A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de trabalhos acadêmicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de trabalhos acadêmicos"— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de trabalhos acadêmicos
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL Campus II – Santana do Ipanema SEMANA CIENTÍFICA 15 de dezembro de 2010 Tipos de trabalhos acadêmicos Wellyngton Chaves Monteiro da Silva Professor Assistente da UNEAL/Campus II

2 Sumário Tipos de trabalhos acadêmicos Projeto de Pesquisa Monografia
Artigo

3 Projeto de Pesquisa A elaboração de um projeto de pesquisa implica o desenvolvimento de passos metodológicos que respondam às questões seguintes (COSTA et al., 2002, p.21):

4 Projeto de Pesquisa Elaboração de projeto de pesquisa O que pesquisar?
Problema, hipóteses, base teórica e conceitual (COSTA et al., 2002, p.21)

5 Projeto de Pesquisa Elaboração de projeto de pesquisa O que pesquisar?
Por que pesquisar? Justificativa da escolha do problema. (COSTA et al., 2002, p.21)

6 Projeto de Pesquisa Elaboração de projeto de pesquisa O que pesquisar?
Por que pesquisar? Para que pesquisar? Propósitos dos estudos, seus objetivos. (COSTA et al., 2002, p.21)

7 Projeto de Pesquisa Elaboração de projeto de pesquisa O que pesquisar?
Por que pesquisar? Para que pesquisar? Como pesquisar? Definição e descrição da metodologia. (COSTA et al., 2002, p.21)

8 Projeto de Pesquisa Elaboração de projeto de pesquisa O que pesquisar?
Por que pesquisar? Para que pesquisar? Como pesquisar? Quando pesquisar? Cronograma de execução. (COSTA et al., 2002, p.21)

9 Projeto de Pesquisa Elaboração de projeto de pesquisa O que pesquisar?
Por que pesquisar? Para que pesquisar? Como pesquisar? Quando pesquisar? Com que recursos? Orçamento. (COSTA et al., 2002, p.21)

10 Projeto de Pesquisa Elaboração de projeto de pesquisa O que pesquisar?
Por que pesquisar? Para que pesquisar? Como pesquisar? Quando pesquisar? Com que recursos? Pesquisado por quem? Equipe, coordenação, orientação etc. (COSTA et al., 2002, p.21)

11 Projeto de Pesquisa Partes de um projeto de pesquisa: Introdução
Problema Hipótese Objetivos Justificativa Fundamentação teórica Procedimentos metodológicos Cronograma Referências Anexos

12 Projeto de Pesquisa Escolha do tema
Indica a área de interesse a ser investigada. Necessita da formulação de perguntas ao assunto proposto, de modo a especificar melhor a pesquisa e definir a sua problematização. Depende de alguns fatores...

13 Projeto de Pesquisa Escolha do tema Fatores internos
Afetividade / interesse pessoal Tempo disponível Limitações do pesquisador

14 Projeto de Pesquisa Escolha do tema Fatores externos
Significação do tema Limite do tempo disponível Material de consulta

15 Projeto de Pesquisa Problema
É a mola propulsora de todo trabalho de pesquisa É criado ou definido pelo autor e está relacionado com o tema Não há regras para se criar um Problema; Pergunta ou afirmação?

16 Projeto de Pesquisa Hipótese Hipótese é sinônimo de suposição.
É uma teoria provável mas não demonstrada, uma suposição admissível É uma afirmação categórica que tenta responder ao Problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.

17 Projeto de Pesquisa Hipótese
Uma hipótese é considerada científica se for possível encontrar uma situação em que ela seja testada. Deve ser comprovável Deve ser possível confirmar ou não uma hipótese Uma hipótese que não pode ser testada é denominada de especulação.

18 Projeto de Pesquisa Problema x Hipóteses (exemplos) Tema: Problema:
A educação da mulher: a perpetuação da injustiça. Problema: A mulher é tratada com submissão pela sociedade. Hipótese: A sociedade patriarcal, representada pela força masculina, exclui as mulheres dos processos decisórios.

19 Projeto de Pesquisa Problema x Hipóteses (exemplos) Tema: Problema:
Estudo sobre o tipo de polímero da embalagem de alimentos sobre a estabilidade da qualidade do produto Problema: As embalagens de alimentos oferecem estabilidade variada na qualidade do produto, dependendo do polímero utilizado em sua fabricação Hipótese: Não há diferença de efeito das embalagens sobre o indicador de qualidade considerado

20 Projeto de Pesquisa Problema x Hipóteses (exemplos) Tema: Problema:
Comportamento de Cultivares de cenoura (Daucus carota L.) no Município de Viçosa-AL. Problema: Apesar de bastante consumida em Alagoas, a cenoura é pouco cultivada e sua produção é pequena para o mercado consumidor, e não há estudo de recomendação de cultivares para a região. Hipótese: A baixa produção da cultura de cenoura em Alagoas é consequência da ausência de cultivares produtivas e adaptadas na região.

