A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Francislê Neri de Souza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Francislê Neri de Souza"— Transcrição da apresentação:

1

2 Francislê Neri de Souza fns@ua.pt
Investir em Educação na Era das Tecnologias Digitais: Desafios e Oportunidades Francislê Neri de Souza

3 Um vendedor de materiais de construção?!!

4 Roteiro de Apresentação
Por que investir em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação? Em que e quando investir em TIC na Educação? Pressões para Investir em Tecnologia na Educação. Peculiaridades do Investimento em Tablets para a Educação. Desafios e Oportunidades das TIC na Educação.

5 O Que é TIC? Coleção de artefatos tecnológicos e recursos para serem usados na comunicação. As TIC servem para gerar, distribuir, recolher e administrar informações. Duas componentes básicas: Infraestrutura de Informação e Comunicação (IIC), sistemas de telecomunicações e redes físicas (celular, transmissão, cabo, satélite, fibra ótica) e os serviços (internet, voz, , rádio e televisão). Tecnologia da Informação (TI), que se refere ao hardware e software para recolher, armazenar, processar e apresentar informações.

6 Por que investir em TIC na Educação?
Todos estão investindo!!!

7 Por que investir em TIC na Educação?
Sociedade global cada vez mais tecnológica!!! - E-readers kindle enthusiasm for learning among children in Kenya Digital readers supplied by the Kilgoris project are encouraging kids who might otherwise lack basic textbooks to love reading.

8 As TIC têm impacto sobre a prática educacional.
“As TIC irá tornar-se um forte agente de mudança das muitas práticas educativas” (Sarkar, 2012, p.30). Professor de economia na Índia

9 Aulas no ENA 1995

10 Por que investir em TIC na Educação?
Joana chegou com um tablet na escola, qual foi o pensamento da professora? A – Como o pai permite que essa criança use uma coisa tão cara. B - Isso só vai atrapalhar as “minhas” aulas. C – E agora o que é que faço com esse novo aparelho? D – E se a Joana começar a fazer os apontamentos da aula nesse aparelho e me pedir ajuda? Eu não sei usar. Perceção da Professora Perante o Desafio Tecnológico A pequena Joana chegou com um tablet na escola, qual foi o pensamento da professora? A – O que esta menina tão pequena está a fazer com este aparelho? B – Será que ela vai tentar usar durante a aula? Isso não pode ser. Tenho que falar com os pais. C – E se a Joana começar a fazer os apontamentos da aula nesse aparelho e me pedir ajuda? Eu não sei usar. D – Espero que isso não vire moda. Não tenho tempo para aprender a usar esta coisa. E – Seria até interessante se todos os livros fossem todos electrónicos, mas como é que eu faria com as aulas de exercícios? Na faculdade não nos ensinaram a usar as tecnologias. Como daremos aula se nos obrigarem a usar as tecnologias? Vai ser uma confusão. F - Que lindo! gostaria de ter um tablet deste também.

11 Pausa para questionar através da ferramenta TIC: www.socrative.com

12 Room Number

13 Por que investir em TIC na Educação?
Joana chegou com um tablet na escola, qual foi o pensamento da professora? A – Como o pai permite que essa criança use uma coisa tão cara. B - Isso só vai atrapalhar as “minhas” aulas. C – E agora o que é que faço com esse novo aparelho. D – E se a Joana começar a fazer os apontamentos da aula nesse aparelho e me pedir ajuda? Eu não sei usar. Room Number Perceção da Professora Perante o Desafio Tecnológico A pequena Joana chegou com um tablet na escola, qual foi o pensamento da professora? A – O que esta menina tão pequena está a fazer com este aparelho? B – Será que ela vai tentar usar durante a aula? Isso não pode ser. Tenho que falar com os pais. C – E se a Joana começar a fazer os apontamentos da aula nesse aparelho e me pedir ajuda? Eu não sei usar. D – Espero que isso não vire moda. Não tenho tempo para aprender a usar esta coisa. E – Seria até interessante se todos os livros fossem todos electrónicos, mas como é que eu faria com as aulas de exercícios? F - Na faculdade não nos ensinaram a usar as tecnologias. G - Como daremos aula se nos obrigarem a usar as tecnologias? Vai ser uma confusão. H - Que lindo! gostaria de ter um tablet deste também.

