A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERPRETAÇÃO TEXTUAL"— Transcrição da apresentação:

1 INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
AULA 15 – APOTEC

2 LER: “O VER DE VERDADE” “(...) ler é suspender a passagem do tempo: para o leitor, os escritores passados se tornam presentes, os escritores presentes dialogam com o passado e anunciam o futuro”. Marilena Chauí

3 LEITORES LEITOR CRÍTICO: é aquele que, diante de qualquer texto, verbal ou não verbal, coloca-se em uma postura ativa, de análise, de resposta ao texto lido. Ele não só analisa o texto, mas também os demais elementos da situação de produção: Quem fala; Para quem fala; Em qual contexto; Momento histórico; Em que meio ou suporte de divulgação.

4 LEITORES LEITOR COMPETENTE: é aquele que, além do sentido das palavras, descobre também o significado das pausas, dos silêncios, da pontuação. Diante de um texto, é necessário que você fique atento a qualquer indício de informação, pois essa atenção contribuirá para o seu melhor entendimento. Portanto, seja um leitor crítico e competente!

5 Interpretação de Gêneros textuais

6 GÊNEROS TEXTUAIS É importante ter um conhecimento prévio sobre gêneros textuais que possam surgir para você interpretar. Com isso, fique de olho nas seguintes estruturas: Narrar; Relatar; Argumentar; Expor; Instruir. Saber o tipo de texto que você vai interpretar ajuda muito na hora de entender o texto!!

7 GÊNERO TEXTUAL: DISSERTATIVO
Dissertação Expositiva Autor apresenta uma ideia, expõe o que ele ou outros pensam sobre um tema ou assunto. Dissertação Argumentativa Autor quer provar a veracidade ou a falsidade de ideias; pretende convencer o leitor ou ouvinte através de argumentos.

8 Texto 01 - A língua do Brasil amanhã
Ouvimos com frequência opiniões alarmantes a respeito do futuro da nossa língua. Às vezes se diz que ela vai simplesmente desaparecer, em benefício de outras línguas supostamente expansionistas (em especial o inglês, atual candidato número um a língua universal); ou que vai se misturar com o espanhol, formando o “portunhol”; ou, simplesmente, que vai se corromper pelo uso da gíria e das formas populares de expressão (do tipo: o casaco que cê ia sair com ele tá rasgado). Aqui pretendo trazer uma opinião mais otimista: a nossa língua, estou convencido, não está em perigo de desaparecimento, muito menos de mistura. Por outro lado (e não é possível agradar a todos), acredito que nossa língua está mudando, e certamente não será a mesma. O que é que poderia ameaçar a integridade ou a existência da nossa língua? Um dos fatores, frequentemente citado, é a influência do inglês – o mundo de empréstimos que andamos fazendo para nos expressarmos sobre certos assuntos. Não se pode negar que o fenômeno existe; o que mais se faz hoje em dia é surfar, deletar ou tratar do marketing. Mas isso não significa o desaparecimento da língua portuguesa. Empréstimos são um fato da vida, e sempre existiram. Hoje pouca gente sabe disso, mas avalanche, alfaiate, tenor e pingue-pongue são palavras de origem estrangeira; hoje já se naturalizaram, e certamente ninguém vê ameaça nelas.

9 Continuação... Quero dizer que não há o menor sintoma de que os empréstimos estrangeiros estejam causando lesões na língua portuguesa; a maioria, aliás, desaparece em pouco tempo, e os que ficam se assimilam. O português, como toda língua, precisa crescer para dar conta das novidades sociais, tecnológicas e culturais; para isso, pode aceitar empréstimos – ravióli, ioga, chucrute, balé – e também pode (e com maior frequência) criar palavras a partir de seus próprios recursos – como computador, ecologia, poluição - ou estender o uso de palavras antigas a novos significados – executivo ou celular, que significam hoje coisas que não significavam há vinte anos. Mas isso não quer dizer que a língua esteja em perigo. Está só mudando, como sempre mudou, se não ainda estaríamos falando latim. Achar que a mudança da língua é um perigo é como achar que o bebê está “em perigo” de crescer. Não estamos em perigo de ver nossa língua submergida pela maré de empréstimos ingleses. A língua está aí, inteira: a estrutura gramatical não mudou, a pronúncia é ainda inteiramente nossa, e o vocabulário é mais de 99% de fabricação nacional. Uma atitude mais construtiva é, pois, reconhecer os fatos, aceitar nossa língua como ela é, e desfrutar dela em toda a sua riqueza, flexibilidade, expressividade e malícia. (Mário A. Perini. A língua do Brasil amanhã e outros mistérios. São Paulo: Parábola Editorial, 2004, pp Adaptado).

