A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Júnior Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Júnior Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Júnior Oliveira

2 O Depoimento - O que é? O Depoimento é um gênero narrativo que tem o fim de documentar fatos vividos por um indivíduo em espaços de tempo e ambientes diversos, mais amplos que o relato pessoal. Este indivíduo sempre vai ser o personagem central da narrativa. Por esse motivo, verbos e pronomes serão empregados em primeira pessoa. Os tempos verbais predominantes serão o pretérito perfeito e o presente, ambos do indicativo. O depoimento tem uma intenção de ensinar algo a alguém ou, ainda, servir como prova em um inquérito, por exemplo.

3 O Depoimento - Professor, como fazer?
Você precisa expor um fato, primeiramente. Como em toda narrativa, há sequência de fatos, personagens e delimitação de tempo e espaço. O narrador vai ser sempre o protagonista, ou seja, é o personagem mais importante e a ação vai girar em torno dele e de seu ponto de vista. Lembre-se, precisa utilizar sempre a norma padrão da língua.

4 O Relato Pessoal - O que é?
Tem estrutura e objetivos semelhantes aos do Depoimento, porém é mais sintético, mais resumido. Tem número reduzido de personagens e o espaço onde se desenrola a narrativa é mais restrito. Os temas tratados geralmente são cotidianos, uma viagem que você conta ao seu primo, um aniversário que você participou etc.

5 Depoimento e Relato Pessoal
Ainda é cedo – Legião Urbana E eu dizia: - Ainda é cedo Cedo, cedo, cedo, cedo. Uma menina me ensinou Quase tudo que eu sei Era quase escravidão Mas ela me tratava como um rei Ela fazia muitos planos Eu só queria estar ali Sempre ao lado dela Eu não tinha aonde ir Mas, egoísta que eu sou, Me esqueci de ajudar A ela como ela me ajudou E não quis me separar Ela também estava perdida E por isso se agarrava a mim também E eu me agarrava a ela Porque eu não tinha mais ninguém Sei que ela terminou O que eu não comecei E o que ela descobriu Eu aprendi também, eu sei Ela falou: - Você tem medo. Aí eu disse: - Quem tem medo é você. Falamos o que não devia Nunca ser dito por ninguém Ela me disse: - Eu não sei mais o que eu sinto por você. Vamos dar um tempo, um dia a gente se vê.

6 Depoimento e Relato Pessoal
Nem um dia – Djavan Mesmo por toda riqueza dos sheiks árabes Não te esquecerei um dia Nem um dia Espero com a força do pensamento Recriar a luz que me trará você Um dia frio Um bom lugar pra ler um livro E o pensamento lá em você Eu sem você não vivo Um dia triste Toda fragilidade incide E o pensamento lá em você E tudo me divide (bis) E tudo nascerá mais belo O verde faz do azul com o amarelo O elo com todas as cores Pra enfeitar amores gris(bis) Longe da felicidade e todas as suas luzes Te desejo como ao ar Mais que tudo És manhã na natureza das flores

7 Depoimento e Relato Pessoal
Resumo das Características: - Exposição de fatos vividos pelo indivíduo. - Esse vai ser sempre o narrador e protagonista. - Narrativa em primeira pessoa, sempre. - Utilização de verbos no Presente e no Pretérito Perfeito do Indicativo. - Intenção de ensinar ou documentar como prova um fato relevante.

8 Depoimento e Relato Pessoal
Depoimento em Vídeo: <


Carregar ppt "Prof. Júnior Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google