14 “Um dos problemas mais comuns do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação é basear as escolhas sobre as possibilidades tecnológicas, em vez de necessidades educacionais” (Sarkar, 2012, p.30).

15 Por que investir em Tecnologia na Educação?
Todos estão investindo. Sociedade global cada vez mais tecnológica. As novas gerações estão imersas na tecnologia. As TIC podem tornar-se um forte agente de mudança das muitas práticas educativas. Do ensino centrado no professor para um ensino centrado no aluno.

16 Desafio TIC: Relacional
A integração das TIC na educação se presta a uma redefinição da aprendizagem para mais centrada no aluno, mas isso pode criar algumas tensões para alguns professores e alunos.

17 Tecnologias Alteram as Atividades Humanas
As TIC proporcionam novas maneiras de comunicar, questionar, tomar decisões e resolver problemas, porque são processos, ferramentas e técnicas para: 1. Identificar e recolher as informações 2. Classificar e organizar 3. Resumir e sintetizar 4. Analisar e Avaliar 5. Especular e prever Alto Nível Cognitivo Literacia da Informação A tecnologia é sobre como as coisas são feitas, os processos, ferramentas e técnicas que alteram a atividade humana. TIC é sobre as novas maneiras pelas quais as pessoas podem se comunicar, questionar, tomar decisões e resolver problemas. São os processos, ferramentas e técnicas para: 1. Identificar e recolher as informações 2. Classificar e organizar 3. Resumir e sintetizar 4. Analisar e Avaliar 5. Especular e prever Tudo isso, pressupões o desenvolvimento cognitivo elevado e o aumento das competências de Literacia da Informação ...

18 Desafio TIC: Cognitivo
A integração das TIC na educação desafia os professores e os alunos cognitivamente porque disponibiliza processos, ferramentas e técnicas que exigem o desenvolvimento de competências e não somente a memorização de informações.

19 Por que investir em Tecnologia na Educação?
Todos estão investindo. Sociedade global cada vez mais tecnológica. As novas gerações estão imersas na tecnologia. As TIC pode tornar-se um forte agente de mudança das muitas práticas educativas. Do ensino centrado no professor para um ensino centrado no aluno. Do ensino transmissivo para um ensino centrado no desenvolvimento de competências. A grande ironia das integração das TIC é que as suas potencialidades são ao mesmo tempo os seus maiores desafios.

20 Pressões para Investir em TIC na Educação
Há uma crescente pressão para garantir que as possibilidades tecnológicas sejam observadas nos contextos educacionais, mas esquecem que a grande ironia da integração das TIC é que as suas maiores potencialidades são ao mesmo tempo os seus maiores desafios.

21 Iniciativa Pública Imagine este mesmo outdoor com: 6000 alunos ganharão uma licença do Matlab ou In Design (seria isso um sinal da enfâse no investimento em Hardware?)

22 Iniciativa Pública

23 Livro em Tablet é sinónimo de Qualidade? (Iniciativa Privada)

24 Magalhães - o portátil português para as crianças do 1º ciclo
Comentar o caso português com enfâse no hardware Magalhães: In the Portuguese context the announcement of the distribution of 500 thousand laptops with Internet access for pupils in the first cycle of basic education is a signal of such an investment. The computer, called Magalhães, was the first laptop with Internet access assembled in Portugal, and makes part of the program “e.escolinha” that aims to provide all children access to ICT resources (Governo Português, 2007).

25 South Korean Digital Textbook Project

26 Em que Investir em TIC na Educação?
Em que investir para obter o melhor retorno ao investimento? Como saber se estamos a fazer a coisa certa? Como avaliar nossos esforços de investimento?

