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Peed S eader R Speed Reader® American Seminars – Vitaes Page - Todos os Direitos Reservados.

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1 peed S eader R Speed Reader® American Seminars – Vitaes Page - Todos os Direitos Reservados

2 Speed Reader® - Leitura Dinâmica
Introdução Exercícios especiais de leitura (leia com atenção antes de começar) Primeira lição lenta Média Rápida Segunda lição lenta Média Rápida Speed Reader® American Seminars – Vitaes Page - Todos os Direitos Reservados Terceira lição lenta Média Rápida Quarta lição lenta Média Rápida Quinta lição lenta Média Sexta lição Textos para Exercitação Fechar

3 Speed Reader® - Textos para Exercitação
1 A Lenda do Monge e do Escorpião 2 A carroça vazia 3 O velho, o menino e o burro Speed Reader® American Seminars – Vitaes Page - Todos os Direitos Reservados 4 Que tipo de pessoas vive neste lugar? 5 Milho bom 6 O empréstimo 7 A borboleta no casulo 8 As pedras grandes e o vaso

4 Speed Reader® - Leitura Dinâmica
Introdução A maioria das pessoas, quando perguntada, diz que não gosta de ler, porque isto lhes dá sono. Na verdade, não é a leitura que dá sono, e sim o modo como ela é realizada. Devido ao modo como aprenderam a ler, as pessoas ficam com hábitos prejudiciais de leitura, tais como: sub vocalização (leitura com os lábios ou com a garganta); leitura linear (palavra por palavra); leitura desatenta (com constantes re leituras do mesmo trecho, e uma baixa retenção do conteúdo lido). Também em razão deste tipo de leitura, as pessoas acostumam se a ler pouco, o que acarreta um pequeno repertório de palavras. Assim, qualquer palavra que desconheçam (devido à pouca leitura) provoca lhes um desconforto interno inconsciente, que elas procuram racionalizar (explicar) dizendo para si próprias e para os outros que não gostam muito de ler.

5 Os motivos Existem, então, dois motivos básicos pelos quais você lê errado: 1) o modo como aprendeu a ler; 2) ler de modo inconstante. Na verdade, um decorre do outro: você lê pouco, devido ao modo como aprendeu a ler. É claro que isto não significa que não saiba ler; isto significa apenas que, em sua aprendizagem, foi imposto um limite à sua velocidade de leitura, limite este que você jamais tentou superar. Quando se ensina uma criança (ou adulto) a ler, as palavras são divididas em sílabas, para facilitar a aprendizagem da leitura. Além disso, as palavras são lidas em voz alta, sílaba por sílaba. Infelizmente, depois de aprendida a leitura, a maioria das pessoas continua a ler fazendo esta vocalização das palavras, mesmo que silenciosamente. Na verdade, este é o maior obstáculo à leitura rápida.

6 Para aprender a ler dinamicamente, de um modo veloz e produtivo, você deve mudar o seu método de leitura, o que se pode conseguir com um treinamento especial. Primeiro, você deve perder o hábito de sub vocalizar as palavras. Depois, deve habituar se a enxergar o conjunto de palavras, ao invés das palavras isoladas. À medida que progredir nos exercícios, você conseguirá enxergar blocos cada vez maiores de palavras de uma só vez. Com os exercícios de atenção, aprenderá a aumentar a sua atenção durante a leitura, o que fará que retenha cada vez mais o conteúdo do que ler. A velocidade que conseguir atingir, a par desta retenção de conteúdo, darão um prazer cada vez maior às suas leituras. Faça os exercícios progressivamente, sem pressa e sem pular nenhum, de modo persistente. Escolha um lugar sossegado, e procure colocar se de modo relaxado e receptivo, confiando que irá conseguir o que deseja.

