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Curso: Gestão Executiva de Negócios Profª. Adriana Vettorazzo

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Apresentação em tema: "Curso: Gestão Executiva de Negócios Profª. Adriana Vettorazzo"— Transcrição da apresentação:

1 Curso: Gestão Executiva de Negócios Profª. Adriana Vettorazzo
SIG Sistemas de Informação Gerenciais Curso: Gestão Executiva de Negócios Profª. Adriana Vettorazzo

2 Tecnologia da Informação (TI)
é o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. Que TI estão presentes hoje nas empresas? Banco de dados compartilhados Redes de Comunicação Ferramentas de apoio a decisão Notebooks Fibra ótica Comunicação por satélites Centrais telefônicas Inteligentes Comunicação sem fio Etc...

3 Tecnologia da Informação
O principal benefício que a TI traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. A tecnologia aperfeiçoa ou adiciona eficiência a uma tarefa. A tecnologia é um facilitador, um componente, ela não cria diretamente a satisfação.

4 Sistemas de Informações nas Empresas
Quais as principais funções dos sistemas de informações nas organizações? Ainda existe a possibilidade de crescimento de empresas que não possui áreas informatizadas?

5 Sistemas de Informações nas Empresas
Organização Formal Fornece Produtos ou Serviços Visa o lucro (Na maior parte das vezes)

6 Sistemas de Informação e a Organização
Sistemas de informação atualmente servem em todas as áreas e níveis das organizações, sendo considerados como ferramenta essencial para o sucesso de suas atividades. São usados por diferentes tipos de funcionários de uma empresa. Isso nos permite classificá-los de acordo com a responsabilidade assumida por seus usuários dentro da organização em quatro tipos principais.

7 Sistemas Empresariais Básicos
• Sistemas de nível operacional, que tratam da execução, acompanhamento e registro da operação diária da empresa, sendo geralmente sistemas fortemente transacionais. Exemplos são sistemas de vendas, folha de pagamento, etc.

8 Sistemas Empresariais Básicos
• Sistemas de nível tático, que utilizam dados da operação e outros dados inseridos nesses sistemas para permitir a obtenção de informações que permitam a gerência da empresa, suportando a tomada de decisões, o controle e o monitoramento. • Sistemas de nível estratégico, que são sistemas destinados a decisões de mais alto nível (efeito estratégico) e utilizam dados de todos os sistemas anteriores, normalmente de forma agregada e processada, sendo utilizados pela alta gerência.

9 Sistemas Empresariais Básicos
Estratégico Tatico/Gerencial Conhecimento Transacional Comercial Produção/ Recursos Finanças Operacao Humanos

10 Sistemas Empresariais Básicos
Nenhum sistema isolado consegue atender todas as demandas de uma empresa. Os tipos de SI podem ser classificados segundo dois tipos de perspectivas: Funcional Grupos de usuários

11 Quadro Situacional de Sistemas
Nível Estratégico Viabilidade Os sistemas dão LUCRO EFETIVIDADE Out-Puts Diferencial Competitivo Tipos - Sistemas de Informações Estratégicas - Sistemas Especialistas - Sistemas de Apoio à Decisão Nível Tático Os sistemas se PAGAM EFICÁCIA - Informações do Negócio - Conhecimento Interno - Desempenho Empresarial -SIG - Sistema Informações Gerenciais - Sistemas de Gestão Mercadológica -Sistemas de Planejamento e Controle de Produção - Sistemas de Gestão de RH - Sistemas de Gestão Financeira Nível Operacional JUSTIFICAM EFICIÊNCIA Padronização Automação Agilidade Precisão Segurança Conforto Sistemas de Transações: - Comerciais / Marketing - Produção / Materiais - Recursos Humanos / Desempenhos - Financeiras / Contábeis

12 Sistemas de Apoio Gerencial
Sistemas de Apoio Gerencial: fornecem informações e contribuem no processo de tomada de decisões. Podem ser direcionados a todos os níveis empresariais (altos executivos, gerentes de nível médio, supervisores, operacionais).

