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Medidas Interinas de Redução de Riscos

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Apresentação em tema: "Medidas Interinas de Redução de Riscos"— Transcrição da apresentação:

1 Medidas Interinas de Redução de Riscos
José Hernández, P.E. Engenheiro Geotécnico Regional U.S. Army Corps of Engineers South Atlantic Division Workshop - Segurança de Barragens Brasília, Brasil 20-24 maio 2013

2 Objetivo (1) MIRRs são abordagens de redução de riscos para a Segurança de Barragens de curto prazo, enquanto se busca soluções de longo prazo. (2) MIRRs devem, na medida do possível, baixar a probabilidade de falhas, bem como de consequências associadas. Gestão de Riscos Base Política de Preferências Avaliação de Riscos Base analítica Comunicação de Riscos Intercâmbio interativo de informações, opiniões, e preferências relativas a riscos Diretrizes de Risco Tolerável MIRRs incluem e se alinham com as Políticas de Controle de Riscos à Segurança de Barragens do USACE

3 Definição de Risco Risco = Carga Provável x Probabilidade de Carga, dada uma Carga Específica x Consequências de Falha

4 Triagem de Análise de Risco na Carteira (SPRA) FY05-09
Processo de Gestão de Riscos Triagem de Análise de Risco na Carteira (SPRA) FY05-09 Barragens identificadas como apresentando risco inaceitável, “Elaborar Plano de Medidas Interinas de Redução de Riscos ” Fila Nacional de “Estudos Avaliativos (IES)” Concluir Estudo de Modificação de Segurança de Barragens (DSMS) (caso justificado com base no IES)

5 PMIRR Necessário

6 Princípios É inadequado se referir ao equilíbrio ou trade-off entre segurança pública e outros benefícios do projeto. Portanto, apenas após alcançar conformidade com as diretrizes de risco tolerável à segurança pública, é possível considerar outras metas e objetivos do projeto.

7 Carteira de Segurança de Barragens do USACE - Processo de Gestão de Riscos
Elaborar Processo MIRR Modificar PMIRR (caso necessário) Modificar PMIRR (caso necessário)

8 Princípios O princípio de “Não causar danos” deve embasar todas as ações direcionadas à redução de riscos à Segurança de Barragens. A aplicação deste princípio assegurará que a implementação de MIRRs propostas resulte no comprometimento da Segurança de Barragens em qualquer momento ou durante a implementação de MIRRs.

9 Princípios Decisões são informações sobre risco, mas não são baseadas em risco. Decisões com informações sobre risco integram as tradicionais áreas de análise e julgamento da engenharia. Responsabilidade global pela segurança pública obriga o USACE a garantir que todos os projetos sejam seguros contra falhas catastróficas que resultem em descargas descontroladas de água dos reservatórios.

10 MIRRs MIRRs devem estar atreladas à área documentada de interesse ou ao modo de falha potencial. MIRRs não devem ser ações de manutenção contínua, nem seguir procedimentos padrão. MIRRs devem explicitar como o plano pretende reduzir o risco global por meio da diminuição de cargas, consequências ou probabilidade de falhas. Um estudo por si só não é uma MIRR, e em nada contribui para reduzir riscos. Caso um estudo seja referenciado por uma MIRR, este deve conter informações quanto ao seu uso para diminuir riscos.

11 MIRRs MIRRs Não Estruturais são tão importantes quanto MIRRs Estruturais. As agências locais e o público devem ser informados. Devem ter consciência das decisões que possam lhes afetar e oportunidade de participar projeto. Lembre-se que o risco apresentado por um sistema poderá mudar com a implementação das MIRRs, mas nem sempre este risco será diminuído.

