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PublicouCaroline Ferreyra Alterado mais de 10 anos atrás
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Apresentação Vera Vicente Nuno Mestre João Paulo Lopes
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e - Commerce m-Commerce B2B B2C
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Sumário 1- Introdução 2-Definição de e-commerce Tipos de e-commerce
1- Introdução 2-Definição de e-commerce Tipos de e-commerce Tecnologias impulsionadoras Modelo de Rendimento Modelos de Negócio 3-Definição de m-commerce Evolução das Tecnologias Moveis Serviços de m-commerce Mopas WinRest Mobile
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Sumário 4 – Vantagens e Desvantagens do E-Commerce
Sumário 4 – Vantagens e Desvantagens do E-Commerce 5 – Sistema de Pagamentos Métodos de Pagamento Limitações de Sistema de Pagamentos 6 – Segurança Requesitos de Segurança Tipos de Ataque Ferramentas de Segurança Ameaças
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Sumário 7- Caso de Estudo Econstroi.com 8- Referências
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Introdução ...antes de mais, como era o comércio :
No inicio o comércio era realizado através de troca por troca. Depois os produtos passaram a ter um valor monetário. Hoje em dia, o comércio encontra-se cada vez mais ao serviço do consumidor.
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e-Commerce O que é o comércio electrónico? Definição :
Comércio electrónico é a realização de transacções e transferências de fundos electrónicamente, especialmente na Internet.
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e-Commerce Bubble Burst
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e-Commerce Tecnologias impulsionadoras :
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e-Commerce Modelo de rendimento : Publicidade Subscrição
Cobrança de taxa por transacção Vendas Afiliação
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e-Commerce Modelos de negócio : Portal
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e-Commerce Modelos de negócio : E-tailer
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e-Commerce Modelos de negócio : Content Provider
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e-Commerce Modelos de negócio : Transaction Broker
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e-Commerce Modelos de negócio : Criador de Mercados
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e-Commerce Modelos de negócio : Fornecedor de Serviços
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e-Commerce Modelos de negócio : Community Provider
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m-Commerce M-Commerce diz respeito ao uso de um dispositivo móvel ou ubíquo para efectuar transferências de um valor monetário em troca de informação, serviços ou bens. M-Commerce pode realizar-se atravéz de computadores portáteis, telemóveis e PDA’s.
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m-Commerce Evolução das tecnologias de telemóveis :
1G – Quase todos os sistemas ou standards desta geração eram analógicos, onde o tráfego principal era a voz. 2G – Todos os sistemas ou standards desta geração eram digitais. Surgimento do GSM e GPRS. 3G – Os sistemas ou standards desta geração, são um refinamento dos da geração anterior. 4G – Prevista para 2012, onde já se fala de taxas de transferência de dados 260 vezes mais rápida.
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m-Commerce Serviços de m-Commerce:
Compra de wallpapers, screensavers, jogos, toques; Reservar bilhetes de avião; Reservar mesa num restaurante; Comprar bilhetes para o cinema; Comprar livros, DVD’s, CD’s, etc..., numa loja on-line; Pagar contas; Mobile banking; Jogar on-line; Aceder a informação (ex: desporto, tempo, bolsa,etc...); Pagar parque de estacionamento (ex: MOPAS);
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m-Commerce MOPAS (Mobile Parking System)
Serviço de estacionamento através de telemóvel
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m-Commerce O que é necessário para usar o sistema MOPAS?
Registo no Website ou Call Center do MOPAS Um telemóvel
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m-Commerce Registo do estacionamento 22-05-2007 Thanks for using MOPAS
Your parking Starts at 10:37 Maximum park Duration: 2 hours
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m-Commerce Finalização do registo do estacionamento 22-05-2007
Thanks for using MOPAS Your park time was 37 minutes Parking charge 1,20€
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m-Commerce Como saber se o veículo está registado no serviço MOPAS?
Os dispositivos móveis do MOPAS disponibilizam informações sobre todos os veículos que foram estacionados através do sistema, inclusive dados específicos como: Número da carta de condução; Início do registo de estacionamento; Excesso cometido face à duração máxima do tempo de estacionamento.
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m-Commerce WinRest Mobile
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m-Commerce Qual é a diferença?
