A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias:"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias:
Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias: possibilidades e tendências Cleusa Maria Andrade SCROFERNEKER (orientadora) Diego Wander SILVA (bolsista) Letícia de CASTILHOS (bolsista) Natal/RN 2008

2 Comunicação Organizacional
Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade Novas tecnologias Comunicação Organizacional relacionar interagir comunicar

3 Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade
Método e metodologia Paradigma da Complexidade (MORIN, 2001): princípio da recursão organizacional, hologramático e dialógico. Pesquisa Exploratória (GIL, 1999), com técnicas de levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e exploração dos recursos disponibilizados na Web.

4 Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade

5 ‘Ouvidorias’ virtuais
Canal de comunicação facilitador, que, por meio do ouvidor/ombudsman, viabiliza a solução de conflitos e dúvidas, atuando como um colaborador no processo de aperfeiçoamento dos serviços e produtos da organização em que atua. Fale Conosco Ouvidoria Contato Contatos Ouvidoria virtual

6 ? Problema de pesquisa Objetivos
Quais as formas propostas pela Instituições de Ensino Superior (IES) para interagir virtualmente com os seus diferentes segmentos de públicos, por meio das ‘ouvidorias’ virtuais Objetivos Investigar sobre as formas propostas pelas IES para interagir virtualmente com os seus diferentes segmentos de públicos, especificamente por meio das ‘ouvidorias’ virtuais. Propor modelos de ‘ouvidorias’ virtuais que efetivamente atuem como uma ouvidoria e que permitam e facilitem tomadas de decisão.

7 Referencial teórico Autores como Bueno (2003), França (2003), Giangrande (2006), Kunsch (1997, 2002, 2003, 2006), dentre outros, fundamentam as discussões sobre comunicação organizacional. Castells (2003, 2004), Pinho (2003), Primo (2003, 2007), Scroferneker (2006, 2007), Sfez (2000), Wolton (2003, 2004), Woolgar (2002), dentre outros, subsidiam as discussões sobre novas tecnologias e interatividade. Em relação a ouvidorias recorre-se, principalmente, à Associação Brasileira de Ouvidores/ombudsman (ABO).

8 Processo amostral

9 2 15 8 28 16

10 A presença das ‘ouvidorias’ virtuais Nomenclatura utilizada
13,04% Não possuem ‘ouvidorias’ virtuais. 86,96% Possuem ‘ouvidorias’ virtuais. Nomenclatura utilizada 11,54% Fale Conosco 2,56% Ouvidoria 12,82% 42,31% Contato Contatos 30,77% Outros

11 ‘Ouvidores’ virtuais: quem são?
18,67% Identificam o ‘ouvidor’ virtual. Não identificam o ‘ouvidor’ virtual. 81,33%

12 Troca de mensagens Responderam mensagem enviada. 49,09% 50,91%
Não responderam mensagem enviada. 32,14% Todas as questões foram respondidas. Alguns dados foram encaminhados e indicou-se o site. 60,71% Apenas indicou-se site e/ou telefone para contato. 7,14%

13 Recursos tecnológicos
ULBRA-JP ([2008]) UFMS ([2008]) USP ([2008])

14 Algumas considerações
Falta de clareza das IES na utilização desse canal comunicacional. Admite-se que algumas universidades estão buscando o aprimoramento de ferramentas e processos. A criação (ou manutenção) de uma ‘ouvidoria’ virtual não pode ter como única razão o modismo; necessita estar atrelada à política de comunicação da Instituição.

15 Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade
O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR

16 Micro e Pequenas Empresas
O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Micro e Pequenas Empresas Novas tecnologias

17 Micro e Pequenas Empresas
O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Correspondem mais de 90% das empresas industriais brasileiras (IBGE, 2008); Reconhecem cada vez mais a importância do desenvolvimento tecnológico e da inovação para a competitividade e o crescimento da empresa (SEBRAE, 2007); São fundamentais na geração de emprego e renda, inovações tecnológicas, com visíveis impactos no desenvolvimento econômico e social no Brasil (CNI, 2006). Micro e Pequenas Empresas Novas tecnologias

18 Micro e Pequenas Empresas
O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Micro e Pequenas Empresas Novas tecnologias ‘Ouvidoria’ virtual Blog empresarial

19 Porto Alegre Viamão Uruguaiana
O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Porto Alegre Viamão Uruguaiana

20 ? Problema de pesquisa Objetivo
O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR ? Problema de pesquisa Quais as possibilidades de utilização das novas tecnologias, especialmente ‘ouvidorias’ virtuais e blogs empresariais, pelas Micro e Pequenas Empresas Objetivo Investigar sobre as possibilidades de utilização das novas tecnologias para a excelência da comunicação virtual das Micro e Pequenas Empresas, em especial, as empresas integrantes da Incubadora RAIAR.

21 O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR
Referencial teórico Comunicação organizacional: Bueno (2003), Kunsch (1997, 2002, 2003, 2006), Marchiori (2006), Putnam (2004). Novas tecnologias e interatividade: Castells (2003, 2004), Nielsen e Tahir (2002), Orduña (2007), Orihuela (2007), Primo (2007), Scroferneker (2006, 2007), Wolton (2003, 2004). Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo: Bom Angelo (2003), Dornelas (2003), Casarotto (2000), Relatórios do SEBRAE e GEM.

22 Realizou-se análise das empresas incubadas
O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Realizou-se análise das empresas incubadas Buscando identificar onde se localizavam, serviço/produto e disponibilização (ou não) de site. Das empresas incubadas 16 possuem site e quatro não possuem.

23 Análise dos sites das empresas
O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Análise dos sites das empresas Formas de interatividade; Posição do logotipo; Utilização do slogan; Seleção de cores; Existência, ou não, de animação; Presença de fotos; Propaganda; Serviços; Localização dos links.

24 Panorama na utilização de sites pelas empresas incubadas
O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Panorama na utilização de sites pelas empresas incubadas

25 Algumas considerações
O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Algumas considerações Heterogeneidade na concepção das homepages. O contato, disponibilizado nas páginas, limitou-se a s remetidos ao Outlook. Das empresas analisadas, nenhuma possui blog, o que leva a supor que desconheçam as possibilidades desse canal de relacionamentos. Observou-se a limitação de recursos computacionais para a efetividade da ‘interatividade virtual’. Houve um significativo aumento de empresas que adotaram site

26 Novos desafios Construção de modelos’ de ‘ouvidorias’ virtuais, compostos de uma arquitetura computacional e práticas que possibilitem transformá-las em um canal efetivo de comunicação e relacionamentos e, simultaneamente, geradoras de uma gama de informações que auxiliem na tomada de decisão.

27 O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR
Novos desafios Realização de pesquisa mediante entrevistas semi-abertas (DUARTE, 2008), com os representantes das empresas incubadas, sobre o uso das novas tecnologias; Propor, a partir dos resultados da pesquisa, melhorias e/ou implantação de novas tecnologias para as empresas incubadas na RAIAR. Espera-se igualmente, gerar conhecimento sobre a comunicação e novas tecnologias, especialmente sobre sites e blogs para as MPEs.

28 Obrigado! Site: www.inf.pucrs.br/~ouvir
Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade Obrigado! Site:

29 Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias:
Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias: possibilidades e tendências Cleusa Maria Andrade SCROFERNEKER (orientadora) Diego Wander SILVA (bolsista) Letícia de CASTILHOS (bolsista) Natal/RN 2008


Carregar ppt "Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google