A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: José Edimilson Kober

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: José Edimilson Kober"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: José Edimilson Kober
O CRISTIANISMO Professor: José Edimilson Kober

2 O Cristianismo nasceu na Palestina, que fica no Oriente Médio, onde hoje se encontra o Estado de Israel. Lá a situação era dramática. Nela vivia o povo Judeu (hebreu) , que estava dominado pelos romanos.

3 A DIÁSPORA=DISPERSÃO Perseguidos, muitos judeus preferiram fugir da Palestina. Essa dispersão dos judeus pelo mundo afora é chamada de diáspora. Nos séculos IV a.C. e III a.C., por exemplo, havia uma quantidade enorme de judeus vivendo em Alexandria. Como você sabe, a Alexandria ficava no Egito mas era um cidade grega. Lá, muitos judeus absorveram valores da cultura grega. Em 66 d.C., no tempo de Nero, os judeus da Palestina se rebelaram contra o domínio romano. Foi uma revolta heróica, com armas na mão, lutando até a morte pela liberdade. Em 70d.C. a revolta foi vencida. Os romanos foram impiedosos. Executaram centenas de prisioneiros. Executaram centenas de prisioneiros e destruíram o templo de Salomão. Em 132 d.C. houve outra revolta e aí os romanos praticamente destruíram toda a cidade de Jerusalém. A partir desses acontecimentos, muitos judeus fugiram da Palestina.

4 A diáspora levou os judeus à Europa
A diáspora levou os judeus à Europa. Espalharam-se por Portugal e Espanha, depois pela Alemanha, Polonônia e Rússia. Na Europa, também foram discriminados. Atualmente, a maioria dos judeus vive nos EUA e na Rússia. Em Israel mora um terço de todos os judeus do mundo.

5 QUANDO JESUS NASCEU? Numa época difícil de opressões dos romanos, muitos judeus aguardavam a chegada do Messias. Acreditavam que ele apareceria em breve. Foi então que surgiu um homem chamado Jesus de Nazaré. Quando Jesus nasceu? Cuidado! Lembre-se de que não existe o ano 0. Existe o ano 1 d.C. e, antes dele, o ano 1! É isso mesmo. Quando fizeram o calendário que utilizamos até hoje, foi cometida uma imprecisão. Na verdade, Jesus nasceu de Maria, em Belém, no ano 4 ou 5 antes da era que leva seu nome. Portanto, amigo leitor, para saber há quanto tempo Jesus nasceu, você deve somar o ano atual (no calendário) com 4 ou 5.

6 No novo testamento, só aceita pelos cristãos, Jesus não escreveu nada.
Nos quatro evangelhos (Marcos, Lucas, Mateus e João), a vida de Cristo e suas idéias são contadas de maneiras diferentes.

7 As autoridades religiosas judaícas repudiavam o cristianismo
As autoridades religiosas judaícas repudiavam o cristianismo. Diziam que Cristo era um falso Messias. Pedro, um dos discípulos de Cristo, procurou organizar uma igreja que reunisse essas pessoas. Assim, Pedro foi preso e crucificado.

8 O cristianismo era considerado uma ameaça a sociedade romana.
Afinal, os cristãos contestavam a escravidão, a autoridade máxima do imperador, a ganância e a vida imoral dos ricos.Tiveram início as perseguições. Milhares de cristãos pagaram um alto preço por sua fé ousada. Foram presos, torturados e mortos.

9 No Coliseu, as multidões tinham o prazer sádico de assistir aos cristãos sendo torturados. Criancinhas sendo comidas por animais ferozes; mulheres nuas e amarradas, tendo cada pedaço do corpo arrancado por um alicate; homens besuntados de óleo e queimados vivos.

10 A fé clandestina: as catacumbas
Em Roma, os cadáveres eram cremados (queimados até virar cinzas). Os cristãos preferiam enterrar os corpos. Os primeiros cemitérios cristãos eram as catacumbas. Tratava-se de túneis escavados na rocha, alguns metros abaixo da superfície da terra. Nos tempos de grande perseguição, muitos cristãos utilizaram as catacumbas para se esconderem.

11 Em 313, o imperador romano Constantino abraçou o cristianismo.
A partir daí, o Estado parou de perseguir os cristãos. Influenciado pela nova doutrina, Constantino decretou o fim do trabalho aos domingos, uma importante medida, que aliviava um pouco a vida dos escravos. O que mostra que o cristianismo dos ricos e poderosos nem sempre era pura hipocrisia. A influência do cristianismo realmente poderia mitigar algum sofrimento dos humildes.

12 Bibliografia: Schmidt, Mario Eurley.Nova História Critica,editora nova geração.S.P.2001


Carregar ppt "Professor: José Edimilson Kober"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google