12 MIRRs Restrições de reservatório devem receber consideração séria, sendo necessário explicar (citando motivos muito específicos) o porquê de não estarem sendo implementadas. Planos de Controle d'Água (WCPs) devem prestar apoio às MIRRs. A Lei de Política Nacional do Meio Ambiente (NEPA) deve fazer parte do processo desde o início, devendo sua discussão fazer parte das MIRRs. Having the reasoning is important to allow what may trigger it to be considered in the future if conditions worsen – Also that a Reservatório cannot be restricted below a specific elevação for all inflow events…. May want to consider making this an operaçãoal change e not just Reservatório restrições…. When a projeto is a DSAC I, a DSAC II or a DSAC III serious consideração must be given to restricting the Reservatório; additionally, on these projetos consideração of raising the Reservatório levels for water reallocação should not be a consideração. Water Management Plans need to complement the Interim Risco Reducção Measure Plans. It is highly likely that restricting a projeto Reservatório will have an impact on the environment either upstream or downstream. Upstream because Reservatórios could be lower e affect the environment along the border of the Reservatório. Downstream we may require more water releases. The districts should be aware that they will need to prepare NEPA documentação…

13 MIRRs e WCPs No caso de mudanças nas operações do sistema, alteração nas restrições ao uso do reservatório, ou mudanças nos impactos à montante ou à jusante do projeto ou mesmo fora dos seus limites, poderá ser necessário rever o Plano de Controle d’Água (WCP) ou desenvolver um Plano de Operação Interino (IOP) . IOPs podem ser utilizados para suplementar WCPs na orientação de sistemas operacionais. A existência de um IOP não reduz a responsabilidade pela atualização do WCP do projeto. The requirement to update the water control plan as part of the MIRRs documentação is provided in ER , Secção As a rule of thumb, if an IOP is to be in place for longer than 3 years, it is a permanent change, e the Water Control Plan needs to be updated. alterações ao Water Control Plan or temporary deviaçoes through an IOP should be checked for NEPA compliance, e public notificação. If the sistma is operated in a manner that is not prescribed in the WCP, or the IOP the operator could personally liable for any damages due to the non authorized operaçãos.

14 Impactos Globais das MIRRs
Considerar alterações ao risco global do projeto quando da elaboração da MIRR. É necessário assegurar que a redução do risco de um tipo específico de falha não amplie o risco global do projeto. A implementação da MIRRs não implicará em novos riscos ao projeto? When implementing an MIRRs, are you doing anything to increase the risk in one area do projeto while reducing risk in another. Restricting a Reservatório may reduce the risk of dam failure from Percolação e piping, overtopping, etc. But if the restrições result in large discharges downstream flooding residents e causing damage, this may not be acceptable. Or create more risk, then the risk presented by the Percolação. Conversely, restricting discharges downstream to prevent flooding for some events could increase the o risco global to the projeto due to higher Reservatório elevaçãos on a more frequent basis, e an increased hydraulic loading differential. Both cases address potential risk, but increase risk in another form, or possibly increase the potential of failure from a different mode.

15 O que é uma MIRR? As MIRRs não devem ser consideradas como processo permanente de remediação de questões referentes à segurança de barragens. Os fatores a seguir são utilizados para determinar se uma MIRR é justificada: Tempestividade – Poderá ser implementada de forma tempestiva? Se for necessário mais tempo e um volume maior de recursos para a investigação e projeção, uma MIRRs provavelmente não será cabível. Custo/benefício – Seu custo se encaixa no escopo de um projeto de manutenção maior (com recursos OeM)? Caso o custo extrapole esse limite, uma MIRRs provavelmente não será cabível. Risco – A medida reduzirá o risco global ao público à jusante? MIRRs não devem acarretar novos riscos. Será, portanto, necessário empreender análises prévias.

16 Orientação para um Plano de MIRRs
Capítulo 7, “Medidas Interinas de Redução de Riscos à Segurança de Barragens,” e Apêndices M e N no USACE ER , “Segurança de Barragens – Política e Procedimentos” Prestar orientações e procedimentos para a elaboração e implementação de MIRRs necessárias para DSAC I, II e III Recursos para a preparação e implementação do PMIRRs provém de fundos OeM do projeto USACE has an engenharia Circular that describes the Medidas Interinas do Plano de Redução de Riscos s e provides a list of measures that can be considered for its dams. Capítulo 7 of the New Segurança de Barragens orientações will address the Medidas Interinas do Plano de Redução de Riscos s. The orientações will be the same as that in the EC. Medidas Interinas do Plano de Redução de Riscos s are discussed in Capítulo 7 of the New Segurança de Barragens orientações. The Capítulo provides orientações on the implementação of the measures including orientações on when the interim risk reducção measure implementação should be accelerated. The Capítulo also provides suggestions for evaluating the efficacy of the measures that are being proposed for a projeto.

