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Avaliar e agir na sala de aula

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Apresentação em tema: "Avaliar e agir na sala de aula"— Transcrição da apresentação:

0 III Congresso Estadual de Alfabetização
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Belo Horizonte, 31 de Maio de 2007

1 Avaliar e agir na sala de aula
AGENDA Avaliar e agir na sala de aula Foco no desempenho dos alunos O que deve mudar

2 CONSTATAR PARA MUDAR “Constato para mudar e não para me acomodar. Seria uma desolação para mim se, enquanto ser humano, tivesse de reconhecer a minha absoluta incapacidade de intervir eficazmente na realidade, se tivesse de reconhecer que minha aptidão para verificar não se alonga na de mudar o contexto em que verifiquei, provocando futuras verificações diferentes.” - Paulo Freire, 1977

3 DADOS DA AVALIAÇÃO CENSITÁRIA PROALFA DE 2006
61,1% DADOS DA AVALIAÇÃO CENSITÁRIA PROALFA DE 2006 Baixo 17,4% Intermediário Recomendável Os dados mostram que ainda temos um longo caminho a percorrer!

4 URGÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO NOS ANOS INICIAIS
... dificilmente completará seus estudos mais tarde Se o aluno não aprende conceitos básicos no início de seu processo de aprendizagem... 71% 29% Desempenho não recomendável Desempenho recomendável 5º ano EF PROEB Matemática % alunos 85% 15% 9º ano EF 97% 3% 3º ano EM

5 METAS DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
“Os educadores podem fazer mais. As escolas de Minas podem fazer a diferença. Esta é a nossa convicção inabalável.” - Vanessa Guimarães Pinto Secretária de Estado de Educação Toda criança lendo e escrevendo até os 8 anos de idade Elevação dos índices de aprendizagem (ProAlfa, PROEB, SAEB, Prova Brasil) Redução das diferenças regionais Toda escola fazendo a diferença

6 TEMOS TOMADO MEDIDAS EFICAZES PARA MELHORAR O ENSINO?
O que estamos fazendo? Ações para melhorar a aprendizagem Entendendoresultados “Toda equipe das SRE e escolas conhecem e entendem resultados das avaliações externas ?” O foco de nosso trabalho na escola deve ser o desempenho escolar dos alunos. Elaborando planos “O desempenho do aluno é o foco do processo de planejamento da escola?” Aprimorando práticas pedagógicas “Nossas ações pedagógicas do dia-a-dia estão comprometidas com melhores resultados dos alunos?” “Perseguimos efetivamente as metas de resultados dos alunos previstas no planejamento da escola?” Orientando e monitorando

7 O ALUNO NO CENTRO DAS NOSSAS ATENÇÕES...
Resultados devem ser comunicados através da organização, analisados em todos os níveis, e devem nortear as ações na sala de aula para melhorar o aprendizado

8 242,8 ... E TEMOS EXEMPLOS DE MUITAS ESCOLAS COM SUCESSO QUE FAZEM A DIFERENÇA PROEB 2006 – 4a série do Ensino Fundamental Exemplo de algumas escolas da rede estadual Esperado 196,7 (média de escolas com mesmo perfil) EE 1 EE 2 EE 3 EE 4 EE 5 EE 6 EE 7 “Aplico avaliações frequentemente” “A comunidade está sempre presente nos ajudando” “O grupo de professores se reúne semanalmente para discutir o desempenho dos alunos” “Fazemos um programa diferenciado para alunos com dificuldades”

9 VÍDEO DO STEPHEN R. COVEY (GOAL)

10 COMENTÁRIOS SOBRE O VÍDEO
Como aumentar o desempenho / conquistar resultados muito melhores ? DIREÇÃO Todos precisam saber AONDE queremos chegar Todos precisam saber COMO pretendemos chegar lá PLANEJAMENTO Todas as AÇÕES cotidianas devem convergir para melhorar a aprendizagem de todos os alunos EXECUÇÃO

11 - Vanessa Guimarães Pinto Secretária de Estado de Educação
AÇÕES DA SECRETARIA “Este é o nosso norte: garantir, com nossas ações, o sucesso escolar dos alunos, de modo especial no processo de alfabetização e letramento, sabendo que a tarefa é desafio constante e coletivo. As sementes precisam ser plantadas cotidianamente para que os frutos sejam abundantes.” - Vanessa Guimarães Pinto Secretária de Estado de Educação

12 O FOCO NO DESEMPENHO DOS ALUNOS
Objetivos “Melhoria do desempenho escolar dos alunos” Apropriação dos RESULTADOS pela escola. Elaboração, com sugestões e aprovação da comunidade escolar, do seu PLANO de Intervenção Pedagógica Melhoria das PRÁTICAS PEDAGÓGICAS em sala de aula. ORIENTAÇÃO e ACOMPANHAMENTO pela SRE.

