A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Requisitos de Rede para uma Implantação com Sucesso de um ERP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Requisitos de Rede para uma Implantação com Sucesso de um ERP"— Transcrição da apresentação:

1 Requisitos de Rede para uma Implantação com Sucesso de um ERP
Marco Antônio Chaves Câmara LOGIC Engenharia Ltda

2 Quem é o Palestrante ? Marco Antônio Chaves Câmara
Eng. Eletricista (UFBA) CNE e CNI (Novell) MCP (Microsoft) Professor de Teleprocessamento na Univ.Católica do Salvador Trabalha com redes desde 1987 Diretor técnico da LOGIC Engenharia, Salvador - BA ? ? ? ? ? ?

3 Agenda ERP - Conceitos Básicos
Aspectos de aplicações ERP a serem considerados em seu projeto de rede Mitos associados às aplicações ERP em ambientes de rede

4 Enterprise Resource Planning Conceitos Básicos

5 ERP - Conceitos Básicos
Uma aplicação ERP pressu-põe a “Informatização de Processos”, ao contrário da “Informatização Departa-mental”; Implantar uma aplicação ERP muitas vezes implica na reavaliação dos processos atuais e é um trabalho multi-disciplinar e complexo; A abrangência do ERP é mais profunda e até mesmo externa, em alguns casos.

6 Departamentos “Típicos”
Vendas Compras Estoque/Expedição Administrativo Financeiro

7 Departamentos “Típicos”
Compras Financeiro Estoque/Expedição Administrativo

8 Departamentos “Típicos”

9 Desvantagens dos “feudos”
Dificuldade de visualização do negócio como um todo; Produtividade departamental nem sempre implica em produtividade empresarial; Dificuldades de comunicação inerentes ao modelo; Ampliação dos prazos de atendimento; Qual é a solução adotada atualmente ?

10 Processos “típicos” Comercialização Manutenção Organizacional

11 Processos “típicos” Comercialização Faturamento Estoque &
Expedição Faturamento & Cobrança (emissão pedido) Vendas Compra

12 Aplicando ERP ao Processo
Comercialização (emissão pedido) Vendas Compra Estoque & Expedição Faturamento & Cobrança Apenas uma aplicação para todo o processo; Coleta de dados em tempo real todos os pontos viáveis Coletor de dados para a venda ? Integração com os fornecedores na compra ? Transferência de dados externa via Internet ? Grande objetivo : reduzir prazos e custos !!!

13 ERP - Características Quais são os aspectos que certamente interferirão no seu projeto de rede local e externa ?

14 ERP - Características Se não existe mais a “aplicação departamental”, existirá a “rede departamental” ? Pontos atualmente não atendidos pela rede podem ficar de fora na informatização de um processo ? Falhas que isolem um ponto do processo podem continuar sendo aceitas ? Sua empresa deve continuar sendo um ilha ? O uso de uma aplicação única permite grandes diferenças na plataforma de hardware ? O dilema da Integração X Segurança

15 Redes Departamentais Sem aplicações departamentais, muitas das justificativas para a existência de redes departamentais simplesmente desaparecem; Processos muitas vezes são geograficamente dispersos  Redes Virtuais ? Integração é fundamental  Novos desafios na interligação entre diferentes pontos, em prejuízo da performance localizada.

16 Abrangência Pontos com pequena demanda de recursos de rede podem ser essenciais para a coleta de dados para o processo Estações de controle de processo; Portarias & Balanças Estes mesmos pontos muitas vezes exigem investimentos elevados em infra-estrutura de rede

17 Falhas “isoladas” Em uma estrutura departamen-tal, muitas vezes um determinado departamento pode ficar “fora da rede” por um período relativamente longo, sem afetar os resultados esperados Prazos no esquema ERP geralmente são menores (este é um dos objetivos) A falta de dados intermediários “pára” um processo inteiro

18 Sua empresa pode ser uma “ilha” ?

19 Sua empresa pode ser uma “ilha” ?
A integração com fornecedores e clientes é essencial para redução de custos e prazos ! Os conceitos de “just in time” e gerenciamento otimizado de estoques exigem integração; Por outro lado, para integrar com baixo custo e alta capilaridade, precisamos trabalhar com dois conceitos importantes : SEGURANÇA e APLICAÇÕES NA INTERNET

20 Plataforma de hardware
Na maior parte dos casos, grandes grupos de usuários executarão a mesma aplicação ! Para garantir níveis de performance e satisfação dos usuários, é importante garantir uma plataforma mínima !

21 Integração X Segurança
A integração total pressupõe perda de parte do controle do ambiente; Se a integração é o objetivo, a segurança é o pré-requisito básico; Objetivo : definir limites para ambos, garantindo a integração necessária com a segurança essencial

22 ERP - Mitos O que normalmente não é importante no dimensionamento de uma rede para aplicações ERP

23 ? ? ? ERP - Mitos ? ? ? ? QoS como pré-requisito básico;
Altas taxas de transferência; ERP é apenas mais uma aplicação ? ? ? ? ? ? ? ?

24 QoS & ERP Antes de mais nada, uma boa sopa de letrinhas ...
QoS pressupõe aplicações com diferentes perfis de tráfego compartilhando a infra-estrutura da rede; Aplicações ERP normalmente têm tráfego convencional, sendo suportadas por ambientes sem tratamento de QoS, e às vezes até mesmo sem rede !!!

25 Altas Taxas & ERP Neste caso, quem determina as taxas é o tráfego esperado, e não o tipo de aplicação; Para atendimento dos conceitos de aplicação única e de grande estabilidade, o ERP normalmente demanda servidores de bancos de dados, e por conseqüência, tráfego cliente-servidor; Cuidado com a mudança de paradigma : a interligação vale mais do que o tráfego local !

26 ERP ? Para que me preocupar ?
Como vimos, apesar de performance e QoS não preocuparem, outros aspectos são muito importantes : Abrangência Estabilidade Integração Não dá para ficar na sombra!

27 Dúvidas ? LogicSoft Marco Antônio C. Câmara Tel. (071) 351-1264
FAX (071)

28 Detalhes ? Bibliografia


Carregar ppt "Requisitos de Rede para uma Implantação com Sucesso de um ERP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google