A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Recursos de Numeração Internet

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Recursos de Numeração Internet"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Recursos de Numeração Internet

2 PARTE 1

3 Objectivos da Sessão Sobre o AfriNIC
Introduzir os participantes aos fundamentos da Gestão de Recursos de Numeração Internet Tratar com o AfriNIC para obter e gerir recursos de numeração Internet.

4 Conteúdo Introdução aos Recursos de Numeração Internet & Como são eles Geridos Recursos de Numeração Internet Entender políticas e o processo de desenvolvimento de políticas Sobre o AfriNIC : Quem nós somos, o que fazemos Como se tornar membro do AfriNIC Opções para Membros, Estrutura das Taxas Preparar os seus pedidos de recursos de numeração NAT & Planos de endereçamento IPv4 Exaustão de endereçamento IPv4: Factos & Números Breve Introdução ao serviço ‘whois’ do AfriNIC. Mais tarde: Processamento de Pedidos de Associação Pedidos para recuros (IPv6) e IPv4 por último ;) Outros aspectos/questões.

5 Recursos de Numeração Internet
Endereços IP v4/v6 Números de Sistema Autónomo (AS) 16/32-bit Delegações Reversas de DNS * .in-addr.arpa. .ip6.arpa. _____________________________________________ * não se trata de um recurso de numeração por si, mas é um serviço fornecido por todos os RIR em conjunto com os registos v4/v6.

6 Endereços IP Um endereço IP address é um “número” que identifica um computador ou um dispositivo na Internet (ou numa rede) Todos os computadores necessitam de um endereço IP para se ligarem ou para fazerem parte de uma qualquer rede, ou da Internet. Existem no presente duas “versões” : IPv4 (reservas em breve ficarão exaustas) IPv6 (A “Próxima Geração”)

7 Quem atribui endereços IP? (1/2)
Os endereços IP addresses são geridos e distribuídos pelos Registros Internet Regionais (RIRs). Um RIR é uma organização sem fins lucrativos que gere a atribuição de endereços IP e outros recursos de numeração dentro de uma região geográfica em particular. Existem actualmente 5 RIRs: AfriNIC, APNIC, LACNIC, ARIN e RIPE/NCC

8 Quem atribui endereços IP? (2/2)
Registro (RIR) Região Servida AfriNIC África (incluindo Maurícias, Seychelles e Madagáscar) ARIN EUA & Canadá LACNIC América do Sul & Caraíbas APNIC Ásia & Oceânia RIPE/NCC Europa & Médio Oriente

9 Quem mais atribui endereços IP
Os endereços também podem ser obtidos através dos vossos fornecedores de «upstream»/«gateway». Os fornecedores de «Gateway» frequentemente têm dificuldades em adequadamente entender e prestar serviço às crescentes necessidades de endereços IP dos países em desenvolvimento. Obter endereços a partir dos fornecedores de «Gateway» frequentemente degrada outros serviços (como por exemplo a geolocalização).

10 Porque eu necessito de endereços IP próprios?
Para aumentar a resiliência da sua rede através do «multi-homing» – tendo mais de um ponto de ligação («upstream») à Internet. Se uma ligação se torna indisponível, o router liga a outra rede disponível, logo a sua rede não sofre nenhum tempo de indisponibilidade visível. Eliminar dependência do seu ISP de «upstream» em relação às necessidades de endereçamento: Evitar renumerar quando se muda de ISP Planear, gerir e escalar as próprias necessidades de endereçamento.

11 Posso comprar/vender Endereços IPv4 ?
A Secção 8 do RSA diz: “SEM DIREITOS DE PROPRIEDADE. O Requerente confirma e concorda que os recursos de numeração não são propriedade (real, pessoal ou intelectual) e que o Requerente não obterá quaisquer direitos de propriedade sobre os recursos de numeração em virtude deste Acordo ou de outra forma. …“ AfriNIC pode cancelar o RSA (e revogar quaisquer recursos) no caso de existir alguma prova disso. A Comunidade pode abordar essas questões através do PDP.

12 Recursos do AfriNIC IPv4: 41/8, 102/8, 105/8, 197/8, Espaço «Legacy».
ASN: 36864 – 37887, - O Espaço «Legacy» está principalmente nos blocos 196/8, 154/8 e em muitos outros fragmentos.