7 Speed Reader® - Exercícios Especiais de Leitura
De início, para evitar que você procure vocalizar as palavras que irá ler, coloque um lápis entre os dentes, e empurre a língua contra eles, durante a leitura das palavras que fará a seguir. Você irá usar o lápis nos quatro primeiros exercícios. O que você deve fazer, é procurar ver (e reconhecer) a palavra de uma única vez, olhando sua parte central. Faça apenas cinco movimentos dos olhos por linha, levando os de uma só vez, bem rápido, ao meio da palavra seguinte (a linha toda deve ser lida no menor tempo possível de três a quatro segundos, por exemplo, para começar). Mantenha o lápis apertado entre os dentes, enquanto lê. Passe para o exercício seguinte somente quando puder reconhecer em um só olhar cada palavra do exercício anterior (importante: fique com os olhos bem abertos, mas sem forçá los, durante a leitura).

8 Repetindo a lição!

9 Primeira lição lenta véu paz sua fel ema ira ler via ara
pua sol ata mel fia ler pão luz ave tem eco tal pia til uva sal elo uma cal teu par dia céu mão ama elo lei ser som tez mal sul lar que voz não mil tri bom mar pão tua rei nua véu bar sim giz til lei noz zuf 453 çpp myt qip cxp ewi cvu e4t i9w qp9 82w ccw 23q m9p 4r5 wsa 5ew stv

10 Quero ir para uma lição mais rápida
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11 Repetindo a lição!

12 Primeira lição média véu paz sua fel ema ira ler via ara
pua sol ata mel fia ler pão luz ave tem eco tal pia til uva sal elo uma cal teu par dia céu mão ama elo lei ser som tez mal sul lar que voz não mil tri bom mar pão tua rei nua véu bar sim giz til lei noz zuf 453 çpp myt qip cxp ewi cvu e4t i9w qp9 82w ccw 23q m9p 4r5 wsa 5ew stv

13 Quero ir para uma lição mais rápida
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14 Repetindo a lição!

15 Primeira lição rápida véu paz sua fel ema ira ler via ara
pua sol ata mel fia ler pão luz ave tem eco tal pia til uva sal elo uma cal teu par dia céu mão ama elo lei ser som tez mal sul lar que voz não mil tri bom mar pão tua rei nua véu bar sim giz til lei noz zuf 453 çpp myt qip cxp ewi cvu e4t i9w qp9 82w ccw 23q m9p 4r5 wsa 5ew stv

16 Quero ir para a Próxima Etapa
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17 Repetindo a lição!

18 Segunda lição lenta bola selo fila cama mola anel faca soma tira
pena vela sono hora pano bala moto azul tema cola soda altar rota coma time mala lona saco veia aval lodo ramo nora lima zona sola neto cava lata tela mira mola vila zeta pote caro lama bela nata tora rato cova seno tela sino silo tolo pena roma cano pera vida gelo pata peol bcvf wrye ewsd mdio 3e4i 3er4 wsdr 34m9 mds9 12lo opde 3ert 2es5 32wt mop9 fre er

19 Quero ir para uma lição mais rápida
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20 Repetindo a lição!

21 Segunda lição média bola selo fila cama mola anel faca soma tira
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22 Quero ir para uma lição mais rápida
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23 Repetindo a lição!

24 Segunda lição rápida bola selo fila cama mola anel faca soma tira
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25 Quero ir para a Próxima Etapa
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26 Repetindo a lição!

27 Terceira lição lenta atira sinal selar vigia somar vocal lavar tirar tomar cinto teima colar caixa aviso trema creme troca fraco molha evita bolha pilha acata sente ferir aroma pasta limar monta natal afere ponta ativa votar bócio norte mirar razão calma anela viola valor trote greta fraco grito fruir hélio polir trato trono primo zunir focar calar aleta frevo cravo vidro remar evt89 wcrdt mod09 niruid rfd67 nmd8i midop mfgod 435rd edry7 3e5o0 m87dd mdoti eerw4 iiofr er45t md8ri u7fd9 erd67 4d7uf jv32u