13 Dentre os sistemas de apoio gerencial tem-se:
• SPT – Sistemas de Processamento de Transação: Base de todo o sistema, inserção de dados para gerar informação; • SIG - Sistemas de Informação Gerencial: fornecem informações integradas e sumarizadas em formas de relatórios e exibições em vídeos para gerentes; • SAD - Sistemas de Apoio à Decisão: fornecem suporte computacional direto aos gerentes durante o processo decisório; • SAE - Sistemas de Apoio ao Executivo: fornecem informação crítica de fácil visualização para uma multiplicidade de gestores. São dirigidos à alta gerência permitindo que estes acessem informações relevantes para controlar os fatores críticos de sucesso.

14 Sistemas de Processamento de Transações (SPT)
São encontrados no nível operacional; Tratam eventos e transações; Os SPT suportam não só a operação diária da empresa, mas também criam os dados que são mais tarde utilizados pelos outros tipos de sistemas. Fornecem relatórios detalhados, listas e sumários Ex.: Registros de Pedidos de Vendas, reservas de hotel.

15 Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)
Ajudam os gerentes a monitorar e a controlar o negócio; Produzem relatórios fixos, programados para periodicidades definidas, como vendas mensais ou anuais; Algumas vezes destacam condições excepcionais; Os relatórios geralmente estão disponíveis on-line;

16 Exemplos de aplicações utilizando SIG

17 Arquitetura dos dados para SIG

18 Exemplo de relatório SIG

19 Tipos de decisão Não estruturada – (bom senso); Estruturada – (rotinas, procedimentos); Semi-estruturada – (bom senso + procedimentos).

20 Responsáveis pela tomada de decisão em uma empresa
Administração Estratégica Tática Operacional Características da Decisão Não-estruturada Semi-estruturada Estruturada

21 Sistemas de Apoio a Decisão (SAD)
São encontrados no nível gerencial; São utilizados pelos vários níveis de gerência e utilizam como entrada dados em pequeno volume (agregações) ou ainda bases massivas de dados previamente preparadas para permiti-la atividades de análise de dados. Como resposta, devem fornecer relatórios específicos, análises e decisões e respostas a perguntas ad-hoc (Quando necessário). Apóiam análise de problemas semi-estruturados e não estruturados.

22 O que se espera de um SAD ? Informação útil e relevante; Permite decisões informadas; Conselhos sobre a ação correta a tomar; Não substitui o decisor, aconselha-o; Identifica situações inesperadas; Otimiza as ações necessárias para um dado objetivo;

23 Gestão e acompanhamento das decisões;
O que se espera obter de um SAD ? Gestão e acompanhamento das decisões; Possibilidade de agir e medir consequências; Armazenamento e gestão de “conhecimento”; Capacidade para superar as limitações humanas de processamento de informação. “Lembra” lições aprendidas; Ferramentas para obter vantagem competitiva; Decidir melhor e mais depressa que a concorrência, detectar oportunidades e falhas.

24 Relatórios SAD

25 Sistemas de Apoio Executivo (SAE)
São encontrados no nível estratégico; São destinados a apoiar a alta gerência em tarefas estratégicas, como o planejamento de longo prazo. Usam dados fortemente agregados, internos e externos a organização e são capazes de responder perguntas específicas ou ainda fazer projeções. Podem ser capazes de fazer simulações e ter uma interface interativa.

26 Sistemas de Apoio Executivo (SAE)
É um tipo especial de SAD; São desenvolvidos sob medida para executivos individualmente Os SAD não são destinados a um usuário em particular