13 PRINCIPAIS ETAPAS Descrição/ objetivo
1 Criar comprometimento em torno da urgência do foco no desempenho e especificamente na alfabetização Congresso 2 Disseminar as ações nos 6 pólos capacitando e informando Reunião de pólos Entender os RESULTADOS e definir PLANO de Intervenção Pedagógica 3 Evento “Toda escola pode fazer a diferença” “Parar” escolas por 1 dia, para análise de seus resultados e definição de plano de intervenção pedagógica 4 Apresentar plano de intervenção pedagógica da escola à comunidade e pais de alunos para sugestões e validação Apresentação à comunidade 5 Implementar plano na sala de aula, via melhores PRÁTICAS PEDAGÓGICAS e ORIENTAÇÃO aos professores Capacitação das SRE Capacitar SRE quanto à orientação e acompanhamento necessários nas escolas 6 Implantar mecanismo de orientação e acompanhamento das escolas pelas SRE Orientação e Acompanhamento

14 CRONOGRAMA Maio Junho Julho Agosto Novembro 1 2 3 4 … Congresso
Avaliação dos alunos ProAlfa Avaliação dos alunos PROEB 29/30/31 2 Reunião de pólos 11-22 3 Distribuição Boletins Evento “Toda escola pode fazer a diferença” 04/07 4 Apresentação à comunidade 07/07 5 Capacitação das SRE 6 Orientação e Acompanhamento

15 EVENTO “TODA ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA” DIA 04 DE JULHO DE 2007
Em cada escola de MG, grupos de professores, diretores e especialistas discutirão os resultados e definirão um plano de intervenção pedagógica para suas escolas com o apoio das SRE e Órgão Central O evento acontecerá no Estado inteiro simultaneamente

16 PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA FOCADO NO DESEMPENHO DO ALUNO
E.E. ____________________________ Resultados das avaliações da escola: 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 Pro Alfa PROEB SAEB Como está nossa escola? SITUAÇÃO ATUAL O que vimos na nossa avaliação _________________ Aonde queremos chegar? SITUAÇÃO DESEJADA Metas da escola e prazos _________________ Como vamos chegar lá? CAMINHO Iniciativas para melhorar resultados na sala de aula _________________ Quem será responsável? PESSOAS Divisão de responsabilidades e atividades _________________

17 ANÁLISE DOS RESULTADOS + AÇÃO = POSSIBLIDADE DE SUCESSO
Implementação do plano na escola e na sala de aula Definição do plano de intervenção pedagógica Implementar plano na escola e na sala de aula: melhores PRÁTICAS PEDAGÓGICAS e ORIENTAÇÃO aos professores Entender os RESULTADOS e definir PLANO de Intervenção Pedagógica Comunidade Pais Diretor SEE SRE

18 NOSSA EXPECTATIVA É QUE, A PARTIR DE AGOSTO, OS PROFESSORES DISPONHAM DE MAIS ORIENTAÇÕES E POSSAM TRABALHAR MELHOR OS RESULTADOS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS Plano de interven- ção pedagógica Implementação do plano na sala de aula Interpretação de resultados e melhores práticas de ensino levantadas junto com o “orientador” e em reuniões de professores 2 O Professor conhece desempenho dos alunos através das avaliações. 1 Alunos demonstram crescimento no desempenho das capacidades básicas nas avaliações internas. 4 Professor ajusta práticas de ensino às necessidades do aluno. 3 Professor mais seguro segue aprimorando seu ofício. 5

19 IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA ESCOLA
O papel do Diretor como coordenador, incentivador e facilitador do processo é fundamental Garantindo que o supervisor pedagógico trabalhe em conjunto com o corpo docente Fazendo reuniões periódicas com sua equipe. Garantindo que todos os professores reflitam sobre os resultados das avaliações. Estimulando a troca de experiências entre professores Traduzindo os resultados das avaliações externas em estratégias de gestão que conduzam ao crescimento geral da escola. Como poderei utilizar os resultados da avaliação para melhorar o aprendizado dos meus alunos? Boa pergunta! Vamos ler juntas e discutir o boletim Proeb/Simave

20 COMO A SRE AJUDARÁ AS ESCOLAS?
Parada da SRE para análise dos resultados escolares e para identificação de tipos diferentes de escolas (4 a 6 de junho) Entender resultados escolares Identificar escolas com desempenho diferente Suporte às escolas, garantindo que as ações aconteçam regularmente Entender resultados escolares Elaborar planos Aprimorar práticas pedagógicas Orientar e acompanhar Orientação e acompanhamento da implementação do plano de intervenção pedagógica

21 O QUE DEVE MUDAR A PARTIR DE AGORA?
Transformação cultural da organização com foco nos resultados dos alunos De Para Entendendo resultados Boletins e relatórios arquivados Boletins e relatórios socializados para toda escola Elaborando planos Planos desvinculados dos resultados das avaliações Planos focados em melhorar significativamente resultados das avaliações Aprimorando práticas pedagógicas Ensino focado em conteúdos Ensino focado no desenvolvimento de competências, habilidades e capacidades Orientando e acompanhando Pouco acompanhamento do desenvolvimento do aluno Acompanhamento constante da evolução dos alunos

22 “O que é uma boa escola para você?”
O TRABALHO COM OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO VISA A TRANS-FORMAÇÃO DA CULTURA ESCOLAR QUE ESTARÁ COMPROMETIDA COM SUCESSO DO ALUNO DESEMPENHO DOS ALUNOS Participação da comunidade? Infra-estrutura? Planejamento? “O que é uma boa escola para você?” “Clima”? Formação de professores?

23 Dúvidas? Questionamentos?

24 PENSAMENTO “Dir-se-á que o que cada indivíduo pode modificar é muito pouco com relação às suas forças. Isto é verdade até certo ponto, já que o indivíduo pode associar-se com todos os que querem a mesma modificação.” - A. Gramsci

25 Em Minas, toda criança lendo e escrevendo até os 8 anos
“Para esta tarefa temos certeza de contar com o compromisso de todos vocês que, na escola, na sala de aula, dia a dia, incansavelmente, continuam construindo cidadania, ensinando a ler, escrever e contar, fazendo a diferença.” - Vanessa Guimarães Pinto Secretária de Estado de Educação


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