10 O que se apresenta no 1º parágrafo?
Análise do Texto 01 Qual é o gênero textual? Justifique. O que se apresenta no 1º parágrafo? O que se pode considerar como conclusão?

11 QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS:
A ideia central que perpassa o texto 1 poderia ser sintetizada nos termos que se seguem. A “ideia central” sempre se encontra no 1º parágrafo. Já a palavra “sintetizada” remete-se a um resumo desse parágrafo. 2. A tese principal defendida pelo autor se apoia no argumento de que: O trecho “tese defendida” refere-se ao ponto de vista do autor em relação ao tema tratado. E “se apoia no argumento” pede-se que encontre uma alternativa semelhante a argumentos (sinônimos)do texto. 3. Pela compreensão global do texto, podemos admitir, como conclusão geral, que: O trecho em destaque do enunciado exige uma interpretação implícita.

12 GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA
NOTÍCIA (Pesquisa) É um gênero textual de cunho jornalístico que expõe diversos fatos e dados explícitos. Importante: observar todos os dados e principalmente a fonte.

13 Texto 02 – Dados sobre o perfil do jovem brasileiro
ATIVIDADES DE LAZER E CULTURA 52% nunca foram a uma biblioteca (exceto a da escola) 39% nunca entraram em um cinema 62% não conhecem um teatro 36% nunca foram a um show de música brasileira 91% dos jovens assistem televisão entre segunda e sexta-feira, mas apenas 35% leem jornal 90% dos entrevistados preferem passar os fins de semana conversando com amigos, enquanto 34% deles afirmam ler algum livro nesse período

14 Texto 02 – Dados sobre o perfil do jovem brasileiro
Jovens Brancos 9% têm curso superior incompleto Jovens Negros 2% são estudantes universitários, enquanto 1% nunca foi à escola Jovens em Geral 23% nunca leram um livro sequer 44% já leram algum livro 33% não leram nos últimos seis meses Média total: 1,60 livros lidos nos últimos 6 meses (Extraído do Diário de Pernambuco, 25/07/2004).

15 O que se pode apreender a partir das informações apresentadas?
Análise do Texto 02 Qual é a temática abordada na pesquisa (notícia)? Por que a pesquisa confronta dados entre Jovens Brancos x Jovens Negros? O que se pode apreender a partir das informações apresentadas?

16 QUESTÃO DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS:
04. Os dados apresentados na pesquisa mostrada acima sugerem que: A palavra “sugerem” pede que você faça uma inferência em relação aos dados obtidos.

17 GÊNERO TEXTUAL: NARRATIVO
É um gênero organizado em torno de acontecimentos reais ou imaginários. São seus elementos constituídos de: personagens, circunstâncias, ação e quase sempre em conflito.

18 Texto 03 Jair não trabalhava, não ganhava um centavo, bebia o dia todo, às vezes pegava a guitarra e ao lado do portão de madeira, dedilhava algumas notas, com o desejo de se tornar um compositor famoso, mas não passava dessas raras e frustradas tentativas. Você é um lixo, dizia-lhe Marta, sua mulher, de manhã e de noite, mas Jair não a contestava, sabia que Marta tinha razão. Marta é que tinha de providenciar o sustento de ambos, ela labutava muito. Sim, ele reconhecia que era um lixo, mas, em silêncio, já não aguentava os insultos da mulher. E um dia, fora de si de tanta angústia, resolveu pôr um fim naquilo. Num impulso, abriu a janela do apartamento do oitavo andar em que moravam e pulou para fora, certo de que iria morrer. Não morreu. Viu estrelas, ao meio dia, sentindo dor. Perdeu os sentidos e, quando acordou, viu-se deitado sobre uma desconfortável, horrorosa e triste montanha de sacos de lixo. E não pode deixar de sorrir: ele, lixo, tinha sido salvo pelo lixo que havia provocado a redução do impacto da queda. Lixo cuja origem ele conhecia desde a semana anterior, quando, na entrada do prédio, escutou comentários: eram coisas que Joana, a moradora do apartamento térreo, acumulara durante anos e das quais fora obrigada, pelos bombeiros, a se livrar, pondo-as na calçada, em sacos plásticos, depois que os moradores do prédio a haviam denunciado.