27 Economia, Investimento e Capital Humano
Estratégicas: A informação e o conhecimento são as armas termonucleares para a competitividade do nosso tempo; Capital intelectual. Financeiras: Aproximadamente 93% do valor das empresas deve-se a ativos intangíveis, que os contabilistas não medem: marca, pesquisa e desenvolvimento, e as pessoas. É bem conhecido em economia que existe um crescimento espantoso do valor do capital humano “The missing 93 per cent of the company’s value was due to intangible assets which accountants do not measure: brands, research and development, and people.” (Morrrison, p.52). Por isso o Capital Humano é cada vez mais considerado como o elemento mais valioso de uma empresa.

28 "Os custos de capital humano não podem ser ignorados, pois eles podem ser responsáveis ​​por 70% dos custos operacionais de uma empresa” (Morrison, 2003, p.53). “Human capital costs cannot be ignored; they can account for 70% of a business’s operating costs.” Morrison, p.53

29 Gerenciar um investimento em capital humano de forma adequada traz benefícios:
aumento da competitividade, valor para os acionistas, eficiência, satisfação do cliente, desempenho máximo, e assim por diante ...

30 O treino ou preparação defeituosa dos recursos humanos das empresas são apontados como um dos grandes motivos para a insatisfação dos funcionários e daí o desejo de saírem das empresas. Sendo verdade que na economia do conhecimento, o capital humano é o trunfo mais importante de uma empresa, será de esperar uma pressão para encontrar um especialista que dê o retorno sobre o investimento aplicado (Morrison, 2003, p.53). (Return on Investment-ROI).

31 Então porque existe tão baixo investimento em capital humano?
Porque a formação e o treinamento são tratados como custos e não como investimentos. Pressões do mercado para reduzir custos. Falta de informação e conhecimento necessários para reconhecer tais gastos como investimentos dignos. Medo de perder o capital humano. Baixa visibilidade deste tipo de investimento. “Isto leva a uma tendência coletiva a não investir no capital humano – ineficiência que afeta a sociedade como um todo”. “explain how that leads to under-investment in learning: ‘‘. . . because training and education are treated on a firm’s books as costs, not as investments, those firms that make such investments must do so in spite of the pressures of the market (to reduce costs) rather than because of them (as might be the case if the market had the information necessary to recognize such expenditures as worthy investments). This leads to a collective tendency to under-invest in human capital—more inefficiency that affects society as a whole.” Morrison, p.53

32 Desafios no Investimento em Capital Humano
Como investir e manter o capital humano? Velocidade de aprendizagem do capital humano. Velocidade de retenção do capital humano. “Na maioria das vezes, um gerente só descobre durante uma entrevista de saída que as oportunidades de aprendizagem eram muito escassos ou muito pobres. Até então o empregado está saindo pela porta levando seu capital humano com ela” (Morrison, 2003 p.54). Nosso capital humano é especifico para além do que existe normalmente no mercado. Como poderemos valorizá-lo e retê-lo? “Most of the time, a manager only discovers during an exit interview that learning opportunities were too sparse or too poor. By then the employee is walking out the door taking her human capital with her. ” (Morrison, 2003 p.54)

33 Um erro sistemático de investimento?

34 Quando investir em TIC na Educação?
Aproximadamente alunos no Brasil É racional investir de forma sistemática e consistente no Capital Humano somente quanto tivermos hardware, acesso a Internet e Software em todas as nossas escolas? Não, Apesar de estamos bem encaminhados no desafio da quantidade, queremos crescer, mas crescer com qualidade ... Temos desafios qualitativos gigantescos, do tamanho da nossa rede ... Devemos começar hoje mas de forma equilibrada. Não adianta colocar massivamente tablets nas mãos de alunos e professores sem formação esperando que isso resulte na melhoria da qualidade da educação.