21 Projeto de Pesquisa Justificativa
É o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. Exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.

22 Projeto de Pesquisa Objetivos
Determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. É sinônimo de meta, fim. Objetivos x Objetivos Gerais e Objetivos Específicos. Dica: começar com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa etc.

23 Projeto de Pesquisa Metodologia
É a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc.), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

24 Projeto de Pesquisa Cronograma
É a previsão do tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos a partir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo autor do trabalho.

25 Projeto de Pesquisa Anexos
Incluído apenas se houver necessidade de se juntar ao Projeto algum documento que venha dar qualquer tipo de esclarecimento ao texto. Não é obrigatório...

26 Projeto de Pesquisa Referências
As referências bibliográficas relacionam todas as fontes utilizadas na elaboração do projeto É item obrigatório Há normatização própria indicada pela ABNT ABNT NBR 6023:2002 (Informação e documentação - Referências - Elaboração) GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998. GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, p., 21 cm. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15). Bibliografia: p ISBN STOCKDALE, René. When’s recess? [2002?] . 1 fotografia, color. Disponível em: < Acesso em: 13 jan

27 Monografia Do grego: mónos (um só) graphein (escrever)
Estudo por escrito de um só tema Objetivo: compreensão pessoal do assunto investigado É elaborar um texto científico (campo x bibliográfica) A investigação ocorre de forma paralela à elaboração da monografia

28 Monografia Etapas: Escolha do assunto e elaboração de um projeto de pesquisa Interesse / possibilidade / realidade / experiência Elaboração de projeto de pesquisa Escolha de um orientador

29 Monografia Etapas: Documentação Dados da pesquisa
Recursos metodológicos (compatível) Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental Entrevistas, questionários, observações, estudo de caso etc.

30 Monografia Etapas: Análise e crítica da documentação e dos dados
Exame do material disponível/levantado Conceitos teóricos que fundamentam o trabalho Posição

31 Monografia Etapas: Redação Elaboração do texto
Introdução, Desenvolvimento, Conclusão

32 Artigo É um texto de caráter científico escrito para ser publicado em revistas especializadas É “peça-chave no intercâmbio científico e no progresso do conhecimento” Objetivos Comunicação dos dados e resultados de uma pesquisa Propor soluções alternativas a problemas polêmicos Criticar uma atitude de ação social, política ou econômica Informar Entre outros (COSTA et al., 2002, p.27)

33 Artigo Quanto à redação: Boa comunicação Clareza Concisão Correção
Precisão Encadeamento Contundência Originalidade Fidelidade (COSTA et al., 2002, p.27)

34 Artigo Quanto à apresentação: Estrutura do artigo Identificação Resumo
Palavras-chave Texto (introdução, desenvolvimento, conclusão) Anexos Referências (referências bibliográficas) (COSTA et al., 2002, p.27)

35 Artigo Quanto ao tamanho e formato: Padrões do periódico Espaçamento
Tipo e formato do papel Tipo e tamanho da fonte (letras) Quantidade de páginas Entre outras (COSTA et al., 2002, p.27)

36 Artigo Quanto ao envio e aceitação: Na aceitação
Atender aos critérios definidos pelo periódico Avaliado por Comissão Editorial e consultores especializados Providenciar alterações sugeridas pela Comissão Editorial, ou justificar (COSTA et al., 2002, p.27)

37 Considerações finais Vida universitária
Necessidade / exigência da pesquisa Perfil do pesquisador Determinação

38 Reflexão "O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la." Ralph Emerson

39 Referências COSTA, A. R. F.; PIZZI, L. C. V.; BERTOLDO, M. E. L.; LUIS, S. M. B. Orientações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos. 5ª ed., Maceió: EDUFAL, p. ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, [1977]. 170p. FERREIRA, P.V. Estatística experimental aplicada à agronomia. 3ªed., Maceió, EDUFAL, p. ROCHA, P. F. Como fazer uma pesquisa científica? Maceió: Edições Catavento p.

40 Wellyngton Chaves Monteiro da Silva http://mundobr. pro
Wellyngton Chaves Monteiro da Silva


Carregar ppt "Tipos de trabalhos acadêmicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google