A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apreensão e Compreensão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apreensão e Compreensão"— Transcrição da apresentação:

1 Apreensão e Compreensão

2 Apreensão Entendimento restrito aos limites físicos do texto, ou seja, a informação é entendida sem a necessidade de recorrer a informações externas. A exemplo disso, os atentados terroristas ao World Trade Center em setembro de 2001 foram divulgados pela grande mídia como atos que encerravam em si mesmos suas próprias motivações, ignorando a conjuntura histórica que envolve aspectos sociais, políticos e econômicos e que culminou no ocorrido.

3 Compreensão Confronto dos sentidos do texto lido com outros textos produzidos anteriormente dentro do espaço cultural. Requer uso de elementos adicionais ao texto, como o contexto cultural, histórico, social etc.

4 Exercitando... Considere o seguinte trecho:
Em vez do médico do Milan, o doutor José Luiz Runco, da Seleção, é quem deverá ser o responsável pela cirurgia de Cafu. Foi ele quem operou o volante Edu e o atacante Ricardo Oliveira, dois jogadores que tiveram problemas semelhantes no ano passado. O termo “ele”, em destaque no texto, refere-se: a) ao médico do Milan. b) a Cafu. c) ao doutor José Luiz Runco. d) ao volante Edu. e) ao atacante Ricardo Oliveira.

5 “Você só precisa comprar a pipoca. O DVD é grátis.”
Assinale a alternativa que apresenta a forma correta para juntar os dois períodos da propaganda acima num só. a) Você só precisa comprar a pipoca, entretanto o DVD é grátis. b) Você só precisa comprar a pipoca, já que o DVD é grátis. c) Você só precisa comprar a pipoca, inclusive o DVD é grátis. d) Você só precisa comprar a pipoca e o DVD é grátis. e) Você só precisa comprar a pipoca, cujo DVD é grátis.  

6 Caindo na gandaia O ex-campeão mundial dos pesos pesados Mike Tyson se esbaldou na noite paulistana. Em duas noites, foi ao Café Photo e ao Bahamas, casas freqüentadas por garotas de programa. Na madrugada da quinta-feira, foi barrado com seis delas no hotel onde estava hospedado, deu gorjeta de US$ 100 a cada uma e foi terminar a noite na boate Love Story. Irritado com o assédio, Tyson agrediu um cinegrafista e foi levado para a delegacia. Ele vai responder por lesões corporais, danos materiais e exercício arbitrário das próprias razões. (Época, nº 391, nov ) Segundo o texto, é correto afirmar: a) Mike Tyson estava irritado com o assédio das garotas de programa. b) Mike Tyson foi preso em companhia das garotas. c) Tyson foi liberado da delegacia por demonstrar exercício arbitrário de suas razões. d) Mike Tyson, em duas noites, esteve em três boates e uma delegacia. e) Mike Tyson distribuiu US$ 100 em gorjetas e se esbaldou na noite paulistana.

7 Quando a justiça entra em conflito com a lealdade, essa última geralmente leva a melhor. Muitos de nós alimentamos e protegemos nossas famílias antes de podermos pensar nas necessidades de nossos vizinhos. Muitos de nós estamos muito mais interessados no bem-estar dos nossos compatriotas do que na situação das pessoas do outro lado do mundo. Em relação às idéias do texto, assinale a opção incorreta. O senso de justiça entre indivíduos de povos diferentes é superior à lealdade que se dispensa aos familiares mais próximos. A lealdade geralmente prevalece sobre a justiça quando há conflito entre as duas forças. O pensamento relativo às necessidades dos nossos conhecidos é secundário em relação às preocupações com os familiares. O interesse pelas causas nacionais é prioritário em relação aos contextos do exterior. A solidariedade entre pessoas de uma mesma nacionalidade sobrepõe-se à solidariedade para com povos estrangeiros.

8 Leia os versos da canção e responda
Leia os versos da canção e responda. "O cinema falado É o grande culpado Da transformação Dessa gente que sente Que um barracãoPrende mais que um xadrez.(...) Amor, lá no morro, é amor pra chuchu, As rimas do samba não são 'I love you'. E esse negócio de 'alô, alô, boy','Alô, Johnny', Só pode ser conversa de telefone.‘ (Noel Rosa. Cinema falado, 1933.) Os versos do compositor Noel Rosa refletem uma crítica. Eles expressam a) a ausência das inovações tecnológicas estrangeiras na difusão da cultura popular brasileira. b) a influência do jazz norte-americano no ritmo e nas letras do samba. c) a expansão da dominação cultural norte-americana e a desvalorização da cultura popular nacional. d) a resistência da arte popular quanto às inovações tecnológicas, especialmente o cinema falado e o rádio. e) o predomínio da música estrangeira em substituição ao samba autenticamente nacional.