Agora o WinRest corre no servidor, e os postos que forem necessários; Os postos(PDA) tem de ser configurados para mostrar a sua interface remotamente; Maior fiabilidade, pois se houver algum problema com o PDA não se vai perder informação, está no servidor; O modo de comunicação é através de WLAN ou Bluetooth.
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B2* Tipos de e-Commerce: B2B(Business-to-Business);
B2C(Business-to-Consumer); B2A(Business-to-Administration); B2E(Business-to-Employee); B2G(Business-to-Government); C2C(Consumer-to-Consumer); C2A(Consumer-to-Administration);
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Vantagens Acesso a um mercado global
Personalização dos produtos e serviços Aumento da produtividade, da competitividade e da qualidade Serviços permanentemente operacionais Maior eficiência na distribuição dos produtos Redução dos custos de transacção Novas empresas, novos serviços e novos modelos de negócio
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Desvantagens Dependência excessiva das TIC
Insegurança ao nível das transacções e pagamentos electrónicos Elevado custo das telecomunicações Insegurança quanto à jurisdição e lei aplicável Cultura de mercados avessa às formas comercias electrónicas Desequilíbrio no desenvolvimento económico e a infoexclusão Privacidade e segurança na recolha de dados pessoais
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Pagamentos
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Pagamentos Pagamento digital com cartão de crédito Carteira Digital
(Ex:Ic verify) Carteira Digital (Ex:Gator) Pagamento com Saldo Acumulado (Ex:QPASS) Contas Digitais (AmericanExpress)
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Pagamentos Dinheiro Digital Pagamentos P2P Cheques Digitais
(Ex: eCoin.net) Pagamentos P2P (Ex: PayPal) Cheques Digitais (Ex: MoneyZap) Facturação e Pagamento Electrónico (Ex: CheckFree)
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Limitações dos Sist. Pagamento Electrónicos
Segurança Risco para o Vendedor Custo Equidade social
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Segurança
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Requisitos de Segurança
Confidencialidade Integridade Autenticação Não-Repúdio Disponibilidade Controlo de Acessos
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Tipos de Ataque Ataques Passivos Ataques Activos
Ataques Denial of Service Sniffing Insider Jobs
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Ferramentas de Segurança
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Ameaças – Falta de Segurança
Visualização Ver o número do cartão de crédito gravação de uma conversa sensível intercepção de informação secreta Alteração (Tampering) Alteração de uma ordem de encomenda
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Ameaças- Falta de Segurança
Personificação (Impersonation) Spoofing Disfarce (Misrepresentation)
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econstroi.com study case Sistemas de Informação Empresarial 06/07
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econstroi.com A econstroi é hoje reconhecida internacionalmente como umas das mais destacadas iniciativas de sucesso a nível de mercado B2B.
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econstroi.com Objectivos do Site Modernizar; Eficácia;
Integração com os restantes processos; Manipulação e tratamento de elevadas quantidades de informação.
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Processo de compra e venda
econstroi.com Processo de compra e venda
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econstroi.com Tecnologias de informação utilizadas: Servidor
MS Windows 2000 Server Base de dados MS SQL Server 2000 Nível de aplicações VBasic, XML, XSLT, C# Páginas ASP Acesso a dados XML, XSLT, SOAP, OPEN XML
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econstroi.com Modelos de negócio: Portal Criador de mercados
Modelo de rendimento: Cobrança de taxa por transacção
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econstroi.com Segurança:
SSL 3.0 (Secure Socket Layer) - com chaves de encriptação de 128 bits, certificado pela Verisign. Pagamentos: Pagamento digital com cartão de crédito;
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Conclusão Cada vez mais as pessoas/ empresas aderem ao comercio electrónico; As empresas obtêm o ROI (return of investement) mais cedo; Mais e melhor segurança; Ubiquidade; Globalização.
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Referências ACEP – www.comercioelectronico.pt
Comércio Electrónico – Disciplina leccionada na FEUALG, pelo professor Xaveiro, Tony. E-Commerce and M-Commerce technologies, P. Candace Deans University of Richmond, USA METICUBE – Segurança nos Web Services no comércio electrónico móvel – Ricardo Martins, Jorge Rocha e Pedro Henriques – Universidade do Minho.
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Final
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