35 Motivação para Tesoureiros
“Em geral, verificou-se uma clara relação entre as despesas de formação por funcionário e o desempenho financeiro no ano seguinte” (Morrison, 2003 p.54). ‘‘In general, we found a clear relationship between training expenditures per employee and financial performance in the following year.” p.54

36 Teoria Instrucional, Teoria da Aprendizagem ...
Pedagoware Pedagoware Software Conteúdos Professores Alunos Hardware Pedagoware tem seus fundamentos mais na teoria instrucional, porque se preocupa em prescrever como melhor ajudar as pessoas a aprenderem, do que nas teorias de aprendizagem que estar preocupada em descrever como as pessoas aprenderam. Teoria Instrucional, Teoria da Aprendizagem ...

37 Pedagoware É a sistematização na integração dos elementos hardware, software, aluno, professor e conteúdos para a educação nos contextos interdisciplinares e na promoção do ensino e da aprendizagem ativa. Pedagoware é a parte lógica ou conjunto de instruções ou estratégias pedagógicas que leva em consideração a complexidade do ato de ensinar e de aprender. É a sistematização na integração dos elementos hardware, software, aluno, professor e conteúdos para a educação nos contextos interdisciplinares e na promoção do ensino e da aprendizagem ativa. Pedagoware é a parte lógica ou conjunto de instruções ou estratégias pedagógicas que leva em consideração a complexidade do ato de ensinar e aprender. Pedagoware tem seus fundamentos mais na teoria instrucional, porque se preocupa em prescrever como melhor ajudar as pessoas a aprenderem, do que nas teorias de aprendizagem que estar preocupada em como as pessoas aprenderam.

38 Dimensões do Pedagoware
Interações (Aluno-Conteúdo, Aluno-Aluno, Aluno-Professor, Professor-Conteúdo) Gestão dos Recursos (Princípios de design de interação, ligação entre conteúdos – inter e entre livros, apoio Necessidades Educativas Especiais) Assistência à Aprendizagem (Rascunhar e editar documentos, desenhar figuras e mapas, dicionários, sistema de busca, desenvolver recursos multimédia) Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Agendamento de tarefas e exercícios, diários para a resolução de problemas, processos de avaliação, ligações com Personal Learning Environments)

39 Universidade de Aveiro, 14 anos atrás

40 Processo ou níveis de integração das TIC na Educação
Hardware para Educação Computadores comum (PC) Adaptações do PC aos contextos e Pessoas Concebidos de Raiz para Educação Software para Educação Para uso comum (editores de texto) Adaptações ao uso didático Concebidos de Raiz com base em estudos didáticos Pedagoware Integração de hardware e Software Integração do hard e software no processo de ensino (Tutorado) Integração no processo de aprendizagem (Autonomia)

41 Educadores Adventistas do Nordeste Brasil, Janeiro 2014
Total da amostra = 83 Como podemos integração as TIC sem computadores? Dos 22 Educadores que tem tablets 7(31%) nunca leram um livro nele.

42 Participantes deste Concílio (Líderes do Financeiro)
Total da amostra = 86 Dos 69 Financeiros que tem tablets 19(27%) nunca leram um livro nele.

43 Educadores do Nordeste – Brasil
Total da amostra = 83 Líderes do Financeiro Dos 22 Educadores que tem tablets 7(31%) nunca leram um livro nele. Dos 69 Financeiros que tem tablets 19(27%) nunca leram um livro nele. Total da amostra = 86

44 Teoria Instrucional, Teoria da Aprendizagem ...
Pedagoware Pedagoware Software Conteúdos Professores Alunos Hardware Pedagoware tem seus fundamentos mais na teoria instrucional, porque se preocupa em prescrever como melhor ajudar as pessoas a aprenderem, do que nas teorias de aprendizagem que estar preocupada em descrever como as pessoas aprenderam. Teoria Instrucional, Teoria da Aprendizagem ...