17 MIRRs Etapas Básicas Utilizar dados existentes no projeto (estudos, análises, dados de desempenho). Utilizar as conclusões da SPRA como primeira abordagem na elaboração das MIRRs. Dar seguimento com análises de Modo de Falha em Potencial (PFMA) para captar PFMs adicionais significativas. Refinar as MIRRs com base nas conclusões do PFMA e nos novos dados do projeto. Assegurar que o Plano de Ação Emergencial (PAE) esteja atualizado. Destacar um Oficial de Assuntos Públicos (PAO) para a Comunicação e Elaboração do Plano de Riscos. Capacitar e testar a equipe interna e o pessoal local na estratégia das MIRRs. Realizar um Exercício de Emergência para um evento de lançamento, com a presença de autoridades locais e estaduais.

18 Conteúdos do PMIRRs Descrição e finalidades do projeto como um todo.
Visão global dos indutores de risco de falhas em potencial; anexar Relatório PFMA. Resumo das consequências associadas a cada um dos PFMs para incluir: perda de vidas, prejuízos econômicos e ambientais. Listar alternativas das MIRRs estruturais e não estruturais consideradas, para redução da probabilidade de falha e/ou consequências associadas aos diferentes modos de falha. The full requirements are detailed in Capítulo 7, secção 5. The requirements for the EAP coordination exercises are provided in Capítulo 16, e are based on the DSAC rating for the projeto. The Communicaçãos plan is discussed in Capítulo 10. quando da elaboração da MIRRs the district is supposed to use the most current informações available. If a PFMA has been performed, that would supersede the SPRA análises.

19 Conteúdos do PMIRRs Para cada MIRR considerada, documentar a discussão geral sobre sua capacidade de reduzir a probabilidade de falhas e consequências associadas, impacto potencial sobre as finalidades do projeto, impactos ambientais e impactos econômicos à região; tanto positivos quanto negativos. Recomendações finais das MIRRs a serem implementadas para cada PFM. Programar a implementação e calcular o custo para o USACE (proprietário da barragem) e outras partes interessadas (stakeholders) de cada MIRR recomendada.

20 Apêndices do PMIRRs Comentários do DQC/ATR e resolução dos comentários. PAE atualizado, refletindo riscos específicos ao local e Exercícios de Emergência para barragens DSAC I, II, e III realizados de forma condizente com o risco envolvido. Comunicação (tanto interna quando externa) do Plano de Riscos.

21 PMIRRs São Documentos vivos. Devem ser revisados quando…
ocorrem mudanças surgem novas informações são realizados novos estudos após a conclusão da fase de remediação Devem focalizar riscos “significativos” quando identificados numa PFMA como parte de um PA, IES e DSMS. Do not need to consider every item mentioned in the SPRA document. The Medidas Interinas do Plano de Redução de Riscos s is a living document. Plans should be modified to address changes in the condition of the structure or even the knowledge of the structure that the districts have. As the falhas em potencial of a projeto are confirmed to be significativos through the Periodic Assessment, Issue Evaluation estudos or the Segurança de Barragens Modificação estudos Medidas Interinas do Redução de Riscos should be Desenvolvered to address them.

22 Possíveis Motivos para Rejeição de MIRRss
Consideração inadequada de restrição do reservatório, ou justificativa pela falta de restrição Sistema de Alerta com notificação automática ao público Descargas do reservatório com base em previsões de chuvas Descrição inadequada das consequências Surgiram saliências ? O melhor é contar com estoques de agregados para emergências. “Copiar e Colar” Aguardando estudos . . . The use of an automatic sistma for monitoramento that is connected to an alarm sistma is not recommended. Need some judgment e not a direct connecção to the public here. Reservatório restricção – if not recommended, state all that was considered e justify why acção is not needed. MIRRs Plans are meant to be living documents e should be updated as new informações becomes available, especially if projeto conditions change e in a few years a District may need to implement Reservatório restrições. If the reasoning/justificação is included in the MIRRs plan, it makes updating the document easier. “Copy e Paste – just copying the MIRRs’s e not tailoring specifically for the dam - THIS IS THE TIME TO THINK INDIVIDUALLY ABOUT THE DAM e WHAT IS KNOWN. Why is a study needed to set up a monitoramento Vigilância plan specific for current knowledge of the dam. Base it on current knowledge – adjust as this knowledge changes Needing a study to identify stockpile items for the falhas em potencial for the dam could be grounds for non-concurrence.

