A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quadros Interactivos na Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quadros Interactivos na Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Quadros Interactivos na Educação
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação 13 Dezembro 07 FCUL Anfiteatro Centro de Formação de Entre Paiva e Caima José Paulo Santos |

2 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

3 Como funciona esta tecnologia?
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Como funciona esta tecnologia? José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

4 Adaptar-se constantemente Contar com o imprevisível…
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Com o Quadro Interactivo, o professor deveria Adaptar-se constantemente Contar com o imprevisível… Manter a expectativa no aluno e surpreendê-lo O aluno também quer mostrar que sabe… Precisa de oportunidades! José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

5 Acreditamos que, juntos, em verdadeiro
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação A nossa convicção Acreditamos que, juntos, em verdadeiro trabalho colaborativo, poderemos diminuir as desigualdades sociais, implicando-nos todos na acção educativa e na cidadania... com o poderoso auxílio das tecnologias! José Paulo Santos José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

6 A nossa convicção Possuir um bom parque informático e
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação A nossa convicção Possuir um bom parque informático e professores motivados não são, por si só, garantias de uma boa integração das TIC em contexto educativo. José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

7 Os mapas no quadro interactivo
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Os mapas no quadro interactivo José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

8 A Escrita no quadro interactivo
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação A Escrita no quadro interactivo José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

9 A Leitura no quadro interactivo
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação A Leitura no quadro interactivo José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

10 Os esquemas no quadro interactivo
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Os esquemas no quadro interactivo José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

11 O Cálculo no quadro interactivo
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação O Cálculo no quadro interactivo José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

12 O jogo no quadro interactivo
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação O jogo no quadro interactivo José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

13 Os gráficos no quadro interactivo
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Os gráficos no quadro interactivo José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

14 Cor, som e movimento no quadro interactivo
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Cor, som e movimento no quadro interactivo José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

15 Trabalho e aprendizagem colaborativa Partilha entre pares em contexto
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Trabalho e aprendizagem colaborativa Partilha entre pares em contexto É mesmo divertido! José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

16 Algumas tecnologias existentes
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Algumas tecnologias existentes SMARTboard ACTIVboard eBeam Interwrite Magic board José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

17 O quadro Interwrite alimentação Ligação bluetooth
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação O quadro Interwrite alimentação Ligação bluetooth Indicadores luminosos Ligar / Desligar Interwrite alimentação Controlador Ligação série Ligação USB José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

18 O software Interwrite Workspace
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação O software Interwrite Workspace José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

19 A barra de ferramentas O Modo Interactivo
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação O Modo Interactivo A barra de ferramentas José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

20 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação O quadro interactivo facilita as aprendizagens Os resultados são quase universalmente positivos, sobretudo quando conjugados com outras tecnologias e quando existem objectivos pedagógicos claros para a sua utilização. Conteúdos interactivos, software de apresentação, animações e simulações, com o Quadro Interactivo, ajudam os alunos a compreender melhor conceitos abstractos, através de exemplos concretos e gráficos. José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

21 Vantagens de utilização do QBI
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Vantagens de utilização do QBI motivação e concentração dos alunos participação activa dos alunos maior interacção e interesse pelas actividades propostas elevada diversidade de propostas de actividade acesso à Internet em banda larga conteúdos animados, coloridos, atractivos e interactivos armazenamento de toda a informação regulação imediata de conhecimentos obriga a uma nova postura e práticas diferentes do professor impõe renovados e constantes desafios ao professor (…) José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

22 Sala de aula colaborativa
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Sala de aula colaborativa Os conteúdos no Q.I. não devem indicar o que é correcto ou incorrecto; deixar abertura para a discussão; Os conteúdos interactivos devem ter espaços para completar; objectos para deslocar; imagens para legendar; etc. Colocar questões directas. As palavras ou frases em destaque no Q.I. focam a atenção do aluno. José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

23 Sala de aula colaborativa
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Sala de aula colaborativa Não produzir materiais interactivos que “façam tudo”! O aluno fica excluído do processo…; (a participação do aluno restringe-se ao clique num botão ou ao controlo do software?) Mapas, esquemas, documentos interactivos para completar com participação da turma Envolver a turma toda. Os materiais para o Q.I. devem ser desenhados para esse efeito. José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

