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A cadeia de logística integrada da GVT

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Apresentação em tema: "A cadeia de logística integrada da GVT"— Transcrição da apresentação:

1 A cadeia de logística integrada da GVT
Este trabalho abordará um assunto discutido em sala de aula que é o supply chain ou cadeia de logística integrada em uma empresa de telecomunicações. Grupo: Integrantes: Alessandra Gois 09/40003 Mayara Costa /13561 Renata Sanches 09/15319 Michelle Pereira 09/46958 Marcelo Benedito 09/46354

2 Quem é a GVT? A GVT é a operadora de telecomunicações brasileira que atua como prestadora de soluções completas em comunicação. Hoje, a GVT está entre as grandes operadoras de telefonia fixa do país, com cobertura nacional e presença nas principais cidades brasileiras, porque tem um compromisso com as empresas dos seus clientes, usando a experiência para ajudá-los a alavancar mais negócios. A proposta do grupo GVT é oferecer tudo o que o usuário residencial ou empresarial precisa com segurança, preço justo, tecnologias de ponta, qualidade e excelência no atendimento. Para o cliente, isso significa comodidade e conveniência. Presente no mercado desde novembro do ano 2000, a GVT desenvolve soluções dirigidas a diversos segmentos – mercado doméstico, inclusive para brasileiros que vivem no exterior, e no mercado corporativo para empresas de todos os portes e áreas de atuação.

3 O Supply Chain na GVT “Supply Chain é todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final.” (Hong Yuh Ching) Baseando-se nesse conceito, restringimos a nossa área de pesquisa à prestação de serviços do grupo GVT, tendo em vista que o tipo de produto que eles trabalham é algo considerado intangível. A empresa GVT utiliza a cadeia de logística integrada e seu projeto de implementação foi desenvolvido atendendo às necessidades de atualização e modernização da organização, em um mercado de telecomunicações competitivo, onde as organizações buscam através de avaliações, desenvolvimento e inovações, estar à frente de seus concorrentes. O principal motivador do projeto foi a entrada da organização no mercado de capitais, o lançamento de ações permitiu maior capitalização e melhorias no cenário. Para que os recursos, processos e pessoas fossem adequadamente utilizados no ambiente de suporte às atividades base, uma imediata intervenção se fez necessária.

4 Movimentação física e fiscal
A execução do projeto contou com a principal área envolvida, o processo de implementação da gestão da cadeia de suprimentos foi conduzido pela gerência de Planejamento. Diretoria Supply Chain Planejamento Suprimento Logística Administrativo Demanda e SIG Compras Reparo Materiais Contrato Movimentação física e fiscal Distribuição Transportes Implantação Controle de estoque

5 Sabe-se que o supply chain visa grandes saltos em custos e produtividade. O grupo GVT alcança seus objetivos utilizando –o ao aplicar na visualização e mensuração dos custos envolvidos nos processos da cadeia de suprimentos os conceitos do Custo Baseado em Atividade (ABC - Activity Based Costing), elaborando o Mapa de Custos Logísticos além de trabalhar com processos logísticos, tais como: · Definição da política de estoques (nível e giro); · Redefinição de parcerias e alianças; · Nível de serviço; · Políticas de atendimento e distribuição; · Revisão de processos; · Reorganização da estrutura e pessoas; · Programas de redução de custos e resultados financeiros.

6 Resposta à demanda dos clientes...
A GVT possui uma área específica que possibilita a empresa a responder à demanda dos clientes. É a chamada ’’ouvidoria da empresa’’ que representa um canal permanente de comunicação entre os clientes e a GVT.A ouvidoria da empresa tem como responsabilidade receber e avaliar as procedências das solicitações, encaminhá-las para a área competente, acompanhar as providências tomadas, cobrar soluções, dar o devido retorno ao cliente de forma breve e desburocratizada, propor idéias e melhorias para o processo interno de atendimento e operação, garantir que as demandas sejam examinadas, atendidas e respondidas adequadamente. O tempo de atendimento à demanda dos clientes é exíguo. É feito através de um sistema de controle rígido, que detém informações dia a dia de todas as reclamações, dúvidas e solicitações.