23 Porque utilizar o PFMA com MIRRs?
Cada barragem é única, com vulnerabilidades específicas. Identificar falhas em potencial “indutoras de risco” com o auxílio de um facilitador capacitado e equipe multidisciplinar. Combinar as MIRRs com a falha em potencial identificada, geologia, projeto e carga da barragem para determinar se está suscetível a falha.

24 PFMA = esboço do PMIRRs

25 MIRRs Alternativas a. Restrições do reservatório
1. Alterações operacionais a. Restrições do reservatório b. Alterações nos padrões de descarga 2. MIRRs Estruturais 3. MIRRs Não Estruturais

26 Segurança da Vida Acima de Tudo
1. Restrições do Reservatório O rebaixamento do nível do reservatório tende a resultar em uma redução da carga sobre o sistema que, por sua vez, reduz a probabilidade de falha. Restrições do reservatório e modificação do plano de regulação do reservatório devem sempre constituir uma opção a ser abordada no PMIRRs. Caso seja vedada a restrição do reservatório, devem ser apresentados os motivos específicos. Segurança da Vida Acima de Tudo

27 “Restrições” do Reservatório
Rebaixar a cota do reservatório, mantendo o nível mais baixo. A - elevação do nível, mantendo os cuidados com a segurança B - Redução imediata para reduzir “picos” acima do nível sazonal A - shows Reservatório elevação do nível where historically there has been problems The green curve is the guide curve showing historical target Reservatório elevaçãos by month of the year B - shows the new guide Reservatório with new target Reservatório that will lessens the likelihood of reaching the Reservatório of concern

28 2. MIRR Estrutural MIRRs Estruturais melhoram a resposta do sistema ao reduzir a probabilidade de falha. MIRRs Estruturais geralmente requerem uma modificação física na barragem ou nas suas estruturas. Algumas MIRRs Estruturais podem ser incorporadas às medidas recuperativas de longo prazo.

29 Exemplos de MIRRs Estruturais para Infiltração/Estabilidade
Programa de injeção com nata direcionado à mitigação da Infiltração. Melhorar sistemas de coleta de infiltração. Construir trincheira de corte para mitigar a infiltração. Construir um dique à jusante para reduzir o fluxo diferencial. Isolar a área do problema. Construir uma berma para controle de Infiltração /Estabilidade à jusante.

30 Construção de Tapete de Infiltração Emergencial
Bolivar Dam

31 Instalação de Sistema de Drenagem no Pé da Barragem

32 3. MIRRs Não Estruturais MIRRs Não Estruturais podem incluir ações de curto prazo voltadas à redução de riscos, sem modificar a barragem ou suas estruturas. MIRRs Não Estruturais, tais como aumento do monitoramento e vigilância ou estocagem de agregados, podem auxiliar na redução da probabilidade de falhas, por detecção precoce e melhoria da capacidade de intervir, caso ocorra um incidente. Outros exemplos incluem testes PAE para notificação e evacuação, atualização do mapeamento de inundações no PAE, etc. Tais medidas poderão reduzir a perda de vidas.

33 Área de Vigilância Expandida
Crista Cortina de Injeção Spillway Ravena Dismal Creek Barragem Reservatório Sumidouros Nolin Dam

34 Alterações no Sistema Operacional e Capacitação da Equipe Regional do Projeto
Reservatório A Reservatório B Reservatório C Reservatório D

35 Rever Limites de desmatamento – Capacidade de Detecção
Barragem Nolin

36 Remoção da Vegetação Barragem Proctor Barragem Lewisville

37 Vigilância e Monitoramento
Facilita a detecção precoce de problemas Proporciona mais tempo para implementação do PAE e redução das consequências Deve focalizar modos de falha NÃO usar apenas o cronograma de monitoramento existente If Vigilância e monitoramento is to be used as an MIRRs, there needs to be specific issues tied in with the failure modes they are to address. If additional Vigilância e monitoramento is used, the Plano de Operações Interino or EAP needs to note the changes e they need to be documented e published.

