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eCommerce, Mídia Digital e Redes Sociais

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Apresentação em tema: "eCommerce, Mídia Digital e Redes Sociais"— Transcrição da apresentação:

1 eCommerce, Mídia Digital e Redes Sociais
Prof. Ms.Gustavo Gonzalez @ecliente

2 My Profile Diretor da eCliente Informática, desde 2006
Atuando na área acadêmica desde 2002 Atuou por 12 anos na UNIMEP na área de Web Graduado em Sistemas de Informação Mestrado em Ciência da Computação Trabalhando nas áreas de Desenvolvimento de sistemas para Web Comércio Eletrônico e Gestão de Redes Sociais

3 Objetivo Em um primeiro momento, apresentar aos alunos todos os recursos envolvidos em um comércio eletrônico. Em um segundo momento, como as mídias digitais e redes sociais estão influenciando este mercado.

4 Mudança de paradigma Há alguns anos você não podia imaginar alguém jogando baralho sobre a mesa durante o horário de trabalho. Hoje, em alguns casos, parece mais que normal jogar paciência pelo computador durante o expediente. Qual a diferença ?

5 Mudança de paradigma De uma caderneta de poupança (o nome era dado por causa do caderninho de anotações) até as operações bancárias realizadas da nossa residência: as mudanças estão causando um impacto significativo em diversos segmentos e mudando a nossa forma de consumo.

6 Sobre as lojas virtuais e as redes sociais
Não vamos falar de números exatos, mas podemos afirmar que... São milhares de lojas... São centenas de redes sociais... São milhões de usuários... A cada minuto, novos usuários aderem a este modelo Não podemos ser indiferentes para esta nova realidade.

7 Sobre as redes sociais As redes sociais não são novidades nas empresas. Ao participar de um congresso, feira, jornal da área, ou qualquer outro tipo de agrupamento específico, você está em uma rede social. E o momento do café na empresa ?

8 Sobre as redes sociais A convergência das redes sociais para a internet potencializou a disseminação das informações e segmentação do público alvo. É mais fácil ir para mais longe. É mais fácil achar quem você quer.

9 As redes deram aos clientes condições de tornar público o seu ponto de vista e exigir o atendimento esperado Valor Econômico 21/set/2010 Com as redes sociais na internet os clientes ganharam VOZ, e as empresas ganharam muitos OUVIDOS

10 Caso: Spoleto

11 Adianta bloquear ? Um dos fatores que levou a popularização das redes sociais para todas as classes, é a mobilidade no acesso.

12 Será que todos sabem do poder das redes sociais ?

13 Qual a diferença entre a chamada Web 1.0, 2.0 e agora 3.0 ?
Bastante conteúdo. Pouca interação. Comunicação unilateral. Conteúdo texto e multimídia. O usuário era apenas espectador.

14 Qual a diferença entre a chamada Web 1.0, 2.0 e agora 3.0 ?
Muito conteúdo. Total interatividade. Comunicação multidimensional. Conteúdo texto e multimídia. O usuário faz parte da rede. Os usuários dão vida a rede.

15 Qual a diferença entre a chamada Web 1.0, 2.0 e agora 3.0 ?
Semântica Inteligência nas buscas Significado dos dados

16 Web 2.0

17 Quantas vezes você já comprou pela internet ?
Estas são perguntas muito comuns, mas suas respostas podem variar da água para o vinho. Existem pessoas que não confiam nas compras pela internet, seja pela segurança ou pela escolha do produto. Elas precisam tocar o produto ou então conversar com o vendedor para só assim concluir uma compra. Sinceramente, pelos números que temos visto atualmente do comércio eletrônico, esta é uma realidade que vem mudando gradativamente e com uma tendência de crescimento assustadora. . Quantas vezes você já comprou pela internet ? Você considera que a compra pela internet é segura ?

18 Lembre-se que para ir a uma loja você tem que andar na rua se sujeitando a ser assaltado ou então a inconvenientes como estacionamento, lotação, filas, entre outros desconfortos da sociedade moderna. . Você acredita que a compra em uma loja convencional é seguro e confortável ?

