A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como se formou a Terra? A maior parte do nosso conhecimento sobre a origem da Terra e do sistema solar provém de estudos sobre asteróides Fonte: nasaimages.org.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como se formou a Terra? A maior parte do nosso conhecimento sobre a origem da Terra e do sistema solar provém de estudos sobre asteróides Fonte: nasaimages.org."— Transcrição da apresentação:

1 Como se formou a Terra? A maior parte do nosso conhecimento sobre a origem da Terra e do sistema solar provém de estudos sobre asteróides Fonte: nasaimages.org

2 Após caírem na Terra, os asteróides são chamados de meteoritos.
Como se formou a Terra? Após caírem na Terra, os asteróides são chamados de meteoritos. Eles são analisados detalhadamente para entender melhor os processos de formação do Sistema Solar e da Terra Fonte:

3 Nosso sistema solar tem o formato de um disco!
Como se formou a Terra? Nosso sistema solar tem o formato de um disco! O homem ainda não possui tecnologia para conseguir tirar uma foto de fora do nosso sistema solar... Então como é possível saber o seu formato???

4 Como se formou a Terra? Um grupo de cientistas suíços e americanos, durante 9 meses, utilizaram um super computador para realizar uma simulação da Via Láctea

5 Como se formou a Terra? A origem de nosso sistema solar foi marcada por violentas colisões entre corpos maciços Algumas colisões resultavam em corpos cada vez maiores que tinham como produto final os planetas Fonte: NASA/JPL-Caltech

6 Como se formou a Terra? Você sabe a origem da Lua?
Estudos indicam que nosso satélite natural foi fruto da última grande colisão que o planeta Terra sofreu. Assista os vídeos sobre a formação da Lua

7 Como se formou a Terra? O impacto foi tão violento que praticamente todo material rochoso da Terra derreteu. Fonte:

8 Após o impacto, a Terra formou um núcleo
Como se formou a Terra? Uma hipótese é que antes do impacto que gerou a Lua, a Terra não possuía núcleo (corpo indiferenciado) Após o impacto, a Terra formou um núcleo (corpo diferenciado)

9 Como se formou a Terra? A formação do núcleo só foi possível porque os elementos mais densos foram para o centro do planeta. Elementos menos densos permaneceram na superfície assim como a água e o óleo Fonte:

10 Crosta, manto, núcleo interno e núcleo externo
Como se formou a Terra? Com isso, nós temos bem definidas as principais camadas do nosso planeta Crosta, manto, núcleo interno e núcleo externo Fonte: Jeanloz, R. e Lay, T., (2005). The core-mantle boundary. Scientific American- Special Edition.

11 Obrigado! Lembre-se de ler a apostila, ela é indispensável para seu melhor aprendizado!


Carregar ppt "Como se formou a Terra? A maior parte do nosso conhecimento sobre a origem da Terra e do sistema solar provém de estudos sobre asteróides Fonte: nasaimages.org."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google