13 Endereços IPv4 Atribuídos na Região
Cerca de 38 milhões de endereços distribuídos na região, mais de 70% foram distribuídos após o AfriNIC ter iniciado operações em 2005

14 Estado das Reservas IPv4 do AfriNIC
Quatro /8s mais blocos (não contíguos) de endereços «legacy»/ERX. Aproximadamente 78 milhões de endereços IP addresses restam nas reservas (Abril/2011) Taxas Médias Mensais de Consumo: 2011: 680,256 endereços 2010: 710,080 endereços 2009: 500,000 endereços * Aproximadamente 10 anos para esgotar as reservas do AfriNIC às taxas actuais de consumo. (As projecções apresentadas antes apenas levam em consideração os prefixos atribuídos pela IANA, e excluem o espaço «legacy»). Se os factores de mantiverem constantes Mas NÃO será o caso 

15 Estado das Reservas IPv4 do AfriNIC
Bloco Atribuído Utilizado 41/8 May 05 99.05 % 102/8 Feb 11 0.00 % 105/8 Nov 10 197/8 Oct 08 55.05 % 102/8 – atribuído por política do icann, que atribuiu um bloco /8 a cada RIR quando a sua reserva chegasse a 5 /8s. Em resumo, NÃO HÁ MAIS endereços para o ICANN atribuir  (Para os que não sabiam)  * Exclui blocos «Legacy»/ERX.

16 Princípios de Gestão de Endereçamento
A Internet evoluiu para uma necessidade básica (como a água, telefonia, energia). Os endereços IP são um recurso público, crítico para a operação da Internet. Nenhuma organização pode reclamar a “posse” destes recursos. O ICANN delegou a gestão regional para os RIRs.

17 Princípios de Gestão de Endereçamento - A Hierarquia
ICANN (IANA) AfriNIC Registro Internet Local (LIR) Utilizador Final Outros RIR LIR, NIR ou Utilizador Final

18 Sobre o AfriNIC RIR que serve África. Sem fins lucrativos
Reconhecido pelo ICANN em 2005 Sem fins lucrativos Associação aberta a entidades localizadas na região de serviço. Localizado nas Maurícias. Infraestrutura (serviços públicos) localizados na África do Sul.

19 Sobre o AfriNIC O que fazemos:
Gerir a distribuição dos Recursos de Numeração Internet em África Facilitar o desenvolvimento de políticas de gestão de recursos de numeração Desenhar e realizar treinos em questões técnicas em torno da gestão de recursos de numeração Trabalhar em conjunto e prestar suporte a iniciativas de desenvolvimento da Internet por todo o continente

20 Princípios de Gestão de Endereçamento
O AfriNIC actua como o guardião das reservas de recursos de endereços IP/números. O público (a comunidade) cria as linhas de orientação e os processos (as chamadas políticas) que o AfriNIC tem de empregar para distribuir os endereços. O processo de desenvolvimento de políticas é criado e continuamente revisto pela própria comunidade.

21 Princípios de Gestão de Endereçamento
O processo de desenvolvimento de políticas tem 6 partes: Uma nova proposta (ou mudança a uma política existente) é proposta por alguém de algum sítio. É divulgada na lista de discussão de políticas (hospedada pelo AfriNIC - e discutida no mínimo durante 30 dias. É apresentada numa reunião presencial do AfriNIC. Se existe um consenso na reunião presencial, a proposta é colocada na lista de discussão novamente para um período de “última chamada” de 15 dias, para quaisquer comentários que surjam após a apresentação e durante as discussões na reunião presencial.

22 Princípios de Gestão de Endereçamento
Se não existirem sérias objecções durante o período de “última chamada”, a proposta é enviada para o Conselho de Directores do AfriNIC para aprovação e ratificação. O AfriNIC implementa os requisitos contidos na proposta e esta torna-se uma política activa. A implementação de uma política não a torna necessariamente permanente. Uma proposta para mudar uma política existente pode sempre ser redigida.

23 Princípios de Gestão de Endereçamento: o PDP
A Proposta é redigida por alguém Enviada para a lista de distribuição de discussão de políticas Discutida na lista de distribuição pelo menos por 30 dias Apresenteda numa reunião pública presencial de discussão de políticas do AfriNIC Se existe consenso, a proposta é colocada na lista durante 15 dias como “última chamada” Se não houver objecções, o Conselho aprova a proposta & o AfriNIC implementa-a como uma política.

