terreno. -Vovó, como isto é possível? -indaguei admirada. -Sua mãe a ama muito e sente muita saudade. Saudade vinda do amor não satisfeito pela ausência do ser amado. Dela emana continuamente esse amor e saudade por você. Ela não desejava ou esperava sua vinda. Está se esforçando para não prejudicá-la, e assim canaliza seu carinho e oferece as flores a você. É uma maneira que ela encontrou para demonstrar seu amor. É uma oferta contínua. Com nossa pequena ajuda e de seus amigos aqui, esses fluidos foram e são condensados e aí estão: maravilhosas violetas. -Vovó, por que a senhora diz meu lar terreno? -Podemos ter muitas moradas. Você é amada. Cada coração que nos ama é como um lar a confortar-nos. Poderia dizer ex-lar. Mas, para todos, ele será sempre seu. Não a casa terrena na sua moradia física, mas um lar cheio de amor, onde é lembrada com alegria. Você é filha, irmã, tia e amiga, e não a que foi. Aproximei-me das violetas, sua emanação fortaleceu-me. Vieram com um recado: "Patrícia, quero-a feliz! Nós a amamos, amo-a! Não desanime, viva com alegria. Que estas violetas enfeitem onde você está, onde irá passar a maior parte do tempo". Aquelas florzinhas delicadas, coloridas, saudavam-me. Vovó me deixou sozinha. Mamãe gosta muito de flores e cuida delas com carinho. Não poderia ter recebido melhor presente. Por alguns minutos fiquei a recordar acontecimentos, histórias dos vasos, ela plantando e regando as flores. Sua risada alegre, seu carinho especial. Senti-me fortalecida e sorri contente. O amor forte e sincero de minha mãe acompanhava-me, protegendo-me como sempre, dando-me coragem e alegria. Amor de mãe é como um farol a iluminar seus entes queridos e a perfumar suas existências. As violetas encantavam-me, não só enfeitariam a janela do meu quarto, mas a janela do mundo novo que se defrontava à minha frente.

7 Perguntas 1) Patrícia é a personagem desta história real. Ela se depara com o seu novo quarto no plano espiritual. O que chamava a atenção de Patrícia no quarto? R.: A janela com o beiral cheio de violetas coloridas. 2) O que veio à lembrança de Patrícia? R.: A recordação dos vasos de violetas de sua mãe. 3) Sua avó diz que as violetas que enfeitam a casa de sua mãe na Terra são as mesmas do quanto de Patrícia. Como a mãe de Patrícia manda-lhe as violetas para enfeitar seu quarto? R.: Através do amor e do pensamento da mãe pela filha. 4) Como acontece isso? R.: Os fluidos emanados pelo pensamento da mãe chegam até Patrícia e, com a ajuda dos amigos espirituais, esses fluidos são condensados dando a forma das violetas. 5) Patrícia diz que as flores vieram com um recado. Como ela recebeu esse recado? R.: Através da emanação de fluidos do pensamento da mãe que estavam nas flores.

8 Perguntas 6. Que são esses fluidos que se transformam em vasos, flores, palavras e sentimentos? R.: Esse fluido é uma criação de Deus. É o princípio básico de todas as coisas chamado de Fluido Cósmico Universal ou ainda Plasma Divino. O Fluido Cósmico Universal, sendo o princípio básico de todas as coisas, tudo o mais é subproduto desse fluido. “As Inteligências Gloriosas tomam o Plasma Divino e convertem-no em habitações cósmicas (galáxias, sois, planetas, estrelas, etc) de múltiplas expressões, radiantes ou obscuras, gaseificadas ou sólidas, obedecendo as leis predeterminadas...” diz André Luiz. 7. A Terra e tudo que existe nela, inclusive nós, somos o FCU? R.: No nosso planeta o FCU se acha mais ou menos modificado para formar a nossa matéria. Então, tudo o que temos e somos, é modificação desse fluido. E se tudo é derivado desse fluido, corpo físico, perispírito e espírito, são formados dele. No nosso planeta, a forma mais simples que temos do FCU é o fluido animal, a também damos o nome de energia ou fluido vital que anima a matéria, ou seja, dá vitalidade a todo ser vivo. Exemplo de fluido no vegetal: Quando retiramos a flor do jardim e com o tempo ela fica seca, vemos que aí se perdeu todo o fluido vital ficando apenas o FCU, ue é a matéria seca. Exemplo de fluido animal: Quando os elementos essenciais ao funcionamento dos órgãos do ser animal estão destruídos ou muito profundamente alterados, o fluido se torna impotente para lhes transmitir o movimento da vida e o ser morre.

