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Gestão de Resíduos Sólidos e o Comércio Varejista:

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Apresentação em tema: "Gestão de Resíduos Sólidos e o Comércio Varejista:"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Resíduos Sólidos e o Comércio Varejista:
Diagnóstico e Desafios A Logística Reversa de Embalagens no Setor Varejista Belo Horizonte 19/11/2012

2 A Fecomércio Minas A Fecomércio Minas é a representante legal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais. Fundada em 4 de dezembro de 1938, a Fecomércio Minas possui o objetivo de fortalecer o setor, e desempenha uma série de funções para os seus representados em todo o Estado de Minas Gerais. Além disso, a Entidade se faz ouvir em todos os níveis dos poderes constituídos, em articulação nacional com as demais federações estaduais que integram a Confederação Nacional do Comércio O Sistema Fecomércio Minas, integrado por 29 Sindicatos Filiados, pelo Sesc e o Senac, se estende por todo o Estado, atuando nas áreas de lazer, cultura e capacitação profissional. Além disso, a Fecomércio Minas representa segmentos econômicos importantes para a arrecadação tributária mineira. Juntos, o Comércio de Bens e de Serviços recolhem quase a metade do ICMS de Minas Gerais

3 A Fecomércio Minas As empresas filiadas à Fecomércio Minas têm acesso a uma série de serviços e convênios que podem trazer inúmeros benefícios para os negócios como: Assessoria Jurídica especializada; Assessoria Econômica; Certificação Digital; Cursos de Capacitação; Convênios diversos (Unimed, Promed, etc.). A Fecomércio Minas é um Correspondente Bancário BDMG oferecendo soluções financeiras de baixo custo e longo prazo para micro, pequenas e médias empresas.

4 Política Nacional de Resíduos Sólidos
A PNRS modifica toda uma discussão e uma cultura antepassada de que os resíduos sólidos que são gerados pelos fornecedores (indústria, distribuidores, etc.), comércio, consumidores e as empresas que fazem manejo dos resíduos sólidos não são responsabilizados pela destinação ambientalmente incorreta. Assim designa a responsabilidade compartilhada, como sendo, as obrigações individualizadas de cada gerador de resíduos sólidos a fim de minimizar a quantidade dos mesmos causando menor impacto ao meio ambiente e à saúde humana à caminho de um consumo sustentável

5 Responsabilidade Compartilhada
Toda cadeia de produção e de consumo, enfim, compartilham de um novo paradigma ético onde se busca a solução na coletividade e não mais apenas na coleta e transbordos do lixo, a custos econômicos e ambientais cada vez mais insuportáveis. Indústria Comércio Consumidor

6 Cenário Brasileiro Novos padrões de consumo nos últimos anos e novos atores na economia brasileira Milhões de brasileiros inseridos no mercado de consumo na última década A classe média brasileira corresponde ao 18º mercado consumidor do mundo e movimentará em 2012 cerca de R$ 1 Tri* Fonte: SAE/ Presidência da República

7 Cenário Brasileiro Diante deste cenário, os principais atores envolvidos estão preparados para a PNRS?

8 O consumidor Intenção Hábito
“A coleta seletiva do lixo para a reciclagem é uma prática que deve ser adotada pela sociedade” “Separo lixo em minha casa para reciclagem” 39,0% 68,6% “Pago mais por produtos de empresas que sei que não agridem o meio ambiente” 20,9% “Compensa pagar mais por uma mercadoria, desde que, sua produção não causou danos ao meio ambiente” 56,3% “Compro sempre produtos orgânicos” 16,5% “Utilizo em minha casa lâmpadas do tipo econômica e procuro sempre desligar os aparelhos da tomada” 61,2% “O uso racional de água e energia é uma obrigação da sociedade” 75,6% “Quando tomo banho fecho a torneira enquanto me ensaboo” 41,9% “Alguns objetos como pilhas e baterias são prejudiciais ao meio ambiente” “Descarto pilhas, baterias e remédios no lixo comum” 69,5% 34,6% “Produtos piratas, por não sabermos a procedência, podem ser prejudiciais ao meio ambiente” 67,1% “Nunca comprei um produto pirata” 15,4% Fonte: Fecomércio Minas/ DE

9 O consumidor O consumidor brasileiro adota um discurso ambientalmente correto, mas declaram que e não adotam praticas de consumo consciente no seu dia-a-dia Além de conscientizar o consumidor, é necessário dar um passo à frente: integrar e ancorar as informações que chegam desarticuladas à população e dar significado prático a elas.

10 O comércio varejista O principal desafio do comércio varejista é buscar soluções para que a logística reversa das embalagens de diversos produtos funcione de forma eficaz

11 O comércio varejista A Política Nacional de Resíduos Sólidos e seus impactos no Comércio Varejista

12 Metodologia Amostra Regionais Entrevistados Período
Amostra estratificada da população do município de Belo Horizonte, com cotas proporcionais de acordo com sexo, grupo de idade entre 16 e 25 anos e regionais . Regionais Barreiro, Centro-Sul, Leste, Oeste, Nordeste, Noroeste, Norte, Pampulha e Venda Nova Entrevistados 300 empresas Período Setembro de 2012

13 Conceito de Resíduos Sólidos
O que em sua opinião são Resíduos Sólidos? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

14 Quais são os principais resíduos gerados pela sua empresa?
Fonte: Fecomércio Minas/ DE

15 Como é realizado o descarte destes resíduos?
Resíduos gerados Como é realizado o descarte destes resíduos? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

16 Conhecimento da Lei /2010 Em relação a lei federal Nº /10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o(a) Sr(a) diria que conhece muito, conhece pouco ou não conhece nada? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

17 Ações da empresa Existe na empresa alguma ação no sentido de promover o reaproveitamento, reciclagem ou descarte de resíduos? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

18 Ações da empresa Quais ações a empresa realiza para reaproveitamento, reciclagem ou descarte de resíduos? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

19 Ações da empresa Porque a empresa não realiza nenhuma ação para reaproveitamento, reciclagem ou descarte de resíduos? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

20 Ações da empresa O cliente é chamado a participar de alguma ação no sentido de gerenciamento de resíduos? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

21 Quais ações os clientes são chamados?
Ações da empresa Quais ações os clientes são chamados? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

22 Ações da empresa Existe algum convênio/ colaboração junto aos fornecedores para a gestão de resíduos? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

23 Como é o convênio/ colaboração junto aos fornecedores?
Ações da empresa Como é o convênio/ colaboração junto aos fornecedores? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

24 A empresa apoia campanhas/ ações de consumo consciente?
Ações da empresa A empresa apoia campanhas/ ações de consumo consciente? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

25 Quais ações de consumo consciente a empresa realiza ?
Ações da empresa Quais ações de consumo consciente a empresa realiza ? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

26 Coleta de Resíduos Em sua opinião, a coleta de resíduos de sua empresa é de responsabilidade Fonte: Fecomércio Minas/ DE

27 Principais dificuldades
Quais as principais dificuldades na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos Fonte: Fecomércio Minas/ DE

28 Conhece o conceito de Logística Reversa?
Fonte: Fecomércio Minas/ DE

29 Responsabilidade Compartilhada
Conhece o conceito de Responsabilidade Compartilhada? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

30 Principais desafios Assimilar novos paradigmas Articular novas ideias
Construção de novos valores

31 A Logística Reversa de Embalagens no Setor Varejista
Obrigado! A Logística Reversa de Embalagens no Setor Varejista Belo Horizonte 19/11/2012


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