45 Educadores Adventistas do Nordeste – Brasil Janeiro 2014
32% Total da amostra = 83 86% 73% professores não tem tablet, mas mesmo assim apenas 32% concordam que o importante e prioritário seja investir em tablets e aplicativos. Total da amostra = 86

46 Participantes deste Concílio (Líderes Financeiros)
68% 90%

47 TIC não é suficiente “…em geral a maior parte desse tipo de estudos mostra que, apesar do aumento de computadores disponíveis e de melhores infraestruturas, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) não são usadas ainda em grau satisfatório ou, pelo menos, não são usadas tirando partido de todo o seu potencial para aquilo que é central na escola - a aprendizagem” (p.24) “Uma das primeiras constatações é a de que o acesso aos computadores é uma condição necessária mas não suficiente para que as TIC sejam utilizadas no ensino e na aprendizagem.” (p.28) (Costa, F., et al. (2008). Competências TIC. Estudo de Implementação (Vol. I). Lisboa: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação\Ministerio da Educação)

48 O Caso dos Desafios e das oportunidades do Livro Didático Digital (LDD) em Tablet
Qual é o melhor Tablet para a educação? Quais as vantagens e dificuldades pedagógicas existentes no LDD em tablet? Os professores estão preparados para integrar o LDD em tablet no seu ensino? ...

49 Dimensões do Pedagoware
Interações (Aluno-Conteúdo, Aluno-Aluno, Aluno-Professor, Professor-Conteúdo) Gestão dos Recursos (Princípios de design de interação, ligação entre conteúdos – inter e entre livros, apoio Necessidades Educativas Especiais) Assistência à Aprendizagem (Rascunhar e editar documentos, desenhar figuras e mapas, dicionários, sistema de busca, desenvolver recursos multimédia) Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Agendamento de tarefas e exercícios, diários para a resolução de problemas, processos de avaliação, ligações com Personal Learning Environments)

50 Assistência à Aprendizagem - Sublinhar

51 Assistência a Aprendizagem - Sublinhar
Hadrware Mini-iPad ou iPad? Samsung? Evitar dependência tecnológica excessiva. Software / Função App da CPB / Sublinhar Manutenção e inovação constante: construção de um conjunto de destaques. Pedagoware Professor solicita que os alunos criem etiquetas para as cores disponíveis no App. Pede para que leiam alguns parágrafos e apresentem seu sistema de etiquetas e o que sublinharam na atividade. - Disponibilização de outras estratégias de integração desta função para os professores numa plataforma de partilha (Comunidade de Prática).

52 Assistência à Aprendizagem - Bíblia

53 Assistência à Aprendizagem - Bíblia
Hadrware Mini-iPad ou iPad? Samsung? Evitar dependência tecnológica excessiva. Software / Função App da CPB / Sublinhar Manutenção e inovação constante: construção do próprio dicionário/glossário Pedagoware Que estratégias pedagógicas poderiam ser criadas quando temos uma Bíblia Completa sempre disponível? - Disponibilização de outras estratégias de integração desta função para os professores numa plataforma de partilha (Comunidade de Prática).

54 Educadores do Nordeste – Brasil
63% Líderes do Financeiro 76%

55 Decorrente de tudo o que foi apresentado, vem a necessidade de formação dos professores de forma tão crucial quanto disponibilizar as TIC aos alunos e professores.

56 Formação Piloto da Divisão Sul-Americana

57

58

59 Um vendedor de materiais de construção?!!

60 Investir em Educação na Era das Tecnologias Digitais: Desafios e Oportunidades
Desafios são muitos como vimos!!! Oportunidades ao níveis do investimento: Usar as tecnologias digitais para atrair no imediato (Investimento nas coisas - efeitos transitórios) Usar as tecnologias digitais para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem (Investimento em pessoas - efeitos mais duradouros e eternos). Faça a escolha certa invista no eterno!

61 Francislê Neri de Souza fns@ua.pt
Obrigado pela Atenção! Perguntas ou Questões Investir em Educação na Era das Tecnologias Digitais: Desafios e Oportunidades Francislê Neri de Souza


Carregar ppt "Francislê Neri de Souza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google