9 Perguntas 8. Qual é a quantidade de FCU para os seres vivos?
R.: Varia de espécie para espécie e não é constante. O fluido vital de uma flor não é a mesma de um ser humano. O ser humano tem muito mais fluido vital, assim a vida é mais alongada que a flor. 9. Podemos transmitir fluidos vitais de uma pessoa para a outra? R.: Com a ajuda dos amigos espirituais, os fluidos emanados pela mãe de Patrícia foram condensados formando aquelas violetas bonitas. Assim podemos fazer quando temos um ato de carinho para com o outro, seja um abraço, um apertar de mãos, um sorriso, uma palavra amiga. No momento do passe, ocorre uma transmissão de fluidos muito importante para quem dá e para quem recebe. Há intervenção da espiritualidade manipulando esses fluidos, de acordo com a necessidade de cada um. A prece feita com seriedade e pensamento voltado para Deus segue em forma de ondas sonoras se a oração for em voz alta ou pelas ondas do pensamento, sendo essas ondas fluidos manipulados pela espiritualidade. Nos trabalhos de cura das Casas Espíritas, aquele que tiver maior porção pode doá-lo a um que tenha menos fluido e em certos casos prolongar a vida prestes a extinguir-se. Enquanto estamos assistindo a uma palestra, a Espiritualidade Superior manipula os fluidos da nossa atmosfera, extraindo outros fluidos da Natureza ao redor, seja mata, mar, flores, fazendo desta água fluidificada o remédio para nossas dores do corpo e da alma.

10 Definição CONCEITO: designação genérica de gases e líquidos
ESPÍRITA  Tudo quanto importa à matéria da mais grosseira à mais diáfana, variando ao infinito para atender as necessidades físicas, químicas e vitais, intermediação reinos material e espiritual. Aplica-se a sólido, líquidos, gases e os inapreensíveis para nós.

11 Campos Energético e de Força
Campo  não é uma força unilateral, mas uma dinâmica multidirecional. Exemplo 1: pedra no lago

12 Exemplo 2: acender uma vela numa sala escura
Exemplo 2: acender uma vela numa sala escura. A chama tem seu foco restrito e localizado, ilumina uma zona que lhe é o “campo” peculiar, não se restringindo esse “campo” à labareda (fonte, causa), mas à sua ação iluminativa ou, ainda, ao alcance calórico (campo, efeito) de suas irradiações térmicas.

13 Fluido Universal O QUE É DEUS PARA O ESPIRITISMO:
inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (Questão n.º 1 em O Livro dos Espíritos). Há prova de que Deus existe, porque, de acordo com a lógica e com a ciência, não existe efeito sem causa. Quando o homem, com toda sua inteligência, não é capaz de produzir e, muito menos, explicar determinados efeitos (aos quais, pelo desconhecimento, batizam de “fenômenos” ou “mistérios”), cujas causas se acham acima do gênero humano, diz Allan Kardec: “É ESSA CAUSA QUE SE CHAMA DEUS, JEOVÁ, ALÁ, BRAMA, GRANDE ESPÍRITO ETC”. (do livro Obras Póstumas, n.º 1). Estudando-se CAUSA E EFEITO chega-se a DEUS, cientificamente. Pela FÉ, também, pois todos temos o sentimento intuitivo de uma força criadora.