24 Objectivos da Gestão de Endereçamento
Conservation (aplica-se principalmente ao IPv4): Uso eficiente de recursos Necessidades demonstradas Agregação Limitar o crescimento da tabela de encaminhamento Apoiar o encaminhamento do base nos «providers» Registro Unicidade Despiste de problemas de rede

25 Critérios de Eligibilidade para Endereços IP
IPv4 IPv6 ISPs (LIRs): Ser (ou solicitar) Membro do AfriNIC Demonstrar prova de utilização existente de espaço de endereçamento de um ISP fornecedor, ou justificar uma imediata necessidade de espaço de endereçamento. Uma combinação dos dois factores é também possível e aceitável. Planear o fornecimento de conectividade IPv6 a um número razoável de clientes finais na região de serviço do AfriNIC. Planear o anúncio do prefixo solicitada na Internet dentro de 12 meses após o obter (também se aplica a utilizadores finais) Utilizadores-Finais: Demonstrar provas de utilização existente de pelo menos uma /25 de um ISP fornecedor ou justificar uma necessidade imediata de pelo menos 50% do total solicitado. Deter espaço IPv4 de utilizador final ou possuir critérios de eligibilidade para obter o espaço.

26 Como Solicitar Endereços IP (1/2)
O procedimento tem 4 partes: Submeter pedido de associação (a partir do website do AfriNIC) Solicitar espaço de endereçamento IP. O pedido é avaliado assim que é recebido. Pagar a taxa de associação do AfriNIC quando o pedido é aprovado O pedido de associação é aprovado e os endereços IP são atribuídos pelo AfriNIC.

27 Como Solicitar Endereços IP (2/2)
Registar o pedido de Associação online Enviar o pedido de endereços IP Após aprovação do pedido, uma factora é emitida Pagamento da factura O pedido de associação é aprovado, endereços IP são atribuídos

28 Como Solicitar Endereços IP
Candidatura à condição de Membro Organizações-Membro têm que ser: Incorporadas em África Ter uma infraestrutura de rede IP em África Membros individuais (não-organizações) não são permitidos.

29 Como Solicitar Endereços IP
Candidatura à condição de Membro Documentos a suportar a candidatura têm que incluir o seguinte: Certificado de Incorporação Prova de Morada/Localização Acordo de Aluguer Contas de Serviços Públicos (Energia, Telefone).

30 Como Solicitar Endereços IP
Tipos de Membros Existem 2 tipos de membros: LIR : («Local Internet Registry») – usualmente ISPs. Podem efectuar atribuições a terceiros de partes dos recursos recebidos (ex: clientes) EU : («End User») – planeiam usar os recursos solicitados apenas internamente, sem nunca atribuir uma parte a terceiros.

31 Como Solicitar Endereços IP
O Acordo dos Serviços de Registro (RSA) O RSA é o contracto entre o membro e o AfriNIC. É automaticamente gerado a partir do preenchimento do formulário online de associação. Uma cópia assinada tem de ser enviada por correio para as Maurícias (sede do AfriNIC).

32 Como Solicitar Endereços IP
Importante: Ter o seguinte à mão: Para verificar as suas necessidades de endereços IP: Contracto(s) com os seus fornecedores de serviço IP. Prova de compra e/ou instalação de equipamento. Licenças (onde necessárias) do vosso regulador de telecomunicações.

33 Como Solicitar Endereços IP
Outros aspectos que deve saber: Planear os seus requisitos de endereçamento IP para apenas os próximos 12 meses. Pedir de acordo com a sua infraestrutura de rede, e também para as necessidades dos seus clientes. Não planear o açambarcamento. Não usar ‘NAT’ a menos que seja necessário (... Com o propósito de “conservar” endereços?).

34 Então e sobre IPv6? Qualquer membro que detenha espaço IPv4, por natureza da actual política IPv6, pode obter IPv6. Apenas solicite, vai obtê-lo  ISPs (LIRs): /32 Utilizadores Finais: /48 Não existem custos adicionais às taxas anuais recorrentes de associação! Política IPv6: Plano para fornecer conectividade IPv6 a uma parte dos seus clientes.

