A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Património Cultural Trabalho realizado por: Ana Alves nº 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Património Cultural Trabalho realizado por: Ana Alves nº 1"— Transcrição da apresentação:

1 Património Cultural Trabalho realizado por: Ana Alves nº 1
Basílio Xavier nº 5 João Luís nº 18 Mara nº 21 Escola secundária morgado Mateus

2 Índice Introdução O que é Património cultural?
Quais alguns dos Patrimónios Culturais de Portugal: -Castelos; -Palácios; -Igrejas; -Praças; -Conjuntos Urbanos; Pinturas e Esculturas;

3 Introdução Este trabalhado foi escolhido no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Pretendemos ficar a saber o que é o património cultural e no que nele existe. Esperamos que gostem.

4 Igrejas esculturas Património Cultural Palácios Castelos Pinturas Praças

5 O que é Património Cultural?
Património Cultural é um conjunto de bens, materiais ou até mesmo imateriais, que, pelo seu valor, são considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um certo povo. Do património cultural fazem parte dois tipos de bens: os bens imóveis e os bens moveis, os bens imóveis são, castelos, igrejas , casas, praças, conjuntos urbanos, e ainda locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência. Nos bens móveis incluem-se, por exemplo, pinturas, esculturas e artesanato. Nos bens imateriais considera-se a literatura, a música, o folclore, a linguagem e também os costumes.

6 Castelo de São Estêvão O Castelo de São Estêvão localiza-se na vila e freguesia de Santo Estêvão, concelho de Chaves, Distrito de Vila Real, em Portugal. Localiza-se em posição dominante sobre a povoação, a pouca distância da fronteira com a Espanha e do curso do rio Tâmega.

7 Situa-se aqui

8 Castelo de Guimarães O Castelo de Guimarães localiza-se na freguesia de Oliveira do Castelo, cidade e Concelho de Guimarães, no Distrito de Braga, em Portugal. Em posição dominante, sobranceiro ao Campo de São Mamede, este monumento encontra-se ligado à fundação do Condado Portucalense e às lutas da independência de Portugal, sendo designado popularmente como berço da nacionalidade. Classificado como Monumento Nacional, em 2007 foi eleito informalmente como uma das Sete maravilhas de Portugal.

9 Situa-se aqui

10 Palácio de Mateus Palácio ou Solar de Mateus está situado na freguesia de Mateus, concelho de Vila Real, Distrito de Vila Real. A Casa de Mateus foi mandada construir na primeira metade do século XVIII pelo 3º Morgado de Mateus, António José Botelho Mourão. A casa foi sempre administrada pela família Sousa Botelho. O projecto deste palácio foi presumivelmente desenhado pelo arquitecto Nicolau Nasoni.

11

12 Palácio do Raio O Palácio do Raio, é um palácio, localizado em Braga, Portugal. Construído em , por encomenda de João Duarte de Faria, poderoso comerciante de Braga, e projecto do arquitecto André Soares, é um dos mais notáveis edifícios de arquitectura civil da cidade de Braga, em estilo barroco joanino. O palácio foi vendido em 1853, por José Maria Duarte Peixoto, a Miguel José Raio, visconde de São Lázaro, ficando conhecido como Palácio do Raio. O novo proprietário, em 1863, abriu a rua em frente do palácio, para permitir uma melhor visão da sua casa e poder construir duas habitações para as suas filhas. Em 1882 os herdeiros de Miguel José Raio venderam o palácio ao Banco do Minho que, por sua vez, a revendeu, no ano a seguir, à Santa Casa da Misericórdia que nela instalou alguns serviços do Hospital de S. Marcos. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1956.

13

14 Igreja de São Domingos A Igreja de São Domingos ou Sé de Vila Real localiza-se em Vila Real, Portugal. Como o próprio nome indica tem origem num convento dominicano, que terá sido iniciado em 1424, no reinado de D. Dinis. Do convento nada mais resta do que a igreja e seu adro. De concepção gótica, mesmo tardia, é um monumento de 3 naves. Sofreu obras profundas em meados do século XVIII, torre e capela-mor, tendo recentemente (já neste séc. XXI) sofrido melhoramentos com a introdução de vitrais e peças esculturais de artistas portugueses de nomeada, mas de gosto bastante discutível. Foi classificada como Monumento Nacional em 1926.

15

16 Igreja da Lapa A Irmandade de Nossa Senhora da Lapa foi instituída em 1755. No dia 17 de Julho de 1756 foi começada a construir a Igreja, de modo a substituir uma capela menor. Na capela-mór, por trás duma pesada porta de bronze, está o coração de D. Pedro IV oferecido à cidade pela viúva a, Imperatriz D. Amélia de Beauharnais, cumprindo o desejo do marido. De 4 em 4 anos a porta é aberta, por funcionários da Câmara Municipal do Porto, de modo a poder substituir o líquido na jarra em que o coração está inserido. No coro-alto foi colocado em 1995 um órgão de tubos da autoria do mestre-organeiro alemão Georg Jann. Trata-se do maior órgão da Península Ibérica. É de salientar que esta igreja conta com uma fachada repleta de pedras, na qual estão inseridas cerca de 2723 pedras. É, também, umas das igrejas mais importantes do património da Invicta

17

18 Praça do Município A Praça do Município situa-se no centro histórico de Braga em Portugal. Na segunda metade do século XVI, por ordem do Arcebispo Frei Agostinho de Jesus, foi aberta a praça. Então dominada quinta e hortas do Paço Episcopal Bracarense. Baptizada pelo nome Campo de Touros, a praça durante décadas serviu para esse propósito, a tourada. Já no ano 1751, o Arcebispo D. José de Bragança manda edificar uma nova ala do Paço Episcopal Bracarense, actual Biblioteca Pública de Braga, voltada para esta praça o que lhe conferiu um grande grau de importância simbólica. Importância essa, que viria ser aumentada com a construção do Domus Municipal em Desde então, a velha Praça de Touros passou a dominar-se por Praça do Município.

19

20 Praça Afonso de Albuquerque
A Praça Afonso de Albuquerque localiza-se em Lisboa. Recebeu o nome do segundo governador da Índia, Afonso de Albuquerque. Situa-se em Belém, perto do rio Tejo. Encontra-se nesta praça o Jardim Afonso de Albuquerque. O Palácio Nacional de Belém, residência oficial do Presidente da República Portuguesa, situa-se no lado norte da praça.

21

22 Pintura de Salvador Dali

23 Pintura de Leonardo da Vinci

24 Vénus de Milo

25 Conjunto Urbano da Vila de Óbidos
Este conjunto urbano denota o carácter medieval desta vila. Encontra-se toda cercada por muralhas e possui uma estrutura urbana que se estende a partir da alcáçova, entradas e praças de armas. Das seis portas e postigos rasgados nos panos das muralhas, evidencia-se a Porta da Vila, com capela oratória, varandim e escada adossada e revestimento de azulejos. Edificado no século XVI, o paço é um edifício manuelino situado na ala norte do castelo. No século XVII o castelo já estava danificado, o que se adensou com o terramoto de Tendo sido reconstruído posteriormente.

26 Conclusão Com este trabalho concluímos que no património cultural existem vários tipos, dos quais são: (Praças; Castelos; Igrejas e Palácios…) Entre outros. Descobrimos que Património Cultural é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devam ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo.

27 Bibliografia Revistas; Livros;

28


Carregar ppt "Património Cultural Trabalho realizado por: Ana Alves nº 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google