38 Rever Instrumentação – Monitoramento Aprimorado

39 Princípios de Monitoramento
As Diretrizes Federais de Segurança de Barragens exigem instrumentação adequada e um sistema de monitoramento, bem como boas práticas de engenharia, com a finalidade de: Proporcionar dados para a validação das premissas do projeto Proporcionar informações sobre o comportamento contínuo da estrutura de contenção de água Observar o desempenho de instalações críticas Aprimorar a engenharia de ponta das barragens

40 Objetivos do Monitoramento
Focalizar esforços e custos na realização de monitoramento de desempenho em áreas mais suscetíveis a falhas. Alguns instrumentos e sistemas de observação poderão ser julgados desnecessários ou redundantes. Alguns instrumentos e sistemas de observação poderão ser necessários. (segundo FERC Capítulo 14, julho de 2005)

41 Objetivos do Monitoramento
Definir métodos futuros e frequência de medições e/ou observações de parâmetros críticos que possam apontar indícios de desempenho inadequado da barragem. Estabelecer limites de desempenho relacionados a modos específicos de falha e/ou condições de carga. Aumentar a consciência do pessoal de campo quanto às expectativas de desempenho. (segundo USBR Comprehensive Facility Review)

42 Parte Superior da Zona de Solução Parte Inferior da Zona de Solução
Estudo de Caso: MIRRs do Dique Green River Lake Parte Superior da Zona de Solução Parte Inferior da Zona de Solução

43 Medições de Elevação RM-4 Recalque Máximo = 3.5” (de 1981 a 2008)

44 “Acionador” dos dados de Medição/Cota
RM-4 Recalque Elevação de Gatilho do Reservatório? Reservatório

45 “Combinando” Dados de Geologia e de Alta Absorção de Calda
Elevação do Acionador?

46 Estratégia de Vigilância Resultante

47 Atualizar o PAE

48 Mapa do PAE em Formato Clássico (1965-2009)

49 Folha de Mapa – Série de Mapas de Ruas

50 Pré-Estocagem de Materiais
Agregados Grossos Agregados Finos

51 Exemplo de MIRRs: Estocagem Barragem Proctor
Note that the piles are free of vegetação, they appear to have access to the piles where they can get equipment in.

52 Realizar Manutenção Preventiva da Instrumentação

53 Rever o Acesso a Jusante para Possíveis Medidas Heroicas

54 Realizar Comunicações Abertas/Transparentes

55 Capacitar Pessoal de Campo para enfrentar:
Falhas potenciais específicas do projeto Indicadores de emergências Procedimentos de notificação e registro Controles temporários Estudos de longo prazo, investigações e possíveis medidas de remediação Comunicação do Plano de Riscos

56 Realizar Exercícios de Emergência
O Nível do Exercício deve estar baseado na classificação DSAC Funcional Sobre a Mesa Chamar Contactos

57 Diretrizes do USACE para Realização de Exercícios de Emergência
One Interim Risco Reducção Measure that should not be ignored is the updating of the EAP. Also, the EAP should be excercised on a regular basis. The slide indicates a reasonable schedule for such exercise based on the DSAC classificação of the dam.

58 Considerar Sistemas de Alerta

59 Contrastando MIRRs com Medidas Permanentes
MIRRs não devem induzir a riscos adicionais além dos já existentes. MIRRs devem ser tempestivas (implementadas em ≤ 6 meses). Algumas MIRRs podem se tornar permanentes, com base em recomendações IES ou DSMS. MIRRs são financiadas por meio da conta OeM, sujeitas a limitações descritas nas orientações sobre Grandes Reabilitações.

