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MARKETING PESSOAL Prof. Ellen Thaís Azevedo. Belém – PA 2011.

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1 MARKETING PESSOAL Prof. Ellen Thaís Azevedo. Belém – PA 2011

2 MARKETING PESSOAL

3 Marketing. Técnicas, ferramentas, metodologias que permitem que as organizações se relacionem com o mercado. É o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.

4 Marketing. Pode ser: Produtos, bens e serviços; Pessoas ou pessoal;
entre outros.

5 Marketing de produtos ou 4 P’s.
Estuda: Produto; Preço; Praça (sua distribuição); Promoção (propaganda).

6 4 P’s. Produto:  toda ação de marketing deve ter um produto consistente (entenda por produto qualquer coisa que você pretenda vender, uma mercadoria, um serviço, ou uma idéia). O importante deste produto é ter atributos que desperte o interesse do público provocando a compra.

7 Preço:  não poderia faltar o principal ingrediente de toda negociação, não basta ter um produto e fazer uma promoção atraente, é necessário que o preço esteja adequado com o mercado.

8 Praça:  este “P” se preocupa com a distribuição do produto, ou seja, o produto deve estar no local certo na hora exata. Envolve toda a logística de distribuição e entrega do produto.

9 Promoção:  neste caso a promoção deve ser entendida como a comunicação total do produto, ou seja, propaganda, publicidade, promoção de venda, exposição e merchandising. Enfim, ela reúne todas as estratégias usadas para tornar o produto conhecido do público comprador.

10 Produtos.

11 Serviços.

12 PESSOAS ≠ PRODUTOS OU SERVIÇOS

13

14 Valoriza o ser humano em todos os seus atributos e características.
Complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Possibilitar a utilização plena das habilidades e potencialidades humanas na área profissional e na vida pessoal.

15 Marketing Pessoal. Estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, bem como para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.

16 Em outras palavras... Conjunto de práticas que uma pessoa apreende aperfeiçoando de acordo a maneira que ele quer mostrar sua imagem. 

17 Quando bem praticado, o marketing pessoal é uma ferramenta extremamente eficaz para o alcance do sucesso social e profissional. Como conseguir um marketing pessoal positivo ou favorável?

18 Elementos fundamentais.
Posicionamento emocional; Comunicação interpessoal; Rede de relacionamento; Posicionamento de imagem; Ações de apoio, ajuda e incentivo.

19 Posicionamento emocional .
Maneira com que as pessoas se lembrarão de um individuo. Cuidado em como se dão os contatos interpessoais. Atitudes que remetam à atenção, simpatia, assertividade, ponderação, sinceridade e demonstração de interesse pelo próximo, de uma forma autentica e transparente. Dica de marketing pessoal: atenção personalizada a quem quer que seja nunca é investimento sem retorno.

20 Comunicação interpessoal.
O modo de se expressar (escrito ou oralmente), quando cria vínculos de comunicação continuada, o individuo externa o que tem de melhor em seu interior. Dica de marketing pessoal: usar um português adequado a cada contexto, escrever bem, vencer a timidez, usar diálogos motivadores e edificantes e manter um fluxo de comunicação regular com as pessoas.

21 Rede de relacionamentos.
contatos, nos mais variados níveis, fundamentais para o individuo se situar socialmente, tanto de forma vertical (com relações em plano mais elevado que o seu) quanto horizontalmente (com seus pares, em plano semelhante). Dica de marketing: rede de relacionamentos requer a capacidade de se buscar/agregar novos contatos em qualquer nível e também manter ativamente essa rede.

22 REDE de RELACIONAMENTOS 
dimensionar os relacionamentos de forma plural, isto é, ser capaz de se relacionar em qualquer nível, tornando-se lembrado por todos de forma positiva; e manter a rede de contatos, enviando mensagens periodicamente, fazendo-se presente em eventos sociais e tratando aos outros com atenção e cordialidade.

23 Posicionamento de imagem.
adequação visual ao contexto social. o traje correto e adequado ao momento, a combinação estética de peças, cores e estilo, bem como os cuidados físicos fundamentais (o corte do cabelo, a higiene, a saúde dentária, entre outros) são importantes para uma composição harmônica e atrativa da imagem. Dica de marketing pessoal: o princípio do cuidado visual.