27 Anotar: Tipos de Sistemas Informações de Entrada Processamento
Informações de Saída Usuários SAE Sist. Apoio ao Executivo Dados agregados, externo, interno. Gráficos, Simulações, Interatividade. Projeções, Consultas. Gerentes Sêniores SAD Sist. Apoio a Decisão Baixo volume de dados, Modelos analíticos, Ferramentas de análise de dados. Interatividade, Simulações, análise. Relatórios especiais, Análises de decisão, Consultas. Profissionais assessores da gerência SIG Sist. de Informações Gerenciais Sumário das transações, Alto volume de dados, Versões simplificadas. Relatórios de rotinas, Modelos simples, Análise de baixo nível. Relatórios Sumários e de exceções. Gerentes Médios STC Sist. de Trabalhadores do Conhecimento Especificações de projeto, Base de conhecimentos. Modelagem, Simulações. Modelos, Gráficos. Profissionais, Pessoal técnico Automação de Escritório Documentos, cronogramas. Gerenciamento de documentos, Programação, Comunicação. Documentação, Cronogramas, Correspondência. Funcionários de escritório SPT Sist. de Proc. de Transações Transações, eventos. Classificação, Listagem, Junção, Atualização. Relatórios detalhados, Listas e resumos. Operadores, Supervisores

28 Tendências Vamos conhecer algumas abordagens de aplicações de sistemas de informações e seus impactos organizacionais a partir de uma visão de tendências e evolução de tecnologias da informação. Internet As grandes tendências de aplicações de sistemas de informação estão baseadas nas tecnologias da Internet. Essa tecnologia revolucionou as formas de relacionamentos entre empresas, entre pessoas, empresas e governos. - Computação Móvel Outra tecnologia de sistemas de informação que evoluiu radicalmente, possibilita a comunicação por meio de redes sem fio e com mobilidade física. Dentre os serviços disponíveis na computação móvel estão o serviço de SMS, as tecnologias de computação móvel (lap­tops, palmtop, PDAs, celulares, smarphone), as redes de infra-estrutura interna e externa de apoio à computação móvel.

29 Portais Corporativos Recurso atualmente tradicional no contexto da Internet, surgiram para facilitar o acesso e organização de conteúdos específicos e de interesse de comunidades específicas. O e-business: Uso da Internet para executar os principais processos de negócios da empresa. O e-commerce (Comércio Eletrônico) é o uso de canais eletrônicos para uma transação comercial (compra e venda de mercadorias e serviços). O processo pode se caracterizar como: EDI (Electronic Data Interchange, troca de documentos eletrônicos), B2C (business-to-consumer, negócios entre empresa e consumidor) B2B (business-to-business, negócios entre empresas).

30 - O e-government: Uso da Internet para digitalizar as relações entre o governo e órgãos públicos e os cidadãos, empresas e outros braços do próprio governo. - O móbile commerce: É uma modalidade de comércio eletrônico móvel que se diferencia do comércio eletrônico convencional porque é realizado por meio de telefones ou terminais sem fio em vez de equipamentos fixos. Pode ser definido como sendo um conjunto de serviços de valor acrescentado de informação, entretenimento e transações realizados sobre redes de telecomunicações móveis, públicas ou privadas. Como tal, forma um subgrupo do e-Commerce tentando expandir a sua própria abrangência de mercado.

31 Exercícios 1) Escolha um tipo de negócio de pequeno porte, como uma agência de viagens, e descubra (ou imagine) quais os principais sistemas de informação que ela necessita ou pode usar. 2) Classifique os sistemas anteriores quanto ao seu nível na organização. 3) Classifique os sistemas anteriores quanto ao seu tipo.

32 Exercícios 4) Imagine que esse negócio se torna um grande negócio, por exemplo, uma grande cadeia de agências de viagens, e descubra (ou imagine) que novos sistemas podem ser necessários. 5) Que sistemas de informação fazem parte de seu dia a dia? Que papel você assume ao utilizar esses sistemas? 6) Que sistemas de informação você pode se lembrar que contém informações importantes sobre sua vida pessoal ou profissional?

33 Exercícios 7) Imagine uma empresa de plano de saúde que possui um sistema de nível operacional que registra e permite a aprovação pela pessoa responsável de exames e consultas. Que sistemas de informação de outros níveis podem ser feitos para utilizar essa informação? Que outros sistemas de informação podem fornecer informação para o sistema de aprovação?


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