60 Rastreamento de MIRRs Status quinzenal da Implementação de Planos MIRRs Aprovados Medidas Interinas do Plano de Redução de Riscos xxx District Dams As of 24 November 2011 Concluído: Não Concluído: Click on Tabs at Bottom of Screen for Medidas Interinas do Redução de Riscos Para cada Dam listed below: Nome do projeto para Financiamento Implementação MIRRs projeto A $250K projeto B $600K projeto C $275K projeto D $1.3M projeto E $530K projeto F $965K projeto G $313K projeto H $320K projeto I $690K projeto J $990K projeto K projeto L $110K projeto M $1.2M Red text indicates new informações. The first sheet lists the projetos e the funding requirements. Planilha Excel Elaborada pelo Distrito de Fort Worth é considerada exemplo de Boas Práticas.

61 Completed: Incomplete: projeto A DSAC: III PM: Secondary POC: SPRA: 11 Jul 05 Office Phone: MIRRs Approval Date: Jun 11 Cell: Cell Phone: Comunicação Plan Approval Date: 10 Jun 11 PFMA: Not scheduled at this time. IES: Not scheduled at this time. Interim Risco Reducção Measure Status Recommendation Scheduled/Completed Acção Taken Cost Remarks Reason Not Fully Implemented Estocagem Emergencial de Materials Emergency flood fighting materials such as gravel, sand, geotextile, e riprap should be stockpiled in areas that are fully accessible in a high water event. falhas em potencial related to Percolação can progressively erode soil from embankment or is foundation resulting in rapid failure of the dam. FY13 Waiting on quotes from DLA for materials. $150K Funding e Resources Update Vigilância e Monitoramento Schedule There are long-established inspecção thresholds for different Reservatório elevaçãos. Based on the results of the IES, there may be changes to these thresholds if required. FY11 Some interim changes are being incorporated at this time. $25K Communicação Plan Implementação Date Visit/Meeting Notes/Highlights/Issues 4-Nov-11 Congressional Visit PPMD e Operaçãos personnel met with represenatives from Congressman's office to discuss the projeto, DSAC III Dams, e the USACE Segurança de Barragens Program. Each projeto sheet lists the MIRRs, whether they’ve been fully implemented, schedule e cost, etc. Keeping track of your MIRRs in this way helps provide input to the DS Scorecard.

62 Cartão de Pontuação no PMIRR
É necessário contar com um Plano de Medidas Interinas de Redução de Riscos (PMIRR)? (25 pontos) Já foi preparado e aprovado um PMIRR ? (9 pontos) Um PMIRR aprovado já foi totalmente implementado e regularmente atualizado (de acordo com o cronograma do PMIRR aprovado)? (10 pontos) Todos os itens previstos no PMIRRs foram concluídos? (6 pontos) MIRRs are a big part of the scorecard. 25% of the scorecard has to do with MIRRs. Here are the questions it asks. If no MIRRs is required, i.e., it’s a DSAC IV, then you get the full 25 pts. 9 pontos for having an approved MIRRs. 10 pontos for implementing according to schedule. Another 6 pontos when all MIRRs have been completed. This last question was added because districts were putting in MIRRs but not scheduling them for several years out.

63 Resumo MIRRs são medidas de curto prazo adotadas para reduzir, na medida do possível, o risco de falhas catastróficas até que reparos permanentes possam ser empreendidos ou realizadas investigações que descartem a probabilidade de determinado Modo de Falha Potencial. O enfoque dos esforços e gastos com MIRRs se direciona aos “vetores de risco” de falhas em potencial.

64 Resumo Restrições e modificações de reservatório do WCP devem ser consideradas para barragens DSAC I, II, ou III. MIRRs Estruturais poderão ser incorporadas aos reparos de longo prazo. Com qualquer PMIRR, o nível de detalhamento deve estar de acordo com o risco global apresentado pela barragem.

65 Resumo MIRRs não estruturais podem auxiliar na redução da probabilidade de falhas por meio da detecção precoce e melhoramento da capacidade de intervenção, caso ocorra um incidente, mantendo boa relação custo/benefício. Comunicação com os atores interessados e públicos interno e externo é essencial para gerar confiança, bem como para a coordenação de avaliações e conquista de apoio.

66 Primeiro Workshop USACE sobre Segurança de Barragens
Thank You! Muito Obrigado! Segurança de Barragens Terminology


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