28 Quero ir para uma lição mais rápida
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29 Repetindo a lição!

30 Terceira lição média atira sinal selar vigia somar vocal lavar tirar tomar cinto teima colar caixa aviso trema creme troca fraco molha evita bolha pilha acata sente ferir aroma pasta limar monta natal afere ponta ativa votar bócio norte mirar razão calma anela viola valor trote greta fraco grito fruir hélio polir trato trono primo zunir focar calar aleta frevo cravo vidro remar evt89 wcrdt mod09 niruid rfd67 nmd8i midop mfgod 435rd edry7 3e5o0 m87dd mdoti eerw4 iiofr er45t md8ri u7fd9 erd67 4d7uf jv32u

31 Quero ir para uma lição mais rápida
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32 Repetindo a lição!

33 Terceira lição rápida atira sinal selar vigia somar vocal lavar tirar tomar cinto teima colar caixa aviso trema creme troca fraco molha evita bolha pilha acata sente ferir aroma pasta limar monta natal afere ponta ativa votar bócio norte mirar razão calma anela viola valor trote greta fraco grito fruir hélio polir trato trono primo zunir focar calar aleta frevo cravo vidro remar evt89 wcrdt mod09 niruid rfd67 nmd8i midop mfgod 435rd edry7 3e5o0 m87dd mdoti eerw4 iiofr er45t md8ri u7fd9 erd67 4d7uf jv32u

34 Quero ir para a Próxima Etapa
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35 Repetindo a lição!

36 Quarta lição lenta açougue sonata cantil pendor anota tonelada
notário afinal tão quota ceder pirado salutar embrião trepidar acenou perra venal cota culmina abalar semente afim cálice pomar acionar finta gravata toca repassa cena bolota gincana face cal atordoa camada pilastra mesclar aspecto sólido tenaz lampeiro queixar focal nata toca impera alardeia dedo falaz largo meada samba ilustrar sacode violenta sujo arpejo conecta vigora tonteia loteria conceder páscoa holocausto tonificar veículo atol honra ameia celeste

37 escala explode moldar replicar foz zinabre
rompante grei aflora primícias lei renúncia vegetal pasmar treliça calabouço tez funesto melhora caça cilada lombada pernalta um tacada monetário aspas lenitivo pesado monumento quedar trela avaliação putativo corado geral sonante aléia sustenido orla via apático alardeia deleite lâmpada frota liz hepatite primado altar selim ato arma substância queixume plausível sótão seda ver grifo verão promana etapa quiosque ida alerta selva falda escarpa lotar mó zumbir trejeito mofina outeiro elite salta esbarrar

38 Quero ir para uma lição mais rápida
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39 Repetindo a lição!

40 Quarta lição média açougue sonata cantil pendor anota tonelada
notário afinal tão quota ceder pirado salutar embrião trepidar acenou perra venal cota culmina abalar semente afim cálice pomar acionar finta gravata toca repassa cena bolota gincana face cal atordoa camada pilastra mesclar aspecto sólido tenaz lampeiro queixar focal nata toca impera alardeia dedo falaz largo meada samba ilustrar sacode violenta sujo arpejo conecta vigora tonteia loteria conceder páscoa holocausto tonificar veículo atol honra ameia celeste

41 escala explode moldar replicar foz zinabre
rompante grei aflora primícias lei renúncia vegetal pasmar treliça calabouço tez funesto melhora caça cilada lombada pernalta um tacada monetário aspas lenitivo pesado monumento quedar trela avaliação putativo corado geral sonante aléia sustenido orla via apático alardeia deleite lâmpada frota liz hepatite primado altar selim ato arma substância queixume plausível sótão seda ver grifo verão promana etapa quiosque ida alerta selva falda escarpa lotar mó zumbir trejeito mofina outeiro elite salta esbarrar

42 Quero ir para uma lição mais rápida
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43 Repetindo a lição!

44 Quarta lição rápida escala explode moldar replicar foz zinabre
rompante grei aflora primícias lei renúncia vegetal pasmar treliça calabouço tez funesto melhora caça cilada lombada pernalta um tacada monetário aspas lenitivo pesado monumento quedar trela avaliação putativo corado geral sonante aléia sustenido orla via apático açougue sonata cantil pendor anota tonelada notário afinal tão quota ceder pirado salutar embrião repidar acenou perra venal cota culmina abalar semente afim cálice pomar acionar finta gravata toca repassa cena bolota gincana face cal atordoa camada pilastra mesclar aspecto sólido tenaz frota liz hepatite primado altar selim ato arma substância queixume plausível sótão seda ver grifo verão promana etapa quiosque ida alerta selva falda escarpa lotar mó zumbir trejeito mofina outeiro elite salta esbarrar lampeiro queixar focal nata toca impera alardeia dedo falaz largo meada samba ilustrar sacode violenta sujo arpejo conecta vigora tonteia loteria conceder páscoa holocausto tonificar veículo atol honra ameia celeste