24 Sala de aula colaborativa
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Sala de aula colaborativa Construir conteúdos interactivos que contemplem todos os estilos de aprendizagem (visual, auditivo, cinestésico,…) José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

25 Para uma utilização do Q.I. com sucesso
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso Formação, acompanhamento e assistência na própria escola e assinatura de protocolos com empresas fornecedoras criar equipas pedagógicas multidisciplinares com projecto e critérios de utilização dos Q.I. (para uma turma, um ano, um ciclo,…) elemento(s) responsável(éis) na escola pela manutenção, actualização, reparação do computador multimédia ligado ao Q.I. (servidor recomendável) pertencer a Comunidades de Prática (CdP) (INTERACTiC 2.0, Interact Portugal, por exemplo) José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

26 … e o computador – portátil ou de secretária? Que cenário(s) escolher?
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso Quadro Interactivo fixo ou móvel? … e o videoprojector? … e o computador – portátil ou de secretária? Que cenário(s) escolher? José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

27 Escolha da sala Para uma utilização do Q.I. com sucesso
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso Escolha da sala Sala de aula normal? Sala TIC ou multimédia? Centro de Recursos / Biblioteca? Auditório / Anfiteatro? (em todos os casos, garantir acesso à net por cabo ou wifi) José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

28 Para uma utilização do Q.I. com sucesso
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso Escolha do videoprojector 3 características essenciais: distância de focagem curta para cobrir toda a superfície do Q.I, - videoprojector mais perto do quadro; com focagem curta, 2000 lúmens podem ser suficientes; menos potência, mais silencioso (menos de 30 dB) (a fonte de luz do videoprojector pode prejudicar a visão. Evitar exposição directa) José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

29 …e a lâmpada? Para uma utilização do Q.I. com sucesso
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso Escolha do videoprojector Ligação VGA entrada e saída Correcção da deformação (“keystone”) e inversão da imagem Resolução: XGA (1024x768) …e a lâmpada? 5000 horas / 400 € (prender equipamentos com cabo de aço anti-furto ou dentro de caixa ou mesas Uni_Net) José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

30 Para uma utilização do Q.I. com sucesso
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso Quadro negro Vs. Q.I. na sala Evitar a coabitação entre o quadro negro e o quadro interactivo na mesma sala Recomenda-se a adopção de pequenos quadros brancos de porcelana Evitar escrever com marcadores normais no Q.I. Fazer recomendações claras às Auxiliares de A. Educativa sobre a limpeza dos equipamentos José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

31 Para uma utilização do Q.I. com sucesso
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso Altura de fixação do Q.I. Colocação/fixação planeada e adaptada aos utilizadores (alunos do pré-escolar, 1º ciclo, 2º e 3º ciclos ou secundário?) Será necessário estrado? José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

32 Para uma utilização do Q.I. com sucesso
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso O Q.I. com outras tecnologias Câmara fotográfica digital Câmara de filmar digital Digitalizador Webcam DVD/RW Pen-drive USB Microfone com auriculares (headset) …Caderno diário! José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

33 Para uma utilização do Q.I. com sucesso
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para uma utilização do Q.I. com sucesso O Q.I. e outros aplicativos Instalar: enciclopédias, dicionários, software educativo diverso software de produção freeware (tratamento de imagem, conversores áudio e vídeo, mapas mentais,…) José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

34 Como manter a magia do QBI?
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Como manter a magia do QBI? José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

35 Esta imagem ainda é estranha para si?
Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação Para utilizar mais e melhor o quadro interactivo... O que preciso de saber ou fazer? Esta imagem ainda é estranha para si? A Web 2.0, os serviços e ferramentas que fomentam a interacção e discussão entre os intervenientes, estão disponíveis em formato open source e ao serviço da Educação, podendo potenciar a construção de uma sociedade melhor para o século XXI. Uma abordagem interactiva e também “virtual”, numa perspectiva educativa, proporciona uma capacidade de elaboração cognitiva muito rápida, a aquisição de conhecimentos em simultâneo e não exige grande competência tecnológica. José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

36 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

37 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima


Carregar ppt "Quadros Interactivos na Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google