7 O tempo de resposta desde a solicitação do cliente até a entrega do serviço vai depender do serviço. Alguns desses demandam um tempo maior, como por exemplo o de instalação de telefone onde a GVT precisa ainda construir a infra-estrutura necessária( uma semana a quinze dias). Caso não haja pré-agendamento por parte do cliente, esse é o maior tempo demandado.

8 Como agir frente as mudanças do mercado?
As mudanças em uma organização que é eminentemente jovem, com alto padrão de formação, larga experiência e com multidisciplinaridade, faz parte do dia-a-dia. O engajamento do time permite identificar a imediata busca por crescimento funcional e profissional além de garantir o reconhecimento da organização como: otimizada, rápida e focada em qualidade, a implementação da cadeia de suprimentos reforça a visão de vantagem competitiva. A busca por inovação é aderente ao padrão atualizado que busca recompensas por suas idéias, pois observam e identificam sinais positivos de melhorias organizacionais. Os desafios se destacam e há um ambiente propício para criação e compartilhamento de inovação, na definição e construção de estratégias para a geração do conhecimento, integração com parceiros e melhorias de processos, bem como, rever o modelo organizacional permitindo mudanças e melhorias nas competências. Sabendo disso, a empresa GVT aposta que uma cadeia de suprimentos deve enfatizar a importância de estratégias de longo prazo entre a organização e seus fornecedores e, eventualmente proporcionar redução de custos, assim como aumentar a qualidade e reduzir o tempo de entrega para o cliente. E, com este relacionamento proporcionar aumento de lucros.

9 A empresa GVT está presente em todo o DF além de ter presença em quase 100 localidades nos diversos Estados (DF, GO, TO, MS, AC, RO, GO, MG, RS, PR, SC, SP, RJ e, mais recentemente, BA). Visto isso, a empresa é muito cobrada com relação à sua eficiência, pois está diante de um mercado muito competitivo. Essa cobrança faz com que a empresa tenha uma relação mais aproximada com os seus clientes para saber qual é a sua satisfação com os serviços prestados. Para tal, a empresa utiliza indicadores como pesquisa de opinião (não é o mais correto e seguro) e o PGMQ, onde consta metas às quais a empresa deve alcançar para obter excelência nos serviços prestados. Reportagem feita com centrais de atendimento, inclusive a GVT Clique 2x para abrir o anexo.

10    CASES GVT : Puc Rio Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos que prima pela produção e transmissão do saber, baseando-se no respeito aos valores humanos e na ética cristã, visando acima de tudo o benefício da sociedade.  Necessidades A PUC-Rio queria substituir seu antigo sistema de telefonia Centrex por uma solução com tecnologia convergente de ponta, para que seus colaboradores pudessem atender e realizar chamadas utilizando seus ramais, mesmo quando em movimento pelo campus (ramais móveis). Além disso, procurava um parceiro que oferecesse uma redução de custos e pudesse proporcionar um sistema de gerenciamento interno para acompanhar e controlar a utilização diária de telefonia da organização.  Soluções A implantação da solução de telefonia IP da GVT surpreendeu aPUC logo no início. A migração para o novo sistema foi considerada perfeita, sem acarretar quaisquer problemas para a instituição e por possuir a flexibilidade e o controle adequados. Para a universidade, o próximo passo será estudar quais próximas aplicações IP serão adotadas, entre as diversas possíveis, além das que já estão em funcionamento, pois o sistema também poderá ser útil no âmbito acadêmico.