45 Quero ir para a Próxima Etapa
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46 Repetindo a lição!

47 Quinta lição - lenta toca impera alardeia dedo açougue sonata cantil
pendor anota tonelada notário afinal tão quota ceder pirado salutar embrião trepidar acenou perra venal cota culmina abalar semente afim cálice pomar acionar finta gravata toca repassa cena bolota gincana face cal atordoa camada pilastra mesclar aspecto sólido tenaz lampeiro queixar focal nata toca impera alardeia dedo falaz largo meada samba ilustrar sacode violenta sujo arpejo conecta vigora tonteia loteria conceder páscoa holocausto tonificar veículo atol honra ameia celeste escala explode moldar replicar foz zinabre rompante grei aflora primícias lei renúncia vegetal pasmar treliça calabouço tez funesto melhora caça cilada lombada pernalta tacada monetário aspas lenitivo pesado monumento quedar trela avaliação corado geral sonante aléia sustenido orla via apático alardeia deleite lâmpada frota liz hepatite primado altar selim ato arma substância queixume plausível sótão seda ver grifo verão promana etapa quiosque ida alerta selva falda escarpa lotar mó zumbir trejeito mofina outeiro elite salta esbarrar cacife fiambre costado

48 Quero ir para uma lição mais rápida
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49 Repetindo a lição!

50 Quinta lição - media toca impera alardeia dedo açougue sonata cantil
pendor anota tonelada notário afinal tão quota ceder pirado salutar embrião trepidar acenou perra venal cota culmina abalar semente afim cálice pomar acionar finta gravata toca repassa cena bolota gincana face cal atordoa camada pilastra mesclar aspecto sólido tenaz lampeiro queixar focal nata toca impera alardeia dedo falaz largo meada samba ilustrar sacode violenta sujo arpejo conecta vigora tonteia loteria conceder páscoa holocausto tonificar veículo atol honra ameia celeste escala explode moldar replicar foz zinabre rompante grei aflora primícias lei renúncia vegetal pasmar treliça calabouço tez funesto melhora caça cilada lombada pernalta tacada monetário aspas lenitivo pesado monumento quedar trela avaliação corado geral sonante aléia sustenido orla via apático alardeia deleite lâmpada frota liz hepatite primado altar selim ato arma substância queixume plausível sótão seda ver grifo verão promana etapa quiosque ida alerta selva falda escarpa lotar mó zumbir trejeito mofina outeiro elite salta esbarrar cacife fiambre costado

51 Você conseguiu ler todas as palavras da lição?
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52 Sexta lição Há duas ou mais frases separadas por barras.
Procure colocar os olhos abaixo de cada frase, bem no meio, procurando ver de uma só vez todas as palavras entre as barras. Mantenha a tela a dois palmos de distância dos olhos, durante a leitura). exemplo: Esta questão / é difícil. Os pássaros / são canoros. Continuar

53 Repetindo a lição!

54 A tecnologia / evoluiu bastante.
O som / se propaga / no ar. Palavras vazias / não dizem / muita coisa. Os produtos / à venda / são baratos. As questões / da prova / são difíceis. Não há / evidências que / provem isto. O triângulo / tem três lados. É incrível / que isto não / tenha explodido. O edifício tinha / exatamente / trinta e dois andares. As vendas aumentaram / extraordinariamente / em dezembro. Todos pararam de falar, / quando o diretor / pediu silêncio. A previsão de tempo / indica que haverá / tempo bom, / sem nebulosidade. O solo é escorregadio; / procurem não cair, / ou quebrarão / uma perna.

