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Ser ou não ser digital? eis a Questão !

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Apresentação em tema: "Ser ou não ser digital? eis a Questão !"— Transcrição da apresentação:

1 Ser ou não ser digital? eis a Questão !
Novembro/2000 Epaminondas de Souza Lage (31)

2 ? ? ? ? ? ? ?

3 Quem entendeu alguma coisa?

4 Quantos ? Mas se você fosse um computador, certamente entenderia.

5 Trata-se de uma seqüência de bits
bit = é a informação pura, ocupa pouco espaço e trafega à velocidade da luz.

6 Então traduzindo a seqüência de bits teremos ...

7 B O A N O I T E ! ! ! ! ! ! ! !

8 7 Megatendencias da era digital
1-A balança do poder se inclina a favor dos consumidores; 2-novos canais revolucionam vendas e o manejo das marcas; 3-a concorrência se intensifica em todas as suas dimensões; 4-cresce o ritmo de negócios; 5-as empresas se ampliam; 6-as empresas se reavaliam como elas, seus sócios e concorrentes agregam valor, e 7-o conhecimento se transforma em um ativo estratégico.

9 A Empresa Digital Pense em seu negócio como algo que: Não ocupa lugar físico Está no mundo todo Muda a todo instante “Graças a Internet, ser Digital tornou-se imperativo.”

10 Como a Internet Impacta o nosso Negócio
“Em cinco anos, todas as empresas serão empresas da Internet ou simplesmente não serão empresas” (Andy Grove - Pres. Conselho de Administração - INTEL) “A Internet representa para a Revolução Digital, o que a máquina a vapor representou para a Revolução Industrial.” (Revista Exame - 11/08/99)

11 (Larry Carter - Executivo da Cisco)
Na velocidade Digital “Velocidade é o mote da gestão Digital” (Revista Exame - 11/08/99) “Não se trata de o grande engolir o pequeno. Agora é o mais rápido que engole o mais lento.” (Larry Carter - Executivo da Cisco)

12 Aperfeiçoar e reinventar negócios tradicionais do mundo átomos como:
Reinvenção dos bits Aperfeiçoar e reinventar negócios tradicionais do mundo átomos como: A Cisco e a Dell, produzem equipamentos para rede de computador e micros, respectivamente Ambas estão alcançando ganhos de produtividade ao redor de 42% contra 2,2% da economia dos EUA. Fonte : Revista Exame

13 A informalidade das empresas digitais é absoluta.
Tradução Quanto mais digital for sua empresa: mais informal ela será menos satisfações os funcionários darão aos chefes menos tempo será perdido em reuniões estratégicas de diretoria menos ela falará e mais se fará A informalidade das empresas digitais é absoluta.

14 A Música e a Internet ? MP3 Napster

15 Estas frases mostram que...
...você não está na era digital ...você está “Basta ligar para meu número. Se eu não estiver, o sistema tentará meu escritório e, então, meu pager. E aqui estão meus dois endereços eletrônicos.” “Claro que uso . Minha secretária imprime as mensagens que recebo. Depois, escrevo respostas que ela digita e envia para mim.”

16 Estas frases mostram que...
...você não está na era digital ...você está “Não podemos contar isso aos nossos subordinados!” (Eles provavelmente já sabem.) “Não podemos confiar apenas em nossa tecnologia.”

17 Estas frases mostram que...
...você não está na era digital ...você está “O caminho que sempre segui ainda é o melhor.” “Não podemos confiar apenas no marketing.”

18 Estas frases mostram que...
...você não está na era digital ...você está “Vou enviar este comunicado para nosso painel interno de boletins.” (Quando dita pelo presidente da empresa.) “Nosso site é um sucesso. Todos os dias registramos um número enorme de visitas.”

19 Estas frases mostram que...
...você não está na era digital ...você está “Ainda não é o momento de vender na Internet” “Meu produto não tem jeito de vender na Internet.” “Não podemos ficar fora do comércio eletrônico”

20 Estas frases mostram que...
...você não está na era digital ...você está “Vamos ajudar nossos fornecedores/clientes a entender como eles se encaixam em nossos planos de comércio eletrônico.” “Nossos clientes/fornecedores estão em contato conosco por fax permanentemente.”

