A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Drª Jeanete Moussa Alma

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Drª Jeanete Moussa Alma"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Drª Jeanete Moussa Alma
Da tecnologia à ecologia ativos naturais e orgânicos “ uma tendência mundial” Profª Drª Jeanete Moussa Alma

2 Tecnologia τεχνη = "ofício“ / λογια = "estudo“
A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. A tecnologia pode ser empregada desde a fabricação de um grampo para cabelos, dessalinização da água do mar até uma estação espacial

3 PRECAUÇÕES Freqüentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como: o desemprego, a poluição, e ecológicas.

4 Vantagens e Desvantagens do Desenvolvimento Tecnológico
Existe um equilíbrio muito tênue entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. Vantagem torna a produção mais rápida e maior e, sendo assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade.

5 Desvantagens Poluição , se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível. Desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio. A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído pelo trabalho das máquinas, denominamos desemprego estrutural

6 Vamos ver o que a poluição anda provocando
Aquecimento Global Poluição nada mais é que a emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos em quantidade superior à capacidade de absorção do meio ambiente. Esse desequilíbrio interfere na vida dos animais e vegetais e nos mecanismos de proteção do planeta. O desequilíbrio provoca as catástrofes ambientais  

7 Vejamos as conseqüências no nosso dia-a-dia

8 Planeta ficará até 4 graus mais quente por causa da ação do homem
Brasília, DF - A Terra vai se tornar mais quente até o ano de 2100, o que significa aumento do nível do mar e catástrofes naturais mais intensas. A emissão de gases de efeito estufa nas taxas atuais ou maiores têm 90% de chance de causar aquecimento global e alterações climáticas durante o século 21 maiores do que aquelas observadas no século 20 ( relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) divulgado nesta sexta-feira em Paris 02/02/ Relatório sobre Aquecimento Global Planeta ficará até 4 graus mais quente por causa da ação do homem Foto: Ciência Hoje (SBPC)

9 aquecimento global terá influência direta sobre catástrofes naturais
aquecimento global terá influência direta sobre catástrofes naturais. Haverá dias e noites mais fritas e aumento de tempestades e chuvas fortes. Além disso, os especialistas alertam para o aumento do nível do mar, com o derretimento de geleiras. Segundo o relatório, é muito possível que ondas de calor extremo e fortes precipitações de chuvas se tornem freqüentes. Os tufões e furacões vão se tornar menos freqüentes, porém mais intensos. A exemplo disso temos os TISSUNAMES e os TUFÕES NO SUL DO PAÍS. De acordo com os especialistas do IPCC, as principais causas do aquecimento global são as emissões e o aumento da concentração de dióxido de carbono, principalmente por causa do uso de combustíveis fósseis, como o petróleo. O dióxido de carbono se concentra na atmosfera impedindo a saída do calor, causando o efeito estufa.

10 O problema da água!!!

11 A usina da CEMIG do Rio Pandeiros, no início da semana passada, foi responsável pela morte de 20 toneladas de peixes no rio Pandeiros - um dos principais berçários do São Francisco. Os técnicos realizaram uma manobra diminuindo as águas do vertedouro, causando a morte dos peixes (20 toneladas pelas estimativas do IEF). A usina de Pandeiros gera pouca energia, mas muita destruição ambiental. Os peixes mortos estavam procurando locais para reprodução (vários estavam com ovas). A usina está interditada.   26/10/2007 No dia 30 de março de 2007 a CEMIG foi responsável pela morte de mais de 25 toneladas de peixes na usina de Tres Marias - MG

12 E na beleza como estamos de catástrofe ambiental
Nos anos 60 ambientalistas e alguns cientistas ambientais alertavam as grandes nações sobre futuras catástrofes climáticas que poderiam ocorrer. Na época, o ano 2000 ainda estava longe. Ainda era visto como o ano em que as pessoas usariam roupas brilhosas e capacetes estranhos com anteninhas que pareciam mini-antenas parabólicas. Estes cientistas e ambientalistas eram visto como loucos, hippies e não eram levados a sério.

13

14 Hoje, oito anos após a virada do ano 2000 nós não usamos roupas prateadas e metalizadas, nem capacetes com antenas. Mas vivemos à beira de um colapso da natureza. Dentre uma das medidas tardias mais importantes até agora, por reunir em todo o mundo os países que têm danificado ao longo das décadas o meio ambiente, está o protocolo de Kyoto, “um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global”.

15 Ciência e tecnologia UM CASAMENTO PERFEITO
A ciência e a tecnologia sempre estiveram muito próximas uma da outra. Geralmente, a ciência é o estudo da natureza rigorosamente de acordo com o método científico. A tecnologia, por sua vez, é a aplicação de tal conhecimento científico para conseguir um resultado prático. Como exemplo a ciência estuda como um determinado ativo age sobre a pele e a tecnologia cria uma forma de fazer com que este ativo chegue a pele.

16 Continuamos fingindo que não é problema nosso!!!!

17 Como é nosso dia a dia no que se refere a alimentação de nossa família
Todos procuramos nos defender dos efeitos nocivos da poluição. Comprar frutas e verduras frescas para alimentar nossa família se tornou uma necessidade. MAS SERÁ QUE ISSO É REALMENTE SAUDÁVEL!!!