9 “Não muito remota é a conquista pedagógica que consiste na interpretação psicológica da criança como criança, e não como adulto em miniatura. Até então, a criança tinha sido considerada do ponto de vista do adulto, olhada como um adulto ante um binóculo invertido; aquilo que fosse útil ao inútil par o adulto, igualmente o seria, guardadas as devidas proporções para a criança.” Segundo o texto: a)O comportamento da criança é a uma antecipação do comportamento do adulto. b)Atualmente, a pedagogia considera a criança um ser qualitativamente diferenciado do adulto. c)A pedagogia moderna, para interpretar o comportamento do adulto, tem que reportar-se à infância. d)Para a corrente pedagógica moderna, a não ser por uma questão de grau, a motivação intrínseca da criança é a mesma que a do adulto. e) O comportamento humano é explicado por fatores que são os mesmo tanto par a criança quanto para o adulto.

10 A respeito do quadrinho acima, analise as afirmativas a seguir e marque a correta:
I. A percepção do humor da tirinha só é completa se o leitor conhecer a fábula da tartaruga e a lebre. II. É possível afirmar que o guarda tem uma interpretação equivocada a respeito do motorista. III. Pode-se prever que o guarda também parará as tartarugas. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. se nenhuma afirmativa estiver correta. se todas as afirmativas estiverem corretas. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

11

12 A música e a apreensão... Personagens a) Traços físicos e psicológicos dos principais personagens: Eduardo: Mônica: Enredo a) Faça um resumo da história (princípio – meio – fim) contendo as principais informações sobre as personagens, do local e do tempo dos fatos. b) Qual a parte mais importante da história, antes do final? c) Onde e como se dá o desfecho?

13 Ambiente Qual é o tipo de ambiente predominante: físico (a natureza, o campo, a cidade) ou social (algum agrupamento social específico, alguma parcela da comunidade, fábrica, colégio, clube, família)? Estilo Foco narrativo – O narrador é narrador-personagem ou narrador-observador?

14 A música e a compreensão...
Observe as seguintes falas de Eduardo: " -Eu não estou legal. Não agüento mais birita". " -É quase duas, eu vou me ferrar." a) Qual o significado das palavras destacadas? Bebida alcoólica e dar-se mal. b) Birita e ferrar são gírias. A utilização desses termos é adequada nesse texto? Por quê? Sim. Eduardo é um adolescente, e tais termos costumam fazer parte de sua forma de falar. As gírias contribuem para a sua caracterização.

15 c) De acordo com a norma culta, há um erro de concordância em "É quase duas". O correto seria "São quase duas"Esse problema de concordância contribui para a caracterização da personagem? Explique. Sim. Mostra que Eduardo não domina a norma culta da língua portuguesa. "Ela falava sobre o Planalto Central". Planato Central pode ter mais de um significado, de acordo com o contexto em que é utilizado. Falar coisas sobre o Planalto Central expressa alguma característica de Mônica? Qual? Sim. É uma garota que tem alguma preocupação quanto à política e à economia do Brasil.

16 Leia: "Quem um dia irá dizer Que existe razão Nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer Que não existe razão?" Qual é a mensagem emitida por essa estrofe? A de que, na união de duas pessoas, o sentimento suplanta a razão. O sentimento seria o motivo dessa união.

17 A personagem Eduardo sofre uma transformação no decorrer de sua história.
Cite um trecho que mostre essa transformação. Ele aprendeu a beber, deixou o cabelo crescer. E decidiu trabalhar. b) Na sua opinião, Mônica influenciou essa transformação? Provavelmente sim, pois a música cita algumas coisas que a Mônica ensinou ao Eduardo: “coisas sobre o céu, a terra, a água e o ar”.

18 Leia "Só que ness as férias não vão viajar Porque o filhinho doE duardo Ta de recuperação." Obviamente, a criança que ficou de recuperação é filha de Eduardo e Mônica. Porém, o autor caracterizou-a apenas como "filhinho de Eduardo". Qual foi a intenção do autor ao fazer tal caracterização? O fato de o menino ter ficado de recuperação remete às características do próprio Eduardo, antes de se relacionar com Mônica; é como se um dos gêmeos tivesse "puxado" mais ao pai.

19 Qual é o tema do texto? Que significado mais amplo nos transmite?
A possibilidade de uma relação afetiva, mesmo havendo grandes diferenças entre as pessoas envolvidas.


Carregar ppt "Apreensão e Compreensão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google