A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes Informação e Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes Informação e Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Redes Informação e Comunicação
O telemóvel

2 Diferentes utilidades de um Telemóvel
O TELEMÓVEL É UM OBJECTO BASTANTE ÚTIL, HOJE EM DIA PRÁTICAMENTE TODAS AS PESSOAS TÊEM UM TELEMÓVEL SEJA PARA USO PESSOAL COMO PROFISSIONAL A IDEIA DO TELEMÓVEL SURGIU EM 1947 MAS SÓ EM 1968 É QUE SE COMPREENDEU QUE ERA FUNDAMENTAL CRIAR COMUNICAÇÕES MÓVEIS EM GRANDE ESCALA. O PRIMEIRO INVENTOR DO TELEMÓVEL FOI O SENHOR MARTIN COOPER DIRECTOR DE UM PROJECTO DA CONCEITUDA MARCA MOTOROLA, A PRIMEIRA CHAMADA FOI FEITA EM 1973 (MANHATTAM).

3 OS TELEMÓVEIS QUANDO FORAM CRIADOS A SUA FUNÇÃO ERA PARA EFECTUAR E RECEBER CHAMADAS, HOJE EM DIA CONSEGUEM EFECTUAR VÁRIAS FUNÇÕES AO MESMO TEMPO DESDE VER TELEVISÃO, NAVEGAR NA INTERNET, ETC…SÃO UTILIZADOS DE VÁRIAS MANEIRAS INCLUSIVE PARA TRBALHAR E DIVERTIMENTO. A SUA EVOLUÇÃO É NOTÓRIA DESDE O SEU TAMANHO REDUZIDO (PESO, BATERIA, ANTENA).

4 Componentes de um telemóvel
Antena (exterior ou incorporada) Ecrã de cristais líquidos ( Singulares ou Duplos com altas definições) Teclado vulgar e de acesso rápido Microfone Colunas de som de alta qualidade e Dolby Surround digital Câmaras primarias e secundarias com lentes de alta progressão (equivalentes a maquinas digitais) Bateria leves e com grandes autonomias Cartões de memória externos até 16 GB Capas removíveis para uma boa apresentação Etc…

5 Telemóvel como objecto de status social
Na opinião do grupo o telemóvel é não sinónimo de status social apesar de que as pessoas tentam através de bens evidenciar o seu status social, um desses bens é o telemóvel. Ter um telemóvel de última geração é um sinal de riqueza pois esses normalmente são caros, pelo menos, quando são lançados no mercado e não é lançado um modelo novo.

6 O consumismo aliado à vontade de mostrar que se têm poder leva a que até os menos favorecidos façam o esforço e de uma ou outra maneira adquirir um telemóvel de topo, muitas vezes apenas para as aparências pois nem se quer utilizam todas as funcionalidades que o mesmo oferece, utilizam- no apenas para receber e efectuar chamadas, enviar mensagens escritas e pouco mais.

7 Podemos evidenciar algumas consequências, vantagens/desvantagens da utilização do telemóvel:
Possibilidade de estar sempre contactável, mesmo internacionalmente. Mensagens de texto e de imagem (sms ; MMS) Acesso à internet Câmara Vídeo e Fotografia Tecnologia 3G (vídeo conferência, televisão, internet de alta velocidade, etc…) Instalar GPS Jogos MP3 MP4 Rádio Promoção de um melhor desempenho laboral Agenda Calendário Emergência

8 Desvantagens: - Composto de matéria poluente (Baterias, acumuladores, etc..). - Prejudicial à saúde (Crânio e tecido cerebral, vulneráveis às radiações emitidas pelo telemóvel). - Interferência com aparelhos vitais (pacemakers). - Pode prejudicar inclusive o nosso código genético. - Aumenta risco de aneurisma acústico, a longo prazo. (tumor benigno localizado no nervo auditivo). - Abstracção do meio envolvente (Condução, mesmo com kit mãos livres). - Insucessos escolares (alunos interessam-se mais por brincar com os telemóveis do que prestar atenção à aula) - Rede fixa de telefone a cair em desuso. - Privacidade

9 Quem mais utiliza? Segundo um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estatística, entre os jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, 84,6% utiliza telemóvel. A utilização do telemóvel pelos jovens demonstra também um facto curioso que é o destaque da utilização das mensagens escritas, passado para segundo plano as chamadas de voz. O mesmo estudo revela que mais de 90% da população até aos 40 anos de idade utiliza o telemóvel, sendo que só a partir dessa idade se começa a registar um decréscimo na sua utilização em especial a partir dos 55 aos 64 anos onde se nota a maior queda para os 76.3%.

10 Gráfico – Indivíduos com idade entre 10 e 74 anos, que utilizam telemóvel, por escalão etário (%)
Entre sexos, não se revelam diferenças significativas de utilização.

11 Tipos de Redes GSM (Global System Mobile Communications)
É um sistema de comunicações de telemóveis Digitais e o mais utilizado mundialmente. Este sistema usa a banda estreita TDMA que permite realizar 8 chamadas em simultâneo na mesma frequência de rádio.

