A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS"— Transcrição da apresentação:

1 ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
São Paulo, junho de 2012

2 NOSSOS ALUNOS? NÓS???

3 E da instituição escolar Lassalista?
Que implicações traz essa realidade ao trabalho da instituição escolar? E da instituição escolar Lassalista? Como tudo isso impacta o nosso trabalho educativo?

4 OS DESAFIOS HUMANÍSTICOS
DA EDUCAÇÃO

5 De onde virá o caráter HUMANISTA
de nossa Educação? Virá da constatação de que, mais que um humanismo a resgatar, há um humanismo a construir.

6 Subjetividade IDENTIDADE FRAGMENTADA

7 ISOLAMENTO SOCIAL, DESPOLITIZAÇÃO E
Cidadania ISOLAMENTO SOCIAL, DESPOLITIZAÇÃO E FIM DAS UTOPIAS

8 Ação no Mundo TRABALHO FLEXÍVEL E DESTRUTIVO

9 E as novas exigências postas
ao trabalho escolar???? CRISE OPORTUNIDADE PERIGO

10 Apresentar o PROJETO DO REINO
NOSSA OPORTUNIDADE Apresentar o PROJETO DO REINO No impulso do ESPÍRITO SANTO Concretizado em JESUS DE NAZARÉ

11 Harmonia consigo mesma
Relação filial com Deus PESSOA como centro Fraternidade com os outros Respeito e Integração com a Criação

12 No contexto da crise, portanto, somos chamados a ser...
CONSTRUTORES DA ESPERANÇA

13 A CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA não se dá de qualquer modo, mas...
...através da ESCOLA.

14 Em especial, da Educação Escolar?
Diante de tudo isso, o que seria responder aos DESAFIOS HUMANÍSTICOS DA EDUCAÇÃO? Em especial, da Educação Escolar?

15 Fundamentos Epistemológicos (Como concebemos o conhecimento?)
Fundamentos Didático-pedagógicos (Como escolarizamos o conhecimento e as relações?) Fundamentos Ético-políticos (Em que bases se constroem as relações?)

16 Conjunto de conhecimentos a ser construído
CURRÍCULO Conjunto de valores a ser apropriado Conjunto de verdades a serem descobertas

17 Liberdade ativa e responsável
RELAÇÕES Liberdade ativa e responsável Construção social Transformação social

18 Aprendizagens significativas
MÉTODOS Educação de Qualidade Aprendizagens significativas

19 Respeito e Defesa dos direitos das crianças e jovens
MÉTODOS Respeito e Defesa dos direitos das crianças e jovens Formação para os deveres das crianças e jovens

20 Práticas “tradicionais” Entregar vivo o que se recebe vivo.
MÉTODOS Novas Tecnologias Práticas “tradicionais” TRADIÇÃO Entregar vivo o que se recebe vivo.

21 Reflexão crítica das práticas docentes
Ressignificação das funções docentes Por quê?

22 Modelos Cartesianos Modelos Sistêmicos Cultura Gutenberg Cultura Net

23 ? Redes Sociais Linguagem Cultura Meios de Comunicação Tradicionais
Valores, símbolos, ritos, celebrações, etc

24 Possibilidades educativas junto às redes sociais
Participar das redes sem invadir privacidades e sem cair em “promiscuidade”

25 Possibilidades educativas junto às redes sociais
Utilizar a rede como recurso pedagógico

26 Possibilidades educativas junto às redes sociais
Formar as Famílias e a Equipe Docente para uma nova compreensão e uma nova relação com as redes e nas redes

27 Possibilidades educativas junto às redes sociais
Ter curiosidade Encantar-se!

28 Concluindo... O trabalho com a TECNOLOGIA, fundamentado num HUMANISMO A CONSTRUIR, deve ser uma decisão INSTITUCIONAL.

29 Concluindo... Deve contar com a adesão progressiva dos Profissionais da Instituição e das Famílias, para que se torne uma CONSTRUÇÃO COLETIVA.

30 Essa ADESÃO deve ser apoiada por medidas concretas das mantenedoras, dos sindicatos e dos coletivos docentes, para a FORMAÇÃO PERMANENTE EM SERVIÇO.

31 Deve ocorrer em ESPAÇOS e TEMPOS compreendidos pelas Mantenedoras como ESPAÇOS PROFISSIONAIS.
Portanto, assim reconhecidos, na forma de salários ou outras que se mostrem possíveis através de negociação com a equipe docente.

32 Pode e deve iniciar-se a partir DAQUILO QUE JÁ É FEITO, procurando explicitar o que serve
e corrigir o que não serve.

33 Deve mobilizar cada um e cada uma, PESSOALMENTE,
a reconhecer a necessidade e dar o primeiro passo...

34 Os tempos podem ter mudado, mas o que nos move deve permanecer!

35 ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS OS DESAFIOS HUMANÍSTICOS
São Paulo, junho de 2012 OS DESAFIOS HUMANÍSTICOS DA EDUCAÇÃO


Carregar ppt "ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google