A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTAD Formação Técnica em Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTAD Formação Técnica em Administração"— Transcrição da apresentação:

1 FTAD Formação Técnica em Administração
Aula 06 Prof. Arlindo Neto

2 Competências que trabalharemos neste módulo
Conhecer os parâmetros necessários à implantação de um sistema de informação gerencial

3 ERP Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG), em inglês Enterprise Resource Planning (ERP) , são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

4 ERP A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc)

5 ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

6 ERP é a enciclopédia de sua empresa

7 Vantagens do ERP Algumas das vantagens da implementação de um ERP numa empresa são: Eliminar o uso de interfaces manuais Reduzir custos Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência) Otimizar o processo de tomada de decisão

8 Vantagens do ERP Eliminar a redundância de atividades
Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado Reduzir as incertezas do Lead time Incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa

9 Vantagens do ERP Reduzir o tempo dos processos gerenciais

10 Lead time A definição mais convencional para lead time em Gestão de Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management - SCM) é o tempo entre o momento de entrada do material até à sua saída do inventário.

11 Desvantagens do ERP Algumas das desvantagens da implementação de um ERP numa empresa são: A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada; Altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/benefício;

12 Desvantagens do ERP Dependência do fornecedor do pacote; Adoção de melhores práticas aumenta o grau de imitação e padronização entre as empresas de um segmento;

13 Desvantagens do ERP Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real, ocasionando maior trabalho;

14 Desvantagens do ERP Aumento da carga de trabalho dos servidores da empresa e extrema dependência dos mesmos; NOTA: Veja as páginas 145, 146 e 147 de sua apostila.

15 Esquema de Dependências

16 Quais os parâmetros para implantação de um sistema ERP?
TIC – AULA 04 Quais os parâmetros para implantação de um sistema ERP?

17 Como saber que minha empresa precisa de um ERP?
Sistemas ERP exibem as informações em tempo real. Estes sistemas são normalmente configurados por “implantadores”, que trazem conhecimento único sobre o processo, equipamentos e soluções dos fornecedores e empresas. NOTA: Veja a página 149 de sua apostila.

18 Como saber que minha empresa precisa de um ERP?
É necessário identificar o tipo de sistema que a empresa possui: Sistema Horizontal Sistema Vertical NOTA: Veja as páginas 149 e 150 de sua apostila.

19 Sistema Horizontal É aquele sistema que se move a partir da dependência do sistema antigo. Por exemplo: Contabilidade depende de Folha de pagamento depende de Controle de estoque depende de Controle patrimonial depende de

20 Sistema Horizontal Gestão financeira depende de Tributos.

21 Sistema Vertical É aquele sistema que não se aplica a todos os segmentos empresariais. Por exemplo: Hospitalar Hotelaria Acadêmico Etc.

22 Sistema Vertical Mas, atenção:
Mesmo sendo específicos para uma determinada área de atuação, os sistemas verticais precisam ser apoiados por ERP horizontais

23 Conclusão O ERP é fundamental para que as informações em uma empresa possa circular de forma em que todos os departamentos existentes possa se comunicar através de um único banco de dados funcionando em uma plataforma comum.

24 Conclusão As empresas que adotam o ERP rapidamente vera melhora no desempenho das atividades. E com o crescimento da concorrência as empresas vencedoras são aquelas que adotam estratégias de crescimento.

25 O que é conectividade? Sinônimo de tecnologia, a conectividade de acordo com o seu significado, nos traz a comunicação, mobilidade e eficiência em realizar as tarefas do dia a dia.

26 Conectividade Pense no seu dia começando assim:
Você acorda para trabalhar e, no mesmo instante que o seu despertador toca, as luzes do seu quarto se acendem de forma suave para que seus olhos não estranhem a claridade e a máquina panificadora na cozinha começa a bater a massa e assar o pão do seu café da manhã que estará pronto assim que você sair do banho.

27 Conectividade Em seguida, você desce até sua garagem, destrava o carro com aquele botão do chaveiro, abre o portão com aquele controle remoto preso no quebra-sol e segue seu caminho até o trabalho. Mas, você já começa a trabalhar dentro do carro, pois aproveita a ligação bluetooth entre o seu celular e o sistema de som do veículo para marcar aquele almoço com um cliente importante.

28 Conectividade Parece algo saído de um filme de ficção científica, mas a rotina descrita acima não pertence a nenhum personagem de algum livro do Isaac Asimov, é algo completamente normal na vida de um executivo graças ao conceito mais importante dos últimos tempos em termos de tecnologia: conectividade.

29 Conectividade Todo o conceito de conectividade, que hoje reúne casas inteligentes como a mencionada no texto acima, surgiu com base na simples ideia de aproximar as pessoas.

30 Conectividade Ou seja, a conectividade é a capacidade de um dispositivo de se conectar com outros dispositivos e transferir informação.

31 Exemplos de Conectividade
Conheçam então o mestre supremo da conectividade: O controle remoto universal

32 O controle remoto Controle remoto é um aparelho utilizado para realizar uma operação remota a uma máquina.

33 O controle remoto O termo é mais utilizado para referir o controle remoto de uma televisão. Porém utiliza-se a técnica de controle remoto em diversos meios como aeromodelismo, ar condicionado, automodelismo, automodelismo elétrico, nautimodelismo, portões elétricos e vídeo games.

34 O controle remoto Nota Histórica:
O primeiro controle remoto para controlar uma televisão foi desenvolvido pela Zenith Radio Corporation no início da década de 1950.

35 Controle remoto universal do seu universo
Imagina como seria o seu mundo se você tivesse um controle universal que controlasse a sua vida e o seu universo ao redor...

36 Então, você é uma pessoa conectada?
Conectividade Então, você é uma pessoa conectada?

37 ATIVIDADE Em quanto tempo a empresa recupera o investimento em ERP?
Quais são os fatores de sucesso na implantação de um sistema ERP? O que é necessário para ser um implantador? Faça uma pesquisa sobre os ERPs mais utilizados no Brasil e fale um pouco sobre cada um deles.

38 Atividades copiadas ou iguais a de outros colegas serão invalidadas.

39 NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS:
Capa: Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA.

40 ATIVIDADE DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM.
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA


Carregar ppt "FTAD Formação Técnica em Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google