A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
DIREITO À INFÂNCIA E EDUCAÇÃO Aula 08 e 09 Prof. Thiago Lauriti

2 Apresentação e discussão do filme: “Crianças invisíveis” e atividade avaliativa: violências singulares e culpas globais.

3

4 Preliminarmente sobre o filme...
Título Original: “All the Invisible Children” Gênero: Drama Duração: 116 min. Ano: Itália Distribuidora: Paris Filmes Direção: Mehdi Charef, Kátia Lund, John Woo, Emir Kusturica, Spike Lee, Jordan Scott, Ridley Scott e Stefano Veneruso

5

6 Sobre o que trata o filme?
O filme retrata sete realidades infanto-juvenis em histórias curtas, mas, todas com grande profundidade no que tange o mundo criança de cada um dos sete países. “Crianças invisíveis” com suas realidades próprias, mostra de forma objetiva estes inícios de vidas, nos emocionando, pois lembramos de que já fomos crianças e que um dia já confiamos com amor e inocência. As crianças aqui retratadas pertencem a países distintos entre se, principalmente no que diz respeito à realidade socioeconômica, mostra também de forma nua e crua a relação destes personagens com os seus pais, isto quando tal relação existe.

7

8 Eis duas questões pertinentes em todas as histórias: constata-se que as famílias em sua maioria, já se esfacelaram, porém quem são os pais de hoje? Além disso, a as crianças e adolescentes? Como elas se relacionam com o mundo atual, tão agressivo, que as afoga em um mundo perverso, que desde cedo joga uma série de escolhas para o seu futuro? E mais, como vivem os pequenos, que inseridos em uma realidade miserável e violenta, ou seja, um mundo de exclusão a vivência infanto-juvenil?

9

10 As “Crianças Invisíveis” das metrópoles, da África do Sul (Meldy Charef) da Sérvia-Montenegro (Emir Kusturica), dos Estados Unidos (Spike Lee), do Brasil (Kátia Lund), da Inglaterra (Ridley Scott), da Itália (Stefano Veranuso) e da China (Jonh Woo) pelas câmeras dos diretores de cinema acima relacionados, contam histórias de localidades distantes uma das outras porém com violências que acabam aproximando suas angústias, um retrato fiel das violências tão particulares ocorridas mundo afora porém que aproximam, compartilham e pluralizam culpas por desprotegermos tanto nossa infância.

11

12 Dessa forma, todos estes sentimentos e questionamentos estão presentes no filme “Crianças Invisíveis”, crianças jogadas em um mundo que se destrói diariamente, que multiplamente violenta a infância e adolescência destas crianças, invisíveis aos olhos dos governos de todo mundo.

13


Carregar ppt "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google