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O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO

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Apresentação em tema: "O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
DENASUS

2 DENASUS O QUE É O DENASUS?
O Departamento Nacional de Auditoria do SUS – DENASUS, órgão do Ministério da Saúde, é o componente federal do Sistema Nacional de Auditoria – SNA, que tem a responsabilidade de executar as atividades de auditoria no âmbito do SUS - Sistema Único de Saúde. DENASUS

3 DENASUS QUAL É A SUA MISSÃO?
“Executar ações de auditoria no âmbito do SUS, contribuindo para a qualidade da atenção à saúde e para a cidadania.” DENASUS

4 O QUE FAZ? O DENASUS assiste direta e indiretamente ao ministro da Saúde, auditando, fiscalizando e orientando os serviços prestados no âmbito do SUS e encaminha os resultados aos órgãos competentes. DENASUS

5 DENASUS A QUEM O DENASUS ATENDE?
Especialmente ao cidadão, por meio da Ouvidoria do Ministério da Saúde. Atende também às demandas internas e externas provenientes dos diversos órgãos do governo: Ministérios da Saúde, da Justiça, Público Federal e Estadual, Conselhos de Saúde, TCU, CGU, Polícia Federal, Congresso Nacional, Órgãos Estaduais e Municipais e outros. DENASUS

6 COMO FAZER DENÚNCIAS, RECLAMAÇÕES OU SUGESTÕES SOBRE OS SERVIÇOS DE SAÚDE DO SUS?
Todo cidadão ou entidade representativa pode denunciar, tirar suas dúvidas, reclamar ou propor sugestões sobre os serviços de saúde do SUS. Estas deverão ser encaminhadas à Ouvidoria-Geral do SUS, por meio de cartas, telefonemas ou Internet. DENASUS

7 Veja a evolução do trabalho do DENASUS nos últimos anos

8 Veja a evolução do trabalho do DENASUS nos últimos anos
DENASUS Unidades Auditadas / 2003 / até Outubro de 2004 695 1166 1461 2002 2003 até Outubro de 2004 200 400 600 800 1000 1200 1400 1600

9 Veja a evolução do trabalho do DENASUS nos últimos anos

10 DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS
Visite nosso site na internet: DENASUS

11 A Coordenação de Atendimento de Pessoal Atende com atenção, respeito e cortesia. De 07h30mim às 19h nos ramais 2612, 2812 e 2360 e pessoalmente na sala 330 Ala “B” do anexo. Em breve 0800 CAP/CGRH

12 CAP/CGRH O QUE É A CAP? A Coordenação de Atendimento de Pessoal
É a unidade, designada para: I – planejar, coordenar e acompanhar a execução dos atendimentos aos servidores ativos, aposentados, pensionistas e trabalhadores do MS; II – Registrar Atendimentos relativos à vida funcional, financeira e cadastral dos servidores ativos, aposentados, pensionistas e outros; III – Atender e responder aos Registros de Atendimentos relativos a sugestões, reclamações e denuncias solicitados, bem como informar ao servidor por escrito do resultado dos seus processos. IV- Desenvolvimento do Sistema de Recursos Humanos CAP/CGRH

13 CAP/CGRH QUAL É A SUA MISSÃO?
“Disponibilizar informações e esclarecimentos a respeito das políticas e procedimentos ligados a administração de pessoal e benefícios em linha com estratégia de satisfação e motivação dos servidores e clientes do Ministério da Saúde.” CAP/CGRH

14 O QUE FAZ? Disponibilizar para os servidores e gerentes informações e esclarecimentos a respeito das políticas e procedimentos ligados à administração de pessoal e benefícios, trabalhar no desenvolvimento de satisfação e motivação dos servidores, subsidiar a Coordenação-Geral de Recursos Humanos nos assuntos pertinentes a sua área de atuação, bem como atender com eficácia e eficiência os servidores ativos, aposentados, pensionistas e quaisquer outros clientes que nos procure com demandas referentes a Recursos Humanos. CAP/CGRH

15 CAP/CGRH A QUEM A CAP ATENDE?
A todos os trabalhadores ativos, inativos, pensionistas e clientes sem vínculos que necessitam de atendimento específico de recursos humanos. CAP/CGRH

16 COMO FAZER SOLICITAÇÕES, RECLAMAÇÕES, SUGESTÕES E DENUNCIAS REFERENTE A RECURSOS HUMANOS?
A CAP tira suas dúvidas, registra suas reclamações, sugestões e denuncias referente a recursos humanos, que são encaminhadas para à área competente que analisará as solicitações. CAP/CGRH

17 COORDENAÇÃO DE ATENDIMENTO DE PESSOAL
Em breve na intranet CAP/CGRH

18 SECRETARIA DE GESTÃO PARTICIPATIVA
PARTICIPA SUS !

19 Construindo a Gestão Participativa
Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva cria o Fórum Governamental de Participação Social. Participação Social eleita como uma das cinco prioridades do seu mandato.

20 MISSÃO DA SECRETARIA DE GESTÃO PARTICIPATIVA
Consolidar e aperfeiçoar os espaços de Participação e Controle Social existentes e estimular novas formas de participação social na gestão do SUS.

21 Secretaria de Gestão Participativa e Conselho Nacional de Saúde: parceiros no desenvolvimento da participação e do controle social.

22 Construindo a Gestão Participativa
Controle social: a voz da sociedade impactando as ações do Estado. Deliberar junto significa ir além do controle social e constitui o maior desafio apresentado a Gestão Participativa.

23 MECANISMOS DE GESTÃO PARTICIPATIVA
Controle Social representados pelos Conselhos de Saúde e Conferências de Saúde, envolvendo o governo e a sociedade;

24 Escuta permanente das opiniões e demandas da população – por intermédio das ouvidorias do SUS, consultas públicas e outros;

25 Processos Participativos de Gestão
conselhos gestores, mesas de negociação, direção colegiada, câmaras setoriais e comitês técnicos, entre outros;

26 Intersetorialidade compartilhamento de decisões entre diferentes setores de governo e instituições que atuam na produção social da saúde;

27 Mobilização Social ampliação da consciência sanitária, do direito à saúde e à cidadania.

28 PARTICIPA SUS !


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