A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quem é o docente do ensino superior?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quem é o docente do ensino superior?"— Transcrição da apresentação:

1 Quem é o docente do ensino superior?
Andrea Soares Paes de Menezes

2 O estudo do multiculturalismo e a preocupação com a formação docente no ensino superior.
Educação como redenção Educação como reprodução Educação como meio de transformação da sociedade A base de entendimento para esse novo conceito Para que possa realmente ser considerado um agente transformador, o professor em conjunto com a instituição escolar deve assumir o papel reflexivo sobre a sociedade e ao mesmo tempo, construir competências necessárias.

3 QUEM É O DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR?

4 Atualmente, estamos presenciando mudanças significativas quanto à formação do docente no ensino superior Precisamos de docentes capazes de dominar as novas tendências educacionais e com visão futurista. O professor necessita de conhecimentos e práticas que o levem além de sua especialidade, a soma de conhecimentos específicos de sua área e conhecimentos pedagógicos definem quem é o docente do ensino superior, ou seja, um profissional da educação.

5 Formação Docente Multicultural

6 “Mire e veja o mais importante e bonito, do mundo, é isto que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando”. (Guimarães Rosa) A diferença é uma construção histórica e o multiculturalismo crítico sugere um projeto de transformação social Porém, se o projeto pedagógico de determinada escola não incorporar essa nova perspectiva, pouco ou quase nada podemos fazer como educadores Nosso país é pautado em diversidade cultural e a escola é um dos espaços onde se concentra número expressivo dessa diversidade.

7 Multiculturalismo crítico
Principais norteadores de políticas culturais; Enriquece a prática pedagógica; Prepara o futuro professor para a compreensão de que na sala de aula existe diversidade; Conforme adquirimos conhecimentos vamos assumindo uma nova identidade; Somos diferentes por natureza e estamos a todo o momento mudando.

8 A formação docente multicultural depende dessa reflexão
Um novo pensar sobre o grupo heterogêneo que temos nas escolas; Conscientização de que somos profissionais em constante mudança ; Valorização a diversidade; Um novo olhar, voltado para culturas alternativas. “Como professor crítico, sou um “aventureiro” responsável, predisposto a mudanças, à aceitação do diferente. Nada do que experimentei em minha atividade docente deve necessariamente repetir-se.” (FREIRE, 2010, p. 50).

9 Privação cultural e a diferença cultural
Segundo Banks (1999), “o fracasso escolar de alunos oriundos das camadas sociais mais pobres e de grupos étnicos diferentes como os afrodescendentes são as maiores vítimas da homogeneidade atual” Privação cultural e a diferença cultural A educação multicultural possibilitará aos alunos o direito de desenvolver habilidades, atitudes e conhecimentos que lhes trarão subsídios para interagir com sua própria cultura, com a cultura dominante (a qual ele é inserido) e também com culturas diferentes.

10 Currículo com foco na postura multicultural
O professor é elemento fundamental nesse processo democracia autonomia Currículo com foco na postura multicultural respeito diálogo movimento contato Valorização da pluralidade cultural nas três dimensões: individual, coletiva e institucional.

11 A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO ENSINO
SUPERIOR

12 Aprender é tarefa permanente
Interação mais produtiva possível Sinergia Todos envolvidos sejam mais que uma simples soma das partes “Neste sentido, o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma “cantiga de ninar”. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas”. (FREIRE, 2010, p. 86). Prestar atenção no outro, em seus saberes, dificuldades, requer conhecer e reconhecer as necessidades onde possamos trocar subsídios necessários à atuação.

13 Discussão Pedagógica sobre o filme “Escritores da Liberdade”

14 Como a professora alcança o relacionamento interpessoal
Diante de uma turma completamente heterogênea e violenta a professora conseguiu assumir sua posição de educadora. O currículo prescrito foi deixado de fora - a professora optou pelo currículo relativista. A escola tratava os alunos diferentes uns dos outros como se todos fossem iguais, excluindo aqueles que não se encaixavam nos grupos sociais e culturais impostos. A professora buscou atrelar as características relacionadas a vida de seus alunos para dessa forma ensinar os conteúdos. Flexibilidade - a professora fez o reconhecimento dos grupos, desenvolvendo a prática de pensar, escrever, criticar, reconhecer e sentir sobre a realidade criada por eles próprios; não os aceitando como vítimas e cobrando responsabilidade por suas escolhas e atos de exclusão para com os diferentes.

15 CONSIDERAÇÕES FINAIS

16 O professor de hoje necessita de uma formação docente diferenciada para colocar de fato em prática sua habilidade multicultural para que mais adiante, não tenha dificuldade em dividir seus conhecimentos e aprender novos saberes onde a igualdade e a diferença tenham o mesmo valor. Precisamos enquanto educadores estabelecer novas relações, novas práticas e condições de educabilidade, tendo como objetivo primordial a contribuição efetiva para a formação de um indivíduo crítico e reflexivo que atuará em nossa sociedade, consciente de suas atitudes.

17 Artigo de: Aline Nunes Rafero Gonçalves e Cátia Cilene de Souza Bastos Relva BIBLIOGRAFIA CANEN, Ana & CANEN, Alberto G. Rompendo Fronteiras Curriculares: o multiculturalismo na educação e outros campos do saber. Currículo sem Fronteiras, v.5, n.2, PP.40-49, Jul / Dez Disponível em: CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade, Cotidiano Escolar e Cultura(s): uma aproximação. Educação & Sociedade, ano XXIII, n.79, Agosto / Disponível em: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010. SOARES, Glória Regina Graçano. Diálogos Inter/Multiculturais: Rompendo a Barreira do Silêncio. Rio de Janeiro; 2007. • DISCOGRAFIA / FILME: “Escritores da Liberdade” (Freedom Writers) País/Ano de produção: EUA/Alemanha, 2007 Duração/Gênero: 123 min


Carregar ppt "Quem é o docente do ensino superior?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google