21 Estas frases mostram que...
...você não está na era digital ...você está “Será que precisamos mesmo de um logotipo rebuscado que leva um minuto para aparecer na tela?” “Por que todo mundo está encomendando livros na Amazon?”

22 Lições para aprender com as empresas digitais
Caia na rede Use as novas tecnologias de rede para se conectar com consumidores, parceiros, fornecedores e empregados. Isso gera velocidade e produtividade.

23 Lições para aprender com as empresas digitais
Mire o cliente Deixe que os principais clientes ditem sua estratégia. Eles sabem mais sobre o que precisam dos seus executivos.

24 Lições para aprender com as empresas digitais
Forme alianças Una-se a parceiros com base na confiança mútua e no potencial de que ambos lucrem a curto, médio e longo prazo.

25 Lições para aprender com as empresas digitais
Compre bem Adquira outras empresas, não para acelerar o crescimento ou ganhar participação no mercado, mas para capturar capital intelectual e produtos para a próxima geração.

26 Lições para aprender com as empresas digitais
Dê as cartas A tecnologia vai só até certo ponto. O líder deve passar boa parte do tempo com seus funcionários, mostrando-lhes os rumos a serem seguidos.

27 Lições para aprender com as empresas digitais
Divida Riqueza Distribua planos de opção de compra de ações para premiar e reter os funcionários importantes antes que eles saiam para montar seus próprios negócios na Internet.

28 A fotografia e a Internet ?

29 Estilo digital de gestão
O gestor tradicional O gestor digital Comunica-se bem com os subordinados. Facilita a comunicação entre os subordinados.

30 Estilo digital de gestão
O gestor tradicional O gestor digital Responde a todos os s no mesmo dia em que os recebe. Responde a todos os memorandos.

31 Estilo digital de gestão
O gestor tradicional O gestor digital Leva em conta o consenso do grupo na hora de estabelecer metas. Estabelece metas claras.

32 Estilo digital de gestão
O gestor tradicional O gestor digital Certifica-se de que todos os membros do departamento estejam em sua lista de . Divulga as recomendações dos superiores.

33 Estilo digital de gestão
O gestor tradicional O gestor digital Orienta os subordinados a fazerem bem suas tarefas e a adquirirem habilidades específicas na carreira. Orienta os subordinados a fazerem bem suas tarefas.

34 Estilo digital de gestão
O gestor tradicional O gestor digital Tem senso de humor. Tem senso de humor.

35 Um novo paradigma “Basear o negócio em bits também permite que se cuide de um ativo essencial: Conhecimento” (Revista Exame - 11/08/99) “As empresas não serão valorizadas por sua base de ativos físicos, mas quanto conhecem seus clientes.” (Gabriel Bitran -MIT) “Por isso, negócios puramente baseados em bits tornaram-se um novo paradigma de gestão. Eles centralizam a inteligência e terceirizam todo o resto.” (Revista Exame - 11/08/99)

36 e-business Colaboração Trabalho em grupo - workflow Conteúdo
Gerenciamento de grandes massas de dados Performance Segurança anytime - anywhere Comércio Transação on-line Integração

37 Business Integration

38

39 Mobile Computer Palm PDA’s Wireless network WAP

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41 Fonte: IDC - Global Market Forecast for Internet - 1999
Comércio eletrônico Business to Business - B2B fornecedores, parceiros, clientes Business to Consumer - B2C consumidor final Fonte: IDC - Global Market Forecast for Internet

42 E-marketplace- Reduzindo o ciclo de compra
É um ambiente de neutralidade comercial baseado na Internet, onde um grande número de fornecedores e compradores relacionam-se comercialmente.

43 Portais - Disponibilizando serviços

44 Marketing Direto o Telemarketing, a Mala Direta,
Marketing Direto é uma especialização do marketing, que envolve a utilização de técnicas de propaganda e venda e que permitem atingir o mercado-alvo de forma muito dirigida e obter respostas diretas e mensuráveis. Os principais instrumentos do Marketing Direto são: o Telemarketing, a Mala Direta, Propaganda de Resposta, Clubes de Fidelização, Database, Catálogos, Internet.

