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Merchandising.

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Apresentação em tema: "Merchandising."— Transcrição da apresentação:

1 Merchandising

2 Estágios Processo de Decisão de Compra
Busca de Informação Avaliação alternativas Reconhecimento do problema Decisão de compra Comportamento pós-compra

3 Intenção de compra não é compra
Decisão de Compra Intenção de compra não é compra Outros Intenção Imprevisto Compra Risco

4 Papéis no processo de compra
iniciador decisor comprador usuário influenciador

5 Solução complexa de problemas
Tipos de compra Compra rotineira O que Onde Quanto Quando Comprar Solução complexa de problemas

6 Modelo de Comportamento do Consumidor - Estímulo Resposta
Processo Resposta

7 “ Uma mídia importante para transmitir
mensagens e fechar vendas é o PDV” (Paco Underhill) Sinalização Posição na prateleira Expositores e displays Tornam mais provável ou não a compra de um produto

8 ... o primeiro produto que os consumidores
vêem, nem sempre terá vantagem? a função é a antecipação visual (Paco Underhill)

9 Durante a compra, a Visão é o primeiro
sentido humano responsável pelo processo de escolha. É o primeiro estímulo que faz o cérebro reagir na direção do produto. O Merchandising trabalha essa primeira impressão (Regina Blessa)

10 Experiência de Compra Qual é a finalidade da visita?

11 À medida que produtos e serviços tornam-se commodities,
experiências de compra é que importam mais; Era da experiência de compra - “Experiences will matter most . Goods and services are no longer enough”;

12 FUNDAMENTOS Comunicação Integrada CONSUMIDOR PRODUTO PUBLICIDADE
PROPAGANDA EMBALAGEM SERVIÇOS PATROCÍNIOS IMAGEM DA EMPRESA PROMOÇÕES ATENDIMENTO BOCA A BOCA CONSUMIDOR MERCHANDISING

13 O que é Merchandising "O Merchandising compreende um conjunto
de operações táticas efetuadas no ponto-de- venda, para colocar no mercado,o produto ou serviço certo: no lugar certo na quantidade certa, no preço certo no tempo certo com o impacto visual adequado e Bud Wilson na exposição correta.”

14 O que é Merchandising É o conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, ambientar e promover no ponto-de-venda. marcas produtos serviços Comitê POPAI Brasil

15 MERCHANDISING E PROMOÇÃO DE VENDAS
A diferença entre Merchandising e Promoção de Vendas é que a Promoção de Vendas é feita por tempo determinado enquanto Merchandising é constante.

16 MERCHANDISING AMBIENTE
CONSUMIDOR PRODUTO MERCHANDISING $

17 Técnicas de Merchandising
Comunicar a Vantagem objetivo direto simples esclarecedor

18 Material Promocional Destacar - cor - forma - impacto visual
Critérios Básicos de Eficácia áreas de maior tráfego ângulo de visão exposto de forma acessível evitar conflito entre produto exposto e produto ofertado

19 Exibitécnica Como caminhar pela loja estimular o consumidor a caminhar
criar espaços de valorização por toda a loja

20 “ Visibilidade cria Venda”
Exibitécnica “ Visibilidade cria Venda” (Regina Blessa)

21 Exibitécnica Vantagens Para o consumidor: facilita a compra
economiza tempo lembra necessidades

22 Exibitécnica Vantagens Para o varejista: cria fidelidade à loja
atrai novos consumidores aumenta sua lucratividade valoriza o espaço de sua loja

23 Exibitécnica Vantagens Para o fornecedor:
aumenta a rotatividade dos produtos cria fidelidade ao produto e à marca bloqueia as atividades da concorrência

24 Exibitécnica Disposição de Produto separação localização visibilidade
agrupamento acessibilidade posicionamento disponibilidade comunicação volume

25 Exibitécnica Disposição de Produto 3,00m

26 Observar as áreas negativas
Exibitécnica Áreas Negativas Observar as áreas negativas entrada saída corredores estreitos colunas empilhamento elevado proximidade do piso acima de 1,80 m

27 Exibitécnica Áreas Positivas área central da loja
3 a 4 m após a entrada ilhas corredores largos corredores de fluxo obrigatório prateleiras na altura dos olhos  1,60 m

28 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

29 Comportamento do Consumidor
O que leva o consumidor a: comprar em uma loja em lugar de outra comprar uma marca ao invés de outra comprar um produto no lugar de outro

30 Comportamento do Consumidor
Expectativa do Consumidor Construir relacionamentos duradouros Relacionar-se é inerente ao ser humano

31 Como construímos Relacionamentos?
Marcas Produtos Lojas Serviços

32 Uma Loja é um Sistema de Valores
Visão Confiança Talento Histórias Informação Educação

33 Desenhar o ritmo de vida do Consumidor
atender as expectativas do consumidor respeito o tempo do consumidor identificar o comportamento de compra