14 Fluido Universal DEUS Princípio Espiritual Princípio Material
DOIS PRINCÍPIOS DO ESPIRITISMO, subordinados a um TERCEIRO: 1.º — PRINCÍPIO INTELIGENTE: O ESPÍRITO 2.º — PRINCÍPIO MATERIAL: A MATÉRIA (ambos governados por leis naturais e sujeitos às leis de causa e efeito) subordinados ao 3.º — PRINCÍPIO DAS CAUSAS: DEUS DEUS Princípio Espiritual Princípio Material

15 Termo utilizado para traduzir as "substâncias líquidas ou gasosas"
FLUIDO UNIVERSAL Definição Termo utilizado para traduzir as "substâncias líquidas ou gasosas" Fluido Estados da matéria em que ela é mais rarefeita do que no estado conhecido sob o nome de gás. Para Gabriel Delanne Eterização ou imponderabi-lidade Matéria Elementar Primitiva Fluido Universal Materializa-ção ou ponderabili-dade

16 FLUIDO UNIVERSAL Fluido
Decomposição Além da matéria bruta e do corpo físico, o fluido universal pode ser decomposto: é o elemento que dá vida à matéria orgânica. Pode ser denominado de magnetismo, eletricidade etc Fluido vital: tipo de matéria que se situa entre a matéria densa e a matéria perispirítica. Presta, sobretudo, aos trabalhos de efeitos físicos e materializações. Ectoplasma: invólucro semi-material do Espírito. Nos encarnados, serve de laço intermediário entre o Espírito e a matéria. Perispírito:

17 FLUIDO UNIVERSAL Ectoplasma Fluido Vital Corpo Físico Perispírito
Esquema Gráfico Ectoplasma Fluido Vital Corpo Físico Perispírito Perispírito Fluido Vital Ectoplasma

18 Fluido Cósmico É a primeira grande derivação do fluido universal.
Ele enche todos os vazios, “ o meio sutil onde o universo se equilibra”. E faz com que a matéria adquira “ as qualidades que a gravidade lhe dá” . Um “ verdadeiro campo energético” pleno de elementos transformáveis, adaptáveis, expansíveis, contráteis, manipuláveis. A.L.  plasma divino, hausto do Criador ou força nervosa do Todo Sábio. Em essência, toda a matéria é energia tornada visível e toda energia, originariamente, é força divina que nos apropriamos... (F.X, Evolução em Dois Mundos)

19 SANTIFICADO SEJA O SEU NOME !!! (oração Pai Nosso)
Dedução Importante O Princípio de tudo é DEUS. Fluido cósmico deriva do universal; pois deste tudo deriva. O livro que estudei para esta aula provém de Deus, que emprestou ao “autor” Jacob Melo que nos informou. Quer dizer, que estas transparências e estas palavras provém de Deus..Agora !!! Neste momento !!!. E disso também provém que das coisas úteis e boas...nada provém de nós, mas...DEUS. Somos intermediários do BEM...e com o nosso egoísmo geramos o prejuízo, pois nos desconectamos da fonte de amor. Esta analogia é válida para tudo...Desde a MATÉRIA...ao COMPORTAMENTO. SANTIFICADO SEJA O SEU NOME !!! (oração Pai Nosso)

20 Por isso a recomendação:
Antes de iniciarmos qualquer atividade, peçamos a benção a Deus. Após terminarmos, agradeçamos o apoio e o estímulo, entregando o resultado do nosso esforço a DEUS.

21 Princípio e Fluido Vital
Filosoficamente, são requisitos fundamentais que alicerçam alguma coisa. Os princípios designam as regras de ação que se apresentam claramente ao espírito e que o indivíduo deve aplicar na sua atividade (por exemplo, os princípios de moral). Perguntas e respostas na pag 61 e 62. Reside no fluido universal; dele o espírito extrai o envoltório semimaterial que constitui o seu perispírito e é por meio desse fluido que atua sobre a matéria inerte...A.K / São Luiz. Anima a matéria por uma espécie de vida fictícia; a matéria se anima pela vida animal... Princípio Vital