19 Por este e por outros motivos é que o comércio virtual ganha força.
Todo o trabalho de gestão envolvido em uma loja virtual se assemelha a uma loja fisica, desde sua concepção, marketing, vendas e relacionamento com o cliente. Ocorre que a internet facilita e agiliza estas interações, quebrando barreiras físicas, geográficas e temporais, com isso a loja virtual ganha espaço para ser vista por todos e a qualquer hora. . Por este e por outros motivos é que o comércio virtual ganha força.

20

21 Gasto em anúncio na web deve crescer menos (link)

22 Quem é seu público alvo ? NICHOS DE MERCADO
Um outro fator importante que diferencia e muito uma loja virtual da loja física é a questão do seu público alvo. Com as redes sociais, segmentar seu público ficou mais fácil. Quando uma loja física faz um anúncio em um jornal, mídia impressa, ela está divulgando a sua imagem para centenas de pessoas, de todos os tipos, diferentes idades, classes sociais e com interesses variados. Com as redes sociais e com outras ferramentas digitais, é possível segmentar seu público, atingindo apenas aqueles que realmente teriam interesse em seu produto. Isto pode ser feito através também de blogs ou portais, de áreas específicas Quem é seu público alvo ? NICHOS DE MERCADO

23 Quem é seu público alvo ?

24 Faça uma análise sobre esta questão !
O Jornal MORREU ? Faça uma análise sobre esta questão !

25 Como divulgar na internet ?
O Google fatura alguns milhões com anúncios. É como um leilão online de classificados. Como divulgar na internet ?

26 O Facebook segue o mesmo caminho, mas tem o foco no perfil do usuário.
Como divulgar na internet ?

27 O Facebook segue o mesmo caminho, mas tem o foco no perfil do usuário.
Como divulgar na internet ?

28 Crise ou oportunidade ?

29 Como enviar um peixe pelo correio ?
Algumas situações atuais ! Case 1: Vender peixes pela internet Como enviar um peixe pelo correio ?

30 Algumas situações atuais ! Case 2: Silk Screen pela Internet !
Ex-morador de rua, empresário lucra com camisetas customizadas. Cliente cria o próprio modelo e recebe a camiseta em casa. Personalização também garante espaço de franquia de bijuterias. Algumas situações atuais ! Case 2: Silk Screen pela Internet !

31 Algumas situações atuais ! Case 3: Camisetas personalizadas
Se sua estampa for adorada pelo público e acabar aprovada para produção você receberá: R$ 800 em dinheiro R$ 500 em produtos Camiseteria (pode ser trocado por R$ 200 em dinheiro) R$ 500 em dinheiro por cada reedição da sua estampa Algumas situações atuais ! Case 3: Camisetas personalizadas

32 Algumas situações atuais ! Case 4: Calçados pela Net !
Com mais de 3,6 milhões de visitantes únicos em novembro e 25 000 produtos à venda, a Dafiti já é a maior varejista online de moda e acessórios do país. “Tivemos de rever todos os nossos planos de investimento”, diz Horeyseck. Fonte: revista EXAME 24/12/2011 Algumas situações atuais ! Case 4: Calçados pela Net !

33 Algumas situações atuais ! Case 5: Compras coletivas !
O boom das compras coletivas já passou ? Pelo menos da mesma forma como surgiram centenas de sites destes, outras centenas já fecharam e só os grandes deste “cardume” ficaram. Algumas situações atuais ! Case 5: Compras coletivas !

34 Como divulgar minha empresa ?
Grátis Pago Busca orgânica do Google Blogs Parcerias relacionadas FanPage Facebook Twitter Google Adwords Facebook Banners em Sites Links Patrocinados Marketing Matéria paga Jornal Revista Promoções para curtir Promoções para twittar FanPage Facebook Aqui você tem que ser relavante ! Aqui você tem que ter dindin $$

35 Quais os passos para montar uma loja virtual ?
Registro.br Contratar um provedor de hospedagem Escolher o software para gestão da loja Definir todas as políticas da empresa Escolher a forma de pagamento Definir os meios de interação com o cliente Planejar os meios de divulgação da loja e parcerias Suar a camisa ! Vale lembrar que mesmo se tratando de uma loja virtual, todas as etapas de uma empresa física deverão ser respeitados, desde suas questões legais, distribuição de produtos, emissão de nota fiscal, devolução, entre outros.

36 Para discussão: Quanto tempo você demora para responder um de cliente ? Sua empresa está pronta para vender pela internet ?

37 Prof. Gustavo Gonzalez @ecliente


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