45 CRM Data warehouse “um armazém de dados que conduz ao CRM , cujo objetivo primordial é mudar a maneira como as empresas realizam negócios” CRM “é uma estratégia de negócios projetada para elevar a lucratividade e a receita da empresa, por meio do aumento do nível de satisfação daqueles que utilizam os bens e serviços por ele comercializados”

46 BI- Business Inteligence
A informação deixou de ser um instrumento tático para se transformar em um diferenciador estratégico que separa os negócios de alto crescimento dos que serão deixados para trás. Graças à Web, os consumidores estão melhor preparados e são mais exigentes do que nunca. Mas, também graças à Web, você pode estar mais e melhor informado sobre o que realmente desejam seus clientes. Hoje em dia, é fundamental que os varejistas utilizem seus dados para melhorar o serviço aos clientes e assegurar a fidelidade deles.

47 SCM Estudar a cadeia de valor do setor ou sub-setor em que a empresa opera, desde os fornecedores até o cliente final. Uma cadeia de valor consiste do conjunto de atividades ou funções exercidas pelos vários participantes de uma cadeia produtiva. Estudar a cadeia de valor de um negócio significa identificar, no contexto do setor ou sub-setor que se examina, quais são as funções exercidas por cada elemento na cadeia produtiva. Quantos e quais os tipos de fornecedores existentes e que funções são exercidas por cada um? E as empresas fabricantes de produtos ou fornecedoras de serviços ao mercado final, que funções realizam? E os distribuidores ou outros intermediários? Os clientes do setor realizam algumas funções para poder comprar o produto? Quais?

48 O processos do SCM Procurement (busca do melhor fornecedor em termos de preço e serviços) Gestão de Estoques e Demanda Armazenagem Logística Entrada de Pedidos Cronograma de Produção Extranets Sites customizados Servidores para Internet Groupware ( ) ERP’s

49 Processamento crescente:
(2 x 18 meses) Memórias : Mega, Giga, Tera, Iota...Bytes

50 Marketing Digital Captura de informações, aprendizado contínuo
Personalizar a interação e a Proposta de valor Atrair consumidores através de criação de audiências Assegurar que os consumidores voltarão Gerar interesse e participação

51 Segurança Uma solução de segurança eficaz precisa oferecer os seguintes recursos: Autorização: permitir que somente os usuários autorizados tenham acesso aos sistemas, aplicações de dados e redes. • Responsabilização: identificar quem executou uma determinada ação e que ações ocorreram durante um intervalo específico de tempo. • Garantia: demonstrar e periodicamente validar o nível de proteção de segurança oferecido. • Disponibilidade: manter os sistemas, redes de dados e aplicações utilizáveis. quando necessário. • Administração: definir, manter, monitorar e modificar as informações quanto à política de segurança.

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53 Conexão à Internet Wireless Modem de 56 Kbps ISDN (128 Kbps)
Modem rádio digital Cable modem ADSL,HDSL Rede elétrica VoIP - Voice over Internet Protocol

54 Open Source - GPL

55 História do sistema operacional Linux
1991- Um aluno de computação e seu “passatempo” Inspirado no Minix Código aberto nos termos da GPL  Milhares de programadores em todo o mundo em um esforço conjunto Desenvolvimento contínuo.

56 Aplicativos Disponíveis em Linux
StarOffice Apache Netscape Bancos de Dados DB2 Oracle Inprise.

57 StarOffice Crie, acesse e organize suas informações com o StarDesktop. * Criar um documento de texto: StarWriter. * Calcule, analise e visualize informações com facilidade e rapidez: StarCalc. * Gerencie e organize suas informações com o Gerenciador de Banco de dados StarBase. * Apresentações visuais de alto impacto :StarImpress. * Desenhos e figuras: StarDraw. * Use o StarMail como um verdadeiro Portal para seus trabalhos com correios eletrônicos. * Agenda de compromissos: StarSchedule. * Editor de páginas HTML e navegar na internet: StarWeb.

58 Formas de distribuição
StarOffice

59 Para lembrar “Não há nada mais difícil de realizar, nem de sucesso mais duvidoso, nem mais difícil de manejar que iniciar uma nova ordem das coisas. Porque o reformador tem inimigos em todos os que se beneficiam da velha ordem, e apenas defensores tíbios nos que se beneficiariam da nova ordem.” Nicolau Maquiavel

60 Download da Apresentação:
Obrigado ! Download da Apresentação: Epaminondas Souza Lage Diretor Comercial da Planetarium


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