34 O papel do Visual Merchandising é trazer o cliente potencial para
dentro da loja e eliminar a resistência

35 O que é preciso para uma boa exposição?
na quantidade certa no preço certo na posição correta com impacto visual o produto certo no lugar certo

36 A Arquitetura e Projeto de
Interiores são ferramentas que definem a Ambientação da Loja

37 A Comunicação Visual e o Visual
Merchandising definem a Atmosfera da Loja

38 Somos uma civilização visual
Merchandising Visual É a técnica de apresentação que potencializa a exposição e o giro

39 A primeira impressão é a que fica.
A fachada e a entrada da loja estabelecem o convite à visitação do consumidor

40 “ a cada momento, algo novo e diferente acontece.”
O lay-out, propõe ser conquistado pelo ambiente.

41 O ato de passear pela loja deve ser agradável, é um momento de intimidade, de escolha, e de decisão.
Circulação - o caminho que o consumidor deverá percorrer

42 Efeito da luz - sensações

43 Cor provoca sensações

44 Ponto focal é o ponto para o qual
nossos olhos são atraídos independente de nossa vontade.

45 Vitrine: local onde a mensagem da marca e do produto conquista o consumidor

46 Planejamento da Exposição
estabelecer as linhas de produtos e marcas definir a localização de cada produto no equipamento sinalizar a marca, a promoção, o preço coordenar os itens complementares definir os volumes mínimos e máximos programar a troca

47 PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE MERCHANDISING

48 Planejamento de Ações de Merchandising
Objetivo Promocional aumentar o giro de linha de produtos definidos Ex.: decoração Inverno (creme hidratante, chá,queijo, vinho, etc)

49 Planejamento de Ações de Merchandising
Objetivo Institucional criar ambiente e clima festivo e favorável à compra Ex.:Páscoa

50 Planejamento de Ações de Merchandising
tipo de ação materiais de PDV produto e marca tipo de loja tempo perfil de consumidor duração frequência espaço necessário seleção de equipe preço treinamento quantidade

51 Planejamento de Ações de Merchandising
A - Definir o Problema análise da situação do produto/ marca frente ao mercado e à concorrência ações realizadas pela empresa e pela concorrência e resultados obtidos preparar diagnóstico e recomendações

52 Planejamento de Ações de Merchandising
B - Objetivo Gerais do Plano definir quais os resultados qualitativos e quantitativos esperados Ex.: aumento do giro do produto, ampliação do espaço no PDV novos adotantes lançar produto

53 Planejamento de Ações de Merchandising
C - Estratégias como os objetivos serão atingidos quais as ferramentas que deverão ser utilizadas

54 Planejamento de Ações de Merchandising
D - Públicos a quem se destina a ação com quem queremos falar como eles são quantos eles são quanto consomem

55 Planejamento de Ações de Merchandising
E - Verba Dimensionar os recursos disponíveis Mensurar a aplicação

56 Planejamento de Ações de Merchandising
F - Ação de Merchandising F1 - Tipo selecionar o tipo de ação mais adequado ao produto/ marca/ público

57 Planejamento de Ações de Merchandising
F - Ação de Merchandising F2 - Tema é o conceito central, a mensagem que queremos transmitir

58 Planejamento de Ações de Merchandising
F - Ação de Merchandising F3 - Justificativa razões que levaram a escolha e definição do tipo de ação

59 Planejamento de Ações de Merchandising
F - Ação de Merchandising F4 - Mecânica detalhamento minucioso de todo o processo operacional de organização e implementação da ação

60 Planejamento de Ações de Merchandising
F - Ação de Merchandising F4 - Mecânica O que Quando - cronograma Como Onde Para quem Quem

61 Atividades de planejamento
planejar o orçamento promocional anual, montando e organizando métodos e processos de controle e aplicação de verbas

62 Atividades promocionais
Planejamento Atividades promocionais desenvolvimento de ações cooperadas supervisão da execução das ações criação e produção dos materiais

63 Atividades administrativas
Planejamento Atividades administrativas controle de aplicação de verbas controle de distribuição de material avaliação e controle de execução e final das ações elaboração de relatórios

64 Administração Planejamento
ordenar, organizar, racionalizar e controlar as atividades operacionais necessárias à implementação da ação planejada, durante todo o seu período de execução, adotando os procedimentos cabíveis a cada situação

65 Administração Planejamento permitir a implementação de normas e
atitudes de avaliação dos resultados, a qualquer momento do período da ação, possibilitando as correções e mudanças de rumo, sempre que se fizerem necessárias

66 Montagem e organização do processo administrativo-operacional
Planejamento Montagem e organização do processo administrativo-operacional comentários (considerações iniciais) objetivos da ação idéia básica (mecânica) histórico do cliente e descritivo do produto


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