11 “ A GVT conseguiu identificar a necessidade da PUC-Rio com muita agilidade e dedicação, onde esperamos que esta parceria seja muito boa para os dois lados. Com a solução VoIP da GVT, acreditamos ter ganhado melhora significativa nos serviços de telecomunicações e uma grande economia.” Pe. Jesus Hortal Sánchez - Reitor PUC-Rio

12 CASES GVT  Siciliano uma empresa que está há 79 anos no mercado, atuando como distribuidora de livros em todo o país. Atualmente é uma das maiores empresas nesse segmento no Brasil e entrega livros a clientes em qualquer lugar do mundo, através da venda pela Internet. Atualmente a Siciliano entrega livros a clientes em qualquer lugar do mundo, através da venda pela Internet e com isso continua expandindo seus negócios.  Necessidades A Siciliano precisava criar uma rede de voz interligando a matriz com todas as filiais do Brasil, de uma maneira ágil e prática, para reduzir o custo de telefonia de sua sede em São Paulo e o custo de comunicação entre suas unidades. Além, disso a Siciliano necessitava de um atendimento personalizado, e de uma empresa prestadora de serviço de telecomunicações que atendesse às suas expectativas.  Soluções A GVT ofereceu para a Siciliano uma plataforma que integra a telefonia fixa com as vantagens, serviços e facilidades da telefonia IP. Isto permite que seus ramais operem como ramais analógicos ou IP, sua URA seja integrada no mesmo serviço e o voice mail ou fax possam ser recebidos via . Além de todas essas vantagens, é uma solução simples na sua utilização, que reduz os custos da empresa e que também oferece mobilidade aos seus colaboradores.

13 “A agilidade que a GVT nos proporciona na comunicação entre as nossas 60 filiais é essencial para o crescimento dos negócios. Chegamos em um ponto em que a redução de custos em telefonia não podia mais ser adiada, assim como a agilidade para ampliar nossos negócios. A Siciliano deu um grande passo quando escolheu a GVT.” Tecnologia da Informação - Siciliano - SP

14 CASES GVT Blue Tree Hotels
Tree Hotels foi fundada em 1992, com o objetivo de administrar hotéis em regiões estratégicas do Brasil e voltados para o turismo de negócios. Atualmente, a Blue Tree Hotels é a maior rede hoteleira brasileira em número de apartamentos, somando 27 hotéis e resorts em operação, localizados em 18 cidades brasileiras, com uma disponibilidade total de apartamentos.  Necessidades O hotel Blue Tree Basic de Curitiba tinha diversos serviços contratados com quatro diferentes fornecedores de telecomunicações. Desta forma, ele não tinha nenhuma vantagem para negociar, além de ter que coordenar todas essas despesas, que eram elevadas em separado, e também estava insatisfeito com o atendimento dispensado por várias operadoras. A direção do hotel então solicitou um trabalho de consultoria e análise da GVT em sua completa estrutura de comunicação.  Soluções A GVT diagnosticou os problemas encontrados e atendeu o cliente ao prover a solução completa para seus problemas de telecom: ofertou uma Internet Corporativa de 512 Kbps (para sua interconectividade), um DDR 15 Canais com TIC e valores diferenciados para as ligações de longa distância, que eram as mais onerosas. Desta forma, a redução do valor da conta foi extremamente significativa, além de outras vantagens percebidas como uma centralização (maior eficiência dos controles) e um melhor atendimento dispensado, segundo seus administradores.

15 “Os resultados obtidos com a GVT foram muito bons, pois tivemos uma redução de 30% em nossos gastos anuais com telecomunicações, sem falar na melhoria da qualidade nos serviços e que os profissionais estão sempre disponíveis.” Sérgio Schmidt -Gerente do Blue Tree Basic Curitiba

16 Aspectos finais : O grande impulso para que a GVT adotasse a implementação da cadeia de logística integrada, foi a entrada da organização no mercado de capitais, o que permitiu maior capitalização e melhoria no cenário. A implementação do projeto foi conduzida pela gerência de Planejamento A inserção do Supply Chain dentro da GVT se faz com o uso dos conceitos do Custo Baseado em Atividade – ABC Os principais aspectos da cadeia de suprimentos da GVT são: - estratégias de longo prazo entre a organização e seus fornecedores - redução de custos - aumento da qualidade - redução do tempo de entrega para cliente Para avaliar seu desempenho a empresa utiliza dois indicadores: - pesquisa de opinião - PGMQ


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