24 Ações de apoio, ajuda e incentivo para com os demais.
é o grande elemento do marketing pessoal e, como destaque social, a melhor forma de se destacar ou se fazer lembrar um lugar nas mentes e corações dos que nos cercam. O segredo, portanto, é sempre se perguntar: de que maneira posso ajudar? De que forma posso apoiar? Como posso incentivar o crescimento, o progresso e o bem-estar do próximo?

25 Marketing pessoal Eficaz nos relacionamento profissionais, o marketing também nos ajuda a valorizar o lado pessoal.

26 Qualidades É um conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo. Diversos fatores como cultura, modelos mentais, crenças, estereótipos, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.

27 Qualidades a serem desenvolvidas:
Integridade: ser justo, ter boa conduta. Visibilidade: saber quando, como agir. Empatia: se colocar no lugar do outro, identificação. Otimismo: ser positivo. Paciência: manter-se equilibrado.

28 Liderança: maneira de conduzir idéias ou grupos de pessoas.
Confiança: acreditar em si e no próximo. Visão: “olhar além”. Equipe: coletividade. Maturidade: ser responsável.

29

30 Pessoas. Crenças; Valores; Objetivos ou metas;
Necessidades (físicas, espirituais, emocionais, materiais, financeiras, entre outros). Laços (familiares, sentimentais, amoroso, etc).

31 Auto conhecimento.

32 Auto conhecimento. Missão: propósito de vida. Valores: crenças.
Visão: direcionamento daquilo que se busca. Pontos fortes/Oportunidades. Pontos fracos/Ameaças.

33 Metas mal definidas. Exemplos: Perder peso ≠ perder 3 em 2 meses.
Passar de ano ≠ ser o melhor aluno melhorando o aprendizado naquelas matérias que menos gosto.

34 Atitudes e habilidades
Auto conhecimento Atitudes e habilidades

35 Conhecimento externo : mercado
Visão Missão Valores. Conhecimento externo : mercado Conhecimento interno: pontos fortes e fracos. Mix de marketing.

36 Visão: objetivo maior, direcionamento daquilo que se busca.
Missão: propósito de vida, como vou conseguir o que quero, meios e métodos. Valores: crenças, idéias, opiniões, credo, o que considero certo ou errado. Conhecimento externo: mercado, ambiente que me rodeia. Conhecimento interno: EU, meus pontos fortes e fracos. Mix de marketing ou 4 p’s: como o marketing pessoal entra efetivamente na minha vida.

37 CONDIÇÃO Social Familiar Profissional
Quais conhecimentos que preciso adquirir? Quais habilidades que preciso desenvolver? Quais sentimentos que tenho que desenvolver? Qual comportamento adequado/positivo para minhas relações?

38 O que me impede? CRENÇAS LIMITANTES MEDO TEMPO

39 Medo. Estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por sentir-se ameaçado, de alguma maneira, tanto psicologicamente quanto fisicamente.

40 Tempo Um determinado período, associado a sua influência na vida e atividades do ser humano. Pode ser: cronológico ou psicológico. O que faço com meu tempo; Reorganize-se; Priorize-se; Desista do que não é tão importante.

41 Crenças limitantes. ▪ Aquilo que eu acredito e passa me impedir de fazer algumas coisa ou tomar outras atitudes. Exemplos: Nada é fácil. Ninguém é confiável. Riqueza traz felicidade. Tudo que vem fácil vai fácil. Não nasci para isso. Não tenho facilidade de aprendizagem. Os outros são melhores do que eu.

42 Marketing pessoal também é comportamento.
falar demais; mascar chiclete; fumar; consumir bebidas alcoólicas durante jantares e almoços; colocar objetos na mesa do entrevistador não desligar o telefone celular ou atendê-lo durante a entrevista; falar sem olhar nos olhos do interlocutor; assediar o entrevistador;  ser arrogante e autoritário; demonstrar ansiedade; não estar adequadamente vestido com a formalidade que a situação exige; chegar atrasado; falar mal de ex-empregadores; invadir o espaço do entrevistador com palavras ou gestos;

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44 MARKETING PESSOAL “Aposte nos componentes que possibilitem o seu sucesso e invista no seu potencial para viabilizar a sua ascensão profissional e pessoal”. Belém – PA 2011


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