A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

o que realmente está fundamentado no que dizem as profecias maias?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "o que realmente está fundamentado no que dizem as profecias maias?"— Transcrição da apresentação:

1 o que realmente está fundamentado no que dizem as profecias maias?
Em relação ao filme 2012, o que realmente está fundamentado no que dizem as profecias maias? Katherine Bianchini Esper - 82

2 Justificativa: • Escolhi este assunto, pois acho super importante que as pessoas entendam mais sobre o fato que através de um filme percorreu o mundo inteiro. Pois é um fato que acaba causando muita discussão e dúvidas.

3 Objetivo: Esclarecer as dúvidas que as discussões sobre o filme 2012 e o próprio filme me trouxeram. Nem todas as discussões e pesquisas parecem ser sérias, e que eu estou tentando fazer um trabalho sério, no sentido de tentar confirmar ou desmentir tudo que se tem dito a partir do filme

4 Hipótese: Hipótese: De acordo com o que vi no filme acredito que posso encontrar pontos em comum entre as profecias e as previsões feitas pela ciência.

5 Introdução O mistério em torno dos maias estimula a curiosidade do mundo e muitas perguntas ainda permanecem por falta de uma explicação plausível. Um povo do qual sabemos pouco, mas o suficiente para causar muita polêmica.

6 O que é o calendário Maia?
Usamos calendários para marcar os ciclos, e os ciclos compreendem um início, meio e fim. Esses ciclos são descritos por meio de tabelas que nós determinamos chamar calendários. Os Maias possuíam um sistema de calendários circular, cujo ciclo completo era de 52 anos solares. Não há apenas um, mas sim vários calendários maias, que foram montados em diversas civilizações. Hoje são reconhecidos pelo menos 17 sistemas maias de contagem do tempo. Essa preocupação com o destino do cosmos produziu um sistema complexo de calendarização cujo ponto central era a crença de que uma sucessão de mundos havia sido criada e destruída por calamidades. A fim de adiar as calamidades, os maias sacrificavam seres humanos e praticavam várias formas de expiação.

7 Quando o povo maia surgiu? Onde se encontram atualmente?
Dizem que a civilização maia teve seu início aproximadamente no ano 1000 A.C. O calendário Maya começou em , que segundo historiadores, era em torno de 11 de Agosto de 3114 A.C. Ao contrário dos Astecas e Incas, não existia um império maia na altura da conquista espanhola. Em vez de um único império, existiam muitos estados difusos, cujos povos falavam uma variedade de línguas e dialetos maias. Hoje eles são pouco mais de 3 ou 4 milhões de pessoas espalhadas pelo México , Honduras, Guatemala e El Salvador.São apenas um traço rápido, descendentes de uma civilização fascinante e ainda misteriosa que, ao longo de mil anos, floresceu e desapareceu nas Américas Central e do Norte, muito antes da chegada de Colombo à nova terra. A civilização Maia tem traços de miscigenação há 10 mil anos.

8 O que os descendentes do povo maia quiseram realmente dizer com o fim do mundo? Seria o fim de tudo ou o início de uma nova era? Acredita-se que os maias profetizaram o fim do mundo em 2012, mas uma análise mais apurada revela que não era exatamente o fim dos tempos o objetivo da previsão, mas o fim de um grande ciclo. Segundo a cosmologia maia, o planeta Terra possui 5 grandes ciclos ou eras, cada uma com cerca de anos. Para eles, 4 já passaram. "Os 4 ciclos anteriores terminaram em destruição. A profecia maia do juízo final refere-se ao último dia do 5º ciclo, ou seja, 21 de dezembro de 2012." diz Steven Alten.

9 O que a profecia prevê que acontecerá depois do fim?
Basicamente a ideia é que os Maias, que tinham um calendário mais preciso, mais complexo e muito mais holístico que o nosso, previram vários acontecimentos que, entretanto, se passaram, como a chegada do homem branco - Hernan Cortez - a 8 de Novembro de Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solstício de Inverno, 21 de Dezembro, de Tão grave será o acontecimento, que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá. Isto não quer dizer que o mundo acabará, quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo.

10 Na bíblia, há algo que indique que o mundo acabaria?
Está escrito na Bíblia cristã sobre o julgamento final, em Apocalipse 20:12:’’Vi também os mortos, tanto os importantes como os humildes, que estavam de pé diante do trono. Foram abertos livros, e também foi aberto outro livro, o Livro da Vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que cada um havia feito, conforme estava escrito nos livros.’’

11 O que a ciência tem a dizer sobre tudo isso?
A ciência como conhecemos atualmente se fundamenta em evidências, dados, observações e experimentos. Por isto, não é incomum cientistas “mudarem de opinião”. Assim não podemos afirmar o que a ciência pensa, pois quando surgem novos fatos, são apresentadas novas hipóteses, assim, as teorias são constantemente renovadas.

12 E o que dizem as pessoas que tem alguma formação em biologia ou ciência?
‘Ora, sabe-se atualmente que nesta data durante o solestício a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro de nossa galáxia, Via Láctea. Sabe-se que no centro da galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseados em Einstein e em alguma informação astronômica, há quem diga que o alinhamento com este buraco levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente. Isto levará a tsunamis, vulcões, terremotos,etc.’ ‘Em termos históricos, basta lermos alguns livros que percebemos que em todas as eras existiam pessoas a prever que o fim estava perto. Sempre foi assim e sempre será, porque isso é que fará do nosso tempo o mais importante para viver.E é bom lembrar que todas essas pessoas, sem exceção, estavam enganadas.’ Carlos Oliveira, estudante de doutoramente em educação científica com especialização em astrobiologia, na Universidade do Texas em Austin nos EUA.

13 O filme se baseia neste calendário ou é só imaginação do autor?
• O ponto de partida do diretor Roland Emmerich foram realmente os acontecimentos profetizados pelos maias. Mas muita coisa foi da imaginação do diretor: Por exemplo, o calendário maia não diz exatamente quais seriam os fenômenos que fariam com que o mundo terminasse, mas sim fala sobre o alinhamento dos planetas, que causaria catástrofes.

14 Conclusão A partir do que vi no filme 2012 e das pesquisas que realizei, concluo que minha hipótese inicial estava um pouco errada. Pois nem todas as previsões atribuídas à ciência no filme, estão relacionadas à profecia maia. Mas não apenas isso, pois a profecia em si não é exatamente isso. Tem muitas explicações, muitas hipóteses, muitas perguntas. Assim, temos muitas respostas. Umas desmentindo as outras, fazendo com que isso se torne um ciclo e faça com que as pessoas se confundam mais. Os calendários maias são um sistema de contagem diferenciada. Como os povos estavam espalhados, se criaram vários calendários, mas com uma coisa em comum: o fim apocalíptico. Existem diferentes pontos de vista sobre esse assunto, sobre o qual ficamos inquietos diante de tantas ‘mentiras’, coisas que são do senso comum e que não tem nenhum fundamento. No final de uma pesquisa, às vezes temos bons resultados. No final da minha, posso com toda certeza concluir que, a partir dos materiais que me foram disponibilizados, consegui, na medida do possível, responder a quase todas as minhas perguntas. Aprendi que antes de dizer alguma coisa sobre o fim do mundo, precisamos fazer uma pesquisa, e não nos deixar levar pela primeira coisa que é dita ou encontrada em um site. E diante de tanta pesquisa, podemos dizer que a pergunta que mais nos perturba só o tempo poderá revelar: O MUNDO ACABARÁ, OU NÃO?

15 Fontes:


Carregar ppt "o que realmente está fundamentado no que dizem as profecias maias?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google