55 Você conseguiu ler todas as palavras da lição?
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56 A Lenda do Monge e do Escorpião
"Monge e discípulos iam por um estrada e quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido a dor, o homem deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou. Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados. - Mestre deve estar doendo muito! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão! O monge ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu: - "Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha." (Autor Desconhecido)

57 A carroça vazia Certa manhã, meu pai convidou-me
a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou: - Além do cantar dos pássaros, você esta ouvindo mais alguma coisa? Apurei os auvidos alguns segundos e respondo: - Estou ouvindo um barulho de carroça. - Isso mesmo, disse meu pai. perguntei ao meu pai: É uma carroça vazia.... - Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos? - Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz. - Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo: "QUANTO MAIS VAZIA A CARROÇA, MAIOR É O BARULHO" Autor Desconhecido

58 O velho, o menino e o burro
Um velho resolveu vender seu burro na feira da cidade. Como iria retornar andando, chamou seu neto para acompanhá-lo. Montaram os dois no animal e seguiram viagem. Passando por umas barracas de escoteiros, escutaram os comentários críticos; " Como é que pode, duas pessoas em cima deste pobre animal !". Resolveram então que o menino desceria, e o velho permaneceria montado. Prosseguiram... Mais na frente tinha uma lagoa e algumas velhas estavam lavando roupa. Quando viram a cena, puseram-se a reclamar; " Que absurdo ! Explorando a pobre criança, podendo deixá-la em cima do animal." Constrangidos com o ocorrido, trocaram as posições, ou seja, o menino montou e o velho desceu Tinham caminhado alguns metros, quando algumas jovens sentadas na calçada externaram seu espanto com o que presenciaram; "Que menino preguiçoso ! Enquanto este velho senhor caminha, ele fica todo prazeroso em cima do animal. Tenha vergonha !"

59 Diante disto, o menino desceu e
desta vez o velho não subiu. Ambos resolveram caminhar, puxando o burro. Já acreditavam ter encontrado a fórmula mais correta quando passaram em frente a um bar. Alguns homens que ali estavam começaram a dar gargalhadas, fazendo chacota da cena; " São mesmo uns idiotas ! Ficam andando a pé, enquanto puxam um animal tão jovem e forte !" O avô e o neto olharam um para o outro, como que tentando encontrar a maneira correta de agir. Então ambos pegaram o burro e o carregaram nas costas !!! Além de divertida, esta fábula mostra que não podemos dedicar atenção irracional para as críticas, pois estas acontecerão sempre, independente da maneira em que procurarmos agir.

60 Conta uma popular lenda do Oriente, que um jovem
Que Tipo de Pessoas Vivem neste lugar? Conta uma popular lenda do Oriente, que um jovem chegou à beira de um oásis, junto a um povoado e, aproximando-se de um velho , perguntou-lhe: “Que tipo de pessoas vive neste lugar?” Que tipo de pessoa vive no lugar de onde você vem? - Perguntou pôr sua vez o ancião. Oh! Um grupo de egoístas e malvados - replicou-lhe o rapaz - estou satisfeito de haver saído de lá. A isso o velho replicou: a mesma coisa você haverá de encontrar pôr aqui. No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião perguntou-lhe: “Que tipo de pessoas vive pôr aqui?” O velho respondeu com a mesma pergunta: “Que tipo de pessoas vive no lugar de onde você vem?” O rapaz respondeu: “Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste pôr ter de deixá-las”. “O mesmo encontrará pôr aqui”, respondeu o ancião. Ao que o velho respondeu: Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho: “Como é possível dar respostas tão diferentes à mesma pergunta?” “Cada um carrega no seu coração o meio ambiente em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares pôr onde passou, não poderá encontrar outra coisa pôr aqui. Aquele que encontrou amigos ali, também os encontrará aqui. Somos todos viajantes no tempo e o futuro de cada um de nós está escrito no passado. Ou seja, cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz dentro de si mesmo. O ambiente, o presente e o futuro somos nós que criamos e isso só depende de nós mesmos”.