12 GPRS (General Packet Radio Services)
Ou serviço geral por pacote, baseia-se na transmissão de dados por pacotes. Este também chamado por GSM-IP em virtude de utilizar a tecnologia IP para aceder directamente a provedores de Internet. Permite enviar e receber informação através do telemóvel acedendo a uma grande diversidade de serviços tais como: - serviços on line, - chats, - , - paginas web, - Internet, etc. Todos a uma velocidade muito rápida e eficaz O GPRS é considerada uma evolução em relação ao GSM

13 HSCSD (Hight Speed Switched Data)
È um aperfeiçoamento de uma tecnologia já existente o CSD (Circuit Switched Data). O objectivo do HCSD é elevar a velocidade da transmissão de dados através da rede móvel .Esta tecnologia tem um acesso três vezes mais rápido que os serviços de dados. UMTS (Universal Mobile Telecommunication System) È uma das tecnologias de terceira geração 3G dos telemóveis o padrão 3ª Geração estabelecido como evolução para operadoras de GSM e que utiliza como interface rádio o WCDMA.

14 Ondas Electromagnéticas
O que são? A Ciência encontra a explicação para muitos dos fenómenos electromagnéticos considerando a radiação como um conjunto de ondas que viajam no espaço. Porém, existem outros fenómenos que são mais facilmente compreendidos considerando a radiação como um fluxo de partículas ou fotões. Chama-se a esta propriedade da radiação electromagnética dualidade "onda-partícula".

15 Como se propagam? A energia de um fotão - unidade elementar de uma onda electromagnética - depende da sua frequência. Quanto maior a frequência de uma onda electromagnética, maior a energia do fotão a ela associado, e consequentemente maior a sua capacidade de interacção com o material biológico. Podemos resumir as características das ondas eletromagnéticas no seguinte: - São formadas por campos elétricos e campos magnéticos variáveis. - O campo elétrico é perpendicular ao campo magnético. - São ondas transversais (os campos são perpendiculares à direção de propagação). - Podem propagar-se num meio material com velocidade menor que a obtida no vácuo.

16

17 Consequências da sua utilização
Radiações e Saúde Em resultado das reconhecidas vantagens associadas ao uso do telemóvel e face à crescente adesão da população a este equipamento, assistiu-se à profusão das antenas de estações base, indispensáveis a uma boa cobertura da área de serviço e à sua adequada utilização. Em paralelo, tem-se verificado preocupação e receio por parte da população no que respeita às possíveis influências das radiações electromagnéticas, particularmente de pessoas que residem perto dos locais onde estão instaladas estações base. Antena de Estação Base

18 Face aos conhecimentos científicos actuais, não foi identificado qualquer risco para a saúde das populações (mesmo em idosos, grávidas e crianças) que habitam nas proximidades de estações base, onde os níveis de exposição atingem somente uma pequena fracção dos valores recomendados. Têm ocorrido manifestações individuais de sintomas (ex. dores de cabeça, cansaço, tonturas), para os quais até ao momento não se estabeleceu qualquer relação com a exposição aos campos electromagnéticos. Quanto aos riscos para a saúde associados à exposição decorrente da utilização do telemóvel, muitos estudos têm sido realizados; no entanto, até à data nenhum estudo permitiu concluir sem qualquer dúvida a associação entre a utilização do telemóvel e efeitos prejudiciais na saúde.

19 Recomenda-se que as pessoas portadoras de diferentes implantes electrónicos (ex. pacemakers) transportem o telemóvel afastado cerca de 15 cm do seu implante e o utilizem no lado oposto quando efectuam uma chamada. Não se aconselha também a utilização de telemóveis nas unidades de saúde, em áreas onde existem equipamentos médicos susceptíveis de sofrer interferências electromagnéticas, uma vez que o desempenho destes equipamentos poderá ser afectado pela existência de campos electromagnéticos de fontes de radiações não ionizantes.

20 Funcionamento do Telemóvel
A utilização do telemóvel, genericamente falando, é baseada no seguinte converter a voz em sinais eléctricos – microfone converter os sinais eléctricos em sinais rádio – antena O sinal vai-se perdendo conforme a distância a que está o receptor do emissor. Equivalente à voz, quanto mais longe estiver do emissor menos ouço. Noutro extremo devo ter um dispositivo que permite receber os sinais rádio que os converte em sinais eléctricos.

21 Nas comunicações móveis o conceito é simples:
Força eléctrica, força magnética. A estrutura das comunicações móveis; -espectro -terminal móvel -antena -operador -sim

22 Resumo do funcionamento do telemóvel
A transmissão é feita devido aos efeitos magnéticos e eléctricos, é necessário um interface com o ar- antena. São necessários dois tipos de circuitos diferentes: a estação base e o rádio móvel , telemóvel . Estação base devera descodificar os sinais rádio e entrega-los a central, que os ira reencaminhar, para casa ou para outro telemóvel. O telemóvel devera converter os sinais rádio em voz-video e vice- versa, além disso devera consumir pouco.


Carregar ppt "Redes Informação e Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google