22 Princípio e Fluido Vital
O princípio orgânico que anima a vida material em todos os seres vivos; e o FLUIDO UNIVERSAL é o princípio formado por elementos etéreos (do éter); dele faz uso para suas manifestações; sem o FLUIDO UNIVERSAL, como princípio, a MATÉRIA ESTARIA EM PERPÉTUO ESTADO DE DIVISÃO. MATÉRIA, PENSAMENTO E FLUIDO: a matéria é energia condensada; o pensamento é energia em movimento; o fluido POSSUI um princípio energético com que trabalha o Espírito. A ENERGIA ESTÁ SEMPRE EM MOVIMENTO, DANDO ORIGEM AO CALOR E À LUZ. QUANDO NA FORMA DE ENERGIA CÓSMICA OU FLUIDO UNIVERSAL, E SENDO O HOMEM, COMO ESPÍRITO ENCARNADO OU ALMA, SEU GRANDE REPOSITÓRIO, PODE OCASIONAR INTERFERÊNCIAS AMBIENTAIS, PELO MAGNETISMO PODEROSO, TANTO PARA O BEM COMO PARA O MAL, DEPENDENDO DOS PENSAMENTOS, DAS PALAVRAS E DAS AÇÕES DO SER HUMANO.

23 ENERGIA Tipos É a capacidade dos corpos para produzir um trabalho ou desenvolver uma força. Em Física calorífica, cinética, elétrica, eletromagnética, mecânica, potencial, química, radiante. Formas de Energia Se uma bola é projetada de um edifício, a sua energia de repouso (potência), transforma-se em energia cinética. Quando cai no chão, transforma-se em energia calorífica e sonora. Transformação da Energia

24 POTÊNCIA Esquema Gráfico Potência Cinética Calor e Som

25 3) Energia cinética: energia mecânica de um corpo em movimento.
Tipos 1) Energia atômica: energia liberada por alterações no núcleo de um átomo. 2) Energia calorífica: energia desenvolvida pela ação do calor; energia térmica. 3) Energia cinética: energia mecânica de um corpo em movimento. 4) Energia elétrica: energia proporcionada pela eletricidade. 5) Energia eólica: energia derivada dos ventos. 6) Energia hidráulica, etc.

26 PRINCÍPIOS ENERGÉTICOS Esquema Gráfico - Simplificado
DEUS Fluido Universal Princípio Espiritual Princípio Material Espírito Matéria Corpo Físico Perispírito Fluido Cósmico

27 CÉLULA NERVOSA Energética Psíquica "A unidade estrutural e funcional do sistema nervoso, o neurônio ou célula nervosa, em número aproximado de 25 bilhões (encéfalo e medula espinhal), constitui um campo ainda pouco conhecido..." "...A função precípua da unidade nervosa é a coordenação e condução, através de seu citoplasma especializado, do impulso nervoso. Temos como certo, a origem dessas impulsões, nas camadas vibratórias da energética psíquica de profundidade.

28 TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA
Pensamento É pelo pensamento que transformamos as energias. Quanto mais puros forem os nossos pensamentos, maior capacidade adquiriremos para modificar as energias ambientais. Tomemos, por exemplo, um ser equilibrado e cheio de energia espiritual. Ele é como uma luz no meio da escuridão: não tem receio de entrar em lugares fétidos, e por onde passa irradia o seu magnetismo contagiante

29 TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA
Esquema Gráfico

30 FONTE DE CONSULTA ANDREA, J. Energética do Psiquismo: Fronteiras da Alma. 3. ed., Rio de Janeiro, F. V. Lorenz, 1990. Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa/Rio de Janeiro, Editorial Enciclopédia, s.d. p. THINES, G. e LEMPEREUR, A. Dicionário Geral das Ciências Humanas. Lisboa, Edições 70, 1984. KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1975. EQUIPE DA FEB. O Espiritismo de A a Z. Rio de Janeiro, FEB, 1995.

31 Fontes de Estudo O Passe, Jacob Melo

32 Complemento


Carregar ppt "Fluidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google