35 Então e sobre IPv6? Blocos /32 para ISP/LIR são atribuídos de uma /29 reservada. Um prefixo contíguo será atribuído de forma subsequente. Atribuições /48 para Utilizadores Finais são realizadas de um bloco /44 reservado. Na altura do pedido, qualquer tamanho de prefixo será atribuído se justificado. + Algoritmo dos slides IPv6 – esperemos que todos se lembrem.

36 Então e sobre IPv6? A política requer que o prefixo recebido seja anunciado dentro de 12 meses após a sua recepção. Prefixo Organização Atribuído Anunciado 2001:43f8:140::/48 Zambia IXP Jun 2010 Não 2c0f:fe80::/32 Post Newspapers Jul 2010 Sim 2c0f:feb8::/32 AfriConnect Zambia Out 2010 ** Espaço de IXP usalmente não é encaminhado – pode ser tratado como uma excepção ** Genericamente, dos 172 prefixes atribuídos em África, apenas ~42 são encaminhados (~ 24%). ** 50% dos prefixos encaminhados são da África do Sul.

37 Crescimento das Atribuições IPv6

38 Distribuição IPv6 por país
+ 31 economias africanas distintas têm pelo menos um prefixo IPv6 (dados de Abril de 2011).

39 Delegação DNS Inversa DNS Inverso: O processo de resolver um endereço IP para um nome de domínio (o contrário da tradução DNS “em frente”). Um dos serviços centrais fornecidos pelos RIRs Raiz da base de dados rDNS: IPv4: .in-addr.arpa. IPv6: .ip6.arpa. O processo de resolução usa os registos DNS do tipo PTR.

40 Delegação DNS Inversa Utilizações comuns do DNS inverso:
A maioria dos ISPs vão bloquear correio de «relays» sem um registo PTR válido. A maioria dos servidores de correio também rejeitarão correio de «relays» sem registo PTR válido. Ferramentas de diagnóstico de rede: Tendem a usar registos PTR quando armazenam dados sobre sistemas (para os tornarem mais legíveis a humanos). Traceroute, ping, syslog, etc… Válido: Endereço IP tem um registo PTR O sistema para o qual o registo PTR aponta reolve de volta para o endereço IP original. Exemplo: mail.afrinic.net resolve para: (dig mail.afrinic.net. A +short) dig –x resolve para mail.afrinic.net

41 Delegação DNS Inversa Prepare os servidores de nomes que servirão as zonas de DNS inversas. O AfriNIC não opera serviços comerciais de DNS ou serviços de secundário. Informar o AfriNIC sobre as zonas e os servidores de nomes configurados. Através do MyAfriNIC (Portal web para membros). Criando objectos “domain” na whois database.

42 A base de dados whois “whois”: Um protocolo ‘pergunta/resposta’.
Definido no RFC3012 : “Whois Protocol Specification”. Usado para perguntar e interagir com bases de dados que armazenam informação sobre um recurso internet. As implementações variam, mas o princípio é o mesmo.

43 A base de dados whois Todos os recursos atribuídos pelo AfriNIC estão publicamente disponíveis na base de dados whois do AfriNIC. Endereços IP, Números AS, Informação de DNS Inverso Informação de contacto para cada um dos registos acima: Morada Física Contactos Telefónicos Endereços de Correio Electrónico Não fornecer informação para ser listada se não é suposto ser pública (como os endereços de correio electrónico dos CEO’s, etc). - Ferramenta extremamente útil contra o cibercrime: Ajuda a localizar infractores que abusem da rede.

44 A base de dados whois Como perguntar/procurar na base de dados whois do AfriNIC: A partir de qualquer navegador: Usando software “cliente whois”: OSX/Linux: Use o comando ‘whois’ a partir da «shell». Instale se não estiver instalado. (De ) Windows: Existem muitas ferramentas mas não são grátis. A melhor opção grátis é o navegador (acima).

45 Ajuda & Suporte Pedidos de endereços IP, Pedidos de Associação e estado de todos os pedidos em aberto: Skype: skype2afrinic Quaisquer outras questões:

46 QUESTÕES


Carregar ppt "Gestão de Recursos de Numeração Internet"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google