61 Milho bom Esta é a história de um fazendeiro que venceu o prêmio "milho-crescido". Todo ano ele entrava com seu milho na feira e ganhava o maior prêmio. Uma vez um repórter de jornal o entrevistou e aprendeu algo interessante sobre como ele cultivou o milho. O repórter descobriu que o fazendeiro compartilhava a semente do milho dele com seus vizinhos. "Como pode você se dispor a compartilhar sua melhor semente de milho com seus vizinhos quando eles estão competindo com o seu em cada ano ?" - perguntou o repórter. Por que?" - disse o fazendeiro, - "Você não sabe ? O vento apanha pólen do milho maduro e o leva através do vento de campo para campo. Se meu vizinhos cultivam milho inferior, a polinização degradará continuamente a qualidade de meu milho. Se eu for cultivar milho bom, eu tenho que ajudar meu vizinhos a cultivar milho bom". Ele era atento às conectividades da vida. O milho dele não pode melhorar a menos que o milho do vizinho também melhore. Assim é também em outras dimensões. Aqueles que escolhem estar em paz devem fazer com que seus vizinhos estejam em paz. Aqueles que querem viver bem têm que ajudar os outros para que vivam bem. E aqueles quequerem ser felizes têm que ajudar os outros a achar a felicidade, pois o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos. A lição para cada um de nós se formos cultivar milho bom, nós temos que ajudar nossos vizinhos a cultivar milho bom. Autor desconhecido ou ignorado

62 O empréstimo Na casa de chá um homem dizia aos amigos:
_Emprestei uma moeda de prata a uma pessoa e não tenho testemunhas. Receio que quem recebeu negue que a pus em suas mãos. Os amigos ficaram com pena dele, um sufi que estava sentado num canto ergueu a cabeça e disse: - Convide-o para tomar chá aqui e diga-lhe, na presença de todas estas pessoas, que você lhe emprestou vinte moedas de ouro. - Como posso fazer isso se só lhe emprestei uma moeda de prata? -É exatamente isso o que ele vai responder indignado - disse o sufi - e todos poderão ouví-lo de seus lábios . Você não queria testemunhas??? autor desconhecido

63 A borboleta no casulo Um dia, uma pequena abertura
apareceu em um casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais. Então o homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar a tempo. Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que a natureza fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo. Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se passassemos esta nossa vida sem quaisquer obstáculos, nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Eu quis Força... e recebi Dificuldades para me fazer forte. e recebi Problemas para resolver. Eu quis Sabedoria... Eu quis Prosperidade... e recebi Cérebro e Músculos para trabalhar. Eu quis Coragem... e recebi Perigo para superar. Eu quis Amor... e recebi pessoas com Problemas para ajudar. Eu quis Favores... e recebi Oportunidades. Eu não tive nada do que quis ... Mas eu recebi tudo de que precisava.

64 As pedras grandes e o vaso
Um professor de ciências de um colégio queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Ele pegou um vaso de boca larga e colocou algumas pedras grandes dentro. Então perguntou a classe: - Está cheio? Unanimemente responderam: - Sim O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes. Então perguntou aos alunos: - E agora, está cheio? Desta vez alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu: - Sim O professor então levantou uma lata de areia e começou a derramar areia dentro do vaso. A areia então preencheu os espaços entre os pedregulhos. Pela terceira vez o professor perguntou: - Então, está cheio? Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam: - Sim O professor então mandou buscar um jarro de água e jogou-a dentro do vaso. A água saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe: - Qual o objetivo desta demonstração? Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu: - Não importa quanto a "agenda" da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá 'espremer' dentro mais coisas - Não - respondeu o professor - o ponto é o seguinte: A menos que você coloque as pedras grandes em primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro. As pedras grandes são as coisas importantes de sua vida: sua espiritualidade, sua família, namorados(as), seus amigos(as), seu crescimento pessoal e profissional. Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas, como demonstrei com os pedregulhos, com a areia e a água, as coisas realmente importantes nunca terão tempo, nem espaço em suas vidas.


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