19 Texto 03 De imediato, foi levado para o hospital, de ambulância. Sua mulher, torturada pela culpa, não saía de perto dele, mas não era nela que ele pensava. Era em Joana. E logo que recebeu alta foi visitá-la e lhe disse: Seu lixo me salvou, serei eternamente grato. Não era lixo, disse Joana. Era minha vida que estava ali naqueles sacos plásticos, coisas antigas … roupas … objetos. Eu, a minha existência! Jair concordou em silêncio. Sabia o que ela estava querendo dizer. E sabia que, daí em diante, viria visitá-la continuamente. No lixo, havia encontrado sua alma gêmea. (Moacyr Scliar. Folha de São Paulo, Adaptado)

20 O que se pode considerar como descrição do protagonista?
Análise do Texto 03 Quais são os elementos que denotam a narrativa? O que se pode considerar como descrição do protagonista? Qual é o momento de tensão?

21 QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS:
05. De acordo com o texto, Jair: Analisar a descrição do personagem-protagonista. 06. Segundo o texto, está correto apenas o que se afirma em: Interpretação explícita, acompanhando a sequência dos fatos. 07. Em – … resolveu pôr um fim naquilo. (2.º parágrafo) – a palavra destacada refere-se Termo antecedente deve-se ter atenção e voltar à leitura do texto. 08. Ao pular do seu apartamento, Jair Interpretação explícita dos fatos.

22 GÊNERO TEXTUAL: ANÚNCIO
ANÚNCIO (Publicidade) É importante destacar que esse gênero textual busca a venda de um produto utilizando-se de recursos e elementos repletos de intencionalidade. Nota-se que os verbos encontram- se em modo imperativo (ordem, pedido) * Anúncio = venda * Propaganda = informativo

23 Texto 04- Se você pudesse ver seu coração, não cuidaria melhor dele?
Marília Gabriela conversa com Gabriel, o mais novo adepto da corrente do coração. “Começou comigo, passou para o meu filho Christiano, depois para a Julia, arquiteta do Christiano, e hoje eu estou aqui com o Gabriel, irmão de Julia.” Gabriel também incluiu Becel no seu café da manhã. E não parou por aí. Agora, quando vai decidir o que comer, escuta seu coração. Foram escolhas simples, mas quando se trata da saúde do coração, pequenas mudanças podem fazer toda a diferença. “Minha Margarina? É claro que é Becel!” (Época, )

24 Que elementos são utilizados pelo gênero?
Análise do Texto 04 Quais é o objetivo do texto 04? Que elementos são utilizados pelo gênero?

25 QUESTÃO DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS:
09. Observando as informações apresentadas, o meio de comunicação em que foram veiculadas e a intencionalidade do autor, conclui-se que o texto é: A palavra “intencionalidade” normalmente remete-se a utilizar meios de convencer o leitor de algo.

26 GÊNERO TEXTUAL: INSTRUTIVO (INJUNTIVO)
Indica como realizar uma ação, aconselha. É também utilizado para predizer acontecimentos e/ ou comportamentos . Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são empregados no modo imperativo.

27 Texto 05- INFLUENZA – COMO LAVAR AS MÃOS. Embraer 2010

28 Análise do Texto 05 Quais são as linguagens usadas no texto 05?
Como se encontram os verbos? Qual é a finalidade do texto?

29 QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS:
10. . Os verbos no imperativo (molhe,cubra, esfregue, etc) têm a finalidade de _____________ o leitor sobre a prática de lavar adequadamente as mãos para evitar a influenza (gripe) Verbos no imperativo sempre é sinônimo de ordem, pedido, conselho.

30 GABARITO DAS QUESTÕES 1. B 2. D 3. C 4. D 5. C 6. B 7. D 8. E 9. D 10. A

31 BONS ESTUDOS, PROFª. PATRÍCIA ALVES


Carregar ppt "INTERPRETAÇÃO TEXTUAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google