18 OBSERVEM OS DADOS!!! O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. Gasta, anualmente, cerca de 2,5 bilhões de dólares nessas compras. Infelizmente, pouco se faz para controlar os impactos sobre a saúde dos que produzem e dos que consomem os alimentos impregnados por essas substâncias. O DDT (inseticida organoclorado) foi banido em vários países, a partir da década de 70, quando estudos revelaram que os resíduos clorados persistiam ao longo de toda a cadeia alimentar. Estudos demonstraram também a contaminação do leite materno. No Brasil, somente em 1992, após intensas pressões sociais, foram banidas todas as fórmulas à base de cloro (como BHC, Aldrin, Lindano etc). Várias outras substâncias, como o Amitraz, foram proibidas. A Lei de Agrotóxicos, n° 7802, aprovada em 1989, proíbe o registro de produtos que possam provocar câncer, defeitos na criança em gestação (teratogênese) e nas células (mutagênese). Mas produtos como o Amitraz, e outros que já haviam sido proibidos, continuam sendo comercializados ilegalmente.

19 Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar a composição destes e, assim, preservá-los da ação de seres vivos ou substâncias nocivas.

20 Já os perigosos fungicidas - Maneb, Zineb e Dithane -, embora proibidos em vários países, são muito usados, no Brasil, em culturas de tomate e pimentão. Os dois primeiros podem provocar doença de Parkinson. O Dithane pode causar câncer, mutação e malformações no feto. O Gramoxone (mata-mato), cujo princípio ativo é o Paraquat, é proibido em diversos países. No Brasil, é largamente usado no combate a ervas daninhas. A contaminação pode provocar fibrose pulmonar, lesões no fígado e intoxicação em crianças.

21 Veja alguns alimentos aparentemente Inofensivos
Qual é o problema? A acrilamida é conhecida por causar câncer em animais. Em abril de 2002 foi noticiada, na Suécia, a presença de elevados níveis de acrilamida em certos tipos de alimentos processados a altas temperaturas. Desde então, tem sido encontrada nesse tipo de alimento em outros países, incluindo Holanda, Noruega, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos e Brasil Veja alguns alimentos aparentemente Inofensivos O que é acrilamida? Substância química usada na produção de poliacrilamida, a qual é empregada no tratamento de água potável e águas de reuso para remover partículas e outras impurezas. É também utilizada na produção de colas, papel, cosméticos e ainda em construção, nas fundações de represas e túneis. Além disso, pode ser produzida em alguns alimentos preparados a altas temperaturas.

22

23 O THC está contido na maioria dos agrotóxicos e são muito fáceis de serem absorvidos pela pele, por este motivo muitos agricultores apresentam problemas de saúde em vários órgãos do corpo A FDS estima que 25% dos agricultores no Brasil desenvolvem problemas de saúde decorrente do uso de agrotóxicos

24 IBD A Associação de Certificação Instituto Biodinâmico é uma empresa brasileira sem fins lucrativos, que desenvolve atividades de inspeção e certificação agropecuária, de processamento e de produtos extrativistas, orgânicos e biodinâmicos. ECOCERT  A Ecocert Brasil chegou ao país no início de 2001 e seu escritório fica em Florianópolis, Santa Catarina. A certificadora é uma representação da empresa francesa Ecocert, considerada uma das maiores da Europa e presente em mais de 50 países.

25 No Brasil, algumas fabricantes já perceberam esta tendência e saíram na frente. Apesar de ainda tímido - as primeiras certificações foram liberadas há cerca de três anos -, especialistas acreditam que este movimento se reproduzirá rapidamente repetindo o fenômeno ocorrido fora do país, em mercados mais maduros na oferta de cosméticos orgânicos, como na Europa, por exemplo.

26 O que é a Agricultura Orgânica?
Conceito de agricultura orgânica: inglês Sir Albert Howard, entre os anos de 1925 e 1930. “É o sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade, agrotóxicos, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentação animal, compostos sinteticamente”

27 AGRICULTURA ORGÂNICA E COSMÉTICOS
As mesmas plantas utilizadas para a alimentação são utilizadas para a extração de princípios ativos Os métodos de extração de ativos devem ser eficientes – não se pode extrair ativos somente macerando, ou aquecendo frutas e vegetais.

28 Os Bioativos podem estar em qualquer parte da planta!!!!
Nem sempre as concentrações são iguais em toda a sua extensão

29 NEM SEMPRE OS PRODUTOS NATURAIS SÃO SAUDÁVEIS

30 O que temos como alternativa aos orgânicos
Engenharia genética Biotecnologia Nanotecnologia

31 Os produtos devem ser confiáveis
Certifique-se que o que você esta usando realmente auxilia sua pele e possui capacidade de penetração Procure produtos compatíveis com os canais de absorção, as argilas por exemplo são um bom exemplo. Procure estudar os ativos que pretende utilizar.

32 Gostaria de agradecer a Profa
Gostaria de agradecer a Profa. Maria de Fátima Lima Pererira e aos organizadores da Hair Brasil Grata pela atenção a todos da platéia 0XX Rua C – Stande 36 – SINDEST-SP


Carregar ppt "Profª Drª Jeanete Moussa Alma"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google