A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FOTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FOTOS."— Transcrição da apresentação:

1 FOTOS

2 FOTOGRAFIAS DA VIDA

3 Lucas 18:9-14 09 A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: 10 “Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. 11 O fariseu, em pé, orava no íntimo: “Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano.

4 Lucas 18:9-14 12 Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho”. 13 Mas o publicano ficou a distância. Ele nem mesmo ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: “Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador” 14 Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”

5 v.10 - “Dois homens subiram ao templo para orar…”

6 Vamos conhecer melhor estes dois homens através de 3 fotografias:

7 1. Foto Social

8 Como a sociedade via estes homens
v.10 - “um era fariseu e o outro, publicano” a) FARISEU

9 Como a sociedade via estes homens
A seita maior e de maior influência nos dias do Novo Testamento. O seu nome deriva do verbo “parash” (separar). Eram os separatistas. Eram observadores meticulosos da Lei: davam dízimo de tudo, prestavam atenção a todos os regulamentos da purificação, guardavam todas as datas sagradas e faziam todos os rituais. Na Lei havia 613 mandamentos (248 positivos e 365 negativos – 39 proibições só no sábado).

10 Como a sociedade via estes homens
v.10 - “um era fariseu e o outro, publicano” a) FARISEU b) PUBLICANO

11 Como a sociedade via estes homens
Era considerado traidor e ladrão. O judeu que entrava no serviço alfandegário se cortava da sociedade decente. Era desqualificado de ser juiz ou mesmo testemunha no foro, além de ser excomungado da sinagoga. Os oficiais da alfândega eram colocados na mesma categoria legal que assassinos e assaltantes, ladrões, salteadores e cambistas. Associações desagradáveis que se expressam no Novo Testamento: pecadores, gentios, pagãos, meretrizes, impostores e adúlteros.

12 Como a sociedade via estes homens
O dinheiro que passara pelas mãos dos cobradores de impostos era maculado e não podia ser empregado nem sequer como esmola, pois tocar nas riquezas de um homem que as obteve ilicitamente é participar de sua culpa. Os judeus ortodoxos ficavam ofendidos ainda mais, pelo fato de que os publicanos ficavam impuros mediante o contato contínuo com os gentios, e porque seu emprego exigia a quebra do sábado.

13 Como a sociedade via estes homens
v.10 - “um era fariseu e o outro, publicano” a) FARISEU Modelo de religiosidade: ele fazia além do que a Lei exigia b) PUBLICANO Modelo de corrupção: ladrão, corrupto, traidor

14 1. Foto Social Como a sociedade o vê ?

15 Como a sociedade o vê ? Profissão Aparência Física Roupas Nível Social (dinheiro, carro, casa...) Nível Intelectual)

16 2. Foto Pessoal

17 Como estes homens se viam

18 O comportamento de cada homem é mencionado em primeiro lugar (em cada caso) e depois a sua conversa direta com Deus a) FARISEU

19 v.11 - “O fariseu, em pé, orava no íntimo…”
v.11 (NVI) - “O fariseu, posto em pé, orava de sí para sí mesmo, desta forma…” De pé, isolado, para não ser contaminado pelos “injustos” que estavam ao seu redor, ele se congratula consigo mesmo.

20 v.11 – “O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. v.12 – Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho” Primeiramente, ele fala de alguns vícios dos quais se abstém, e depois, de algumas práticas às quais se dedica.

21 Como estes homens se viam
A Lei estipulava um só jejum, de modo que seu jejum “duas vezes por semana” era uma obra de merecimento adicional A Lei estipulava que o dízimo devia ser pago sobre certas colheitas, mas era uma prática farisaica dizimar até mesmo as ervas do jardim.

22 Como estes homens se viam
O que este fariseu dizia acerca de sí mesmo era rigorosamente verdadeiro, mas o espírito da sua oração era totalmente errado. Não há nenhuma consciência do pecado, nem da necessidade, nem da humilde dependência de Deus. O fariseu só não chegou a parabenizar a Deus por ter um servo tão excelente, mas faltava pouco para isto.

23 Como estes homens se viam
O fariseu pensava que a ausência de certos pecados externos é tudo que Deus exige.

24 b) PUBLICANO v.13 - “Mas o publicano ficou a distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia…” Este coletor de impostos, arrependido, não fica afastado com indiferença, mas “longe” (RA), pois acha que não é digno de permanecer junto com o povo de Deus diante do altar.

25 O publicano estava claramente sob grande convicção de pecado.
Erguer os olhos ao céu ao orar era normal, mas seu senso de indignidade não o deixava fazer assim. “batia no peito” (ação contínua) como sinal de extrema tristeza.

26 v.13 (RA) - “…Ó Deus, sê propício a mim, pecador!”
v.13 - “Mas o publicano ficou a distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: “Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador” v.13 (RA) - “…Ó Deus, sê propício a mim, pecador!” Sua oração é simples. O significado de “sê propício” é “seja removida Tua ira”.

27 Faze uma expiação por mim, um pecador!”
Para o judeu, o único modo pelo qual Deus podia ser propício a ele era por um sacrifício e, com toda a probabilidade, naquele momento o cordeiro para o holocausto diário (duas vezes ao dia) estava sendo oferecido no altar do templo. “Ó Deus, que seja por mim! Faze uma expiação por mim, um pecador!”

28 Alí no templo, esse homem humilde, cônscio dos seus pecados e de sua indignidade, sem merecimento próprio que o recomende, anela que o grande e dramático sacrifício expiatório possa aplicar-se a ele.

29 2. Foto Pessoal Como eles se viam ?

30 Como estes homens se viam ?
a) FARISEU Exemplo de honestidade, justiça, moral e religiosidade. Viu o que achava que era – “de sí para sí mesmo” Comparou-se com outras pessoas – “não como os demais homens”

31 Como estes homens se viam ?
b) PUBLICANO Viu o que era Viu o que ele era diante de Deus

32 2. Foto Pessoal Como você se vê ?

33 Como você se vê ? Justiça Própria (“Eu vou à Igreja... Eu leio a Bíblia... Faço devocional... Eu oro... etc...) “Eu faço coisas erradas, mas fulano...” “Não sou tão ruim assim...” Pecadinhos X Pecadões

34 CUIDADO !!! Paradoxo: os que estão mais perto, muitas vezes são os que estão mais longe de Deus Aprendemos a conviver com a iniquidade e achamos isso uma coisa natural.

35 Como Deus vê estes homens
3. Foto Celestial Como Deus vê estes homens

36 Como Deus vê estes homens
v.14 (NVI) - “Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilhar será exaltado” a) FARISEU Voltou na mesma situação que chegou b) PUBLICANO Voltou transformado

37 Deus conhece tudo acerca de você
3. Foto Celestial Como Deus o vê ? Deus conhece tudo acerca de você

38 3. Foto Celestial Como Deus o vê ? O fariseu, justificando-se a sí mesmo, rejeita a justiça gratuita de Deus

39 CONCLUSÃO

40 A medida do sucesso... 1. Não é como a sociedade o vê
Posição, fama, poder, carreira bem sucedida, faculdade boa, títulos, cargos na igreja... 2. Não é como você se vê Honesto, bondoso (não mato, não roubo...) “Ó Deus, graças te dou porque não sou como o fariseu...” 3. É como Deus o vê

41 A medida do sucesso... Miquéias 6:8
“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?”

42 A medida do sucesso... Isaías 57:15
“Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito”

43


Carregar ppt "FOTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google